Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, ind?stria e modo de vida |
Compreender o conceito de espa?o geogr?fico e as categorias de an?lise da Geografia: territ?rio, paisagem e lugar.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o aux?lio do laptop ou em um laborat?rio de inform?tica. No caso de projetos como o UCA (um computador por aluno), os alunos ter?o contato com os seguintes aplicativos:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
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PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
- Inicie a discuss?o orientandos os alunos para, em dupla ou grupos, acessarem os sites da web a seguir, e lerem, com aten??o, os dois textos sobre o processo de urbaniza??o brasileira:
- Posteriormente, questione-os:
- Permita que as duplas ou grupos exponham suas compreens?es e esclare?a as poss?veis d?vidas sobre as quest?es propostas, mediando a constru??o de novos conhecimentos por parte dos alunos.
Fonte: Clip-Art.
- Lembre-se: Refor?e aos alunos a ideia de que o processo de urbaniza??o sempre esteve associado aos ciclos econ?micos predominantes em cada per?odo hist?rico de nosso pa?s.
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PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
- Oriente os alunos para acessarem o site da web <http://www.ibge.gov.br/home/> e observarem o seguinte gr?fico:
BRASIL: Popula??o Urbana x Rural. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em 07 maio 2011.
- Agora, questione os alunos:
- Ap?s responderem ? quest?o anterior, pedir aos alunos para acessarem o link do mapa de urbaniza??o brasileira, a seguir:
Mapa de urbaniza??o brasileira. Fonte: HERV?; MELO, 2008, p. 171. Dispon?vel em: <http://marcosbau.com/geobrasil-2/1434-2/ >. Acesso em 07 maio 2011.
- Oriente-os a observarem a legenda e interpretarem as informa??es representadas no mapa. Questione:
- Permita que exponham suas compreens?es e esclare?a as poss?veis d?vidas sobre as quest?es propostas, mediando a constru??o de novos conhecimentos por parte dos alunos.
Fonte: Clip-Art.
- Lembre-se: Dentro da hierarquia urbana, as cidades s?o classificadas desde uma escala local at? uma escala global. Destaca-se, entre as diversas classifica??es existentes, as Cidades globais ou Metr?poles mundiais; as Metr?poles nacionais, as Metr?poles regionais, as Capitais regionais, os Centros regionais e os Centros locais.
- Solicite aos alunos que fa?am uma pesquisa em sites de busca na internet e/ou livros did?ticos de Geografia e expliquem o que caracteriza cada uma dessas denomina??es.
- Para ilustrar a discuss?o, apresente o mapa, a seguir:
Mapa de hierarquia urbana no Brasil. Fonte: COELHO; TERRA, 2005, p. 422. Dispon?vel em: <http://marcosbau.com/geobrasil-2/1434-2/>. Acesso em 07 maio 2011.
- Agora, questione:
- Oriente os alunos para caracterizarem a hierarquia urbana do estado onde eles moram e registr?-la no editor de textos KWord.
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PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
- Apresente aos alunos um trecho extra?do do livro A urbaniza??o brasileira, publicado em 2005 pela editora Edusp, de autoria de Milton Santos.
"Com diferen?a de grau e de intensidade, todas as cidades brasileiras exibem problem?ticas parecidas [...] Em todas elas problemas como os do emprego, da habita??o, dos transportes, do lazer, da ?gua, dos esgotos, da educa??o e da sa?de s?o gen?ricos e revelam enormes car?ncias. Quanto maior a cidade, mais vis?veis se tornam essas mazelas."
- Solicite aos alunos para expressarem suas compreens?es sobre a leitura do texto. Posteriormente, oriente-os para se dividirem em pequenos grupos.
- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa abrindo um navegador de internet, como o [Mozilla Firefox], com vistas a levantar os principais fatores respons?veis pelos seguintes problemas urbanos, dentre outros, em nosso pa?s:
- Ap?s o levantamento das informa??es necess?rias, os grupos devem organizar uma apresenta??o, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.
Fonte: Clip-Art.
- Lembre-se: O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a tem?tica em quest?o.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos reflitam sobre esses questionamentos e registrem suas respostas no editor de textos KWord.
Sugerimos que este tema seja abordado em conjunto com conte?dos de Ci?ncias, L?ngua Portuguesa, Hist?ria e Matem?tica. Em Ci?ncias, trabalhando com Educa??o Ambiental, a partir de observa??es das mudan?as que se processam na apropria??o dos recursos naturais presentes no espa?o urbanos brasileiro. Em L?ngua Portuguesa, trabalhando a produ??o de textos ou incentivando a leitura de obras liter?rias. Em Hist?ria, trabalhando a forma??o pol?tica do espa?o urbano a partir das atividades humanas que se estabelecem no territ?rio, bem como as mudan?as e as perman?ncias nas condi??es de trabalho, em diferentes tempos da hist?ria do Brasil. Em Matem?tica, desenvolvendo rela??es euclidianas (medidas m?tricas, dist?ncia, etc.).
Sugest?o de leitura para o professor:
CARLOS, A. F. A. Espa?o urbano: novos escritos sobre a cidade. S?o Paulo: Contexto, 2004.
Neste livro, a ge?grafa Ana Fani Alessandri Carlos retoma suas reflex?es sobre a cidade e o urbano, propondo novas e instigantes an?lises a respeito do tempo e do espa?o na metr?pole. Longe de fornecer solu??es prontas e acabadas, o livro ? um convite ao debate, o que o torna imprescind?vel a todos aqueles - ge?grafos, arquitetos, soci?logos, planejadores urbanos etc - que se debru?am a pensar os caminhos e descaminhos da cidade nos dias de hoje.
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Partindo do princ?pio de que a a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica, oferecendo aos alunos constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poder? ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:
1. Interpreta??o de mapas: Ler e interpretar informa??es em diferentes representa??es cartogr?ficas.
2. Produ??o de texto: examinar, a partir da produ??o de textos, relat?rios e s?nteses, se os alunos conseguem estabelecer rela??es e compara??es entre os temas abordados e a sua vida cotidiana.
3. Exposi??o de ideias: avaliar se conseguem reelaborar os conhecimentos adquiridos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpreta??es e leituras cr?ticas sobre as informa??es s?cio-espaciais.
5. Observe tamb?m o dom?nio de conceitos apresentados em sala. Reserve tempo para que a turma avalie suas experi?ncias.