Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
?Orientar seu pr?prio corpo em rela??o a objetos e pessoas;
Para a realiza??o dessa aula ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a Wxcam, o Tux Paint e o Kword.
1? Atividade ? aproximadamente 60 minutos
- Deslocando meu corpo: daqui pra l?... de l? pra c?!
?
Professor, inicie sua aula conversando com as crian?as na rodinha, investigando se as mesmas possuem conhecimentos sobre no??o espacial (lateralidade). Para tanto, questione-as sobre:
?
Ap?s esse momento, solicite que os alunos utilizem seus laptops, para assistirem ao v?deo musical da Xuxa, ?Vem que eu vou te ensinar?, no s?tio http://www.youtube.com/watch?v=r64qYQ3UJVQ, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .
Depois, leve-os para o p?tio da escola ou uma sala ampla que permita a movimenta??o, cante com eles a m?sica explorando os movimentos e as partes do corpo trabalhadas na mesma.
Fotografe a brincadeira realizada pelos alunos, utilizando a Webcam, que est? na ?rea de trabalho de seu laptop. Voc? tamb?m poder? solicitar que os alunos se revezem na brincadeira tirando fotos, de modo que todos possam participar de ambas as atividades (brincar e fotografar).
Imprima as fotos feitas pelos alunos e monte um mural na sala como forma de registro da atividade.
?
2? Atividade ? aproximadamente 60 minutos
- Observando minha escola: como ? organizado o espa?o de minha escola?
?
Professor, inicie esta atividade convidando os alunos a realizarem um passeio por sua escola.
Pe?a para que eles observem a localiza??o de cada setor da escola (salas de aula, secretaria, portaria, quadras, dentre outros) e o percurso realizado para se chegar at? esses lugares.
Professor, solicite que os alunos levem seus laptops, eles poder?o filmar o percurso que fizeram para chegar at? setor da escola, utilizando a Wxcam.
- Criando um mapa da escola
?
Depois de explorar o espa?o e filmar, retorne para a sala com os alunos, e oriente-os a criarem uma planta de sua escola a partir do que observaram e filmaram, desenhando os espa?os da mesma de acordo com suas posi??es. Para tanto, eles devem utilizar as ferramentas do Tux Paint (Metasys/Edusyst/Arte e M?sica/ Pintura Digital) e criar cada um a planta de sua escola.
Re?na as plantas feitas pelos alunos em um pen-drive. Imprima-as e solicite que eles colem no caderno de Geografia.
?
3? Atividade ? aproximadamente 60 minutos
- Vamos brincar de Guia tur?stico?
?
- Professor, para a realiza??o dessa atividade providencie:
Relembre com os alunos na roda de conversa, o passeio realizado na atividade anterior. Posteriormente, pe?a para que cada um, diga qual ? o lugar da escola que eles mais gostam.
?
4? Atividade ? aproximadamente 60 minutos
- Problematoteca:
?
- Professor, depois de explorar com os alunos o espa?o do ambiente escolar, proponha a realiza??o de uma problematoteca. Para tanto, eles poder?o digitar as perguntas e respostas utilizando seus laptops, seguindo os passos: KWord (Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio>Processador de textos).
Dessa forma, na hora de responder as quest?es da problematoteca, os alunos ter?o mobilidade para ir, com seus laptops, at? os lugares indicados nas perguntas e descobrir de forma concreta as respostas.
Depois, eles poder?o salvar o arquivo em seus laptops ou ent?o imprimir e col?-lo no caderno de Matem?tica.
Sugerimos como questionamentos poss?veis:
- Quantas salas de aula h? em nossa escola?
- Quantas portas eu tenho que abrir para chegar at? a biblioteca?
- Quantas janelas h? em nossa sala?
- Se somarmos a quantidade de mesas e cadeiras de nossa sala, quantas teremos?
?
5? Atividade ? aproximadamente 60 minutos
- Explorando jogos na web
?
Professor, para finalizar o trabalho sobre no??es espaciais e a lateralidade explore com os alunos, na web, jogos de quebra-cabe?a e outros, para que eles possam refor?ar o conte?do aprendido de forma l?dica. Seguem algumas sugest?es:
?
Jogo 1 - Fonte: http://www.voujogar.com.br/jogosonline/quebra-cabecas-com-imagens.html
?
?
Nesse s?tio voc? poder? explorar o jogo de quebra-cabe?a. Veja as orienta??es:
Jogo 2 - Fonte: http://jogos360.uol.com.br/quebra-cabeca/
?
Neste s?tio, voc? poder? trabalhar com v?rios jogos de quebra-cabe?a com os alunos permitindo a eles a possibilidade de escolha. Selecionando qual quebra-cabe?a quer montar, o aluno dever?:
http://www.sitedegames.com/criancas/quebra_cabeca_do_pooh.htm
http://www.acervodejogos.com/jogos-online-crianca/quebra-cabeca-courage.jsp
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos constru?ram conhecimentos relativos ao conte?do trabalhado, ou seja, se foram capazes de orientar seu pr?prio corpo em rela??o a objetos e pessoas; se demonstraram por meio dos movimentos com o corpo e nas atividades propostas as no??es de lateralidade e habilidades espaciais. Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estrat?gias de interven??o.