Pauliane de Carvalho Braga; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Os alunos ir?o aprender como o sert?o foi representado na literatura brasileira, conhecendo os principais autores que trataram desta tem?tica, e suas principais obras.
O professor dever? apresentar o contexto pol?tico e econ?mico dos per?odos correspondentes ? publica??o das obras trabalhadas nas aulas.
Introdu??o
A literatura brasileira, por vezes, ocupou-se de tem?ticas sociais e pol?ticas; a esta tend?ncia liter?ria se convencionou chamar literatura social ou literatura engajada. Dos muitos temas de que ela tratou, n?s nos deteremos aqui ao do sert?o, do sertanejo, seus h?bitos, costumes e sua vida. Neste ciclo de aulas, conheceremos alguns momentos dessa literatura social, alguns de seus autores e de suas principais obras.
?
Os Sert?es, obra de Euclides da Cunha, de 1902.
http://lemoseuclides.blogspot.com/
?
Cacau, obra de Jorge Amado, de 1933.
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12586
?
Sagarana, obra de Guimar?es Rosa, de 1946.
http://sublinha.blogspot.com/2010/07/sagarana-de-joao-guimaraes-rosa.html
Desenvolvimento
Primeira aula
Esta primeira aula dever? ser uma grande roda de discuss?o, onde o professor iniciar? uma reflex?o sobre a fun??o social da literatura e sua fun??o de fonte hist?rica. ? preciso que os alunos compreendam que as obras liter?rias, mais que entretenimento, diziam sobre sua ?poca; no caso da tem?tica sertaneja, essas obras se transformaram em verdadeiros ve?culos de den?ncia social.
Cabe tamb?m, nessa discuss?o, uma rememora??o dos movimentos liter?rios regionalistas que tiveram o sert?o como tem?tica preferencial, como os sertanistas do s?culo XIX, a literatura do Nordeste, da d?cada de 1930, e a literatura do oeste, ou sertanismo goiano-mineiro, da d?cada de 1950.
Para auxiliar o trabalho da roda de discuss?o, sugerimos a leitura coletiva dos seguintes textos:
- ?Literatura engajada: realidade ou ilus?o?, de Gizele Cristina Carneiro (link http://web03.unicentro.br/pet/?s=publicacoes/ , acesso em: 28 abr. 2011);
- ?Regionalismo: literatura das peculiaridades do Brasil?, de Antonio Carlos Olivieri (link http://educacao.uol.com.br/literatura/ult1706u51.jhtm , acesso em: 28 abr. 2011).
?
Segunda e terceira aulas
Na segunda e na terceira aulas, os alunos ter?o contato com algumas obras de tem?tica sertaneja. A din?mica da aula consiste na forma??o de cinco grupos que dever?o ler trechos de algumas obras selecionadas.
Para facilitar o acesso de todos os alunos aos textos, utilizaremos obras dispon?veis na Internet; contudo, se a escola dispuser de tais obras em sua biblioteca, melhor ser?. Utilizaremos ferramentas eletr?nicas como Literatura Digital: Biblioteca de Literaturas de L?ngua Portuguesa, site que disponibiliza textos (na ?ntegra ou trechos) de um sem-n?mero de autores (links acessados em: 28 abr. 2011). Site: http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/
Temas dos grupos:
- Grupo 1: O sertanejo, de Jos? de Alencar (Parte 1), site: http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=midias&id=140766
- Grupo 2: Os sert?es, de Euclides da Cunha (livro completo), site: http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=midias&id=141605
- Grupo 3: Cacau, de Jorge Amado (livro completo), site: http://pt.scribd.com/doc/7017499/Jorge-Amado-CACAU
- Grupo 4: Sagarana, de Jo?o Guimar?es Rosa (livro completo), site: http://pt.scribd.com/doc/7017412/Guimaraes-Rosa-SAGARANA
- Grupo 5: Tocaia Grande, de Jorge Amado (para download, livro completo), site: http://www.livrosgratis.net/download/1608/tocaia-grande-jorge-amado.html.
Durante estas duas aulas, o professor dever? prestar aux?lio aos alunos, esclarecendo poss?veis d?vidas.
?
Quarta aula
A partir da leitura dessas obras, os alunos dever?o organizar uma apresenta??o para o restante da turma, a ser realizada na quinta aula. Os alunos dever?o utilizar esta aula e o espa?o da escola para preparar a apresentac?o. Esta poder? ser feita por meio de performances teatrais, v?deos, pain?is com foto montagens ou cartazes. Para esta apresenta??o, os alunos dever?o atentar para: o g?nero liter?rio em quest?o; a determina??o do tempo e do espa?o narrativo; a identifica??o do narrador; a caracteriza??o f?sica e psicol?gica dos personagens; o tipo de paisagem e de personagens descritos; etc. Os alunos tamb?m poder?o realizar, no laborat?rio de inform?tica, uma pesquisa biogr?fica sobre os autores das obras.
Sugerimos os seguintes links para pesquisa biogr?fica dos autores (links acessados em: 06 julho. 2011):
?
Jos? de Alencar:
http://educacao.uol.com.br/biografias/jose-de-alencar.jhtm
Euclides da Cunha
http://educacao.uol.com.br/biografias/euclides-da-cunha.jhtm
Jorge Amado
http://educacao.uol.com.br/biografias/jorge-amado.jhtm
Guimar?es Rosa
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1936-biografia-9,00.jhtm
?
Quinta aula
Nesta aula, os grupos dever?o apresentar seus livros e autores. O professor dever? avaliar a qualidade da leitura e pesquisa realizada pelos alunos; organiza??o e criatividade da apresenta??o; capacidade do grupo em interagir e despertar a aten??o do restante da sala; etc.
Sexta aula
Nesta aula, professores e alunos dever?o discutir as apresenta??es da quarta aula, identificando as caracter?sticas espec?ficas de cada obra, no que se refere ? tem?tica sertaneja e ? modalidade e estrat?gia liter?ria. Qual a caracter?stica de cada movimento liter?rio? O que caracteriza a obra de cada autor? Qual a paisagem descrita em cada obra? Que imagem de sert?o ? desenhada na obra? E a rela??o com a hist?ria?
Com a discuss?o de quest?es como as propostas acima, o professor dever? concluir os debates do ciclo de aulas sobre ?O sert?o e a literatura?.
S?tima aula
Na sexta aula, o professor dever? instruir os alunos sobre a avalia??o final deste ciclo de aulas. Esta avalia??o consiste na confec??o de um v?deo pelos alunos, no qual os pr?prios interpretar?o trechos de textos da literatura brasileira.
Nesta aula, os cinco grupos dever?o reunir-se e selecionar trechos de obras de tem?tica sertaneja (as obras podem ser diferentes das trabalhadas na segunda e na terceira aulas), que ser? o material para o v?deo. Os alunos dever?o ainda discutir a confec??o do v?deo, o local e o modo da grava??o, os locutores e outros detalhes. A grava??o do v?deo dever? ser realizada como atividade extraclasse.
Os alunos dever?o ter como base o Projeto ?Mil Casmurros? (link http://www.milcasmurros.com.br/, acesso em: 28 abr. 2011), uma leitura coletiva de Machado de Assis. No site ? poss?vel selecionar trechos ou pessoas para escutar, o que ? uma maneira inovadora de divulgar e incentivar a leitura da obra de um dos maiores autores da literatura brasileira.
?Literatura e experi?ncia hist?rica em Sartre: o engajamento?, artigo de Franklin Leopoldo e Silva.
Site: http://www.espacoacademico.com.br/087/87silva_franklin.htm
As avalia??es deste ciclo de aulas consistir?o em:
- participa??o dos alunos na roda de discuss?o da primeira aula;
- apresenta??o dos grupos sobre as obras estudadas na segunda e na terceira aulas;
- qualidade do trabalho do v?deo produzido na avalia??o final.
A avalia??o final, como explicado na sexta aula, consiste na confec??o de um v?deo pelos alunos, no qual os pr?prios interpretar?o trechos de textos da literatura brasileira. O planejamento do v?deo ser? feito na sexta aula, mas sua confec??o conta como atividade extra-classe.
O v?deo dever? ser avaliado pelo professor levando em conta a diversidade das obras escolhidas pelos alunos, organiza??o e clareza do v?deo, qualidade das leituras realizadas, dentre outros.
Sugerimos que este v?deo seja disponibilizado no site da escola e tamb?m no youtube (link http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt, acesso em: 29 abr. 2011), para que possa ser acessado por diversos p?blicos - familiares dos alunos, amigos, at? pessoas desconhecidas. Seguindo a l?gica do projeto "Mil Casmurros", os v?deos produzidos pelos alunos dever?o servir como meio de divulga??o e incentivo para a leitura.