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Palavras faladas, palavras escritas: s?laba e divis?o sil?bica - UCA

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Classificar palavras quanto ao n?mero de s?labas, nomeando-as.

  • Compreender a fun??o da divis?o sil?bica.

  • Construir os conceitos de letra e de s?laba.

  • Identificar diferentes forma??es sil?bicas.

  • Ampliar o conhecimento lingu?stico.

  • Sistematizar a separa??o de palavras em s?labas.

  • Interagir com os pares.

  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno esteja no n?vel sil?bico alfab?tico da escrita e tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. ? preciso ainda, que seja capaz de: expor oralmente suas ideias; relacionar com os colegas e utilizar os programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA. 

Estratégias e recursos da aula

As atividades propostas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop do Projeto UCA, conectado ? internet. Utilizaremos os seguintes programas: KWord  pelo ?cone do processador de textos da ?rea de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord]  Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplica??es Gr?ficas> Ferramenta de Pintura).

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1? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, inicie a atividade perguntando aos alunos se eles conhecem a m?sica: ?Pirulito que bate que bate?.

Se a resposta for afirmativa pe?a que digam a sua letra e/ou cantem. Em seguida, solicite que expliquem que tipo de brincadeira utiliza essa m?sica e qual a maneira de realiz?-la.  

Ap?s o di?logo convide os alunos para ouvirem a m?sica: ?Pirulito que bate que bate?. Solicite que utilizem seus laptops.  Veja o caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Para que possam ter acesso ? letra da m?sica e tamb?m cant?-la, voc? poder? pedir que digitem o endere?o http://letras.terra.com.br/temas-diversos/183977/ ou se preferir, que apenas cantem, para isso poder? utilizar os s?tios: http://www.youtube.com/watch?v=SjkGXosKOws    http://www.youtube.com/watch?v=2VfMeBVAXL0    http://www.kboing.com.br/cantiga/2-600509/#, neles voc? encontrar? algumas altera??es na letra.

Depois que cantarem a m?sica, pergunte o que acharam deste momento. Ou?a sen?o todos, pelo menos alguns alunos, ? importante que justifiquem suas respostas.

Em seguida pe?a aos alunos que utilizem seus laptops, para escreverem a letra da m?sica dentro do programa KWord pelo ?cone do processador de textos da ?rea de trabalho ou [Metasys>Aplicativos>KWord].

Escreva a letra da m?sica na lousa e pe?a que os alunos copiem.

       

   Pirulito Que Bate Bate

Pirulito que bate bate

Pirulito que j? bateu

Quem gosta de mim ? ela

Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate bate

Pirulito que j? bateu

A menina que eu gostava

N?o gostava como eu

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Incentive os alunos a fazerem a leitura silenciosa do texto. Posteriormente, solicite que juntos fa?am a leitura oral.

Para finalizar todos dever?o ilustrar a m?sica. Oriente-os para usarem o programa KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplica??es Gr?ficas> Ferramenta de Pintura). Imprima o texto que os alunos digitaram e tamb?m seus desenhos para serem utilizados posteriormente.

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2? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, convide seus alunos para realizarem algumas atividades l?dicas que contemplem o tema: separa??o sil?bica. Para isso leve-os at? o p?tio da escola ou afaste as carteiras de sua sala de aula para que tenha espa?o suficiente para os alunos se movimentarem.

 Num primeiro momento brinquem de ?Pirulito que bate, bate?. Pe?a que se agrupem em duplas e oriente-os como brincar. Veja as instru??es que se seguem.  

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Orienta??o aos alunos quanto ? brincadeira.

Em duplas, um de frente para o outro, devem trocar batidas de m?os enquanto cantam.

Quanto ?s batidas de m?os, cada aluno junta as pr?prias m?os e, na sequ?ncia, bate as duas palmas nas palmas do parceiro, posicionado ? sua frente.

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PI

 

?

RU

 

LI 

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TO 

Alunas da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia _ ESEBA _ 1? ano ?D? _ 2010 _Eliana Aparecida Carleto _ Acervo da autora.

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Professor, chame aten??o dos alunos quanto ao fato de que ao cantarem est?o dividindo as palavras em partes, isto ?, em s?labas. Por exemplo: pi-ru- li- to  que  ba-te  ba-te. Repita a brincadeira quantas vezes julgar conveniente para que todos os alunos percebam a divis?o s?labica.

Num segundo momento brinquem com os nomes dos alunos da turma.

Explique que dever?o fazer uma rodinha, todos assentados no ch?o. Uma crian?a diz o seu nome e os colegas dever?o repetir esse nome separando-o em partes, ou seja em s?labas.

A atividade dever? prosseguir at? que todos tenham falado seu nome e os colegas tenham repetido. Se preferir voc? poder? pedir que batam as m?os enquanto falam as s?labas de cada nome.

Professor, voc? tamb?m dever? dizer seu nome para todos repetirem.

Ao final da atividade fa?a com os alunos uma avalia??o oral. Pergunte o que  acharam da atividade realizada. N?o se esque?a de pedir que justifiquem a resposta.  

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3? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

                S?­labas                    (Acervo da autora)

Preparando a atividade

Professor, para esta atividade ? necess?rio que voc? providencie envelopes para guardar as fichas que os alunos ir?o confeccionar. Voc? poder? fazer os envelopes seguindo as orienta??es disponibilizadas nos s?tios abaixo.

http://mestresdoorigami.blogspot.com/2009/04/origami-envelope-de-papel-sem-tesoura.html     Palavrasfaladas

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http://www.youtube.com/watch?v=g3N-XQ3FkUQ&feature=related  Palavrasfaladas

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Pe?a que os alunos utilizem seus laptops para fazerem uma tabela de 2 colunas e 4 linhas, utilizando o KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio >Processador de Texto).

Os alunos dever?o digitar oito palavras, dependendo do desenvolvimento da turma voc? poder? pedir que digitem mais ou menos palavras. Voc? poder? aproveitar algum conte?do que estiver trabalhando. Se em Ci?ncias voc? estiver estudando animais, poder? pedir que digitem nomes de animais.

Ao finalizar a digitaliza??o, fa?a a corre??o das palavras, observe as hip?teses dos alunos e a escrita convencional. Quando for necess?rio intervenha pedindo que o aluno leia a palavra e veja como ele escreveu. Voc? poder? solicitar que ele consulte o dicion?rio, a fim de verificar a escrita correta da palavra ou ajud?-lo por meio de questionamentos que possam chegar ? escrita convencional. Em seguida cada aluno far? a leitura de suas palavras. Na medida em que for lendo, todos dever?o fazer a separa??o sil?bica. Caso seja necess?rio voc? poder? alertar os alunos quanto ? divis?o com rela??o ao som das palavras. Leia-as mais lentamente para que os alunos percebam que dividimos as s?labas ? medida que emitimos um som.

Para finalizar, providencie a impress?o das palavras, voc? poder? imprimir em papel mais resistente, por exemplo: cartolina, pois na pr?xima atividade ir? orientar os alunos para montarem  um domin? de s?labas.

Cada aluno dever? recortar as palavras, conforme sua divis?o sil?bica e em seguida guard?-las em um envelope que voc? ou os alunos poder?o confeccionar seguindo as instru??es dos s?tios anteriores.

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4? Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Brincando com Domin? Sil?bico

 

Solicite que os alunos se organizem em duplas ou trios para utilizarem as fichas que foram confeccionadas com as s?labas, para comporem o Domin? Sil?bico.

Misture as s?labas e em seguida, pe?a aos alunos que descubram palavras que poder?o ser formadas com essas partes ou s?labas. Depois que eles formarem as palavras, pergunte se sabem como se chama cada parte que foi entregue a eles e se essas palavras poderiam ser separadas de outra forma.

Espera-se que com os questionamentos a turma chegue ? conclus?o de que as partes s?o as s?labas. Se necess?rio voc? poder? dar-lhes essa informa??o, ou seja, s?laba ? um fonema (som) ou grupo de fonemas emitidos num s? impulso da voz.

Aproveite a oportunidade e informe aos alunos que as palavras recebem nomes conforme o n?mero de s?labas. Escreva na lousa esses nomes destacando as silabas como no exemplo:  

 MONOSS?LABA, DISS?LABA, TRISS?LABA e POLISS?LABA.

Pergunte ? turma:

Qual a semelhan?a entre as partes destacadas das palavras e o n?mero de s?labas? Fa?a novos questionamentos ? medida que os alunos forem levantando suas hip?teses.  

Professor, com sua ajuda, espera-se que os alunos estabele?am a rela??o que h? entre mono e um, di e dois, tri e tr?s e poli e v?rios.

Sugerimos que seja feito um texto coletivo com a turma. Os alunos v?o falando e voc? vai registrando as ideias na lousa. Ao final todos fazem a revis?o do texto e em seguida a c?pia.

Veja um exemplo de texto constru?do com alunos do 2? ano do Ensino Fundamental de nove anos, professora Eliana Aparecida Carleto (Escola de Educa??o B?sica da UFU _ ESEBA).

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                 S?­labas

                                                 REGISTRANDO NOSSAS DESCOBERTAS SOBRE DIVIS?O SIL?BICA       

Hoje nossa professora trouxe algumas partes de palavras recortadas.

Ela deu v?rias partes para cada um de n?s. Dever?amos escrever palavras utilizando essas partes.

Depois que escrevemos, ela nos perguntou o que descobrimos com a atividade que nos foi proposta.

Chegamos ? conclus?o que cada pedacinho se chamava s?laba, ou seja, cada uma das partes de uma palavra pronunciada em uma ?nica emiss?o de voz.

As palavras que escrevemos e como as separamos em s?labas:

Anel- a- nel

Passarinho- pas ?sa- ri- nho

Sol- sol

Macaco- ma- ca- co

Liquidificador- li ? qui ? di- fi- ca- dor   

Ainda descobrimos que quando as palavras s?o separadas em s?labas elas recebem nomes. Assim, as palavras acima s?o assim classificadas:

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Uma s?laba

Duas s?labas

Tr?s s?labas

Quatro ou mais s?labas

sol

a- nel  

ma- ca- co

pas ?sa- ri- nho

li ? qui ? di- fi- ca- dor

monoss?laba

diss?laba

trisss?laba

poliss?laba

?

5? Atividade: aproximadamente de 60 minutos

S??LABAS 

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Professor, utilizando os laptops, pe?a aos alunos para acessarem os s?tios abaixo, para assistirem aos v?deos sobre s?laba e tamb?m realizarem alguns jogos com a referida tem?tica. Veja o caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

Para assistirem aos v?deos sobre a tem?tica sugerimos os s?tios:

http://www.youtube.com/watch?v=SuJRcFFZUTA&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=QL9TeFczhvo&feature=related

Nos s?tios abaixo voc? encontrar? jogos para trabalhar separa??o de s?labas e classifica??o:

http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-2.htm

http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-1.htm

http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-3.htm

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=576   (Acesso 02/05/2011)

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Ao terminarem de assistir ao v?deo e realizar os jogos indague os alunos sobre o que foi poss?vel aprender com cada um deles.

Recursos Complementares

Nos s?tios abaixo ? poss?vel ter outras informa??es sobre s?laba, divis?o sil?bica e classifica??o quanto ao n?mero de s?labas. http://www.graudez.com.br/portugues/ch01s05.html

http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=divisao&page=present  

http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas2.html

http://www.escolakids.com/como-as-silabas-se-separam.htm

http://www.escolakids.com/o-numero-de-silabas-das-palavras.htm

Para os alunos que conhecem e utilizam as terminologias d?grafos, tritongos, ditongos, hiatos, prefixo, indicamos http://www.youtube.com/watch?v=QL9TeFczhvo&feature=related  (Acesso 02/05/2011)

Avaliação

Professor, avalie a turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de: compreender a fun??o da divis?o sil?bica; construir os conceitos de letra e de s?laba; separar as s?labas corretamente e classificar as palavras quanto ao n?mero de s?labas. ? importante que seja verificada a intera??o entre os pares durante a realiza??o das atividades l?dicas que foram desenvolvidas e tamb?m se os alunos aprimoraram a aten??o ao utilizarem seus laptops.