Claudia ReginaM.G Fernandes; L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Conhecimentos b?sicos sobre animais marinhos.
Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.
Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks dois v?deos sobre cnid?rios. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os v?deos em quest?o se encontram dispon?veis.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Nnc0lXS8txQ&feature=fvsracesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-OPcPHCweuM acesso feito dia 04/05/2011
Finalizada a exibi??o dos v?deos, cabe ao/a professor/a iniciar um di?logo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse di?logo pode ser norteado pelas seguintes quest?es:
1 ? O que mais chamou a sua aten??o nos v?deos que voc? assistiu?
2 ? Voc? j? conhecia algum cnid?rio?
3 ? A an?mona ? uma flor ou um animal? Explique.
4 ? Voc? conhece alguma hist?ria sobre as queimaduras que a ?gua-viva faz em quem toca nela? Explique.
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em rela??o ?s quest?es em pauta.
Cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas de alunos/as e orient?-los a, usando o software Kword, abrir o texto ?Cnid?rios: corais, an?monas e ?guas-vivas t?m sistema defensivo especial?. O texto dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
O/a professor/a dever? solicitar que os/as alunos/as fa?am a leitura do texto e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as ser?o orientados pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicion?rio on line. Para tanto, dever?o acessar a internet por meio do software Mozilla Firefox e consultar um dos dicion?rios on line que se encontram dispon?veis nos links abaixo:
http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 02/05/2011
http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 02/05/2011
Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software Kword, o significado das palavras consultadas. Cada grupo ir?, ent?o, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socializa??o das informa??es.
Por: Cristina Faganelli Braun Seixas
?
O filo dos cnid?rios recebe este nome devido ao fato de possu?rem uma estrutura denominada cnidoblasto. Trata-se de uma c?lula especializada, que possui caracter?sticas urticantes, isto ?, provoca irrita??es semelhantes ?s da urtiga na pele humana. Os cnicoblastos tamb?m s?o dotados de nematocistos, pequenos ?rg?os semelhantes a arp?es carregados de toxinas.
Mas os cnid?rios tamb?m s?o chamados de celenterados. Esta nomenclatura deve-se ao fato de este ser o primeiro grupo animal a apresentar uma cavidade digestiva - cele = oco e enteros = intestino.
O filo pode apresentar exemplares s?sseis (fixos a um substrato), como por exemplo, as an?monas e corais, com a cavidade bucal voltada para cima, ou exemplares livre nadantes, com a cavidade oral voltada para baixo, como por exemplo, as ?guas-vivas e as caravelas (um organismo colonial, constitu?do por p?lipos e medusas, presos a uma bolsa de ar e com divis?o de trabalho).
Em sua organiza??o corporal, os cnid?rios apresentam dois folhetos embrion?rios (dibl?sticos) e se trata do ?nico filo Reino animal com esta caracter?stica. Sua simetria ? radial e os esp?cimes possuem um compartimento digestivo interno chamado cavidade gastrovascular (gastro = est?mago e vascular = relativo a vaso). Esta apresenta uma abertura (boca) que serve tanto para ingerir os alimentos quanto para eliminar os res?duos da digest?o. Devido a isso, fala-se em sistema digest?rio incompleto.
A caracter?stica marcante dos cnid?rios, no entanto, ? a presen?a de cnidoblastos, como foi dito anteriormente. Em geral, ao redor da boca encontramos os tent?culos e nestes est?o os cnidoblastos, com os nematocistos, onde ficam armazenadas a toxina que causa rea??o al?rgica nos seres humanos (inflama??o na pele) e em outros animais. Os peixes, por exemplo, podem ser totalmente paralisados ou mesmo morrerem.
Os nematocistos s?o respons?veis por enrolar ou desenrolar um filamento, que ? expelido quando o cnid?rio ? tocado. Assim o agressor ? inoculado com a subst?ncia t?xica (constitu?da de prote?nas).
Esta estrutura ? muito importante, pois serve n?o somente como sistema de defesa, mas tamb?m para capturar alimentos, visto que os cnid?rios s?o carn?voros e precisam ter um mecanismo eficaz para garantir seu alimento.
A a??o da toxina pode causar rea??o al?rgica nas pessoas e at? mesmo choque anafil?tico se o indiv?duo for al?rgico ?quela toxina. Os animais com maior poder de causar acidentes ao ser humano s?o encontrados na costa australiana. Trata-se de uma esp?cie de caravela e de uma micro ?gua-viva, com grande poder de intoxica??o.
Mas, com todo esse mecanismo que impede os cnid?rios de serem tocados, como eles conseguem se reproduzir? Sua reprodu??o pode ser assexuada e sexuada, ocorrendo ainda em alguns tipos de indiv?duos uma altern?ncia de gera??es conhecida por metag?nese e caracterizada por apresentar uma fase assexuada e outra sexuada durante o ciclo reprodutor.
Na reprodu??o assexuada ? comum a forma??o de brotos. A reprodu??o sexuada apresenta esp?cies mon?icas (hermafroditas) e tamb?m esp?cies di?icas (sexos separados, existe o macho e a f?mea), ocorrendo assim ? reprodu??o sexuada com fecunda??o externa.
Fonte:http://educacao.uol.com.br/biologia/cnidarios-corais-anemonas-e-aguas-vivas-tem-sistema-defensivo-especial.jhtmacesso feito dia 04/05/2011
Concluindo esse segundo momento da aula, cada uma das duplas dever? responder os exerc?cios abaixo, os quais dever?o ter sido previamente enviados (obviamente sem as respostas) pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
A seguir, as respostas apresentadas pelas duplas aos exerc?cios dever?o ser veiculadas a partir de uma exposi??o dialogada, a qual o/a professor/a deve mediar.
1 ? Marque certo (C) ou errado (E)
?
2 ? Relacione as colunas
(1) C?lulas n?o-especializadas (2) C?lula produtora de muco (3) Cnidoblasto (4) C?lula digestiva (5) C?lula de contra??o (6) C?lula sensitiva (7) Tent?culos (8) Flor-do-mar |
(4) Alimenta??o (6) Percep??o de est?mulos (8) Nome popular da an?mona (1) Transforma-se em outros tipos de c?lulas (7) Expans?es longas em torno da boca (3) L?quido paralisante (2) Lubrifica??o e limpeza do corpo (5) Alongamento e encurtamento do corpo |
3 ? Preencha os quadrinhos das linhas horizontais de acordo com as indica??es numeradas e descubra a palavra chave da coluna principal.
?
1 |
? |
T |
E |
N |
T |
? |
C |
U |
L |
O |
S |
? |
? |
2 |
? |
? |
? |
? |
? |
C |
N |
I |
D |
? |
R |
I |
O |
3 |
? |
? |
? |
R |
E |
C |
I |
F |
E |
? |
? |
? |
? |
4 |
? |
? |
? |
? |
M |
E |
D |
U |
S |
A |
? |
? |
? |
5 |
? |
? |
? |
C |
O |
R |
A |
L |
? |
? |
? |
? |
? |
6 |
? |
? |
? |
? |
A |
U |
R |
E |
L |
I |
A |
? |
? |
7 |
C |
A |
L |
C |
? |
R |
I |
O |
? |
? |
? |
? |
? |
8 |
? |
? |
C |
N |
I |
D |
O |
B |
L |
A |
S |
T |
O |
Nesse terceiro momento da aula, cabe o/a professor/a dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e fa?am uma pesquisa sobre o impacto das altera??es clim?ticas nos recifes de corais.
O/a professor/a poder? sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram dispon?veis informa??es sobre o assunto.
Fonte:http://www.culturamix.com/meio-ambiente/poluicao/alteracao-climatica-pode-acabar-com-corais acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coral acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Recife_de_coral acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corais/recifes-de-corais-4.php acesso feito dia 04/05/2011
Concluindo esse terceiro momento da aula, cada um dos grupos dever? elaborar um relat?rio seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relat?rios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposi??o dialogada.
O/a professor/a deve ser o mediador da exposi??o, observando a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados ? realidade.
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
_____________________________________________________________________
S?rie:___________Classe:_____________Data:____________
1 ? O que s?o recifes de coral?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
2 ? Qual ? a distribui??o geogr?fica dos recifes de coral no mundo?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
3 - Qual a fun??o do recife de coral na natureza? Explique.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
4 ? As altera??es clim?ticas v?m destruindo os recifes de coral. Explique por que isso est? acontecendo.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
5 ? Qual o papel do homem nessas destrui??es? Explique
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Nesse quarto momento da aula, ser? realizada a montagem de um aqu?rio marinho no Laborat?rio de Biologia. Antes disso, o/a professor/a dever? propor aos/as alunos/as que os/as mesmos/as assistam, ainda em sala de aula, ao v?deo dispon?vel no site abaixo, o qual se refere justamente ao experimento em quest?o.
Os/as alunos/as dever?o utilizar novamente o software Mozilla Firefox para acessar o site.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9Ueaa6m4QfI acesso feito dia 04/05/2011
Finalizada a exibi??o do v?deo, o/a professor/a ir? iniciar a montagem do aqu?rio para a observa??o dos/as alunos/as. A princ?pio, os materiais necess?rios, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Depois disso, o/a professor/a deve iniciar a montagem do aqu?rio, explicando a import?ncia do local de instala??o e da lavagem dos materiais e os procedimentos de instala??o do sistema de filtragem, de coloca??o dos acess?rios e de decora??o. Quando pronto, o aqu?rio poder? ser utilizado para a observa??o de cnid?rios, o que poder? contribuir para a consolida??o do conte?do abordado em aula.
Materiais
- Cuba de vidro: o mais correto ? que o aqu?rio tenha a maior quantidade poss?vel de litros de ?gua, pois, quanto maior o espa?o e a quantidade de ?gua, menores ser?o os problemas. Para um aqu?rio marinho, o m?nimo recomendado s?o 100 litros.
- Filtro biol?gico: s?o placas com pequenos orif?cios que s?o colocadas no fundo do aqu?rio, onde ir?o reter as part?culas em suspens?o na ?gua. Ap?s isto, as bact?rias que ali vivem, transformam a sujeira (resto de plantas, comida, peixes mortos, etc) em algo que possa ser assimilado pelas algas e plantas.
- Bomba submersa: s?o os motores respons?veis pela circula??o da ?gua atrav?s do filtro biol?gico ou mec?nico. Muitas pessoas usam pequenos compressores de ar, que al?m de fazerem muito barulho, possuem um rendimento muito baixo, fazendo com que a ?gua do aqu?rio circule muito pouco atrav?s dos filtros. ? recomend?vel que a bomba submersa bombeie 3 vezes o volume de ?gua do aqu?rio por hora. Para saber a quantidade de litros, basta que voc? multiplique o comprimento x largura x altura e divida o resultado por 1.000.
- Aquecedor: ? utilizado para que a temperatura da ?gua n?o caia muito durante o inverno, pois a maioria dos peixes que iremos colocar no aqu?rio s?o tropicais e precisam viver numa ?gua cuja temperatura deve estar entre 20? e 30? graus. A maioria dos peixes vive melhor com a temperatura entre 23? e 26?. O aquecedor deve possuir 1 W por litro de ?gua. Ex: Se o seu aqu?rio tem 100 litros ent?o coloque um aquecedor de 100 W.
- Term?metro e termostato: a diferen?a entre eles ? que o term?metro s? mostra a temperatura da ?gua e o termostato controla o aquecedor, para que a mesma fique dentro do padr?o escolhido, por exemplo, entre 23? e 26? graus.
- Ilumina??o: al?m de ser indispens?vel para o ornamento do aqu?rio, ela ? tamb?m muito ?til e necess?ria para que as plantas aqu?ticas possam crescer e assimilar o nitrato (subst?ncia que ? mat?ria final do metabolismo das bact?rias). A ilumina??o tamb?m ir? determinar o dia e a noite para os peixes. O tipo de l?mpada mais recomend?vel s?o as fluorescentes pr?prias para estes fins como a Aquarilux e Grolux.
- Cascalho: ? utilizado para ornamentar o aqu?rio, fixar as plantas e filtrar a ?gua, al?m de recobrir as placas do filtro biol?gico. A altura do cascalho sobre as placas do filtro biol?gico n?o poder? ser menor que 5 cm ou ultrapassar os 15 cm. Alturas superiores ou inferiores poderem diminuir a capacidade de filtragem.
- Filtro mec?nico: ? um filtro colocado fora ou dentro do aqu?rio, o qual, por meio de materiais filtrantes como l? acr?lica, carv?o ativado e cascalho, retiram part?culas em suspens?o na ?gua.
- Condicionadores: s?o produtos que t?m como finalidade condicionar a ?gua para que a mesma fique semelhante ?quela que ? encontrada na natureza. Os principais condicionadores s?o alcalinizante, acidificante, sanitizantes, incentivador de algas, bactericidas e fungicidas.
- Dec?metro: ? usado para mediar ? quantidade de sais na ?gua. A densidade recomend?vel para um aqu?rio marinho ? de 1.021 e 1.022. Manter a quantidade de sais na propor??o correta ? essencial para a sa?de dos peixes ornamentais.
Montagem
Local de Instala??o
A primeira coisa a ser feita ? definir um local para a coloca??o do aqu?rio. Este local n?o deve ser muito calmo, pois, poder? fazer com que os peixes fiquem desacostumados com os seres humanos, assim se assustem com o movimento de pessoas facilmente.
Lavagem dos Materiais
Definido o local, a cuba de vidro e todos os outros materiais devem ser bem lavados, utilizando-se somente ?gua corrente. Nenhum tipo de produto qu?mico pode ser usado, pois algum res?duo do produto poder? permanecer nos materiais, causando, consequentemente, a contamina??o e a morte dos peixes.
Montagem do Sistema de Filtragem
Lavados a cuba e todos os materiais, ? hora de instalar o filtro biol?gico de fundo, encaixando bem todas as plaquetas. Em seguida, coloque o cascalho, que dever? estar bem lavado. Caso contr?rio, ele ir? turvar a ?gua. Lembre-se tamb?m que a altura do cascalho n?o poder? ser inferior que 5 cm e superior a 15 cm. Com a quantidade de cascalho inadequada, o filtro biol?gico perde o seu prop?sito, pois, se muito fino, a luz atravessa o cascalho e causa a morte das bact?rias.
Coloca??o dos Acess?rios
Feito isto, instale toda ? parte el?trica e mec?nica: a bomba submersa, o aquecedor, o termostato ou o term?metro, a ilumina??o e o filtro externo. Lembre-se de seguir as instru??es do fabricante ? risca.
Decora??o do Tanque
Na decora??o do aqu?rio, de prefer?ncia use corais naturais, algas marinhas ou outros objetos do mar.
Finalizando
Por fim, encha o aqu?rio com ?gua da torneira ou ent?o coloque ?gua do mar previamente tratada com cloro, filtrada ou decantada. Se for utilizado sal sint?tico (no caso da op??o pela ?gua da torneira), siga as recomenda??es de utiliza??o do fabricante.
Ligue ent?o os motores, o aquecedor e a l?mpada. Feito isso, o ideal ? esperar cerca de 30 dias para que os n?veis de nitrito e am?nia diminuam. ? poss?vel colocar peixes e cnid?rios no mesmo dia da montagem, mas para isto ? preciso o uso de nitro bact?rias, que aceleram a capacidade do filtro biol?gico fazendo com que o n?vel de nitrito diminua em poucas horas. Mas lembre-se que um aqu?rio novo n?o possui equil?brio nenhum e poder? causar a morte dos peixes e cnid?rios mais fracos.
Fonte: http://www.gforum.tv/board/1065/263954/como-montar-um-aquario-marinho.html acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://www.gartic.com.br/camaleao/desenho-jogo/1293155579 acesso feito dia 04/05/2011
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.