Ligia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
O aluno compreender? os fatores que levaram ? queda da Monarquia no Brasil. Identificar a diversidade do movimento social e pol?tico que levou ao fim do Imp?rio no Brasil.
O aluno deve ter conhecimentos gerais sobre a trajet?ria do Imp?rio: suas principais caracter?sticas e seus principais problemas. Deve ser trabalhado tamb?m a influ?ncia da Terceira Rep?blica francesa a partir de 1871, no Movimento Republicano brasileiro
PRIMEIR ATIVIDADE
?
O professor dever? fazer uma introdu??o geral sobre a Queda da Monarquia. Dever? real?ar a quest?o do Movimento Abolicionista e do Movimento Republicano na d?cada de 1880.
?
Links que poder?o ajudar o professor:
- Sobre o Movimento Republicano (acesso em: 9 maio 2011):
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-77042009000100002&script=sci_arttext&tlng=es
- Sobre a rela??o dos republicanos com a Aboli??o (acesso em: 9 maio 2011):
http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n27/13.pdf
- Livro A Forma??o das Almas: O imagin?rio da Rep?blica no Brasil (acesso em: 9 maio 2011):
- Livro A Proclama??o da Rep?blica (acesso em: 9 maio 2011):
- Livro Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a Rep?blica que n?o foi (acesso em: 9 maio 2011):
- Artigo ?Do Imp?rio ? Rep?blica? (acesso em: 9 maio 2011):
http://virtualbib.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2284/1423
- Artigo que discute as diferen?as simb?licas entre a Rep?blica e o Imp?rio (acesso em: 9 maio 2011):
http://virtualbib.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2283/1422
- O papel de Quintino Bocai?va no republicanismo (acesso em: 9 maio 2011):
http://sbpjor.kamotini.kinghost.net/sbpjor/admjor/arquivos/ana_regina_r%EAgo.pdf
- Resenha sobre o livro Ideias em Movimento (acesso em: 9 maio 2011):
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702004000100016&script=sci_arttext&tlng=en
- Sobre a aboli??o da escravid?o (acesso em: 9 maio 2011):
http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_contemporanea/pdf/camelias_leblon.pdf
- Livro a Rep?blica Consentida: cultura democr?tica e cient?fica do final do Imp?rio (acesso em: 9 maio 2011):
- A Aboli??o na imprensa ilustrada (acesso em: 9 maio 2011):
http://www.universosdahistoria.net/volume1/Rafael%20Santos%20da%20Silva.pdf
- Sobre Joaquim Nabuco e a luta abolicionista (acesso em: 9 maio 2011):
http://revistahistoria.universia.cl/pdfs_revistas/articulo_114_1285888040786.pdf
- Intelectuais e a Contesta??o ao Imp?rio (acesso em: 9 maio 2011):
http://encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212976674_ARQUIVO_MARIANA-ANPUH-2008.pdf
?
Depois da breve introdu??o, que n?o dever? ultrapassar meia aula, o professor ir? pedir aos alunos que escrevam um pequeno texto de, no m?ximo, 10 linhas resumindo o que entenderam da Queda da Monarquia no Brasil. Guardar esses textos para uma futura atividade.
?
SEGUNDA ATIVIDADE
?
O professor dever? mostrar as imagens abaixo e pedir aos alunos que respondam ?s perguntas correspondentes respectivas a cada imagem. As respostas ?s perguntas dever?o ser registradas em um texto dissertativo para ser utilizado na atividade seguinte.
?
Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos tr?picos. S?o Paulo: Cia. das Letras, 1998.
?
- Na imagem, vemos o imperador D. Pedro II a dormir lendo jornais. Para voc?, qual a mensagem que a imagem passa?
- Voc? acha que esta mensagem corresponde aos fatos da ?poca do fim da Monarquia?
- A partir da quantidade de jornais presentes na imagem, podemos dizer que eles tiveram um papel importante na crise do Imp?rio? Qual foi esse papel?
?
Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos tr?picos. S?o Paulo: Cia. das Letras, 1998.
?
- A caricatura de D. Pedro II mostra-o em trajes civis e com certo olhar distante. O que isso significa?
- O que significa a coroa e o cetro meio que abandonados numa cadeira e o manto saindo da mala?
- Na mensagem desta imagem est? presente uma das cr?ticas mais comuns feitas ao Imperador. Qual ? ela?
?
Fonte: BEDIAGA, B. (Org.). Di?rio do Imperador D. Pedro II. Petr?polis: Museu Imperial, 1999.
?
- O que significa o chap?u na cabe?a do cavalo? Que tipo de chap?u ? este e o que ele representa?
- Esta imagem ? de 1881 e est? fazendo ironias, a partir das quedas de cavalo sofridas pelo Imperador em sua viagem a Minas Gerais. Tendo em vista isso, o contexto e a frase da imagem, qual ? a mensagem da imagem?
?
Depois de os alunos refletirem e responderem ?s perguntas acima, o professor far? uma roda e pedir? que os alunos apresentem suas respostas. A partir dessas respostas, o professor ir? conduzindo a aprendizagem do conhecimento. As respostas dos alunos dever?o dar o norte da interven??o do professor. Dessa forma, ele partir? do conhecimento constru?do pelo aluno e n?o de um conhecimento dado. Guardar as respostas para uma futura atividade.
?
TERCEIRA ATIVIDADE
?
O professor dever? dividir a sala em, no m?ximo, quatro grupos e pedir aos alunos que pesquisem na internet a partir dos links abaixo ou noutros imagens sobre o Imp?rio e a sua queda. Feita a pesquisa, os alunos dever?o selecionar do material guardado das atividades anteriores aqueles que eles considerarem que melhor explica a queda da Monarquia. Dever?o juntar a pesquisa de imagens a esse material e apresentar o resultado em forma de Jornal Mural para a sala e para o resto da escola.
?
Links para a pesquisa:
- Portais de banco de dados de documentos (acesso em 9/5/2011):
http://www.brasiliana.usp.br/bbd
- Site do Museu Imperial (acesso em 9/5/2011):
http://www.museuimperial.gov.br/portal/
- Sites de pesquisa de imagens (acesso em 9/5/2011):
?
CONCLUS?O
?
Ao final, os alunos dever?o compreender que a crise que levou ? queda da Monarquia no Brasil ? complexa, com v?rios atores e projetos pol?ticos distintos. Al?m disso, compreender a campanha de destrui??o da imagem p?blica do Imperador que contribuiu para a sua queda.
Links complementares para contribuir tanto para os alunos na pesquisa do terceiro passo quanto para o professor se preparar para aula:
http://www.culturabrasil.pro.br/decliniodoimperio.htm (acesso em 9/5/2011);
http://www.marcillio.com/rio/hiimiirc.html (acesso em 9/5/2011);
http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/pdfs_historia/vol14n1/art03_picollo.pdf (acesso em 9/5/2011).
Al?m da avalia??o espec?fica em cada passo (no texto do primeiro; nas respostas do segundo, registradas em texto de formato dissertativo; e na pesquisa e mural do terceiro), o professor dever? pedir aos alunos que, individualmente, escrevam um texto dissertativo resumindo o que aprenderam e fazendo uma autoavalia??o da sua aprendizagem.