Luciana Soares Muniz, ELIANA APARECIDA CARLETO, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
| Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
? necess?rio que o aluno: esteja no n?vel sil?bico alfab?tico da escrita; seja capaz de reconhecer numerais de 1 a 100, bem como a quantidade que cada numeral representa. Al?m disto, ? fundamental que o aluno tenha no??es b?sicas sobre a utiliza??o dos programas Mozilla Firefox e KWord do Projeto UCA.
Professor, esta aula poder? ser trabalhada em diferentes s?ries do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o n?vel de conhecimento dos alunos. Para realiza??o da mesma ser?o necess?rios: um espa?o amplo no qual ser?o dispostos os alvos de letras, saquinhos do tipo baliza, alfabeto m?vel - no m?nimo seis de cada letra, l?pis, borracha e folhas de papel em branco para o registro das letras acertadas e palavras formadas.
Para realiza??o dessa atividade providencie tamb?m 26 alvos (latinhas ou caixinhas com bocas largas, com as letras do alfabeto, coladas ou pintadas do lado de fora), 15 saquinhos do tipo baliza ou pedrinhas, alfabetos m?veis (feito de madeira, cartolina ou E.V.A - esp?cie de borracha colorida, vendida aos metros em lojas de artefatos de couro, ou em folhas nas papelarias e lojas de pre?o ?nico). Veja como fiz:
Saquinhos do tipo baliza Alvo de letras Caixa de letras
?
Letras que o grupo1 conseguiu acertar Algumas palavras escritas pelo grupo1 (Acervo da autora)
?
?
1? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, solicite que os alunos utilizem seus laptops para realizarem algumas atividades sobre forma??o de palavras. Para isto, dever?o abrir o programa Mozilla Firefox [Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox] e entrar nos s?tios:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=102
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=105
http://www.playkidsgames.com/games/letterFire/lfireX.htm
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/sa/sa_se_si.htm
http://www.fulano.com.br/Scripts/JogosOnline/Letroca/LeTrocaAbertura.asp
(Acesso 03/05/2011)
?
Durante a atividade participe com os alunos nos diferentes jogos, dialogando sobre: os passos que est?o utilizando para resolverem os desafios propostos, as facilidades e as dificuldades que est?o encontrando. Observe a utiliza??o dos laptops, verifique se est?o apresentando dificuldades em utilizarem as ferramentas, seja mediador quando se fizer necess?rio.
Ao final desta atividade fa?a uma avalia??o oral: o que voc?s acharam desta atividade? Foi dif?cil realiz?-la?
?
2? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, convide os alunos para participarem de uma atividade l?dica cujo objetivo ? formar palavras a partir das letras do alfabeto.
Primeiramente fa?a um sorteio para organiza??o dos grupos. Por exemplo: cada aluno pega um n?mero que dever? estar numa caixinha, dentro dela dever? ter cinco n?meros 1, cinco n?meros 2, cinco n?meros 3, cinco n?meros 4 e cinco n?meros 5. Forme grupos de 05 elementos, todos os n?meros iguais se agrupam formando uma ?nica equipe, ou seja, todos os alunos que pegaram o n?mero 1 dever?o se agrupar e formar um ?nico grupo. Os demais grupos tamb?m dever?o ser formados seguindo esta mesma instru??o.
Ap?s a realiza??o do sorteio o 1? grupo fica atr?s de uma linha marcada no ch?o, enquanto os demais grupos aguardam sua vez de jogar.
Cada participante recebe 03 saquinhos do tipo baliza e ao sinal dado pelo professor, arremessam dentro do alvo de sua prefer?ncia. Os saquinhos que caem fora das caixas, n?o podem ser recuperados e cada acerto vale uma letra correspondente no alfabeto m?vel. Terminados os arremessos, cada grupo se re?ne para formar palavras com as letras conquistadas, escrevendo-as em uma folha de papel em branco. Ao terminar de escrever uma palavra podem desfaz?-la e utilizar as letras utilizadas para escrever novas palavras.
Depois do relato dos alunos que j? formaram todas as palavras poss?veis, volte para sala de aula e solicite ? um elemento de cada grupo, que escreva na lousa as palavras formadas pelo grupo. Neste momento, todos os elementos dos diferentes grupos dever?o verificar se as palavras fazem parte da L?ngua Portuguesa e se est?o escritas corretamente, se necess?rio podem recorrer ao dicion?rio.
?
Explicando a atividade para os alunos:
__ Quais s?o as letras do nosso alfabeto? Qual ? a quantidade de letras?
Vamos ver se voc?s conseguem escrever v?rias palavras utilizando as letras de nosso alfabeto. Para isto voc?s dever?o acertar alguns alvos de letras, veja como eles s?o (apresente aos alunos os alvos de letras que voc? preparou). Ent?o, em cada alvo ter? uma letra do nosso alfabeto as quais voc?s dever?o acertar.
Cada um de voc?s receber? tr?s saquinhos que em sua vez de jogar dever? acertar as caixas com as letras desejadas (apresente os saquinhos que voc? providenciou). N?o se esque?am: usamos vogais e consoantes para escrevermos as palavras. Respondam: quantas s?o as vogais? Quais s?o elas? E as consoantes, quantas s?o? Quais s?o elas?
Ent?o, fiquem atentos, observem bem as letras que ir?o tentar acertar. N?o se preocupem, os elementos do grupo poder?o acertar as mesmas letras. Voc?s dever?o montar palavras com as letras que acertarem. Quando terminarem de jogar, voc?s dever?o escrever todas as palavras poss?veis com as letras conseguidas, em caso de d?vidas, podem consultar o dicion?rio.
Primeiramente dever?o juntar todas as letras que seu grupo conseguir acertar e em seguida dever?o montar as palavras com estas letras. Depois dever?o escrever as letras que acertaram e as palavras que formaram em uma folha que vou lhes entregar. N?o poder?o escrever repetindo a mesma letra em uma ?nica palavra, a n?o ser que seu grupo tenha a letra repetida.
Ao terminarem de escrever uma palavra voc?s poder?o desfaz?-la e utilizarem estas mesmas letras para escreverem novas palavras.
Ao final cada grupo ir? at? a lousa e escrever? as palavras que formaram, os demais colegas e o professor v?o verificar se as palavras fazem parte da L?ngua Portuguesa e se est?o escritas corretamente.
Utilizaremos as palavras dos diferentes grupos para fixarmos conte?dos de L?ngua Portuguesa e Matem?tica. Alguma d?vida? Prontos? Vamos come?ar?
?
3? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Registrando
Professor, utilize o editor de textos do laptop para a constru??o do registro da primeira aula. O aluno dever? utilizar o seguinte procedimento:KWord [Metasys> Aplicativos> Acess?rios> Novos Aplicativos> Processador de Textos]. Se necess?rio fa?a o registro em mais de uma atividade.
Registro da primeira aula
Pe?a aos alunos que insiram uma imagem que represente a atividade realizada. Solicite que abram a p?gina do Google www.google.com.br , por meio do programa [Mozilla Firefox] e procurem por imagens que indiquem atividades l?dicas com letras. Isto pode ser realizado inserindo o termo de pesquisa "jogos com letras? ou ?atividades l?dicas com caixas de letras" e clicando no link "Imagens". Ap?s a sele??o da imagem instrua-os a copiar e colar em seu texto, n?o se esque?a de informar que dever?o registrar a fonte da imagem.
?
?
Oba! Hoje realizamos um jogo com letras!
Hoje fizemos um jogo, veja minha equipe, as instru??es e minha opini?o sobre a atividade realizada.
Nome do jogo: Alvo de letras
Elementos do meu grupo: eu, ______, ________, ________ e _______.
Relat?rio
Para realizarmos o jogo fizemos sorteio de n?meros para ver quem comporia cada grupo. Cada aluno pegou um n?mero que estava numa caixinha, l? dentro tinha cinco n?meros 1, cinco n?meros 2, cinco n?meros 3, cinco n?meros 4 e cinco n?meros 5. Formamos grupos de 05 elementos, todos os n?meros iguais se agruparam formando um ?nico grupo.
O 1o grupo ficou atr?s de uma linha marcada no ch?o para iniciar o jogo enquanto que os demais grupos ficaram observando como era realizada cada jogada. Cada participante recebeu 03 saquinhos do tipo baliza e ao sinal da professora, arremessamos dentro do alvo de nossa prefer?ncia.
Os saquinhos que ca?ram fora da caixa, n?o puderam ser recuperados e cada acerto valeu uma letra correspondente no alfabeto m?vel.
Terminados os arremessos, cada grupo se reuniu para formar palavras com as letras conquistadas, escrevendo-as em seguida numa folha de papel em branco que cada um recebeu.
Optamos por pontuar: 1 ponto para cada letra obtida pelo grupo nos arremessos e 5 para cada palavra escrita corretamente, n?o havendo limite para quantidade de pontos.
Quando t?nhamos d?vidas ao escrever as palavras, pergunt?vamos ? professora ou consult?vamos o dicion?rio.
Minha opini?o sobre esta atividade: ............................., porque.....................
?
Professor, ao final do trabalho converse com os alunos sobre: o que aprenderam, o que gostaram, o que n?o foi bom e se tiveram alguma dificuldade na realiza??o da atividade.
O relat?rio poder? ser uma produ??o coletiva, como a sugerida acima, ou uma produ??o individual.
A opini?o registrada no final dever? ser elaborada individualmente.
Professor, ao finalizar o relat?rio providencie uma c?pia impressa do texto de cada aluno. ? importante observar a fonte e o tamanho, a fim de que n?o tenha muito gasto com impress?o e papel.
?
4? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Registro da segunda aula
Professor, antes de iniciar esta atividade entregue para cada aluno a impress?o de seu texto, pe?a que o recorte e cole no caderno de L?ngua Portuguesa. Logo ap?s, solicite aos alunos, que fa?am uma leitura coletiva, reforce a import?ncia de observarem a pontua??o para que todos leiam juntos.
Ap?s a leitura, registre as atividades propostas abaixo, na lousa e instrua os alunos a copiarem.
?
Pensando no jogo realizado na aula anterior...
Consultando os registros feitos na primeira aula sobreo jogo "Alvo de Letras", fa?a o que se pede:
a) Escreva as letras que seu grupo conseguiu acertar e em seguida as palavras formadas.
b) Organize as palavras formadas em ordem alfab?tica.
c) Escolha tr?s palavras e crie uma frase para cada uma delas. Utilize a seguinte pontua??o: ponto final, ponto exclama??o e ponto de interroga??o.
?
d) Responda:
. Das palavras formadas, quais podem ser escritas no diminutivo e no aumentativo? Escreva-as.
. Dessas palavras quais s?o: monoss?labas, diss?labas, triss?labas, poliss?labas? Escreva-as. (Se necess?rio fa?a uma revis?o oral sobre este tema: Como fazer para descobrir se uma palavra ? monoss?laba, diss?laba, triss?laba e poliss?laba?).
e) Produza um desenho que retrate a atividade ?Alvo de letras? e em seguida elabore algumas frases que indiquem sua opini?o sobre a mesma.
?
5? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
?
Registro no caderno de Matem?tica
?
Professor, utilize a atividade para trabalhar conte?dos de Matem?tica, registre no caderno:
Pensando no jogo "Alvo de Letras", fa?a com aten??o as atividades abaixo:
1) Preencha a tabela com as informa??es de cada grupo: (Cada grupo dita a quantidade de letras e palavras que conseguiram acertar no alvo para completar a tabela. Professor, escreva a tabela com os resultados, veja o exemplo):
|
Equipes |
N?mero de letras |
N?mero de palavras |
|
1 |
8 |
10 |
|
2 |
12 |
11 |
|
3 |
9 |
12 |
|
4 |
11 |
14 |
|
5 |
10 |
8 |
2) Responda de acordo com a tabela:
a) Que equipe escreveu mais palavras?
b) Que equipe escreveu menos palavras?
c) Qual ? a diferen?a entre a equipe que formou mais palavras e a que formou menos palavras?
d) Qual ? a quantidade de letras que todas as equipes formaram juntas?
e) Que equipe acertou o n?mero de letras que ? o dobro de seis?
f) Que equipe formou o n?mero de palavras que ? a metade de 28?
g) Quantas letras as equipes formaram ao todo?
h) Quantas palavras as equipes escreveram ao todo?
i) Na sequ?ncia num?rica, quais os n?meros da tabela que est?o entre o 10 e 14?
j) Qual a soma de todos os n?meros pares que foram descritos na tabela?
?
3) Escreva os n?meros de letras acertadas colocando-os em ordem crescente e em seguida escreva-os por extenso:
?
4) Escreva por extenso todos os n?meros pares.
?
Sugest?o de varia??es para o desenvolvimento da aula
Os alvos podem ser usados para realizar outros tipos de atividades, por exemplo, de um lado poder? ter as letras do alfabeto e do outro opera??es matem?ticas, n?meros, ou situa??es problemas que o grupo ir? resolver ap?s jogar todos os saquinhos. Tamb?m poder?o ser utilizados conte?dos de Geografia, Ci?ncias, Hist?ria, Ingl?s, dentre outros. Ao optar por ter mais de um conte?do ? L?ngua Portuguesa de um lado e Matem?tica de outro ? quando acertar o alvo, cada participante dever? registrar em uma folha os dados contidos na caixinha. Ao trabalhar L?ngua Portuguesa utilize os registros deste conte?do e quando for Matem?tica utilize o conte?do referente a esta disciplina. Se preferir, pontue, por exemplo: 1 ponto para cada letra obtida pelo grupo nos arremessos e 5 para cada palavra escrita corretamente (se fizer esta op??o n?o se esque?a de respaldar a import?ncia do ganhar e perder).
Observa??o
Professor, o importante no ensino de crian?as ? a ?nfase e a adapta??o das atividades, bem como a combina??o pr?via das regras de cada uma delas. Ao tomar a decis?o de estruturar um jogo, ? necess?rio familiarizar-se com ele, ou seja, ? preciso conhec?-l o, saber qual/ais objetivo/s pretende-se ao jogar, que tipo de material ser? utilizado, qual ser? o espa?o f?sico, tempo de dura??o e verifica??o do n?vel de complexidade do jogo. ? fundamental que se fa?a uma an?lise dos participantes: idade, facilidades, dificuldades, cultura, meio social, interesses, n?vel escolar; prever resultados diversos; colocar-se no lugar dos participantes; calcular jogadas; dentre outros.
Foto 1 Foto 2
Fotos 1 e 2- Jogo Alvo de Letras: acertando o alvo com letras. Atividade realizada com alunos do 3? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.
Acervo da autora.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=134
http://inf.unisul.br/~lpu/inclusaodigital/vogais/index.htm
http://www.redescola.com.br/software/uappr066/uappr066.swf
http://www.krafthaus.com.br/arie/arie_na_escola.htm (Acesso 03/05/2011)
Professor, ? importante que avalie seus alunos constantemente, para que possa sanar diferentes d?vidas e mediar a aprendizagem. Ao registrar, no caderno, a atividade realizada o aluno dar? ind?cios se gostou ou n?o de realiz?-la. Ir? demonstrar desgosto ou prazer ao escrever e resolver as diversas situa??es elaboradas pelo professor. Ser? poss?vel tamb?m perceber qual o conhecimento constru?do durante o desenvolvimento da mesma, uma vez que ao realizar a atividade o professor dever? planejar cada passo, objetivos e conte?dos que ser?o contemplados. Quando o aluno registra sua opini?o sobre a atividade, ele apresenta subs?dios para an?lise do professor frente ao que foi planejado por ele.
Observe se durante a atividade os alunos conseguiram: empregar os conhecimentos pr?vios sobre ordem alfab?tica; ampliar os conhecimentos lingu?sticos; demonstrar ter orienta??o espacial e rapidez de racioc?nio; desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupo; empregar sinais de pontua??o adequados na forma??o de frases; usar a sequ?ncia num?rica e utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando a constru??o de conhecimentos novos relativos ao tema da aula.