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Golpe em 1961: luta pela legalidade.

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Souza de Ara?jo Miranda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participa??o
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A polariza??o pol?tica da sociedade brasileira em 1961.

- A participa??o pol?tica dos militares brasileiros

- O imagin?rio criada sobre pol?ticas trabalhistas no Brasil.

- A participa??o popular  na pol?tica brasileira nos anos 1960

- O movimento pela legalidade.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Comunismo

- Comunismo no Brasil.

- Era Vargas.

-Trabalhismo

- O per?odo da experi?ncia democr?tica brasileira (1945-1964) 

Estratégias e recursos da aula

Em sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica.

- O professor deve pedir aos alunos que leiam individualmente o texto do link http://www.ptbrs.org.br/institucional_historia_ptb_trabalhismo.php at? o fim do subt?tulo ?Jango, o democrata?.

- Em seguida, os alunos dever?o ler um trecho da entrevista com Jorge Luiz Ferreira, entre as p?ginas 54 e a primeira pergunta da p?gina 57, dispon?vel em: https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fwww.ihu.unisinos.br%2Fuploads%2Fpublicacoes%2Fedicoes%2F1158328342.23pdf.pdf .

- Os alunos devem buscar nos textos uma defini??o para os conceitos de trabalhismo e populismo.

- A leitura dos textos dever? ser feita de forma individual em, no m?ximo, 20 minutos.

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Atividade 1

O professor dever? estimular um debate entre os alunos sobre a pol?tica brasileira no per?odo Vargas at? o Golpe de 1964, discutindo os pontos abaixo e acrescentando outros, se for de seu interesse:

- Populismo ou Trabalhismo?

- Trabalhismo = Comunismo?

- Havia uma press?o popular ou a massa era controlada pelo governo?

- Que medidas podem ser classificadas como populistas ou trabalhistas?

- Havia conflito entre os desejos do povo e o governo?

O professor dever? apresentar algumas imagens para estimular o debate, como as sugeridas abaixo:

queremismo

Dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/vargas_queremismo.jpg

varguismo

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Dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/20080501getuliovargas.jpg

ptb

Dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/Vargas_Manifesta_o_c_vica_no_Dia_do_Trabalho_em_homenagem_a_Vargas_no_est_dio_do_Vasco_da_Gama_1941_Rio_de_Janeiro.jpg

com??cio da central

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Dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/ultimahora.jpg

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O professor dever? exibir o document?rio ?Legalidade?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=1s6lqT4cN-w&feature=related (Parte 1) e  http://www.youtube.com/watch?v=a8bCZl7i3PQ&feature=related (Parte 2).

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Atividade 2

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Ap?s assistir ao v?deo, separados em grupos de, no m?ximo, cinco participantes, os alunos dever?o, podendo utilizar a Internet como fonte de pesquisa, produzir uma reda??o na qual respondam aos seguintes pontos:

- Quais os motivos alegados para impedir Jo?o Goulart de assumir a presid?ncia?

- Estes motivos possu?am embasamento?

- Quais os motivos que levavam Brizola e outros a defenderem a posse de Jo?o Goulart?

- Por que Jo?o Goulart aceitou a proposta parlamentarista?

- O que o grupo pensa sobre esta decis?o do presidente? Foi a mais acertada? Ele poderia agir de forma diferente? Quais seriam as consequ?ncias?

Links para a pesquisa:

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/VicePresidenteJanio/O_segundo_mandato_e_a_crise_sucessoria

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-joao-goulart-1961-1964-polarizacao-conduz-ao-golpe.jhtm

http://www.sokarinhos.com.br/HISTORIA/histbr_52.htm

http://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=630 (trechos de discuros de Brizola emitidos pela Rede da Legalidade)

- Cada um dos participantes do grupo deve ler ao menos um texto, pontuando os trechos que respondam as perguntas sugeridas para a elabora??o da reda??o.

- Ap?s a leitura dos textos e levantamento dos trechos, o grupo deve fazer uma sele??o dos mais relevantes para interpretar e  fornecer de base para a reda??o. (N?o poder?o apenas copiar os trechos!)

- Coletivamente, redigir?o ent?o o texto final.

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Atividade 3 

- Os grupos formados para a atividade 2 dever?o fazer um exerc?cio de imagina??o, transportando a situa??o de 1961 para os dias atuais. Se algo acontecesse ao atual presidente e houvesse um movimento contr?rio ? posse de seu vice, como a sociedade reagiria? Como se daria o embate entre os defensores da legalidade do vice e seus detratores?

- Os grupos ter?o 10 minutos para a discuss?o.

- Os grupos dever?o discutir sobre os tipos de m?dia atuais. Qual seria o mais indicado para a realiza??o de uma estrat?gia semelhante a utilizada por Brizola para atrair o apoio da popula??o?

- Ap?s a discuss?o sobre as m?dias (jornais, sites, blogs, podcasts, programas de r?dio, podcasts, redes sociais, etc), os integrantes do grupo dever?o selecionar uma das apontadas para ser trabalhada.

- Os grupos dever?o adaptar a defesa da legalidade a esta m?dia.

- Para a apresenta??o devem elaborar um roteiro pontual, justificando a escolha da m?dia e explicando o seu funcionamento.

- Tamb?m deve ser inclu?da na apresenta??o uma expectativa de resultados e sua justificativa. 

- Os grupos dever?o apresentar de forma oral.

- Cada grupo ter? at? 5 minutos, dependendo da quantidade de alunos na classe, para apresentar o material produzido.

- Ap?s todos os grupos apresentarem os trabalhos, dever? ser feita uma discuss?o entre todos os participantes sobre os mesmos. Quais seriam os impactos de cada um? Algum seria mais efetivo?

- Hoje em dia as pessoas se envolvem mais ou menos do que durante o per?odo de Jango?

- Continuando o exerc?cio de imagina??o, a maior facilidade na circula??o de informa??o conseguiria mais adeptos ? causa da legalidade? Podemos afirmar isso?

Recursos Complementares

Avaliação

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Atividade 1: 

Dever? ser avaliada a participa??o dos alunos, assim como a capacidade deles de construir argumentos e conectar conceitos para responder ?s respostas, al?m da adequa??o ao objetivo proposto.

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Atividade 2:

Na reda??o produzida, dever? ser avaliada a capacidade de organiza??o dos elementos retirados dos textos lidos pelos alunos e a interpreta??o deles retirada, o posicionamento do grupo em rela??o aos fatos estudados e a adequa??o  do resultado final  ? proposta.

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Atividade 3:

Os grupos devem avaliar uns aos outros,  analisando os seguintes aspectos:

- Criatividade das propostas

- Justificativa da escolha

- Capacidade da proposta em atender o objetivo

O professor, al?m de usar os mesmos crit?rios dos alunos, tamb?m deve analisar a adequa??o do conte?do visto nas aulas ? argumenta??o dos trabalhos e do debate. Tamb?m ser? avaliada pelo professor a capacidade dos grupos em julgar os demais trabalhos.