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Material Dourado: uma experi?ncia significativa - UCA

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender a contar agrupando quantidades.
  • Desenvolver conceitos de unidade, dezena e centena.
  • Resolver situa??es problema da vida real, que envolvam adi??o e subtra??o.
  • Desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno no??es de: contagem; soma dos algarismos ? adi??o e subtra??o;unidade, dezenas e centenas exatas e utiliza??o de recursos do Classmate como o uso dos programas: KolourPaint e Mozilla Firefox  do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

 bonecos UCA

Infoma??o ao professor

              Professor, ? importante conhecer e manusear o Material Dourado antes de lev?-lo para a sala de aula. Ele ? constitu?do por cubinhos, barras, placas e cub?o, que representam:

?

quadro

Fonte: http://casadamatematica.blogspot.com/2008/08/material-dourado.html

?

1?Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 RODA DE CONVERSA

Professor utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, leve algumas caixas com o Material Dourado para os alunos manusearem e brincarem livremente. Professor, levante os seguintes questionamentos:

1) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?

2) Quantas barras eu preciso para formar uma placa?

3) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa?

4) Quantas placas eu preciso para formar um bloco?   

Professor, explore conceitos geom?tricos, propondo desafios, como por exemplo:

- Quantos cubinhos voc? precisaria para montar um novo cubo?

- Que s?lidos geom?tricos eu posso montar com 9 cubinhos?

Explorando o Material Dourado

Professor, divida a turma em grupos e proponha o ?Jogo do Nunca Dez?. Para obter as informa??es sobre o jogo pe?a aos alunos para pesquisarem usando o laptop.  Verifique se todos conseguem entrar no s?tio sugerido. Se algum deles apresentar dificuldades relembre que ? s? seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessar os s?tios:

http://www.youtube.com/watch?v=nJKlowWy2O4 

http://www.youtube.com/watch?v=4awYq3Maa7U&feature=related 

Professor, reforce as orienta??es do jogo antes de jogar com os alunos, leia as instru??es abaixo:

JOGO DO NUNCA DEZ 

Modo de jogar

 - O grupo decide quem inicia o jogo.

- Cada aluno, na sua vez de jogar, lan?a o(s) dado(s) e retira a quantidade de cubinhos ou quadradinhos, conforme a quantidade que saiu no dado.

- Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos ou quadradinhos, deve troc?-los por uma barra ou tira.

- Quando o jogador conseguir dez tiras deve troc?-las por uma placa.

- Vence o jogador quem conseguir primeiro dez placas ou um n?mero de placas, antecipadamente, combinado.

- Como varia??o, pode-se combinar um tempo determinado para jogar. Nesta varia??o ganha o jogador quem tiver obtido maior n?mero de barras ou tiras e cubinhos ou quadradinhos.

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014236.pdf

Professor, organize os registros do jogo por meio de uma tabela que dever? ser preenchida enquanto os alunos, em grupos, jogam e escrevem na tabela as quantidades conseguidas. Segue abaixo uma sugest?o de tabela:

?

 QUADRO5

Fonte: Acervo da autora

Professor, converse sobre o resultado final do jogo:

Olhando a tabela os alunos, devem responder perguntas como estas:

 - Quem conseguiu a pe?a de maior valor?

 - E de menor valor?

- Quantas barras Gabriela tem a mais que Maria J?lia?

Olhando a tabela ? procura do vencedor, o aluno compara os n?meros e percebe o valor posicional de cada algarismo. Ao tentar determinar os demais colocados (segundo, terceiro e quarto lugares) o aluno come?a a ordenar os n?meros.

Professor, se achar necess?rio leia as aulas  intituladas: "Nunca 10, essa ? a regra: jogando e aprendendo o agrupamento de 10 em 10", no site do portal do professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19255 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10247 

2?Atividade: aproximadamente 60 minutos.

APRENDENDO POR MEIO DE HIST?RIA

Professor, conte a hist?ria: ?Brincando com a matem?tica (A descoberta de Agnaldo)?Autora: Vanda R. Ferreira.

Utilizando a internet cada aluno poder? acompanhar a hist?ria no seu laptop. Verifique se todos os alunos conseguem entrar no s?tio sugerido. Se algum deles apresentar dificuldades relembre que ? s? seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessar o s?tio:

http://pt.scribd.com/doc/6936552/Vanda-R-Ferreira-Brincando-com-Material-Dourado-A-Descoberta-de-Agnaldo

 Professor, ap?s a conta??o da hist?ria, oriente os alunos a clicarem com o mouse em: ( Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura ) no programa KolourPaint. Explique para a turma que a atividade ter? como objetivo fazer desenhos que representem os algarismos usados na hist?ria. Ou seja, cada aluno dever? registrar por meio de desenhos as formas geom?tricas que representam a quantidade cubinhos, barras, placas e cub?o.

3?Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FORMANDO GRUPOS

Professor, proponha aos alunos que se organizem em 6 grupos para fazerem uma brincadeira com o Material Dourado. Entregue aos grupos cart?es representando os algarismos e o Material Dourado. Um grupo escolhe o cart?o para mostrar e os outros dever?o pegar as pe?as no Material Dourado correspondentes ao n?mero, utilizando a menor quantidade de pe?as. Por exemplo, se um grupo exp?e o 40, os alunos dever?o apresentar/pegar 4 barras.

Depois de realizadas algumas jogadas dependendo do interesse dos alunos  ? hora de registrar a atividade no caderno de Matem?tica da seguinte forma:

 quadro material

  

Fonte: Acervo da autora

                                              TAREFA

 menina

Professor, proponha outras atividades para refor?ar a aprendizagem. Veja algumas sugest?es:

    atividade    

Fonte: PASSOS, C?lia; SILVA, Zeneide. Cole??o Eu Gosto de Matem?tica - 1? Ano do Ensino Fundamental.1? edi??o. S?o Paulo: IBEP, p. 156, 2009.

atividade2

Fonte: http://varaldeatividades.blogspot.com/2010/09/material-dourado.html

4?Atividade: aproximadamente 60 minutos.

                                        problemas        

menina 

Professor, leve para a sala de aula uma centena de docinhos ?Brigadeiro?, feitos pela turma na cantina da escola. Conte-os com os alunos. Depois, levante questionamentos:

Observem a quantidade de docinhos que fizemos. Quantos voc?s acham que t?m?

(Ou?a as hip?teses dos alunos)

Vamos cont?-los?

1) Quantos docinhos existem na caixa?

2) Quantos alunos t?m na nossa sala?

3) Quantos docinhos cada aluno ir? receber?

Sabendo-se que na sala de aula existem 20 alunos e que a professora trouxe uma caixa com 1 centena de docinhos e que 1 centena = 100 unidades. Quantos docinhos cada aluno ir? receber?

 Professor, distribua o material concreto sugerido para os alunos representarem a situa??o problema. Formule outras situa??es e estimule os alunos a formularem outras.

Leve v?rios objetos para os alunos manusearem (palitos, tampinhas e Material Dourado).

? importante que voc? questione os alunos como eles pensaram para chegar ao resultado apresentados.

Ap?s essa atividade oriente os alunos a clicarem com o mouse em: ( Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura ) no programa KolourPaint. Explique para a turma que essa atividade ter? como objetivo fazer desenhos que representem a forma que cada um utilizou para resolver a situa??o problema.

Recursos Complementares

http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/.

REVISTA DE EDUCA??O MATEM?TICA. S?o Paulo,ano 6, n.4, p.19-26, 1998.

WAKABAYASHI, Jukie Kiyosen. ? Divertido Aprender Matem?tica - 1 S?rie - 1 Grau. Editora FTD, edi??o n?1,1997.

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: realizar contagem agrupando quantidades; desenvolver conceitos de unidade, dezena e centena; resolver situa??es problema da vida real, que envolvam adi??o e subtra??o; desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante considerar as contribui??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.