Raimunda Porf?rio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Vida, vegetais, microorganismos, solo, calor, luz, temperatura.
Atividade 1 ? Construir uma orienta??o para adubar o canteiro
1? momento ? Listar os materiais que s?o necess?rios ao trabalho na horta, como: enxadas, p?s, ancinhos, colheres de transplante, marcador de sulco. Inicialmente, as crian?as fazem uma pesquisa e trazem fotos ou gravuras desses instrumentos, o professor(a) procura brinquedos existentes na escola que possibilitem ?s crian?as estabelecerem rela??es de semelhan?as e diferen?as entre as ferramentas. Quando as crian?as tiverem acesso a esses brinquedos os transformam em instrumento de trabalho, para fofar o solo, misturar o adubo e preparar o canteiro para plantar. ? preciso colocar luvas nas m?os das crian?as no trabalho com o solo. Como nas fotos que est?o destacadas.
2? momento - ? preciso discutir a sistem?tica do trabalho, assim, o(a)professor(a) organiza as crian?as em pequenos grupos e os orientam como devem realizar a tarefa de adubar o canteiro, de modo que todas elas tenham oportunidade de participar. Nessa orienta??o ? combinado o espa?o que cada aluno ocupar? no canteiro e a tarefa que desenvolver?, como:
Atividade 2 ? Estabelecer rela??es entre os fen?menos que n?o podem ser visto.
1? momento - A atividade de constru??o da horta desenvolvida pelas crian?as pressup?e a aquisi??o de novos conceitos. Desse modo, o professor deve:
2. Utilizar recursos para as crian?as se apropriarem dos conhecimentos sobre a horta
Avaliar o n?vel de familiariza??o das crian?as com o conhecimento da horta, a partir dos seguintes aspectos: