Portal do Professor

Início do Conteúdo

MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO: DIAS, NOITES: um processo de familiarização

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Estabelecer relações e conexões entre os conceitos - dia e  noite; descrever e caracterizar os indícios que dão especificidades a cada um desses fenômenos naturais.

Duração das atividades

A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Nomear os dois movimentos realizados pela terra: rotação e translação.

Estratégias e recursos da aula

Atividade: Fazer uma síntese do tema de estudo.

1º Momento- O (a) professor (a) iniciará a aula questionando o que as crianças aprenderam durante o estudo. Dessa forma, possibilitará que expressem seus conhecimentos e suas curiosidades para a elaboração de um texto coletivo. Nesse momento,  o(a) professor deverá:

  • anotar as palavras-chave para a elaboração do texto;
  • produzir o texto a partir dessas palavras;
  •  buscar, junto as crianças, elementos de conexões textuais, para dar sentido a escrita coletiva.
  • fazer a leitura de cada parte construída e analisar o sentido;
  • fazer a leitura completa do texto;
  • analisar se o texto permite a comunicação;
  • criar o título do texto;
  • ilustrar a produção textual.

2º Momento- Será realizado um desenho individual para ver como as crianças elaboram os conhecimentos relacionados com o tema dia e  noite no plano da representação, como no exemplo abaixo:

Recursos Complementares


Avaliação

Analisar se as crianças representaram, por meio de desenhos, elementos que expressaram ampliação dos  conhecimentos iniciais; se ampliaram o nível de argumentação.