Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que s?o Fen?menos Qu?micos? - UCA

Autor e Co-autor(es)

Lindomar de Oliveira Untaler imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M. G. Fernandes, L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Realizar experimento para observa??o do fen?meno qu?mico.
  •  Distinguir um fen?meno qu?mico de um fen?meno f?sico.
  • Compreender a import?ncia de estudar os fen?menos  qu?micos.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que o aluno tenha conhecimento pr?vio da introdu??o do ensino da qu?mica.

Estratégias e recursos da aula

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multim?dia -> WxCam

 

Fen?menos Qu?micos

?

No fen?meno qu?mico, a composi??o da mat?ria ? alterada, sua composi??o antes de ocorrer o fen?meno ? totalmente diferente da que resulta no final.
Exemplos de fen?menos qu?micos s?o.
? Um papel que ? queimado.
? Uma palhinha de a?o que enferruja.
? O vinho que ? transformado em vinagre pela a??o da bact?ria Acetobacter aceti.
? O leite que ? transformado em coalhada pela a a??o dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus themophilus.


Todo fen?meno qu?mico ocorre acompanhado de uma varia??o de energia, ou melhor, a transforma??o na composi??o da mat?ria implica necessariamente uma libera??o ou absor??o de energia.

Dispon?vel em http://www.escolas-cursos.com/fenomenos%20quimicos.html

 

Para iniciar a aula o professor dever? pedir aos alunos que individualmente ligue seu laptop e conecte-se a internet. Por meio do seguinte comando  Iniciar -> Aplicativos -> Internet, os alunos dever?o acessar a v?deo aula "Fen?menos F?sicos e Qu?micos" do professor Maur?cio Monteiro, o endere?o da v?deo aula est? dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=Cs3M8JE3A9g . Ap?s assistir a v?deo aula, o professor dever? iniciar uma discuss?o envolvendo toda a sala, e a partir da? muitas d?vidas e curiosidades poder?o aparecer, assim, o professor dever? responder e sanar todas as d?vidas que surgir na sala de aula.

   http://www.youtube.com/watch?v=Cs3M8JE3A9g 

  Marcador atividade 1

Professor promova a constru??o de jogos educativos com os alunos para melhorarem o entendimento dos estudantes em rela??o ao conte?do proposto e principalmente a sua intera??o. Por meio dos jogos os alunos podem aprender brincando, os jogos possuem de alguma forma a expans?o do conhecimento e aumento do racioc?nio l?gico. Esses jogos ou brincadeiras podem constituir um instrumento ou estrat?gia que contribua e estimule a aprendizagem. Esta atividade dever? ser realizada em grupo de 4 alunos. Para come?ar o professor dever? entregar revistas que podem ser recortadas (o professor poder? pedir aos alunos que tragam de casa) para cada grupo. Os alunos dever?o recortar figuras que de alguma forma representem o fen?meno qu?mico, essas imagens dever?o ser coladas em uma cartolina e no verso da cartolina dever? ser escrito o nome fen?meno qu?mico, pois em outra aula, iremos selecionar os materiais do fen?meno f?sico (pois este material poder? ficar para o professor, para que em outros momentos possa trabalhar com outras turmas). Cada grupo dever? selecionar 10 imagens, pois assim na pr?xima aula os grupos poder?o trocar as imagens e discutir entre os colegas o motivo que o grupo anterior relacionou esta imagem com o conceito do fen?meno qu?mico.

Obs.: Antes da troca do material o professor dever? conferir todas as figuras, para n?o haver erros.

Ap?s a troca do material cada grupo dever? pesquisar  na internet utilizando o laptop a explica??o de cada figura que o grupo recebeu. Aten??o, o aluno dever? focar na rea??o qu?mica que est? visivelmente expl?cita na imagem, pois, geralmente um fen?meno qu?mico n?o ocorre isoladamente.

Exemplo: Um grupo recebeu a seguinte imagem:

Imagem dispon?vel em http://lh5.ggpht.com/_oAhp5g1T7MM/SrJ-utcA13I/AAAAAAAAA-I/imAGgwxDdLw/Carro%20poluente_thumb%5B1%5D.jpg

Nesta imagem podemos observar o escapamento de um carro emitindo g?s carb?nico (CO2) na atmosfera, neste sentido o grupo dever? explicar a queima do combust?vel que provocou a libera??o da fuma?a, alterando assim a mat?ria e a forma f?sica, n?o podendo voltar ao estado anterior.

Para entender melhor acesse o site  http://professormarcello.com/index.php?option=com_content&task=view&id=457&Itemid=51

Para finalizar, os alunos dever?o elaborar um quadro utilizando o aplicativo do laptop Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord] como sugere abaixo e enviar para o e-mail do professor as considera??es do grupo sobre os fen?menos que est?o ocorrendo em cada imagem. O professor dever? avaliar as considera??es e retornar para os alunos com as devidas corre??es. Se quiser o professor poder? combinar com os grupos para fazer uma apresenta??o de cada quadro em sala de aula. 

Quadro:

N? Imagem Considera??es do grupo sobre o fen?meno qu?mico visualizado na imagem
1 ? ?
2 ? ?
3 ? ?
4 ? ?
5 ? ?
6 ? ?
7 ? ?
8 ? ?
9 ? ?
10 ? ?

 Marcador atividade 2

Esta atividade envolve hist?rias em quadrinhos que ? uma ?tima estrat?gia de ensino para abordar um determinado assunto, al?m de facilitar dois tipos de linguagem que ? a escrita e a visual. A hist?ria em quadrinho utilizado como recurso pedag?gico ? uma ?tima op??o para inserir um conte?do em sala, pois, os quadrinhos ? uma linguagem de f?cil entendimento, divertida e estimulante. Com isso, vamos utilizar a hist?ria em quadrinho como uma ferramenta e/ou estrat?gia de ensino para abordar o assunto fen?meno qu?mico.

Ent?o, para come?ar a realizar a atividade ? simples, o professor dever? propor aos alunos que acessem o endere?o da imagem dispon?vel e visualizem o quadrinho abaixo. Logo ap?s a observa??o, cada aluno dever? construir uma hist?ria em quadrinhos explicando um fen?meno qu?mico, o quadrinho de exemplo poder? ser refer?ncia, por?m ? importante que os alunos utilizem a criatividade e construa outra historinha que exemplifique outro fen?meno qu?mico, que n?o seja a queima do palito de f?sforo. Ao final do desenho, os alunos dever?o scannear ? historinha e enviar por email para o professor, assim, o professor poder? fazer as devidas corre??es se necess?rio. O professor poder? propor aos alunos uma exposi??o com as historinhas criadas pelos alunos focando na proposta do estudo dos fen?menos qu?micos. Al?m de ser uma atividade divertida, o aluno poder? expor a sua criatividade e criticidade na elabora??o dos desenhos e com isso poder? revelar outras caracter?sticas que at? ent?o estava escondida tanto para o aluno quanto para o professor.

Exemplo de historinha em quadrinhos dispon?vel em http://3.bp.blogspot.com/_c6O6g-8NzfU/S6vBb6XmZYI/AAAAAAAAABc/h4QItK_k3mM/s1600/quimica0011.jpg

Marcador atividade 3

 Professor, para realizar esta atividade os alunos dever?o estar em grupos. Esta atividade visa trabalhar a percep??o do aluno, ? importante que os alunos visualizem as imagens que est?o dispostas no quadro e discutem entre si a seguinte pergunta: Qual o fen?meno qu?mico que est? visivelmente acontecendo na imagem e como este fen?meno ocorre?

?  Imagem  Explica??o sobre o fen?meno qu?mico que est? acontecendo na imagem ao lado
 1 ?
 2 ?
 3 ?
 4   ?
 5   ?
 6   ?

 Imagem 1 dispon?vel em http://www.megasena.blogger.com.br/fusca%20podre%20e%20enferrujado.jpg

Imagem 2 dispon?vel em http://caio.ueberalles.net/fotos/festa_junina_2006/fogueira_6.png

Imagem 3 dispon?vel em http://acaogospel.com.br/portal/wp-content/plugins/wp-o-matic/cache/34750_sonrisal-201x300.jpg

Imagem 4 dispon?vel em http://4.bp.blogspot.com/_oOPUdVU7gEs/TRueKPyK2EI/AAAAAAAABnc/I4DPbJgN8fk/s1600/fogos_de_artificio-11119.jpg

Imagem 5 dispon?vel em http://2.bp.blogspot.com/_0xylsX3RxtM/SNTsW_E0u6I/AAAAAAAAAMQ/qnjYt9__HIw/s400/fosforo.jpg

Imagem 6 dispon?vel em http://1.bp.blogspot.com/_pYnQd_clegc/Rr-6fpNxNzI/AAAAAAAAAAc/wT-5dM33YkE/S660/vinho.JPG

?

Sugest?o de leitura:

?

Autor: Ant?nio Acleto Ronnie R. Campos

Livro dispon?vel gratuitamente em http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/experimentos/experimentos.html

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o do conte?do poder? ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poder?o ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discuss?es sobre as situa??es apresentadas, a partir das contribui??es e solicita??es individuais ou do grupo como um todo, na resolu??o dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participa??o em todo o desenvolvimento da aula. Sendo assim, ? importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elabora??o e participa??o de todas as atividades propostas em sala de aula.

?