Portal do Professor

Início do Conteúdo

Rela??es sociais no Brasil Col?nia- UCA

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender as diferentes trocas culturais entre brancos e escravos na sociedade colonial brasileira;  
  • Compreender como se deu a miscigena??o da popula??o brasileira;
  • Identificar o sincretismo religioso na cultura de origem africana.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estas aulas ser? necess?rio que o aluno tenha alguma compreens?o sobre: Tr?fico Negreiro, Escravid?o e  Sistema Colonial brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.

Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.

?

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o

?

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

?

uca eseba

ATIVIDADE 1: TROCAS CULTURAIS NA SOCIEDADE COLONIAL BRASILEIRA

?

Professor, a matriz africana teve um papel importante na forma??o e delineamento da identidade cultural afro-brasileira. Desta forma, o texto abaixo, proposto para esta aula,  apresenta a influ?ncia cultural dos africanos no Brasil,  evidente, principalmente, na culin?ria, dan?a, religi?o, m?sica e l?ngua. No texto s?o feitas refer?ncias a v?rios autores renomados que trataram da tem?tica, como Gilberto Freyre e Ronaldo Vainfas.

?

TEXTO:  A INFLU?NCIA AFRICANA NO PROCESSO DE FORMA??O DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

"O escravo africano era um elemento de suma import?ncia no campo econ?mico do per?odo colonial sendo considerado "as m?os e os p?s dos senhores de engenho porque sem eles no Brasil n?o ? poss?vel fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente" (ANTONIL, 1982, p.89). Contudo, a contribui??o africana no per?odo colonial foi muito al?m do campo econ?mico, uma vez que, os escravos souberem reviver suas culturas de origem e recriarem novas pr?ticas culturais atrav?s do contato com outras culturas."'

"Sobre a influ?ncia africana Freyre (2001, p. 343) destaca que:

Quantas "m?es-pretas", amas de leite, negras cozinheiras e quitandeiras influenciaram crian?as e adultos brancos (negros e mesti?os tamb?m), no campo e nas ?reas urbanas, com suas hist?rias, com suas mem?rias, com suas pr?ticas religiosas, seus h?bitos e seus conhecimentos t?cnicos? Medos, verdades, cuidados, forma de organiza??o social e sentimentos, senso do que ? certo e do que ? errado, valores culturais, escolhas gastron?micas, indument?rias e linguagem, tudo isso conformou-se no contato cotidiano desenvolvido entre brancos, negros, ind?genas e mesti?os na Col?nia."

?

Texto dispon?vel na ?ntegra em : http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_17310/artigo_sobre_a_influ%C3%8Ancia_africana_no_processo_de_forma%C3%87%C3%83o_da_cultura_afro-brasilei .Acesso em 13 de maio de 2011.

?

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem o site indicado e fa?am a leitura do texto, na ?ntegra.

2- Promova um debate entre os alunos ap?s leitura do texto, partindo do seguinte questionamento:  Por que, para Freyre, a nossa heran?a cultural africana ? vis?vel no jeito de andar e falar do brasileiro?

3- Sugira aos alunos que se separem em quatro grupos e proponha uma pesquisa. Cada grupo ficar? respons?vel por um aspecto de influ?ncia cultural africana.

Exemplo: Grupo da culin?ria; Grupo da dan?a; Grupo da religi?o; Grupo da m?sica.

4- Feita a separa??o dos grupos e das tem?ticas, a proposta ? que cada grupo crie um v?deo no  WxCam apresentando seu tema , ressaltando a influ?ncia africana e a import?ncia dessa influ?ncia para a forma??o da cultura afro-brasileira;

5- Cada grupo dever? socializar a sua apresenta??o com os demais.

UCA

Professor, oriente os alunos para a produ??o de um v?deo, reunindo todas as tem?ticas trabalhadas, o qual poder? ser apresentado em um intervalo cultural ou em outro momento especial de sua escola.

?

ATIVIDADE 2: MISCIGENA??O - A RA?Z DO POVO BRASILEIRO

?

O texto abaixo explica como ocorreu o processo de miscigena??o no Brasil e deixa claro que, assim como o conceito de ra?a ? amb?guo, conceituar miscigena??o n?o ? uma tarefa simples como se pensa.

?

TEXTO: Os Povos no Brasil - Miscigena??o

"Na hist?ria do Brasil, a ocorr?ncia da mesti?agem ? bastante pronunciada. Esse fato gerou uma identidade nacional singular e um povo marcadamente mesti?o na apar?ncia e na cultura."

"As tr?s ra?as b?sicas formadoras da popula??o brasileira s?o o negro, o europeu e o ?ndio, em graus muito vari?veis de mesti?agem e pureza. ? dif?cil afirmar at? que ponto cada elemento ?tnico era ou n?o previamente mesti?ado.

A miscigena??o no Brasil deu origem a tr?s tipos fundamentais de mesti?o:

Caboclo = branco + ?ndio

Mulato = negro + branco

Cafuzo = ?ndio + negro"

Texto dispon?vel na ?ntegra em: http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/os-povos-no-brasil-miscigenacao . Acesso em 13 de maio de 2011.

?

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem o site indicado e fa?am a leitura do texto, na ?ntegra.

2- Sugira aos alunos que, no KWord, fa?am cinco perguntas referentes ao texto lido e, em duplas, cada aluno tentar? responder as quest?es do outro;

3- Socialize com a turma algumas perguntas e respostas;

4- Ainda em duplas, proponha aos alunos que, no KolourPaint, colem uma imagem pesquisada na internet, a qual, para a dupla, simbolize a miscigena??o. Al?m da imagem colada, abaixo dela dever? vir um slogan criado pela dupla e que contemple o t?tulo o t?tulo ?Miscigena??o: a raiz do povo brasileiro?;

5- Todas as duplas dever?o socializar seus trabalhos com todos da turma;

?

ATIVIDADE 3:  SINCRETISMO - MARCAS DA RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA

?

V?DEO DA M?SICA: Sincretismo Religioso

Musica

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=--INnklDTKk . Acesso em 13 de maio de 2011.

LETRA:Sincretismo Religioso - Martinho da Vila

Sarav?, rapaziada! - Sarav? !
Ax? pra mulherada brasileira! - Ax?!
?ta, povo brasileiro! Miscigenado,
Ecum?nico e religiosamente sincretizado
Ave, ?, ecumenismo! Ave!
Ent?o vamos fazer uma sauda??o ecum?nica
Vamos? Vamos!
Aleluia - aleluia!
Shalom - shalom!
Al Salam Alaikum! - Alaikum Al Salam!
Mucuiu nu Zambi - Mucuiu!
?, ?, todos os povos s?o filhos do senhor!
Deus est? em todo lugar. Nas m?os que criam, nas bocas que cantam, nos corpos que dan?am, nas rela??es amorosas, no lazer sadio, no trabalho honesto.
Onde est? Deus? - Em todo lugar!
Olorum, Jeov?, Oxal?, Alah, N`Zambi. . . Jesus!
E o esp?rito Santo? ? Deus!
Salve sincretismo religioso! - Salve!
Quem ? Omulu, gente? - S?o L?zaro!
Ians?? - Santa B?rbara!
Ogum? - S?o Jorge!
Xang?? - S?o Jer?nimo!
Oxossi? - S?o Sebasti?o!
Aiok?, Ina?, Kianda - Iemanj?!
Viva a no Nossa Senhora Aparecida! - Padroeira do Brasil!
Iemanj?, Iemanj?, Iemanj?, Iemanj?
S?o Cosme, Dami?o, Doum, Crispim, Crispiniano, Radiema. . .
? tudo Er? - Ibeijada
Salve as crian?as! - Salve!
Ax? pra todo mundo, ax?
Muito ax?, muito ax?
Muito ax?, pra todo mundo ax?
Muito ax?, muito ax?
Muito ax?, pra todo mundo ax?
Energia, Sarav?, Aleluia, Shalom,
Amandla, caninambo! - Banzai!
Na f? de Zambi - Na paz do senhor, Am?m

Dispon?vel letra e m?sica em: http://letras.terra.com.br/martinho-da-vila/311204/

?

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem o site no qual est?o dispon?veis a letra e a m?sica de Martinho da Vila, denominada ?Sincretismo Religioso? e que fa?am a audi??o atenta da can??o.

2- Partindo da letra da m?sica, pergunte aos alunos:

a) O que voc?s entenderam como sincretismo religioso?

b) Em sua opini?o, existe no Brasil este sincretismo religioso?

3-  O sincretismo religioso pode ser entendido na associa??o de duas religi?es em um ?nico culto, com suas simbologias e doutrinas. Podemos afirmar que o sincretismo religioso nasceu principalmente nas senzalas onde os escravos continuavam a cultuar seus orix?s usando imagens cat?licas. Sendo assim, pe?a aos alunos que, em grupos de at? quatro alunos, fa?am uma pesquisa buscando os representantes de santos e santas cat?licos nos orix?s dos escravos. Exemplo: Oxal? era representado por Jesus Cristo; depois os grupos ter?o que montar imagens e textos, no KPresenter, apresentando os resultados de suas pesquisas.

?

UCA

Sugest?o de sites para a pesquisa:

O Sincretismo Cat?lico - Umbanda - Dispon?vel em: http://www.umbandamenor.kit.net/sincretismo.htm

Sincretismo - Dispon?vel em: http://povodearuanda.wordpress.com/2007/02/06/sincretismo-estudo/

Sites acessados em 13 de maio de 2011.

4- Todas as apresenta??es dever?o ser socializadas com todos da turma;

5- Sugira aos alunos que imprimam suas apresenta??es e que, de seus slides, fa?am cartazes para serem colocados em toda  a escola, promovendo o respeito a todas as manifesta??es religiosas.

Recursos Complementares

Sugest?es de leituras para professores e alunos:

A Sociedade Colonial - Escravid?o e Diversidade Cultural. Dispon?vel  em : http://www.acervoescolar.com.br/index.php?ind=reviews&op=entry_view&iden=189

Sincretismo afro-cat?lico no Brasil: li??es de um povo em ex?lio. Dispon?vel em: http://www.pucsp.br/rever/rv3_2002/p_soares.pdf

 Blog sobre a ?frica. Uma iniciativa do Portal do Professor. Dispon?vel em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/

?

V?deos que os alunos e professores podem acessar para aprofundamento das quest?es propostas nesta aula:

500 ANOS O BRASIL - GENTE COLONIAL EP. 01. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jff_U4Fcn6k

500 ANOS O BRASIL - DOS GRILH?ES AO QUILOMBO - EP. 04. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=_94ZWfGlbv0

?

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

Ra?zes Africanas na identidade brasileira - contribui??es dos povos angolanos. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25225

?frica e Brasil - la?os atrav?s da religiosidade. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25186

Todos os sites foram acessados em 13 de maio de 2011.

Avaliação

 A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: leitura e interpreta??o de texto, resolu??o de question?rios, cria??o de imagens com slogan, pesquisas, apresenta??es em slides e v?deos e confec??o de mural.