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Brasil: a produ??o do espa?o urbano - UCA

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, ind?stria e modo de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender a forma??o da sociedade urbano-industrial.
  • Compreender o processo de urbaniza??o e a hierarquia das cidades brasileiras.
  • Entender os problemas socioambientais no espa?o urbano.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender o conceito de espa?o geogr?fico e as categorias de an?lise da Geografia: territ?rio, paisagem e lugar.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o aux?lio do laptop ou em um laborat?rio de inform?tica.  No caso de projetos como o UCA (um computador por aluno), os alunos ter?o contato com os seguintes aplicativos:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

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Atividade 01

A forma??o da sociedade urbano-industrial brasileira

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

- Inicie a discuss?o orientandos os alunos para, em dupla ou grupos, acessarem os sites da web a seguir, e lerem, com aten??o, os dois textos sobre o processo de urbaniza??o brasileira:

- Posteriormente, questione-os:

  • Como surgiram as primeiras cidades brasileiras?
  • Qual o significado do termo "urbaniza??o"?
  • Historicamente, como se caracterizou o processo de urbaniza??o em nosso pa?s?
  • De que maneira a industrializa??o contribuiu para acelerar o processo de urbaniza??o em nosso pa?s?

- Permita que as duplas ou grupos exponham suas compreens?es e esclare?a as poss?veis d?vidas sobre as quest?es propostas, mediando a constru??o de novos conhecimentos por parte dos alunos.

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Fonte: Clip-Art.

- Lembre-se: Refor?e aos alunos a ideia de que o processo de urbaniza??o sempre esteve associado aos ciclos econ?micos predominantes em cada per?odo hist?rico de nosso pa?s.

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Atividade 02

O processo de urbaniza??o e a hierarquia das cidades brasileiras

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

 - Oriente os alunos para acessarem o site da web <http://www.ibge.gov.br/home/> e observarem o seguinte gr?fico:

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BRASIL: Popula??o Urbana x Rural. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em 07 maio 2011.s. >.

 

 - Agora, questione os alunos:

  • Segundo os dados do censo do IBGE de 2010, no Brasil predomina maior n?mero de popula??o urbana ou rural?
  • Quais s?o os principais fatores respons?veis pelo predom?nio da popula??o urbana em nosso pa?s?

- Ap?s responderem ? quest?o anterior, pedir aos alunos para acessarem o link do mapa de urbaniza??o brasileira, a seguir:

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 Mapa de urbaniza??o brasileira. Fonte: HERV?; MELO, 2008, p. 171. Dispon?vel em: <http://marcosbau.com/geobrasil-2/1434-2/ >. Acesso em 07 maio 2011.

- Oriente-os a observarem a legenda e interpretarem as informa??es representadas no mapa. Questione:

  • Quais as cidades que possuem mais de 1.000.000 de habitantes?
  • Em que estados/regi?o elas se localizam?
  • Quais fatores levaram essas cidades a concentrarem maior n?mero de habitantes?

- Permita que exponham suas compreens?es e esclare?a as poss?veis d?vidas sobre as quest?es propostas, mediando a constru??o de novos conhecimentos por parte dos alunos.

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Fonte: Clip-Art.

- Lembre-se: Dentro da hierarquia urbana, as cidades s?o classificadas desde uma escala local at? uma escala global. Destaca-se, entre as diversas classifica??es existentes, as Cidades globais ou Metr?poles mundiais; as Metr?poles nacionais, as Metr?poles regionais, as Capitais regionais, os Centros regionais e os Centros locais.

- Solicite aos alunos que fa?am uma pesquisa em sites de busca na internet e/ou livros did?ticos de Geografia e expliquem o que caracteriza cada uma dessas denomina??es.

- Para ilustrar a discuss?o, apresente o mapa, a seguir:

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Mapa de hierarquia urbana no Brasil. Fonte: COELHO; TERRA, 2005, p. 422. Dispon?vel em: <http://marcosbau.com/geobrasil-2/1434-2/>. Acesso em 07 maio 2011.

 - Agora, questione:

  • No Brasil, existem quantas metr?poles globais? Quais s?o elas?
  • Quantas e quais s?o as metr?poles nacionais?

- Oriente os alunos para caracterizarem a hierarquia urbana do estado onde eles moram e registr?-la no editor de textos KWord.

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Atividade 03

Os problemas socioambientais no espa?o urbano brasileiro

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

 - Apresente aos alunos um trecho extra?do do livro A urbaniza??o brasileira, publicado em 2005 pela editora Edusp, de autoria de Milton Santos.

"Com diferen?a de grau e de intensidade, todas as cidades brasileiras exibem problem?ticas parecidas [...] Em todas elas problemas como os do emprego, da habita??o, dos transportes, do lazer, da ?gua, dos esgotos, da educa??o e da sa?de s?o gen?ricos e revelam enormes car?ncias. Quanto maior a cidade, mais vis?veis se tornam essas mazelas."

- Solicite aos alunos para expressarem suas compreens?es sobre a leitura do texto. Posteriormente, oriente-os para se dividirem em pequenos grupos.

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- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa abrindo um navegador de internet, como o [Mozilla Firefox], com vistas a levantar os principais fatores respons?veis pelos seguintes problemas urbanos, dentre outros, em nosso pa?s:

  • Desemprego e viol?ncia
  • Falta de infraestrutura
  • Lixo e polui??o atmosf?rica
  • A desigualdade no espa?o das moradias

- Ap?s o levantamento das informa??es necess?rias, os grupos devem organizar uma apresenta??o, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.

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Fonte: Clip-Art.

- Lembre-se: O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a tem?tica em quest?o.

- Pergunte aos alunos:

  • Entre os principais problemas urbanos mencionados nas apresenta??es de cada um dos grupos, qual voc? considera mais grave? Por qu??
  • Qual desses problemas ? mais comum na cidade em que voc? mora? Descreva-o.

- Permita que os alunos reflitam sobre esses questionamentos e registrem suas respostas no editor de textos KWord.

Aproveite a oportunidade para desenvolver atividades interdisciplinares

Sugerimos que este tema seja abordado em conjunto com conte?dos de Ci?ncias, L?ngua Portuguesa, Hist?ria e Matem?tica. Em Ci?ncias, trabalhando com Educa??o Ambiental, a partir de observa??es das mudan?as que se processam na apropria??o dos recursos naturais presentes no espa?o urbanos brasileiro. Em L?ngua Portuguesa, trabalhando a produ??o de textos ou incentivando a leitura de obras liter?rias. Em Hist?ria, trabalhando a forma??o pol?tica do espa?o urbano a partir das atividades humanas que se estabelecem no territ?rio, bem como as mudan?as e as perman?ncias nas condi??es de trabalho, em diferentes tempos da hist?ria do Brasil. Em Matem?tica, desenvolvendo rela??es euclidianas (medidas m?tricas, dist?ncia, etc.).

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura para o professor:

CARLOS, A. F. A. Espa?o urbano: novos escritos sobre a cidade. S?o Paulo: Contexto, 2004.

Neste livro, a ge?grafa Ana Fani Alessandri Carlos retoma suas reflex?es sobre a cidade e o urbano, propondo novas e instigantes an?lises a respeito do tempo e do espa?o na metr?pole. Longe de fornecer solu??es prontas e acabadas, o livro ? um convite ao debate, o que o torna imprescind?vel a todos aqueles - ge?grafos, arquitetos, soci?logos, planejadores urbanos etc - que se debru?am a pensar os caminhos e descaminhos da cidade nos dias de hoje.


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Avaliação

Partindo do princ?pio de que a a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica, oferecendo aos alunos constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poder? ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:

1. Interpreta??o de mapas: Ler e interpretar informa??es em diferentes representa??es cartogr?ficas.

2. Produ??o de texto: examinar, a partir da produ??o de textos, relat?rios e s?nteses, se os alunos conseguem estabelecer rela??es e compara??es entre os temas abordados e a sua vida cotidiana.

3. Exposi??o de ideias: avaliar se conseguem reelaborar os conhecimentos adquiridos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpreta??es e leituras cr?ticas sobre as informa??es s?cio-espaciais.

5. Observe tamb?m o dom?nio de conceitos apresentados em sala. Reserve tempo para que a turma avalie suas experi?ncias.