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A quest?o ambiental no Brasil ? UCA

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as quest?es socioambientais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Situar e conhecer os principais biomas brasileiros.
  • Conhecer os principais efeitos da a??o antr?pica sobre o meio ambiente.
  • Compreender a import?ncia do uso sustent?vel do meio ambiente.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para melhor estudar a quest?o ambiental no Brasil ? necess?rio compreender que, em raz?o de sua grande extens?o territorial, o nosso pa?s apresenta diversos aspectos f?sicos e/ou naturais, expressos em diferentes tipos de solo, de clima, de relevo e de vegeta??o, e a inter-rela??o entre esses elementos favorece a forma??o de dom?nios morfoclim?ticos.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laborat?rio de inform?tica. Os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

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Prezada(o) Professor(a);

Sabemos que o processo de forma??o territorial do Brasil imprimiu grandes transforma??es em nossas paisagens naturais, causando diversos problemas socioambientais. Assim, consideramos relevante conhecer os dom?nios morfoclim?ticos predominantes no territ?rio brasileiro e entender os efeitos negativos da a??o antr?pica sobre os mesmos, a fim de que possamos pensar em pr?ticas propositivas para o uso sustent?vel do meio ambiente.

  • Vamos situar e conhecer os principais dom?nios morfoclim?ticos brasileiros?

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Atividade 01

Quais s?o e onde se situam os principais dom?nios morfoclim?ticos brasileiros?

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

  

- Inicialmente, oriente os alunos para se organizarem em dupla e observarem, com aten??o, o mapa a seguir:

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 Dom?nios morfoclim?ticos. Fonte: Aziz N. Ab?Saber, 1975. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mapeamento-541508.shtml>. Acesso em 03/05/2011.

- Pergunte aos alunos:

  • Quais s?o os dom?nios morfoclim?ticos que ocupam as maiores ?reas do territ?rio brasileiro?
  • Onde eles se localizam?
  • Quais s?o as principais caracter?sticas naturais de cada regi?o onde esses dom?nios se situam?
  • Qual ? o nome dado ?s ?reas que separam um dom?nio de outro?

- Permita que os discentes discutam suas observa??es entre os seus pares e expressem verbalmente suas opini?es ao grupo. Posteriormente, elucide o conceito de dom?nio morfoclim?tico. Explique que, em conformidade com a classifica??o realizada pelo  ge?grafo Aziz Nacib Ab'Saber, o Brasil possui seis dom?nios diferentes, sendo eles: Dom?nio Amaz?nico, Dom?nio da Caatinga, Dom?nio do Cerrado, Dom?nio dos Mares de Morros, Dom?nio das Arauc?rias, Dom?nio das Pradarias, al?m das faixas de transi??o existentes entre eles.

Agora questione os alunos:

  • No estado onde voc? mora, quais desses dom?nios morfoclim?ticos est?o presentes?
  • Quais s?o as principais caracter?sticas de cada um desses dom?nios morfoclim?ticos?

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- Pe?a aos alunos para, em grupo, pesquisarem em sites de busca na internet e em livros did?ticos de Geografia, tentando responder as perguntas acima. Posteriormente, solicite que exponham os conhecimentos adquiridos por meio de uma apresenta??o no Kpresenter do netbook/UCA.

- Agora questione, a partir da apresenta??o das imagens a seguir:

  • Quais s?o as principais caracter?sticas de cada dom?nio morfoclim?tico?

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Caatinga. Dispon?vel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm>. Acesso em 03/05/2011.

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Cerrado. Dispon?vel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm>. Acesso em 03/05/2011.

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Amaz?nia. Dispon?vel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm>. Acesso em 03/05/2011. 

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 Arauc?rias. Dispon?vel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm>. Acesso em 03/05/2011. 

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Mares de Morro. Dispon?vel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/dominios-naturais-brasil.htm>. Acesso em 03/05/2011.

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Pradarias. Dispon?vel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/dominios-naturais-brasil.htm>. Acesso em 03/05/2011.

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Faixa de transi??o no Pantanal. Dispon?vel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/dominios-naturais-brasil.htm>. Acesso em 03/05/2011.

- Permita que cada grupo expresse suas observa??es sobre cada dom?nio morfoclim?tico brasileiro e, posteriormente, esclare?a poss?veis d?vidas relacionadas aos mesmos.

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- Agora oriente os alunos para, em grupo, realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet e em livros did?ticos de Geografia e produzirem uma apresenta??o no Kpresenter do netbook/UCA, destacando as principais caracter?sticas de cada dom?nio morfoclim?tico brasileiro.

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Fonte: Clip-Art.

Auxilie os alunos a estabelecerem rela??es entre as coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos h?dricos em biomas, ecossistemas e dom?nios morfoclim?ticos situados no territ?rio brasileiro.

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Atividade 02

 Quais s?o os principais efeitos da a??o antr?pica sobre os dom?nios morfoclim?ticos brasileiros?

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

 Prezada(o) Professor(a);

- Agora, auxilie os alunos a compreenderem como a a??o antr?pica interfere nas diferentes paisagens, transformando-as e alterando a sua din?mica natural. Oriente-os a acessarem o endere?o <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf> e observarem os mapas, a seguir:

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Brasil: retra??o da vegeta??o nativa. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em 03/05/2011.

 - Questione:

  • O que esses mapas representam?
  • A partir da compara??o entre o mapa de retra??o da vegeta??o no per?odo de 1950 a 1960 e entre 1980 a 2000, que leituras podem ser feitas?
  • Quais dom?nios morfoclim?ticos sofreram maior devasta??o da vegeta??o nativa?
  • Qual ? o dom?nio morfoclim?tico menos devastado?

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- Agora oriente os alunos a acessarem o endere?o: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf> e observarem o mapa da vegeta??o brasileira (cobertura atual):

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Vegeta??o - Cobertura atual. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 03/05/2011.

  - Pergunte aos alunos:

  • A partir da compara??o entre os mapas anteriores de retra??o da vegeta??o e esse mapa que representa a cobertura atual da vegeta??o brasileira, o que pode ser observado?
  •  Quais foram (s?o) os principais motivos respons?veis pela devasta??o da floresta nativa em cada um dos dom?nios morfoclim?ticos?

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- Solicite aos alunos para localizarem o estado onde eles moram e identificarem o tipo de vegeta??o que havia originalmente e se a mesma ainda existe hoje. Em caso positivo, em qual propor??o?

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- Agora, solicite aos alunos para realizarem uma pesquisa, em grupo, buscando explicar quais foram (s?o) os principais motivos respons?veis pela devasta??o da floresta nativa no estado onde eles moram.

Questione:

  • Quais foram (s?o) os impactos ambientais mais graves que ocorreram (ocorrem) no dom?nio morfoclim?tico onde voc? mora?
  • Quais foram (s?o) os principais agentes causadores desses impactos ambientais?

- Solicite aos alunos para, em grupo, realizarem uma pesquisa em sites da internet e em livros did?ticos de Geografia, buscando levantar quais foram os principais impactos ambientais (areniza??o-desertifica??o; desflorestamento; queimadas; pr?ticas agr?colas; eros?o; vo?orocamento; escorregamento (deslizamento) de terras, etc.), bem como seus agentes causadores, e solicite que produzam uma apresenta??o no Kpresenter do netbook/UCA, a fim de socializarem, com os colegas de sala de aula, os conhecimentos adquiridos.

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Atividade 03

O uso sustent?vel do meio ambiente

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

 Prezada(o) Professor(a); 

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 - Agora, auxilie os alunos a compreenderem a import?ncia do uso sustent?vel do meio ambiente. Para introduzir a discuss?o, oriente-os a acessarem o site <http://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/> e lerem, com aten??o, o texto "Desenvolvimento Sustent?vel".

 - A partir da leitura do texto, questione:

  • Como surgiu o conceito "Desenvolvimento Sustent?vel"?
  • O que significa esse termo?
  • Como atingir o desenvolvimento sustent?vel?
  • O que significa a express?o "consumo sustent?vel"?

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- Aguarde at? que os alunos discutam, em grupo, e apresentem verbalmente suas compreens?es. Posteriormente, esclare?a as poss?veis d?vidas dos mesmos em rela??o aos questionamentos anteriores.

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- Agora, oriente-os a acessarem o endere?o <http://www.youtube.com/watch?v=qMKvDbnqZBw> e assistirem ao v?deo intitulado "Desenvolvimento Sustent?vel".

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Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=qMKvDbnqZBw>. Acesso em 03/05/2011. 

- Questione:

  • Qual cena do v?deo mais lhe chamou a aten??o? Por qu?? 
  • O que voc? pode fazer para ajudar a minimizar alguns dos impactos ambientais presentes no lugar onde voc? vive?

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 - Discuta com os alunos os riscos e amea?as aos dom?nios morfoclim?ticos brasileiros, os limites do processo de ocupa??o e a necessidade de medidas e pol?ticas p?blicas de prote??o ambiental.

- Converse com o grupo sobre os principais desafios para conciliar preserva??o ambiental com o desenvolvimento econ?mico-social.

- Solicite aos alunos que observem algumas consequ?ncias da a??o antr?pica no espa?o onde eles moram.

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- Oriente os alunos, em grupo, para realizarem uma pesquisa, com vistas a levantar os principais problemas ambientais presentes no meio rural e no espa?o urbano do munic?pio onde residem.  Posteriormente, solicite que elaborem um folder com o objetivo de informar a comunidade escolar sobre esses problemas, e para cada problema deve ser sugerida uma proposta para sua minimiza??o/solu??o.

- Oriente os discentes para que utilizem mapas, fotografias e ilustra??es, v?deos, etc., e acompanhe os grupos esclarecendo poss?veis d?vidas e auxiliando-os a relacionarem os elementos naturais e antr?picos ao dom?nio morfoclim?tico.

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Fonte: Clip-Art.

Esta tem?tica deve ser abordada de forma interdisciplinar. Para conseguir efetivamente compreender que esses fen?menos est?o inter-relacionados, ? necess?rio criar rela??es e condi??es para a intera??o entre professores das diferentes disciplinas, como Hist?ria, Ci?ncias, Matem?tica, L?ngua Portuguesa, Artes, Biologia, Qu?mica, F?sica, etc., com vistas a integrar os conhecimentos das diferentes ?reas do saber e possibilitar aos alunos diversas compreens?es sobre o meio ambiente.

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura para os professores:

AB'SABER, Aziz. A escultura da Terra: Dom?nios morfoclim?ticos. S?o Paulo: Edart/Funbec, 1975.
FURLAN, Sueli; NUCCI, Jo?o C. A conserva??o de florestas tropicais. S?o Paulo: Atual, 1999.
 

Sugest?o de v?deos para o professor e para os alunos:

<http://www.youtube.com/watch?v=XlANiQdyse8>

<http://www.youtube.com/watch?v=kJUTw3eSIus&feature=related>

Avaliação

Partindo do princ?pio de que a a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica, oferecendo aos alunos constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poder? ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:

1. Interpreta??o de mapas: ler e interpretar informa??es em diferentes representa??es cartogr?ficas.

2. Produ??o de texto: examinar, a partir da produ??o de textos, relat?rios e s?nteses, se os alunos conseguem estabelecer rela??es entre as coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos h?dricos em ecossistemas e dom?nios morfoclim?ticos situados no territ?rio brasileiro.

3. Exposi??o: avaliar se conseguem reelaborar esses conhecimentos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpreta??es e leituras cr?ticas sobre as informa??es socioespaciais.

5. Observe tamb?m o dom?nio de conceitos apresentados em sala. Reserve tempo para que a turma avalie suas experi?ncias.