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Revisão sobre: Estudando as estações do ano

Autor e Co-autor(es)

ROBERTA KELLY ARRUDA imagem do usuário

GUARAPARI - ES EMEIEF FRANCISCO ARAUJO

Amanda Barros Teixeira

ROBERTA KELLY L. DE O. DE ARRUDA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Relembrar o conceito sobre as estações do ano a partir do conhecimento prévio adquirido.
  • Realizar, com desenvoltura, a interpretação oral de gêneros textuais.
  • Estabelecer ligações entre o conhecimento previamente adquirido e os textos estudados.
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade.

Duração das atividades

2 aulas de aproximadamente 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Copiar no quadro a letra da música "Quatro estações", perguntando aos alunos se ouviram a musica e a quem pertence.

Disponível para baixar em: http://search.4shared.com/q/1/sandy%20e%20j%C3%BAnior%20-%20quatro%20esta%C3%A7%C3%B5es

Fazer uma interpretação oral da música. Após a interpretação, deve pedir que pintem com um lápis de cor o nome de cada estação, buscando também características da mesma (quando houver). Essa atividade pode ser feita em grupos de quatro pessoas.

Exemplo:

Letra disponível em: http://www.vagalume.com.br/sandy-junior/as-quatro-estacoes.html

Momento 2

Chamar a atenção dos alunos ressaltando que a ordem das estações não acontece na ordem que está citada na música - INVERNO - VERÃO - PRIMAVERA - OUTONO

Perguntar se as crianças sabem qual a ordem certa das estações durante o ano. Os alunos podem buscar a resposta no próprio caderno em textos informativos. Após as tentativas, explicar que aqui no Brasil o ano inicia com o verão, vindo depois o outono, na metade do ano entramos no inverno e por último temos a primavera, dando sequência ao verão e iniciando assim um novo ciclo. Dessa forma, em nosso país o ano começa e termina na estação do verão.

Momento 3

Pedir que os alunos montem uma linha do tempo anual, marcando as estações do ano conforme os estudos anteriores.

 

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

 

 

 

 

 

Momento 4

Ler com os alunos as duas poesias abaixo:

  

Disponível em: http://jardiminfantil.blogspot.com/2009/02/poema-as-quatro-estacoes.html e http://sem0708t1.blogspot.com/2008/02/as-estaes-do-ano.html

Momento 5

Após ouvir a poesia pedir que escolham uma estação do ano e ilustrem no caderno a estação que mais lhe agrada (individual).

Recursos Complementares

Vídeo para trabalhar as estações do ano: http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY&feature=related

Avaliação

Analisar se os alunos conseguiram fazer a interpretação oral da música trabalhada à medida que a professora foi fazendo a leitura.

Analisar se a partir da conversa sobre as estações do ano foi possível achar alguns elementos desse tema na música.

Avaliar se conseguiram completar a sequência das estações na atividade do momento 4

Analisar se há coerência nos desenhos representando cada estação