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ECA _ direitos e deveres das crian?as ? UCA

Autor e Co-autor(es)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

: Denize Donizete Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Situa??es urgentes no Brasil em rela??o aos direitos da crian?a
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunit?ria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Conhecer o que diz a Lei 8069/90, o Estatuto da Crian?a e do Adolescente.
  • Conhecer alguns direitos e deveres da crian?a e do adolescente.
  • Diferenciar crian?a de adolescente.
  • Descobrir como fazer para que seus direitos sejam garantidos.
  • Discutir sobre o atendimento da lei para todas as crian?as.
  • Pesquisar e identificar o que mudou da inf?ncia dos nossos pais para a inf?ncia das crian?as que nasceram ap?s a cria??o da lei.
  • Entrevistar um agente do Servi?o Social do nosso munic?pio.

Duração das atividades

Aproximadamente 420 minutos: sete atividades de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno saiba utilizar os programas de seu laptop, como: Wxcam e Mozilla Firefox e o Modo de Colabora??o em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Todos

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1? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

CONHECENDO O ECA

- O ECA, Estatuto da Crian?a e do Adolescente, traz em seu texto alguns direitos e deveres da crian?a. Estes direitos, existentes desde 13 de julho de 1990, nem sempre s?o cumpridos, mas devem aparecer como tema de aula para que as crian?as saibam de seus direitos e deveres e os fa?am valer.

-Professor, a legisla??o em sua integralidade pode ser encontrada no sitio do Planalto: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm, por?m para utiliza??o nesta aula e introdu??o do tema, nossa op??o foi por um v?deo.

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- Para motivar os alunos solicite que eles assistam ao v?deo a seguir que faz alguns destaques interessantes sobre o ECA e de uma forma acess?vel. Este se encontra dispon?vel no s?tio do Youtube e pode ser acessado, com o aux?lio do Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet], no endere?o eletr?nico: http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE

video ECA

Imagem 1: Fonte: S?tio do Youtube

Atividades

O texto da lei traz alguns pontos em destaque como: vida, sa?de, alimenta??o, educa??o, esporte, lazer, profissionaliza??o, cultura, dignidade, respeito, liberdade e conviv?ncia familiar e comunit?ria. Ap?s a exibi??o do v?deo, divida as crian?as em 12 grupos, ou seja, um grupo ou dupla para cada tema destacado na lei. Solicite que acessem em seu netbooks a ferramenta de pintura digital o Tux Paint [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e M?sica>Pintura digital] e  solicite que criem uma imagem para cada um dos temas (exemplo: um desenho para alimenta??o, um para sa?de e assim por diante) e identifiquem qual ? o tema que est? sendo representado.

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-Observa??o: este programa faz parte dos recursos dos laptops do UCA e as crian?as adorar?o utiliz?-lo. Nele temos recursos como carimbos e outros que s?o diferentes do KolourPaint, como a ferramenta ?M?gica?, que faz gramas e arco-?ris sozinha. Vale a pena conhec?-lo!

-Apenas para uma melhor visualiza??o, segue uma imagem com o tema alimenta??o:

alimenta??ao

Imagem 2: Fonte: Acervo da autora

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2? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

SOCIALIZANDO: MONTANDO UM PAINEL

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Professor, oriente seus alunos para imprimirem seus desenhos com seu aux?lio e, juntos, montarem um painel com os desenhos relativos aos temas representados. Lembre-se de identificar o painel com: t?tulo, objetivo do trabalho, autores (alunos, turma e professor) e data de realiza??o, pois outras pessoas v?o buscar informa??es nele.

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PRODUZINDO TEXTO

-Professor, al?m dos desenhos, ? importante que as crian?as digam o que entenderam, assim estaremos trabalhando tamb?m com a oralidade e a elabora??o do pensamento. Fa?a um texto coletivo utilizando as falas, que servir?o de registro e de contextualiza??o da escrita.

-Aproveite o momento para criar mais d?vidas e curiosidades sobre o assunto e aprofundar um pouco os conhecimentos.

-Para isso, primeiramente, contextualize o porqu? da cria??o do ECA e como vivem algumas crian?as. Mostre situa??es desfavor?veis ao seu desenvolvimento, como o trabalho infantil, por exemplo. Para isto, sugerimos uma reportagem do Jornal da Rede Globo, dispon?vel no s?tio:

 http://www.youtube.com/watch?v=J3J2Ilala7g&feature=related

Este v?deo pode ser acessado pelos alunos, utilizando seus laptops, por meio do Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Al?m de mostrar fatos reais, indica a necessidade de ?rg?os e leis que as protejam.

Neste momento, questione-os:

  • Sobre o que fala no v?deo?

  • Voc?s gostariam que acontecesse com voc?s o mesmo que acontece com as crian?as do v?deo?

  • Como ser? a vida das crian?as que precisam trabalhar?

  • Quais tipos de trabalho infantil voc?s j? viram?

  • Ser? que as crian?as mostradas no v?deo conseguem estudar?

  • Como voc?s imaginam que ser? o futuro destas crian?as se continuarem trabalhando agora?

  • Quem ser? que pode ajudar a essas crian?as?

  • E voc?s, se virem ou sofrerem algum tipo de mau trato, sabem a quem pedir ajuda?

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-Posteriormente, conte a eles que, al?m do ECA, existe tamb?m os ?Conselhos Tutelares?, que ? onde podemos pedir ajuda. Proponha que convidem uma pessoa que trabalha no Conselho Tutelar de seu munic?pio e ajuda crian?as, utilizando o Estatuto.

-Voc?s poder?o visitar o local onde funciona o Conselho Tutelar ou convidar um/a conselheiro/a para vir at? a escola

-Esta visita propiciar? que as crian?as visualizem o trabalho realizado pelos conselheiros, tenham a consci?ncia de estarem protegidas e que existe uma institui??o a qual podem recorrer. Al?m do trabalho ligado a cidadania e ao conhecimento dos seus direitos e deveres.

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3? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

PLANEJANDO A ENTREVISTA

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-Neste momento ? preciso organizar, com a ajuda das crian?as, um  planejamento envolvendo: um roteiro de entrevistas, convites para o membro do Conselho Tutelar e o agendamento da visita.

Fa?a uma problematiza??o sobre o assunto, ou melhor, indaga??es tais como: o que queremos saber e o que vamos perguntar; crie com eles o roteiro da entrevista.

Al?m disso, pergunte como far?o para convidar o(a) Conselheiro(a) Tutelar? Estabele?a com eles quem vai fazer as perguntas, isto torna a atividade mais organizada.

Ligue e converse com um(a) conselheiro(a) e marque a visita. Solicite seu e-mail e antecipe para ele(a) que as crian?as enviar?o convites.

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ELABORANDO O CONVITE

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-Selecione alguns convites (anivers?rio, casamento e outros) e leve para os alunos observarem qual ? sua estrutura textual e quais s?o as informa??es que devem constar: quem estamos convidando, o motivo (objetivo), o local do evento, o dia, o hor?rio, quem est? convidando. Se n?o tiver nenhum convite impresso, solicite que utilizem seus netbooks e acessem o s?tio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/. Neste s?tio eles ter?o oportunidade de verem diferentes modelos de convites.

convites

Fonte: http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/

Solicite que abram novamente o Tux Paint [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e M?sica>Pintura digital], escrevam e desenhem no seu convite, lembrando as informa??es que devem conter. Esta atividade propiciar? que eles observem a fun??o social da escrita e que fa?am tentativas de escrita, reelaborando-a.

Ao final, pe?a para que abram o Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e enviem seus convites para o seu e-mail.

Como as crian?as est?o em fase de alfabetiza??o, a socializa??o e a possibilidade de confrontarem suas hip?teses de escritas entre os membros do grupo, possibilitar? o levantamento de novos questionamentos entre a escrita convencional e a realizada por eles.

Esta atividade poder? ajud?-los no surgimento de novas hip?teses de escrita.

Para isso, relembre os dados necess?rios para a elabora??o do convite. Depois de prontos,  solicite que troquem os convites e corrijam eventuais erros.

Estes convites poder?o compor o painel, como forma de mostrar o trabalho de cada um e at? mesmo como avalia??o da representa??o do c?digo escrito. Por?m, para o envio ao membro do Conselho Tutelar, ? interessante a cria??o de um convite coletivo, onde apare?am todos os dados. Voc? pode mont?-lo em sala, coletivamente e, poder? ainda, utilizar alguns desenhos para comp?-lo.

Ao final, voc? poder? enviar para o e-mail do(a) conselheiro tutelar.

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4? MOMENTO:APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

REALIZANDO A ENTREVISTA

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Para esta atividade, ? preciso imprimir o roteiro e organizar as crian?as. Solicite que, durante a entrevista gravem a fala da pessoa entrevista, para posteriormente registrarem o que ouviram em um pequeno relat?rio.

-Os alunos poder?o gravar a partir do WxCam, a webcam de seus computadores, que pode ser acessado pelo ?cone C?mera, existente na ?rea de trabalho ou pelo caminho: [Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam].

- Estabele?a coletivamente a ordem das perguntas. Deixe que cada crian?a fa?a a sua pergunta. Voc? poder? ficar respons?vel por mediar o trabalho e, nos momentos de fala da entrevistada, fotografar.

- O objetivo mais importante desta atividade ? tirar um pouco da imagem distorcida que muitos fazem dos conselhos tutelares, como se fossem algo ruim ou prejudicial, algo contra a fam?lia. ? interessante que vejam que os conselheiros tutelares s?o ajudantes e defensores dos direitos das crian?as, inclusive da fam?lia.

Atividades de casa

- Solicite que as crian?as levem seus computadores para casa e revejam a entrevista, acompanhadas por um adulto que vai ajud?-la a redigir o relat?rio, o qual dever? levar para pr?xima aula.

- Oriente-as tamb?m a questionarem seus pais/m?es ou o adulto respons?vel por ela sobre o que mudou da inf?ncia deles para a inf?ncia das crian?as que nasceram ap?s a cria??o da lei.

-Esta tarefa de casa, n?o s? refor?ar? com a crian?a os conhecimentos aprendidos como valorizar? suas aprendizagens, ? medida que ?ensina? ao adulto o que sabe.

-Como esta atividade tamb?m prev? a inclus?o digital da fam?lia, ? interessante mandar algumas orienta??es como, por exemplo, o nome e os atalhos do programa que utilizar?o para escrever o texto. Veja uma sugest?o:

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TAREFA DE CASA

SR(S) PAIS E/OU RESPONS?VEIS:

HOJE, ___/____/____, TIVEMOS UMA PALESTRA COM O(A) CONSELHEIRO(A) TUTELAR ________________________________________ E TIRAMOS MUITAS D?VIDAS DE COMO ESTE ?RG?O FUNCIONA, PARA QUE ELE EXISTE, DENTRE OUTROS QUESTIONAMENTOS.

?         DISCUTA COM SEU/SUA FILHO/A SOBRE A ENTREVISTA E O QUE MUDOU DA SUA INF?NCIA PARA A INF?NCIA DAS CRIAN?AS QUE NASCERAM AP?S A CRIA??O DA LEI.

?         SE ELE/A PRECISAR COLABORE AJUDANDO-O A ESCREVER UM RELAT?RIO SOBRE: O QUE ELE/A APRENDEU SOBRE O ECA, ESTATUTO DA CRIAN?A E DO ADOLESCENTE, E SOBRE OS CONSELHOS TUTELARES.

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PARA DIGITAR, UTILIZE O KWORD[METASYS> APLICATIVOS>FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE>SU?TE DE ESCRIT?RIO> PROCESSADOR DE TEXTOS]

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Solicite tamb?m que fa?am uma entrevista com um adulto da fam?lia (pai, m?e, tio, av? ou outro) abordando:

COMO ERA A SUA INF?NCIA:

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NOME:

IDADE:

- VOC? BRINCAVA MUITO?

- VOC? PRECISOU TRABALHAR?

- ESTUDAR ERA IMPORTANTE? AT? QUE IDADE, MAIS OU MENOS?

- MAS O QUE ERA MAIS IMPORTANTE, ESTUDAR OU TRABALHAR?

- VOC? RECEBIA ALGUM TIPO DE CASTIGO QUANDO FAZIA ALGO ERRADO? COMO ISSO ACONTECIA?

- ATUALMENTE, AS CRIAN?AS N?O PODEM TRABALHAR OU SOFRER CASTIGOS F?SICOS PORQUE O ESTATUTO DA CRIAN?A E DO ADOLESCENTE, O ECA, NOS PROTEGE. O QUE VOC? ACHA DISSO?

- SE NA ?POCA DA SUA INF?NCIA EXISTISSE O ECA, VOC? ACHA QUE A SUA INF?NCIA SERIA MELHOR OU PIOR?

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PARA ISSO, UTILIZE O KRECORD [METASYS>APLICATIVOS>MULTIM?DIA>GRAVADOR DE SOM]

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5? MOMENTO:APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

AMPLIANDO O DEBATE

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Neste momento, reforce alguns dos direitos e deveres da crian?a e do adolescente, mas, para uma amplia??o e melhor contextualiza??o do tema, ? importante dizer o que a lei tr?s para a diferencia??o de crian?a e adolescente, qual ou quais o(s) crit?rio(s) para pertencer a cada um destes grupos.

Para esta atividade, a sugest?o ? que voc? acesse o s?tio Pr? menino, dispon?vel em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm, e p?ginas seguintes. Este s?tio possui uma hist?ria da Turma da M?nica que retrata os aspectos mais relevantes do ECA.

Para apresentar a historinha ?s crian?as, voc? poder? imprimi-la e reproduzi-la em tamanho grande, papel A3, ou ainda, criar uma apresenta??o no KPresenter, o que seria interessante para que eles pudessem tamb?m visualizar as cores. Este programa pode ser acessado pelo caminho: [Metasys, Aplicativos, Ferramentas de Produtividade>Su?te de Escrit?rio>Gerador de Apresenta??es]

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-Posteriormente, oportunize um debate, pelo Modo de colabora??o em classe, onde as crian?as poder?o dizer o que pensam e refletir sobre o assunto, o que trar? uma amplia??o de pontos de vista e uma maior criticidade.

-Questione-os sobre qual ? a diferen?a entre uma crian?a e um adolescente e se tem direitos e deveres diferentes.

-Outra quest?o relevante ? como fazer para que seus direitos sejam garantidos.

-Esta ferramenta, dispon?vel nos computadores do programa Um Computador por Aluno _ UCA, ? representada por um livro na Barra de ferramentas, no canto direito dos computadores.

modo colabora??ao

Fonte: Imagem 3: acervo da autora

-O Modo de Colabora??o em Classe possibilitar? que os alunos mostrem seus pontos de vista em rela??o ?s observa??es. Criar? um debate interessante.

Observa??o: se voc? possuir d?vidas de como usar o Modo Colabora??o em Classe, poder? clicar em cima do ?cone e no item ?Ajuda?, para conhecer mais ferramentas ou consultar o sitio: www.metasys.com.br

tela do laptop

Fonte: Imagem 4: acervo da autora

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6? MOMENTO:APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

FINALIZANDO O TEMA

Videos

Inicie este momento com a socializa??o de campanhas contra maus tratos infantis, que poder?o ser assistidas, no sitio do Youtube, com aux?lio do Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

1- Conselho Tutelar: todo mundo precisa conhecer

A) http://www.youtube.com/watch?v=-zKFv5bYOZk

B) http://www.youtube.com/watch?v=umOq7rP1VrM

2- Minist?rio P?blico: http://www.youtube.com/watch?v=FUrBmOvdwLw

E, para a finaliza??o do trabalho com o tema Estatuto da Crian?a e do Adolescente, a sugest?o ? uma atividade mais l?dica. A m?sica de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit caminha no sentido de mostrar o que deve ou n?o fazer parte do universo infantil. As crian?as poder?o assistir o clipe pelo endere?o eletr?nico: http://www.youtube.com/watch?v=u9aa7FqMcRU , utilizando seus laptops.

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Crian?a N?o Trabalha

Palavra Cantada

Composi??o: Arnaldo Antunes e Paulo Tatit

L?pis, caderno, chiclete, pi?o
Sol, bicicleta, skate, cal??o
Esconderijo, avi?o, correria, tambor, gritaria, jardim, confus?o

Bola, pel?cia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no p?o

Giz, merthiolate, band-aid, sab?o
T?nis, cadar?o, almofada, colch?o
Quebra-cabe?a, boneca, peteca, bot?o, pega-pega, papel, papel?o

Crian?a n?o trabalha, crian?a d? trabalho
Crian?a n?o trabalha...

L?pis, caderno, chiclete, pi?o
Sol, bicicleta, skate, cal??o
Esconderijo, avi?o, correria, tambor, gritaria, jardim, confus?o

Bola, pel?cia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no p?o

Crian?a n?o trabalha, crian?a d? trabalho
Crian?a n?o trabalha...

Giz, merthiolate, band-aid, sab?o
T?nis, cadar?o, almofada, colch?o
Quebra-cabe?a, boneca, peteca, bot?o, pega-pega, papel, papel?o

Crian?a n?o trabalha, crian?a d? trabalho
Crian?a n?o trabalha...

1, 2 feij?o com arroz
3, 4 feij?o no prato
5, 6 tudo outra vez...

L?pis, caderno, chiclete, pi?o
Sol, bicicleta, skate, cal??o
Esconderijo, avi?o, correria, tambor, gritaria, jardim, confus?o

Bola, pel?cia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no p?o

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- Imprima a letra da m?sica e a reproduza no papel A3, para que seja mais bem  visualizada.

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7? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

EXPLORANDO A LETRA DA M?SICA

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Repita a m?sica para as crian?as, utilizando os mesmos passos do momento anterior e explore a leitura e a escrita.

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- Veja uma sugest?o:

1.      Solicite que identifiquem na m?sica palavras que comecem com a letra B e circulem de vermelho.

2.      Descubram  quantas vezes aparece a palavra CRIAN?A e circulem de verde.

3.      Identifiquem e copiem quais s?o as brincadeiras e os brinquedos que s?o citados na m?sica. Crie um quadro para eles classificarem. Veja uma sugest?o:

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BRINQUEDOS

BRINCADEIRAS

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Para esta atividade, reproduza a m?sica, em tamanho convencional (A4), para que colem no caderno, fa?am as atividades e ilustrem.

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- Posteriormente, entregue duas fichas de papel para cada aluno de, aproximadamente, 3cm por 7cm e solicite que escrevam palavras que marcaram o tema.

- Por fim, cole no mural, junto aos desenhos, a letra da m?sica e as palavras. Assim, voc? j? ter? todo o registro da aula.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o desta aula perpassar? pela visualiza??o do interesse e envolvimento das crian?as em rela??o ao tema, isto ser? observado ao longo das atividades desenvolvidas.

Portanto, verifique se eles compreenderam o que ? o ECA e que ele estabelece direitos e tamb?m deveres, que o Conselho tutelar ? um ?rg?o que colabora com a crian?a e o adolescente visando que sejam garantidos.

Observe tamb?m, no decorrer das aulas, se os alunos foram capazes de: diferenciar crian?a de adolescente, demonstrar como fazer para que seus direitos sejam garantidos e se compreenderam que, apesar de ser para todas as crian?as, o cumprimento da lei possui algumas dificuldades.

Esta aula propiciar? tamb?m, que o aluno desenvolva conceitos de cidadania e criticidade, fatores a serem observados e avaliados no decorrer das atividades, mas, sobretudo, no debate.