Portal do Professor

Início do Conteúdo

AULA PASSEIO – Uma estratégia que ajuda na materialização do objeto da aprendizagem

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Orientar-se por um planejamento prévio para participar de uma aula de campo;
  • observar a horta segundo a orientação construída coletivamente em sala de aula;
  • destacar as características de  uma horta organizada por canteiros e ruas;
  • observar os tipos de hortaliças e de adubo utilizado;
  • verificar tipo de irrigação e tirar dúvidas. 

Duração das atividades

A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vida, vegetais, microorganismos, solo, calor, luz, temperatura, adubo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Visita a uma horta construída por profissionais

1º momento -  O (a) professor(a) deve:

  • planejar a aula passeio, envolvendo os pais ou outros profissionais que tenham relação com a escola;
  • participar de situações de ensino-aprendizagem, ajudando as crianças na compreensão do tema estudado.  Para realização da aula passeio, o(a) professor(a) constroi junto com as crianças o roteiro de observação da horta e repassa para o profissional responsável pela orientação no local destinado.

2ª momento – O profissional mostra e explica como se constrói uma horta  e orienta como as crianças devem se movimentar nesse espaço, seguindo a orientação das ruas do canteiro. O(a) professor(a) acompanha o grupo para cuidar e ajudar na elaboração individual e coletiva e muitas vezes para deixar claro o que é necessário, como se observa na galeria de fotos apresentadas.

undefined

undefined

Observação: orientar as crianças para não pegar nas hortaliças, somente com a autorização do responsável.

3 º momento – No final do passeio pode se organizar um lanche bem gostoso com as crianças para confraternizar o momento de alegria e prazer. E no final retoma-se os combinados para o retorno à escola

Avaliação

Nessa atividade será feita uma auto-avaliação pelas crianças, elas dever expressar verbalmente:

  •  o que aprenderam no passeio;
  • o que observaram, descrevendo como é uma horta e como é feito o cultivo de hortaliças e quais as hortaliças que havia na horta;
  • o que tomaram como referência para elaborar os combinados para sair da escola;
  •  o que elas conseguiram cumprir do planejamento prévio (nesse aspecto o(a) professor(a) retoma e vai registrando a fala dos alunos, por escrito e os orientam para desenhar a horta.