Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONSTRUIR A HORTA ? Crian?as ? hora de colocar a m?o na massa.

Autor e Co-autor(es)

Maria Jos? Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porf?rio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Orientar-se por um planejamento pr?vio com a sequ?ncia da atividade;
  • reconhecer as ferramentas de arar a terra e suas finalidades;
  •  sugerir materiais que possam manipular;
  • fofar a terra;  
  • ter no??o da horta como um ecossistema.

Duração das atividades

A atividade dever? ser divida em diferentes momentos com dura??o de 20 a 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vida, vegetais, microorganismos, solo, calor, luz, temperatura.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 ? Construir uma orienta??o para adubar o canteiro

1? momento ?  Listar os materiais que s?o necess?rios ao trabalho na horta, como: enxadas,  p?s, ancinhos, colheres de transplante, marcador de sulco. Inicialmente,  as crian?as fazem uma pesquisa e trazem fotos ou gravuras desses instrumentos, o professor(a) procura brinquedos existentes na escola que possibilitem ?s crian?as estabelecerem rela??es de semelhan?as e diferen?as entre as ferramentas.  Quando as crian?as tiverem acesso a esses brinquedos os transformam em instrumento de trabalho, para fofar o solo, misturar o adubo e preparar o canteiro para plantar. ? preciso colocar luvas nas m?os das crian?as no trabalho com o solo. Como nas fotos que est?o destacadas.

2? momento - ? preciso discutir a sistem?tica do trabalho, assim,  o(a)professor(a) organiza as crian?as em pequenos grupos e os orientam como devem realizar a tarefa de adubar o canteiro, de modo que todas elas tenham oportunidade de participar.  Nessa orienta??o ? combinado o espa?o que cada aluno ocupar? no canteiro e a tarefa que desenvolver?, como:

  •  fofar a terra;
  • colocar o adubo no canteiro;
  • misturar o adubo ao solo do canteiro;
  • regar o solo preparado

 undefined

undefined

Atividade 2 ?  Estabelecer rela??es entre os fen?menos que n?o podem ser visto.

1? momento - A atividade de constru??o da horta desenvolvida pelas crian?as pressup?e a aquisi??o de novos conceitos. Desse modo, o professor deve:

  1. Introduzir o conhecimento necess?riopara as crian?as perceberem:
  • as hortali?as como seres vivos?
  • o canteiro como um sistema, que possibilita as rela??es entre os nutrientes e a sua absor??o pelas hortali?as?
  • a import?ncia de outros elementos como: a ?gua, a temperatura, e a fun??o dos microorganismos na fertiliza??o do solo para ajudar na germina??o das sementes, no nascimento e crescimento das hortali?as e a qualidade para o consumo pelas crian?as e professores da escola.

 

2. Utilizar recursos para as crian?as se apropriarem dos conhecimentos sobre a horta

  • A dramatiza??o ? um recurso muito especial para a turma de 5 anos;
  • A leitura de texto sobre o tema deve abordar os conte?dos de forma acess?vel ?s crian?as;
  • O canteiro com hortali?as deve apresentar as condi??es adequadas a uma analise do que seja esse tipo de cultivo.
  • as imagens utilizadas devem apresentar detalhes que proporcione uma vis?o correta do que seja a horta.

Avaliação

Avaliar o n?vel de familiariza??o das crian?as com o conhecimento da horta, a partir dos seguintes aspectos: 

  •  aquisi??o e desenvolvimento das habilidades  para desenvolverem  atividades pr?ticas na horta de acordo com a orienta??o pr?via;
  •  sequ?ncia??o da experi?ncia e verbaliza??o para o grupo;
  •  desenvolvimento de atitudes de coopera??o no trabalho durante a constru??o da horta;
  • amplia??o dos conceitos envolvidos (seres vivos, animais, vegetais, solo, reprodu??o, germina??o, microorganismos, sol, chuva, calor, temperatura),analisar se as crian?as reconhecem novas caracter?sticas de cada conceito destacado.