Portal do Professor

Início do Conteúdo

A crian?a e o movimento: trabalhando lateralidade e no??es espaciais - UCA

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?Orientar seu pr?prio corpo em rela??o a objetos e pessoas;

?Explorar movimentos com o corpo;
?
?Valorizar a express?o corporal;
?
?Desenvolver no??es de lateralidade;
?
?Desenvolver habilidades espaciais;
?
?Utilizar jogos da web que trabalham no??es espaciais (como quebra-cabe?as);
?
?Perceber a organiza??o do nosso espa?o escolar.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? cinco (5) atividades de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Para a realiza??o dessa aula ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a Wxcam, o Tux Paint e o Kword.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

1? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- Deslocando meu corpo: daqui pra l?... de l? pra c?!

?

Professor, inicie sua aula conversando com as crian?as na rodinha, investigando se as mesmas possuem conhecimentos sobre no??o espacial (lateralidade). Para tanto, questione-as sobre:

  • Qual ? o nome do(a) colega que est? sentado(a) a sua direita?
  • Que cor ? o cabelo de quem est? sentado a sua esquerda?
  • Qual ? a ?ltima letra do nome de quem est? de frente pra voc??
  • H? algu?m sentado atr?s de voc??
  • Dentre outras.

?

Ap?s esse momento, solicite que os alunos utilizem seus laptops, para assistirem ao v?deo musical da Xuxa, ?Vem que eu vou te ensinar?, no s?tio  http://www.youtube.com/watch?v=r64qYQ3UJVQ, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

Depois, leve-os para o p?tio da escola ou uma sala ampla que permita a movimenta??o, cante com eles a m?sica explorando os movimentos e as partes do corpo trabalhadas na mesma.

Fotografe a brincadeira realizada pelos alunos, utilizando a Webcam, que est? na ?rea de trabalho de seu laptop. Voc? tamb?m poder? solicitar que os alunos se revezem na brincadeira tirando fotos, de modo que todos possam participar de ambas as atividades (brincar e fotografar).

Imprima as fotos feitas pelos alunos e monte um mural na sala como forma de registro da atividade.

?

2? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- Observando minha escola: como ? organizado o espa?o de minha escola?

?

Professor, inicie esta atividade convidando os alunos a realizarem um passeio por sua escola.

Pe?a para que eles observem a localiza??o de cada setor da escola (salas de aula, secretaria, portaria, quadras, dentre outros) e o percurso realizado para se chegar at? esses lugares.

Professor, solicite que os alunos levem seus laptops, eles poder?o filmar o percurso que fizeram para chegar at? setor da escola, utilizando a Wxcam.

 menina fimando  

- Criando um mapa da escola

?

Depois de explorar o espa?o e filmar, retorne para a sala com os alunos, e oriente-os a criarem uma planta de sua escola a partir do que observaram e filmaram, desenhando os espa?os da mesma de acordo com suas posi??es. Para tanto, eles devem utilizar as ferramentas do Tux Paint (Metasys/Edusyst/Arte e M?sica/ Pintura Digital) e criar cada um a planta de sua escola.

Re?na as plantas feitas pelos alunos em um pen-drive. Imprima-as e solicite que eles colem no caderno de Geografia.

?

 3? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- Vamos brincar de Guia tur?stico?

?

- Professor, para a realiza??o dessa atividade providencie:

  • Um peda?o de papel (10 cm x 50 cm) para cada aluno;
  • Um saquinho para sortear os lugares preferidos dos alunos;
  • As coordenadas para se chegar at? ele;
  • Uma tira de tecido para vendar os olhos do aluno que ser? guiado.

Relembre com os alunos na roda de conversa, o passeio realizado na atividade anterior. Posteriormente, pe?a para que cada um, diga qual ? o lugar da escola que eles mais gostam.  

  1. Ap?s relatarem qual ? o seu espa?o preferido, entregue para cada um deles, uma tira de papel, no tamanho (10 cm x 50 cm), e solicite que escrevam nela, o nome do lugar e coordenadas para se chegar at? ele, abordando em sua escrita conceitos como: direita, esquerda, atr?s, em frente, em cima e embaixo. Deixe que os alunos realizem suas hip?teses de escrita, depois fa?a a corre??o individualmente com cada um.
  2. Ap?s a corre??o, dobre as tiras de papel, na qual os alunos escreveram as coordenadas para se chegar at? o lugar preferido deles, e coloque-as dentro de um pote ou saquinho, para que sejam sorteadas posteriormente.
  3. Divida a sala em grupos de cinco alunos (de acordo com a quantidade de alunos de sua turma), explique-lhes que agora, ir?o brincar de guias e turista. Nesse sentido, eles dever?o resolver a ordem dos participantes a serem guiados pelo restante do grupo, por meio de sorteio ou por acordo entre os pares.
  4. Depois de decidido, vende os olhos do aluno (turista) que ser? guiado pelo restante do grupo (guias) e pe?a para que ele pegue uma das coordenadas dentro do saquinho e entregue-a para o restante do grupo que o guiar?.
  5. Oriente o grupo a n?o relatar qual foi o lugar sorteado para o aluno que ser? guiado. O restante do grupo deve guiar o turista at? o lugar indicado falando em voz alta para ele as coordenadas escritas. Para guiar o turista, os guias dever?o abordar em sua fala palavras como: direita, esquerda, atr?s, em frente, em cima e embaixo. N?o vale tocar  no turista. Fique atento para que o lugar sorteado n?o envolva descer ou subir escadas, evite situa??es de risco.
  6. Depois que o grupo levar o aluno at? o lugar sorteado, escolhe-se outro aluno para ser o turista e repete-se o processo do sorteio e brincadeira, mencionado anteriormente.
  7. Para finalizar, depois que todos os grupos de alunos tiverem realizado a brincadeira, como guias e como turistas, pe?a para que eles desenhem no caderno de Geografia o lugar onde foram, como ele ?, como este ? organizado e o caminho que fizeram para chegar l?, indicando o mesmo com setas.

?

 4? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

 menina lapis  

- Problematoteca:

?

- Professor, depois de explorar com os alunos o espa?o do ambiente escolar, proponha a realiza??o de uma problematoteca. Para tanto, eles poder?o digitar as perguntas e respostas utilizando seus laptops, seguindo os passos: KWord (Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio>Processador de textos).

Dessa forma, na hora de responder as quest?es da problematoteca, os alunos ter?o mobilidade para ir, com seus laptops, at? os lugares indicados nas perguntas e descobrir de forma concreta as respostas.

Depois, eles poder?o salvar o arquivo em seus laptops ou ent?o imprimir e col?-lo no caderno de Matem?tica.

 Sugerimos como questionamentos poss?veis:

- Quantas salas de aula h? em nossa escola?

- Quantas portas eu tenho que abrir para chegar at? a biblioteca?

- Quantas janelas h? em nossa sala?

- Se somarmos a quantidade de mesas e cadeiras de nossa sala, quantas teremos?

?

5? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- Explorando jogos na web

?

Professor, para finalizar o trabalho sobre no??es espaciais e a lateralidade explore com os alunos, na web, jogos de quebra-cabe?a e outros, para que eles possam refor?ar o conte?do aprendido de forma l?dica. Seguem algumas sugest?es:

?

Jogo 1 - Fonte: http://www.voujogar.com.br/jogosonline/quebra-cabecas-com-imagens.html

?

 jogo 1

?

Nesse s?tio voc? poder? explorar o jogo de quebra-cabe?a. Veja as orienta??es:

  1. Ap?s entrar no jogo, o aluno deve apertar a tecla play, com o bot?o esquerdo do mouse para inici?-lo.
  2. Poder? clicar com o bot?o esquerdo do mouse em cima da figura que ele quiser montar.
  3. Ele deve clicar com o mesmo bot?o do mouse em start e iniciar o jogo.
  4. Para escolher a pe?a o aluno deve clicar com o bot?o esquerdo do mouse em cima da pe?a.
  5. Quando a crian?a acerta aparece na tela a pontua??o, quando erra a pe?a n?o encaixa e volta para seu lugar.

  

Jogo 2 - Fonte: http://jogos360.uol.com.br/quebra-cabeca/ 

 

jogo 2 subst

?

Neste s?tio, voc? poder? trabalhar com v?rios jogos de quebra-cabe?a com os alunos permitindo a eles a possibilidade de escolha. Selecionando qual quebra-cabe?a quer montar, o aluno dever?:

  1. Clicar com o bot?o esquerdo do mouse em cima da pe?a e posicion?-la em seu lugar.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos constru?ram conhecimentos relativos ao conte?do trabalhado, ou seja, se foram capazes de orientar seu pr?prio corpo em rela??o a objetos e pessoas; se demonstraram por meio dos movimentos com o corpo e nas atividades propostas as no??es de lateralidade e habilidades espaciais. Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estrat?gias de interven??o.