Portal do Professor

Início do Conteúdo

Regi?o Centro-Oeste do Brasil ? UCA.

Autor e Co-autor(es)

Rosilene Tomaz Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar a localiza??o desta regi?o no mapa do Brasil;
  • Analisar os diferentes aspectos naturais, sociais e econ?micos presentes na regi?o Centro-Oeste;
  • Avaliar os principais problemas urbanos presentes na regi?o Centro-Oeste, tais como desemprego, saneamento b?sico ?Coleta e tratamento de esgoto, Tratamento e distribui??o de ?gua? e Viol?ncia.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia e forma??o do territ?rio brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que ser?o utilizados na aula s?o: laptop e internet. 

?

Atividade 1 ? Localiza??o da regi?o Centro-Oeste

?

Para iniciar a discuss?o sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor dever? solicitar aos alunos que atrav?s de seu laptop, interligado ? internet acesse o s?tio abaixo, conforme mostra link e tela a seguir:

Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 15/05/2011.

?

Imagem 1

?

Ap?s acessar a p?gina acima, o aluno ir? clicar no link ?Brasil (estados e regi?es)?, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regi?es.

Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 15/05/2011.

?

Imagm 2

?

Em seguida ir? clicar no link ?Regi?o Centro-Oeste?, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da regi?o Centro-Oeste.

?

Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_centrooeste_gde.gif.  Acessado em: 15/05/2011.

?

Regi??o Centro Oeste

?

O objetivo desta atividade ? o aluno aprender a localizar a regi?o Centro-Oeste no mapa do Brasil.

Para isso, quando o aluno estiver com mapa da regi?o Centro-Oeste aberto no laptop, o professor poder? fazer os seguintes questionamentos:

  • Quantos estados possuem esta regi?o?
  • Quais s?o os estados?
  • Quais s?o as capitais desses estados?

?

O professor dever? pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa ?KolourPaint? fa?a uma legenda identificando os estados e as capitais da regi?o Centro-Oeste.

?

  • Passos para acessar o KolourPaint: Metasys, Aplicativos, Aplica??es Gr?ficas, Ferramenta de pintura.

?

 Atividade 2 ? Analisando as caracter?sticas da regi?o Centro-Oeste

?

 Para dar in?cio a esta atividade o professor ir? pedir para cada aluno atrav?s de seu laptop interligado a internet, abrir os s?tios abaixo e fazer a leitura silenciosa dos textos contidos na p?gina.

?

Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm. Acessado em: 15/05/2011.

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-centro-oeste.htm. Acessado em: 15/05/2011.

?

Em seguida o professor ir? iniciar um debate na sala, usando as seguintes quest?es:

?

  • Quantos habitantes possuem a regi?o Centro-Oeste?
  • Qual forma??o vegetal ? encontrada na regi?o?
  • Qual o clima presente?
  • Quais s?o os principais rios da regi?o Centro-Oeste?
  • Quais aspectos econ?micos sustentam a economia da regi?o Centro-Oeste?

?

No momento do debate o professor sendo o mediador das discuss?es dever? incentivar todos a participarem deste momento. Ap?s ouvir os alunos ele tamb?m ir? fazer algumas coloca??es a respeito do tema, resgatando as principais caracter?sticas da regi?o estudada.

Ao t?rmino do debate o professor poder? solicitar ? turma que construam uma tabela colocando dados como: popula??o, vegeta??o, clima, rios e aspectos econ?micos. Para constru??o da tabela os alunos ir?o utilizar o Kword do laptop.

?

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys ? Aplicativos ? Ferramentas de Produtividade ? Su?te de Escrit?rio ? Processador de Textos.

?

Modelo da tabela

?

?

Popula??o

Vegeta??o

Clima

Rios

Aspectos Econ?micos

?

?

?

?

?

?

  • O n?mero de linhas da tabela ir? variar de acordo com o preenchimento de cada caracter?stica.

?

Ao conclu?rem a atividade o professor dever? solicitar que os alunos encaminhem por e-mail a tabela para que ele possa corrigir e avaliar a turma pela execu??o da tarefa.

  

Atividade 3 ? Uma an?lise da regi?o Centro - Oeste

?

O professor ir? solicitar que a turma se divida em grupos de no m?ximo cinco alunos e assistam aos v?deos e ou?am as m?sicas, dispon?vel nos links e telas abaixo, buscando fazer uma an?lise sobre o tema que ? retratado nos v?deos, imagens e m?sicas.

?

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ZeNCLvAIi4Y&feature=related. Acessado em: 16/05/2011. 

V?­deo Um   

?

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=AP4AFE3IUdU&feature=fvwrel. Acessado em: 16/05/2011.

?

V?­deo dois   

?

M?sica de Almir Sater (Composi??o: Almir Sater e Renato Teixeira)

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/almir-sater/127233/. Acessado em: 16/05/2011.

?

 Pe?o

Diga voc? me conhece

Eu j? fui boiadeiro

Conhe?o essas trilhas

Quil?metro, milhas

Que vem e que v?o

Pelo alto sert?o

Que agora se chama

N?o mais de sert?o

Mas de terra vendida

Civiliza??o

?

Ventos que arrombam janelas

E arrancam porteiras

Espora de prata riscando as fronteiras

Selei meu cavalo

Matula no fardo

Andando ligeiro

Um abra?o apertado

E um suspiro dobrado

N?o tem mais sert?o

?

Os caminhos mudam com o tempo

S? o tempo muda um cora??o

Segue seu destino boiadeiro

Que a boiada foi no caminh?o

?

A fogueira, a noite

Redes no galp?o

O paiero, a moda,

O mate, a prosa

A saga, a sina

O "causo" e on?a

Tem mais n?o

?

? pe?o....

?

Tempos e vidas cumpridas

P?, poeira, estrada

Est?rias contidas

Nas encruzilhadas

Em noites perdidas

No meio do mundo

Mund?o cabeludo

Onde tudo ? floresta

E campina silvestre

Mund?o "caba" n?o

?

Sabe, "prum" bom viajante

Nada ? distante

"Prum" bom companheiro

N?o conto dinheiro

Existe uma vida

Uma vida vivida

Sentida e sofrida

De vez por inteiro

E esse ? o pre?o "preu" ser brasileiro.

?

?

Ap?s os grupos terem assistido aos v?deos, ouvido a m?sica e feito ?s an?lises solicitadas anteriormente, eles ir?o elaborar uma poesia usando o Kword de seus laptops retratando todos os aspectos presentes na regi?o Centro-Oeste.

?

  • Est? atividade poder? ser desenvolvida juntamente com o professor de L?ngua Portuguesa, sendo que antes de iniciar a atividade o professor de L?ngua Portuguesa poder? em sua aula ensinar aos alunos a constru?rem uma poesia.

?

E quando os grupos tiverem elaborado a poesia eles ir?o encaminhar por e-mail para os professores de Geografia e L?ngua Portuguesa para que a atividade possa ser corrigida por ambos os professores.

  

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys ? Aplicativos ? Ferramentas de Produtividade ? Su?te de Escrit?rio ? Processador de Textos.

?

 Atividade 4 ? An?lise de problemas urbanos presentes na regi?o Centro-Oeste

?

Para que a turma entenda os problemas urbanos presentes na regi?o Centro-Oeste, o professor ir? solicitar que ainda em grupos fa?am uma an?lise dos dados disponibilizados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica.

?

Passos para a an?lise

?

  • Entrar no s?tio www.ibge.gov.br;
  • Na Sinopse dos resultados do censo 2010;
  • Escolha a regi?o Centro-Oeste;
  • Evolu??o da popula??o;
  • An?lise do gr?fico;
  • Domic?lios, por exist?ncia de banheiro ou sanit?rio e tipo de esgotamento/ Anos 2000 e 2010;
  • An?lise dos gr?ficos dos anos 2000 e 2010;
  • Domic?lios por exist?ncia de energia el?trica;
  • An?lise do gr?fico;
  • Cartogramas;
  • An?lise do mapa.

?

Ap?s an?lise dos dados os alunos ir?o escrever um texto usando o Kword do laptop ressaltando todas as an?lises feitas, colocando no texto o maior n?mero poss?vel de dados coletados atrav?s da an?lise.

Em seguida ainda em forma de texto, fazer uma an?lise comparativa com os dados coletados no s?tio do IBGE e com seus entendimentos ap?s estudos realizados sobre a regi?o, atrav?s de todas as atividades realizadas anteriormente.

?

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys ? Aplicativos ? Ferramentas de Produtividade ? Su?te de Escrit?rio ? Processador de Textos.

?

  • O professor dever? solicitar que os alunos encaminhem por e-mail o texto para ser corrigido e avaliado.

?

Ao t?rmino da atividade de an?lise ? necess?rio que o professor a partir de um debate com a turma ou?a as considera??es dos grupos sobre as an?lises dos gr?ficos e fa?a um fechamento das discuss?es colocando seu entendimento sobre o assunto em quest?o.

Recursos Complementares

Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente auxiliar?o o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.

?

http://www.youtube.com.  Acessado em 15/05/2011. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio. 

http://www.ibge.gov.br. Acessado em 16/05/2011. S?tio usado na aula.

http://www.brasilescola.com.br. Acessado em 16/05/2011. Pode ser usado para auxiliar o professor.

Avaliação

O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; e, os resultados das tarefas encaminhadas ao t?rmino de cada atividade.