Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participa??o |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
- A polariza??o pol?tica da sociedade brasileira em 1961.
- A participa??o pol?tica dos militares brasileiros
- O imagin?rio criada sobre pol?ticas trabalhistas no Brasil.
- A participa??o popular na pol?tica brasileira nos anos 1960
- O movimento pela legalidade.
- Comunismo
- Comunismo no Brasil.
- Era Vargas.
-Trabalhismo
- O per?odo da experi?ncia democr?tica brasileira (1945-1964)
Em sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica.
- O professor deve pedir aos alunos que leiam individualmente o texto do link http://www.ptbrs.org.br/institucional_historia_ptb_trabalhismo.php at? o fim do subt?tulo ?Jango, o democrata?.
- Em seguida, os alunos dever?o ler um trecho da entrevista com Jorge Luiz Ferreira, entre as p?ginas 54 e a primeira pergunta da p?gina 57, dispon?vel em: https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fwww.ihu.unisinos.br%2Fuploads%2Fpublicacoes%2Fedicoes%2F1158328342.23pdf.pdf .
- Os alunos devem buscar nos textos uma defini??o para os conceitos de trabalhismo e populismo.
- A leitura dos textos dever? ser feita de forma individual em, no m?ximo, 20 minutos.
?
Atividade 1
O professor dever? estimular um debate entre os alunos sobre a pol?tica brasileira no per?odo Vargas at? o Golpe de 1964, discutindo os pontos abaixo e acrescentando outros, se for de seu interesse:
- Populismo ou Trabalhismo?
- Trabalhismo = Comunismo?
- Havia uma press?o popular ou a massa era controlada pelo governo?
- Que medidas podem ser classificadas como populistas ou trabalhistas?
- Havia conflito entre os desejos do povo e o governo?
O professor dever? apresentar algumas imagens para estimular o debate, como as sugeridas abaixo:
Dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/vargas_queremismo.jpg
?
Dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/20080501getuliovargas.jpg
?
Dispon?vel em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/ultimahora.jpg
?
?
O professor dever? exibir o document?rio ?Legalidade?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=1s6lqT4cN-w&feature=related (Parte 1) e http://www.youtube.com/watch?v=a8bCZl7i3PQ&feature=related (Parte 2).
?
Atividade 2
?
Ap?s assistir ao v?deo, separados em grupos de, no m?ximo, cinco participantes, os alunos dever?o, podendo utilizar a Internet como fonte de pesquisa, produzir uma reda??o na qual respondam aos seguintes pontos:
- Quais os motivos alegados para impedir Jo?o Goulart de assumir a presid?ncia?
- Estes motivos possu?am embasamento?
- Quais os motivos que levavam Brizola e outros a defenderem a posse de Jo?o Goulart?
- Por que Jo?o Goulart aceitou a proposta parlamentarista?
- O que o grupo pensa sobre esta decis?o do presidente? Foi a mais acertada? Ele poderia agir de forma diferente? Quais seriam as consequ?ncias?
Links para a pesquisa:
http://www.sokarinhos.com.br/HISTORIA/histbr_52.htm
http://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=630 (trechos de discuros de Brizola emitidos pela Rede da Legalidade)
- Cada um dos participantes do grupo deve ler ao menos um texto, pontuando os trechos que respondam as perguntas sugeridas para a elabora??o da reda??o.
- Ap?s a leitura dos textos e levantamento dos trechos, o grupo deve fazer uma sele??o dos mais relevantes para interpretar e fornecer de base para a reda??o. (N?o poder?o apenas copiar os trechos!)
- Coletivamente, redigir?o ent?o o texto final.
?
Atividade 3
- Os grupos formados para a atividade 2 dever?o fazer um exerc?cio de imagina??o, transportando a situa??o de 1961 para os dias atuais. Se algo acontecesse ao atual presidente e houvesse um movimento contr?rio ? posse de seu vice, como a sociedade reagiria? Como se daria o embate entre os defensores da legalidade do vice e seus detratores?
- Os grupos ter?o 10 minutos para a discuss?o.
- Os grupos dever?o discutir sobre os tipos de m?dia atuais. Qual seria o mais indicado para a realiza??o de uma estrat?gia semelhante a utilizada por Brizola para atrair o apoio da popula??o?
- Ap?s a discuss?o sobre as m?dias (jornais, sites, blogs, podcasts, programas de r?dio, podcasts, redes sociais, etc), os integrantes do grupo dever?o selecionar uma das apontadas para ser trabalhada.
- Os grupos dever?o adaptar a defesa da legalidade a esta m?dia.
- Para a apresenta??o devem elaborar um roteiro pontual, justificando a escolha da m?dia e explicando o seu funcionamento.
- Tamb?m deve ser inclu?da na apresenta??o uma expectativa de resultados e sua justificativa.
- Os grupos dever?o apresentar de forma oral.
- Cada grupo ter? at? 5 minutos, dependendo da quantidade de alunos na classe, para apresentar o material produzido.
- Ap?s todos os grupos apresentarem os trabalhos, dever? ser feita uma discuss?o entre todos os participantes sobre os mesmos. Quais seriam os impactos de cada um? Algum seria mais efetivo?
- Hoje em dia as pessoas se envolvem mais ou menos do que durante o per?odo de Jango?
- Continuando o exerc?cio de imagina??o, a maior facilidade na circula??o de informa??o conseguiria mais adeptos ? causa da legalidade? Podemos afirmar isso?
?
Textos de aux?lio para o professor:
?
- Trabalhismo:
http://www.pdt.org.br/index.php/nossas-bandeiras/trabalhismo
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-trabalhismo-na-era-vargas.htm
- RADDATZ, Vera Lucia Spacil; ZAMIN, ?ngela Maria. A Rede da Legalidade no interior ga?cho. Dispon?vel em: www.redealcar.jornalismo.ufsc.br/cd3/sonora/angelamariazamin_veraluciaspacilraddatz.doc
?
Atividade 1:
Dever? ser avaliada a participa??o dos alunos, assim como a capacidade deles de construir argumentos e conectar conceitos para responder ?s respostas, al?m da adequa??o ao objetivo proposto.
?
Atividade 2:
Na reda??o produzida, dever? ser avaliada a capacidade de organiza??o dos elementos retirados dos textos lidos pelos alunos e a interpreta??o deles retirada, o posicionamento do grupo em rela??o aos fatos estudados e a adequa??o do resultado final ? proposta.
?
Atividade 3:
Os grupos devem avaliar uns aos outros, analisando os seguintes aspectos:
- Criatividade das propostas
- Justificativa da escolha
- Capacidade da proposta em atender o objetivo
O professor, al?m de usar os mesmos crit?rios dos alunos, tamb?m deve analisar a adequa??o do conte?do visto nas aulas ? argumenta??o dos trabalhos e do debate. Tamb?m ser? avaliada pelo professor a capacidade dos grupos em julgar os demais trabalhos.