Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo meios de transporte terrestres - UCA

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Metodologia de resolu??o de problemas
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

?Identificar meios de transportes terrestres; 

?Realizar pesquisas na web sobre o tema;
?
?Identificar meios de transportes alternativos;
?
?Perceber os meios de transportes alternativos como importantes na redu??o da polui??o do meio ambiente;
?
?Realizar pesquisas abordando as conseq??ncias dos meios de transportes para o meio ambiente;
?
?Socializar hip?teses constru?das sobre os meios de transporte por meio da linguagem oral e escrita;
?
?Construir conhecimentos sobre o tr?nsito;
?
?Confeccionar meios de transportes terrestres para expor na escola.

Duração das atividades

Aproximadamente 360 minutos - seis (6) aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Para a realiza??o dessa aula ? necess?rio que os alunos tenham no??es sobre os meios de transporte terrestres. Os alunos tamb?m precisam ter desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Wxcam e o Kpresenter.

Estratégias e recursos da aula

alunos  

1? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- Introduzindo o tema: meios de transporte terrestres

Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Dialogue com eles sobre os meios de transporte, investigando seus conhecimentos pr?vios. Questione-os sobre:

  • Voc?s moram perto ou longe da escola?
  • Como fazem para chegar at? ela?
  • Para voc?s o que s?o meios de transporte?
  • Quais meios de transporte voc? conhece?
  • Qual a import?ncia deles para as pessoas?
  • E para o meio ambiente, ser? que s?o bons ou ruins?

?

Registre as falas dos alunos em seu di?rio de bordo ou caderno de plano. Ap?s ouvir todos, converse com eles sobre a import?ncia dos meios de transporte terrestres para levar as pessoas de um lugar para o outro, e percorrer longas dist?ncias. Dialogue sobre os benef?cios e os malef?cios dos mesmos para as pessoas e o meio ambiente, e tamb?m sobre a exist?ncia de outros tipos de meios de transporte (aqu?tico e a?reo). Ressalte a import?ncia dos meios de transporte coletivos como uma forma de diminuir a polui??o no planeta.

?

2? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

 menino pesquisa

- Pesquisando em sala: meios de transporte terrestres

Solicite que os alunos utilizem seus laptops, para pesquisar na web imagens e informa??es sobre os meios de transporte terrestres. Ajude-os a selecionar informa??es e realizar leituras sobre o tema. Para tanto, eles devem seguir os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

Sugerimos como alguns itens a serem pesquisados:

  • Como surgiram os primeiros meios de transporte terrestre?
  • Quem os inventou?
  • Para que eles servem?
  • Como eles eram?
  • E agora como eles s?o?
  • Qual sua import?ncia para o homem?
  • Tipos de meios de transporte terrestre;
  • Imagens de meios de transporte terrestre;
  • Dentre outros.

?

Re?na o resultado da pesquisa feita pelos alunos em um pen-drive ou solicite que lhe enviem via e-mail. Depois, imprima e monte com seus alunos, um ?Mural da Pesquisa?, com as descobertas realizadas sobre o tema "meios de transporte" e exponha no corredor ou em um lugar que possa ser apreciado. Lembre-se de identificar no mural: t?tulo do trabalho, objetivo, autores (alunos, turma, professora) e a data de sua realiza??o.

?

3? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- Diferenciando os meios de transporte terrestre dos outros

- Professor, solicite que os alunos utilizem seus  laptops e explore nessa aula alguns v?deos e jogos da web sobre os meios de transporte para que eles possam conhecer melhor e identificar os diferentes tipos. N?o se esque?a de focar nos meios de transporte terrestres. Para tanto, solicite que eles acessem os s?tios seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

Sugest?es de s?tios nos quais voc? poder? explorar v?deos, jogos e atividades sobre os meios de transporte na web:

?

S?tio 1 ? Texto informativo:  http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-transporte.html

?

S?tio 2 - Atividades para serem impressas e realizadas pelos alunos:  http://www.smartkids.com.br/passatempos/meios-de-transporte.html

?

S?tio 3 - Jogos:  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/meios-de-transporte.html

?

S?tio 4 - V?deo: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/meios-de-transporte.html

?

- Realize tamb?m nessa aula, um passeio pelo quarteir?o da escola, e solicite que os alunos utilizem a Wxcam que est? na ?rea de trabalho de seus laptops para fotografarem meios de transporte terrestres que eles identificarem no caminho. Depois, imprima as fotos feitas pelos alunos e solicite que eles colem em seus cadernos.

 menino tarefa  

- Pesquisando com a fam?lia

Solicite que os alunos levem os laptops para casa e pesquisem utilizando a internet, livros ou revistas, as consequ?ncias dos meios de transporte terrestre para o meio ambiente e os meios de transporte alternativos como tentativa de melhoria dessa situa??o. Oriente-os a pedirem ajuda aos pais ou outro respons?vel.

O aluno dever? trazer para a pr?xima aula uma descoberta realizada com a pesquisa. Ele dever? digitar e ilustrar, n?o vale apenas copiar ou recortar as informa??es. A mesma deve ser salva em seu laptop, para ser socializada na pr?xima aula. Lembre-se de orient?-los sobre as autorias, ou seja, todo material apresentado pelo aluno, deve ter a fonte, ou seja, o autor, o local (o s?tio, o nome do livro ou revista), do qual foram extra?das as informa??es. Se for s?tio da internet deve ter tamb?m a data em que foi consultado.

?

4? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- Socializando as descobertas

Professor, nesta atividade os alunos dever?o socializar o resultado da pesquisa realizada em casa com os familiares. Para tanto, eles poder?o levar os laptops para a rodinha, ler o resultado de sua pesquisa e mostrar as imagens encontradas pelos mesmos. Mas, os alunos que pesquisaram em livros e revistas poder?o apresentar seus trabalhos montados em papel.  ? importante que todos participem.

Depois que todos falarem, dialogue com eles sobre como os meios de transporte podem ser prejudiciais ? sa?de e ao meio ambiente, na medida em que emitem gases poluentes que fazem mal a sa?de e poluem o ar aumentando a temperatura do planeta. Dialogue tamb?m sobre os meios de transporte alternativos, e como eles podem auxiliar na redu??o desses gases. Digite as falas dos alunos em seu laptop, pois poder? utiliz?-las na constru??o da apresenta??o seguinte.

Em seguida, re?na as produ??es dos alunos (pesquisas, imagens, e suas falas) em um pen-drive, e convide-os a montar com sua ajuda, uma apresenta??o no Kpresenter. Este trabalho tem por objetivo  divulgar no s?tio de sua escola, o resultado da pesquisa com o intuito de conscientizar os familiares e outras pessoas que visitam o s?tio como os gases emitidos por alguns meios de transporte terrestres podem ser prejudiciais ao meio ambiente, destacando alternativas para atenuar esse problema em nossa cidade e no planeta.

Para montar essa apresenta??o utilize o Kpresenter (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de produtividade> gerador de apresenta??o).

Depois de vincular a apresenta??o ao s?tio da escola, os alunos podem convidar outras crian?as, seus familiares e amigos para acessarem suas descobertas no s?tio da mesma.

Posteriormente, poder?o tamb?m organizar iniciativas e manifestos contra a polui??o do ar, como por exemplo, organizar ?Um dia sem carro?, combinando de utilizarem meios de transporte alternativos ou ainda irem andando para a escola.

?

 5? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- Construindo meios de transporte a partir de sucatas

- Professor, para esta atividade, solicite que os alunos levem para a escola v?rios objetos e materiais como: sucatas (rolos de papel higi?nico, caixas de sapato, tampinhas de garrafa, garrafas de pl?stico descart?veis, bot?es, canudinhos, palitos de picol?, caixa de f?sforos, latinhas), tintas, colas coloridas, cola branca, barbantes, tesouras, dentre outros materiais que quiser utilizar para construir meios de transporte terrestres.

Inicie, conversando com os alunos retomando o que aprenderam at? o momento sobre os meios de transporte terrestres. Depois, organize os alunos em duplas e solicite que cada uma escolha um meio de transporte terrestre para confeccionar, utilizando os diversos materiais que eles trouxeram. Estabele?a regras para organizar o trabalho; os materiais ficar?o expostos em uma mesa grande na sala de aula, para que os alunos possam ter acesso e escolher de acordo com seus crit?rios. Nenhum aluno poder? ir at? a mesa do colega e pegar material sem o consentimento dos colegas. Se for necess?rio, poder?o fazer trocas de materiais.

- Exposi??o

Depois de prontos os meios de transporte terrestres confeccionados pelos alunos, organize com eles uma exposi??o na escola para que outras turmas possam ter acesso as suas produ??es. Para tanto, voc? poder? confeccionar convites com os alunos e solicitar que eles os enviem via e-mail para outras turmas, convidando-as para a exposi??o.

Nestes s?tios voc? encontra imagens e v?deos de meios de transportes confeccionados com sucatas:

?

http://artebugiganga.blogspot.com/2010/10/meios-de-transporte-com-sucata.html

http://www.youtube.com/watch?v=UX2CIgj8mOM 

http://www.youtube.com/watch?v=p5ulE66goz4&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=miYPP3vhgGM&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=q2UeIJVZDW4&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=eJ31daz-1Zo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=uWCj2R29kAQ 

?

6? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- Encena??o do tr?nsito

Professor, para finalizar o trabalho com os meios de transporte terrestres, explore com os alunos na sala de aula o tema tr?nsito. Para tanto, pe?a para que eles acessem os s?tios abaixo utilizando seus laptops seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet).

Nesses s?tios voc? poder? explorar as seguintes atividades:

?

S?tio 1 -  http://www.smartkids.com.br/especiais/transito.html

Voc? encontra textos sobre o tr?nsito, contemplando os seguintes itens: cuidados no tr?nsito, sinaliza??o, tr?nsito e cidadania e tr?nsito e meio ambiente.

?

S?tio 2:  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-transito.html

Voc? poder? explorar com as crian?as um jogo da mem?ria abordando algumas placas de sinaliza??o do tr?nsito.

?

S?tio 3: http://www.smartkids.com.br/passatempos/transito.html

Voc? encontra atividades para imprimir e realizar com os alunos, abordando sinais de tr?nsito e o uso do sinto de seguran?a.

?

Depois de explorar as atividades anteriores com os alunos, leve-os para a quadra de sua escola, e brinque com eles de encenar o tr?nsito. Para tanto, risque no ch?o com giz as ruas e os sinais de tr?nsito. Confeccione placas de sinaliza??o com cartolina, e sem?foros utilizando caixas de sapato e recortes de cartolina em c?rculo nas cores verde, amarelo e vermelho.

Para brincar, divida os alunos para que eles representem: pedestres, motoristas de carro, motoristas de ?nibus, ciclistas, e se quiserem at? mesmo um guarda de tr?nsito. Durante a brincadeira interfira apresentando situa??es-problema que envolvam o respeito ?s leis e sinais de tr?nsito, possibilitando que os alunos as vivenciem. Como por exemplo:

?

  • O sinal ficou vermelho, o que o motorista do carro deve fazer?
  • O sinal abriu, mas ainda tem um pedestre terminando de atravessar a rua. O que fazer para n?o causar um acidente?
  • O menino est? atravessando fora da faixa de pedestre, o que fazer?

?

Depois de brincar, converse com os alunos para verificar se eles compreenderam as leis do tr?nsito e a import?ncia de se respeit?-las. 

Recursos Complementares

Avaliação

?

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos constru?ram conhecimentos relativos aos conte?dos trabalhados, ou seja, se identificaram os meios de transporte terrestres, se perceberam os meios de transporte alternativos como importantes na redu??o da polui??o do ambiente e se constru?ram conhecimentos sobre o tr?nsito. Para que voc? possa utilizar estes dados em seu planejamento, organize registros individuais em que estejam expl?citas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estrat?gias de interven??o.