Portal do Professor

Início do Conteúdo

Monalisa Digital - Releitura

Autor e Co-autor(es)

Meire de Falco Lima imagem do usuário

DOURADOS - MS EM LOIDE BONFIM ANDRADE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer ferramentas digitais de programas ou softwares de desenhos, como o “Tux Paint”, Corel Draw, Paint, Photoshop, entre outros, a história da “Monalisa” e a biografia de Leonardo da Vinci.

Duração das atividades

5 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• É importante que os alunos já tenham conhecimento de trabalhar com o computador e com a internet, que saibam a importância da história da Arte e da obra “Monalisa” de Da Vinci e suas transformações ao longo da história. Também tenham conhecimento sobre o que é uma releitura.

Estratégias e recursos da aula

• Aula 1 – O professor pode iniciar a aula com um texto sobre a história de Monalisa e a biografia de Leonardo da Vinci,com uma leitura dinâmica em sala de aula, destacando os principais fatos no texto e relatando a grande importância do trabalhos de Da Vinci para o Renascimentono, no cadernno. Depois propor para os alunos uma pesquisa na STE sobre o conteúdo.
Dica de site: http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html
http://www.brasilescola.com/artes/mona-lisa.htm

• Aula 2 - Ver o filme ou parte dele: “Leonardo da Vinci” e registrar no caderno o sobre a vida de Leonardo, como ele começou a pintar e  como ele via a pintura? O que era a arte para ele?
 Relacionar sua capacidade de criar e seu amor pela natureza, mesmo sendo uma criança, com a capacidade que as crianças da atualidade também possui. Ressaltar as várias formas de preconceito que ele sofreu para então alcançar o sucesso, etc;

• Aula 3 – Ver os vídeos de leitura e releitura da monalisa feito no Paint e no Photoshop no
You tube e escolher um software de desenho e trabalhar suas ferramentas para conhecê-lo. Neste site podemos trabalhar com “Tux Paint”, encontrado na pagina: http://www.tuxpaint.org/
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=uk2sPl_Z7ZU
http://www.youtube.com/watch?v=pZSW-QNs0Is&feature=fvst
• Aula 4 – Criar uma releitura individual do desenho da Monalisa com outra fisionomia, trabalhando outras etnias,culturas,com visual moderno, atualizado, sem perder a posição e a perspectiva.

• Aula 5 – Terminar a criação e apresentar os trabalhos no data show para ser visualizado por todos.
Anexos:

Recursos Complementares

Cadernos, apostilas, Cd ou Pen drive, Computador, impressora e papel sulfite;

Avaliação

Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico. Verifique a sugestão de atividades.