Portal do Professor

Início do Conteúdo

A m?sica na alfabetiza??o - UCA

Autor e Co-autor(es)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar ritmos, dan?as e instrumentos populares;
  • Conceber, planejar e elaborar um instrumento musical;
  • Utilizar a m?sica como um g?nero textual;
  • Realizar a releitura de uma m?sica. 

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno  conhe?a alguns instrumentos musicais, a id?ia de m?sica e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,   Krecord,  Wxcam, KolourPaint, e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

1? ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min  

?

APRECIANDO V?RIOS ESTILOS MUSICAIS

Professor, para a realiza??o desta atividade produza com seus alunos  uma pasta de arquivo em seus laptops com um Mix musical contendo v?rios estilos musicais (uma m?sica para cada estilo). Para isto, poder?o  baixar m?sicas na internet escolhidas pelo grupo por meio do Mozilla Firefox. Lembre-se que, somente as m?sicas autorizadas para Dowloand, poder?o ser copiadas. Oriente-os para n?o escolherem m?sicas que n?o condizem com a faixa et?ria, ou seja, que contenham express?es inadequadas.

?

Ap?s esta tarefa, organize a turma para ouvir um pequeno trecho (um minuto) de cada m?sica gravada em seus laptops. Podem usar fones de ouvidos ou deixar o som aberto.

Para ouvir a m?sica com os alunos, prepare o ambiente. Para isto, conduza os alunos, orientando-os:

  • Fechem os olhos, quando a m?sica for calma;
  • Balancem o corpo quando a m?sica for agitada;
  • Tentem identificar o ritmo;
  • Tentem identificar os instrumentos musicais utilizados na composi??o;
  • Entre outras quest?es.

?

2? ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

?

NOSSO ESTILO MUSICAL

-Professor, antes de iniciar a atividade, acesse o seguinte s?tio eletr?nico http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf . Voc? poder? acess?-lo seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) .   Nele voc? ter? informa??es a respeito da educa??o musical proposta pelos Par?metros Curriculares Nacionais. Todas as atividades propostas podem ser realizadas em parceria com o professor de educa??o musical da sua escola. Caso a escola n?o tenha este profissional, convide um da comunidade escolar.

?

-Organize a turma em roda de conversa e pe?a para que individualmente relatem seus estilos musicais preferidos. Solicite que verbalizem as hip?teses sobre os instrumentos musicais utilizados em cada estilo ouvido. Em seguida proponha uma atividade de registro em uma tabela, utilizando nos laptops, a ferramenta KWord  (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te de escrit?rio>Processador de textos).

Pe?a para que insiram duas colunas e a quantidade de linhas suficientes para todos os alunos. Eles dever?o colocar  o nome dos colegas em ordem alfab?tica e a hip?tese de escrita referente a cada estilo citado na roda de conversa. Veja um exemplo:

NOME: _____________________________________

Data: __/__/____

?OS ESTILOS MUSICAIS QUE MAIS GOSTAMOS?

?

NOME

ESTILO

ANA LAURA

ROCK

BRUNO

SERTANEJO

CARLOS

REGGAE

DANIEL

PAGODE

JONATHAN

RAP

K?TIA

TECNO

NATH?LIA

?PERA

?

Ap?s a confec??o da tabela proposta, fa?a a reescrita coletiva do que for necess?rio. Considerando que v?rios nomes de estilos musicais s?o de origem estrangeira, talvez seja necess?rio um trabalho interdisciplinar com professores da ?rea de L?ngua Estrangeira.

?

3? ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

?

CONSTRUINDO UM INSTRUMENTO MUSICAL

Professor, ap?s conhecerem os v?rios estilos musicais e o gosto musical de cada aluno, proponha a constru??o de um instrumento musical popular como a Maraca. V?rios s?tios eletr?nicos trazem a confec??o destes objetos.

Solicite que os alunos utilizem os laptops seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet)  e acessem o s?tio http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm , aproveite o momento e trabalhe tamb?m o texto instrucional que orienta a constru??o  da maraca. Pe?a que os alunos leiam as instru??es. Questione-os:

-Quais materiais s?o utilizados para construir uma maraca?

-Como ele ? constru?do?

-Para que este texto foi escrito? (objetivo)

?

 Veja uma sugest?o  de texto instrucional a seguir:

?

AS MARACAS

?

Material para a constru??o:

?

1 garrafa de iogurte com tampa

Massa, arroz, areia seca, feij?o, gr?o (qualquer um destes materiais)

?

Modo de constru??o:

1. Lava e seca a garrafa de iogurte;

2. Coloca l? dentro a massa ou qualquer um dos outros materiais;

3. Coloca-lhe a tampa.

?

Material para a decora??o:

- Copo de iogurte de pl?stico;

- Cartolinas de v?rias cores;

- Marcadores de v?rias cores;

- Cola e fita isoladora;

- 1 tesoura

 Maraca

?

Fonte: http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm

?

PROPOSTA DE DECORA??O 

?

1. Lava e seca o copo de iogurte;

2. Corta um ret?ngulo de cartolina com o comprimento um pouco maior do que o per?metro do copo e a largura igual ? altura;

3. P?e cola num dos lados do ret?ngulo;

4. Cole-o ? volta do copo de iogurte, unindo as extremidades;

5. Passa a fita-isoladora em volta das extremidades da cartolina para a fixares aos lados do copo;

6. Desenhe na cartolina um c?rculo com a base do copo;

7. Corta-o e cola-o na base do copo;

8. Corta outro ret?ngulo de cartolina com o comprimento um pouco maior do que o per?metro da garrafa e a largura igual ? altura;

9. P?e cola num dos lados do ret?ngulo;

10. Cola-o ? volta da garrafa de iogurte, unindo as extremidades;

11. Passa a fita-isoladora na base ? volta das extremidades da cartolina para a fixares aos lados da garrafa;

12. Desenha, com os marcadores, nesta ?ltima parte que colaste, uma cara. 

?

Maraca pronta

Fonte: http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm

?

-Professor, ao escolherem quais os objetos ir?o construir ? importante providenciar  todo o material necess?rio previamente. Voc? poder? solicitar que os alunos tragam de casa.

-Registre por meio de fotos e/ou filmagem o processo de produ??o. Para isto use a c?mera do laptop WxCam instalada na ?rea de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam).

Fa?am quantos objetos conseguirem. O objetivo tamb?m ? socializar para toda a escola, como ser? proposto na 5? atividade.

4? ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

CANTANDO E REGISTRANDO COM A TURMA

-Ap?s a confec??o da Maraca e/ou outro instrumento, proponha aos alunos que percebam o som emitido pelo objeto e ensaiem uma  m?sica de dom?nio popular como ?A barata diz que tem?. Se os alunos n?o conhecem a letra, nem o ritmo, pe?a que utilizem o navegador de internet seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e acessem o v?deo  http://www.youtube.com/watch?v=3neOVv1WRPc  nele tem o clip da m?sica contida no DVD Galinha Pintadinha.

?

-Professor, pe?a aos alunos  para gravarem o ensaio da m?sica acessando a ferramenta Krecord em seus netbooks (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>Editores>de ?udio>Krecord). Vamos utilizar o ?udio na atividade de socializa??o dos trabalhos.

-A m?sica pode ser trabalhada em sala tamb?m  como um g?nero textual. Dessa forma, use a letra da m?sica para auxiliar na alfabetiza??o, utilizando o recurso chamado ?T?cnica close?, ou seja, quando tiramos algumas palavras para que os alunos escrevam ou reescrevam de outra forma. Por exemplo, ao inv?s de barata, pode se colocar o nome de outro animal, mas que tenha sentido no texto.

?

-A turma poder? usar novamente a ferramenta KWord (caminho j? citado) para a digita??o do texto e depois o material dever? ser impresso para posterior corre??o por voc?, professor. Fa?a a reescrita com os alunos das palavras que apresentam problemas na  escrita, tais como: trocas de letras, omiss?o ou acr?scimo. Veja um modelo de atividade:

?

?

A  BARATA DIZ QUE TEM

?

A __________ diz que tem sete saias de fil?
? mentira da barata, ela tem ? uma s?
H?, h?, h?, ho, ho, ho, _________________ !

?


A Barata diz que tem um ________ de formatura
? mentira da barata, ela tem ? _________ dura
H?, h?, h?, ho, ho, ho, ela tem ? casca dura!
?

A Barata diz que tem um ___________ de fivela
? mentira da barata, o sapato ? da _____ dela
H?, h?, h?, ho, ho, ho, o sapato ? da m?e dela

?

A Barata diz que dorme numa ________ de cetim
? mentira da barata, ela dorme ? no capim
H?, h?, h?, ho, ho, ho, ela dorme ? no _________!

A Barata diz que tem um sapato de ____________
? mentira da barata, o p? dela ? ___________
H?, h?, h?, ho, ho, ho, o p? dela ? peludo !


?


?

5? ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

?

SOCIALIZANDO OS TRABALHOS

?

Professor, ap?s a realiza??o das atividades anteriores, voc? tem material suficiente para socializar o trabalho da turma, como: ?OS ESTILOS MUSICAIS QUE MAIS GOSTAMOS?, os instrumentos constru?dos, a grava??o da m?sica cantada pelos alunos ?A BARATA DIZ QUE TEM?, as fotos e/ou filmagem e a atividade de registro do texto da m?sica citada. Convide por meio de  cartazes, as outras turmas da escola e as fam?lias para conhecerem o que voc?s aprenderam.

-Selecione alguns convites (anivers?rio, casamento e outros) e leve para os alunos  observarem qual ? sua estrutura textual e quais s?o os elementos que o comp?em: quem estamos convidando, o motivo (objetivo), o local do evento, o dia, o hor?rio, quem est? convidando. Se n?o tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o s?tio 

http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/  seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet)

Para o convite, os alunos poder?o usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplica??es gr?ficas>Ferramenta de pintura), recursos que possibilitam o uso de desenhos e manuscritos. 

?

?

?

?

?

?

?

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, as atividades sugeridas tentam responder os objetivos, mas cabe  a voc? diagnosticar durante a realiza??o das tarefas se os alunos conseguiram alcan??-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. ?  importante nas atividades de registro fazer a corre??o coletiva e posteriormente a individual, para observarmos a aprendizagem   e  a aten??o de cada aluno. ? importante verificar  se eles compreenderam os diferentes estilos musicais, mas ? importante respeitar o gosto individual. Al?m disso, podemos tamb?m aprender a gostar de outros estilos, inclusive valorizar os estilos da m?sica popular de nossa regi?o.