Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Cartografia e forma??o do territ?rio brasileiro.
Os recursos que ser?o utilizados na aula s?o: laptop e internet.
?
Atividade 1 ? Localiza??o da regi?o Centro-Oeste
?
Para iniciar a discuss?o sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor dever? solicitar aos alunos que atrav?s de seu laptop, interligado ? internet acesse o s?tio abaixo, conforme mostra link e tela a seguir:
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 15/05/2011.
?
?
Ap?s acessar a p?gina acima, o aluno ir? clicar no link ?Brasil (estados e regi?es)?, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regi?es.
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 15/05/2011.
?
?
Em seguida ir? clicar no link ?Regi?o Centro-Oeste?, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da regi?o Centro-Oeste.
?
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_centrooeste_gde.gif. Acessado em: 15/05/2011.
?
?
O objetivo desta atividade ? o aluno aprender a localizar a regi?o Centro-Oeste no mapa do Brasil.
Para isso, quando o aluno estiver com mapa da regi?o Centro-Oeste aberto no laptop, o professor poder? fazer os seguintes questionamentos:
?
O professor dever? pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa ?KolourPaint? fa?a uma legenda identificando os estados e as capitais da regi?o Centro-Oeste.
?
?
Atividade 2 ? Analisando as caracter?sticas da regi?o Centro-Oeste
?
Para dar in?cio a esta atividade o professor ir? pedir para cada aluno atrav?s de seu laptop interligado a internet, abrir os s?tios abaixo e fazer a leitura silenciosa dos textos contidos na p?gina.
?
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm. Acessado em: 15/05/2011.
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-centro-oeste.htm. Acessado em: 15/05/2011.
?
Em seguida o professor ir? iniciar um debate na sala, usando as seguintes quest?es:
?
?
No momento do debate o professor sendo o mediador das discuss?es dever? incentivar todos a participarem deste momento. Ap?s ouvir os alunos ele tamb?m ir? fazer algumas coloca??es a respeito do tema, resgatando as principais caracter?sticas da regi?o estudada.
Ao t?rmino do debate o professor poder? solicitar ? turma que construam uma tabela colocando dados como: popula??o, vegeta??o, clima, rios e aspectos econ?micos. Para constru??o da tabela os alunos ir?o utilizar o Kword do laptop.
?
?
Modelo da tabela
?
?
Popula??o |
Vegeta??o |
Clima |
Rios |
Aspectos Econ?micos |
? |
? |
? |
? |
? |
?
?
Ao conclu?rem a atividade o professor dever? solicitar que os alunos encaminhem por e-mail a tabela para que ele possa corrigir e avaliar a turma pela execu??o da tarefa.
Atividade 3 ? Uma an?lise da regi?o Centro - Oeste
?
O professor ir? solicitar que a turma se divida em grupos de no m?ximo cinco alunos e assistam aos v?deos e ou?am as m?sicas, dispon?vel nos links e telas abaixo, buscando fazer uma an?lise sobre o tema que ? retratado nos v?deos, imagens e m?sicas.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ZeNCLvAIi4Y&feature=related. Acessado em: 16/05/2011.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=AP4AFE3IUdU&feature=fvwrel. Acessado em: 16/05/2011.
?
?
M?sica de Almir Sater (Composi??o: Almir Sater e Renato Teixeira)
Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/almir-sater/127233/. Acessado em: 16/05/2011.
?
Pe?o
Diga voc? me conhece
Eu j? fui boiadeiro
Conhe?o essas trilhas
Quil?metro, milhas
Que vem e que v?o
Pelo alto sert?o
Que agora se chama
N?o mais de sert?o
Mas de terra vendida
Civiliza??o
?
Ventos que arrombam janelas
E arrancam porteiras
Espora de prata riscando as fronteiras
Selei meu cavalo
Matula no fardo
Andando ligeiro
Um abra?o apertado
E um suspiro dobrado
N?o tem mais sert?o
?
Os caminhos mudam com o tempo
S? o tempo muda um cora??o
Segue seu destino boiadeiro
Que a boiada foi no caminh?o
?
A fogueira, a noite
Redes no galp?o
O paiero, a moda,
O mate, a prosa
A saga, a sina
O "causo" e on?a
Tem mais n?o
?
? pe?o....
?
Tempos e vidas cumpridas
P?, poeira, estrada
Est?rias contidas
Nas encruzilhadas
Em noites perdidas
No meio do mundo
Mund?o cabeludo
Onde tudo ? floresta
E campina silvestre
Mund?o "caba" n?o
?
Sabe, "prum" bom viajante
Nada ? distante
"Prum" bom companheiro
N?o conto dinheiro
Existe uma vida
Uma vida vivida
Sentida e sofrida
De vez por inteiro
E esse ? o pre?o "preu" ser brasileiro.
?
?
Ap?s os grupos terem assistido aos v?deos, ouvido a m?sica e feito ?s an?lises solicitadas anteriormente, eles ir?o elaborar uma poesia usando o Kword de seus laptops retratando todos os aspectos presentes na regi?o Centro-Oeste.
?
?
E quando os grupos tiverem elaborado a poesia eles ir?o encaminhar por e-mail para os professores de Geografia e L?ngua Portuguesa para que a atividade possa ser corrigida por ambos os professores.
?
Atividade 4 ? An?lise de problemas urbanos presentes na regi?o Centro-Oeste
?
Para que a turma entenda os problemas urbanos presentes na regi?o Centro-Oeste, o professor ir? solicitar que ainda em grupos fa?am uma an?lise dos dados disponibilizados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica.
?
Passos para a an?lise
?
?
Ap?s an?lise dos dados os alunos ir?o escrever um texto usando o Kword do laptop ressaltando todas as an?lises feitas, colocando no texto o maior n?mero poss?vel de dados coletados atrav?s da an?lise.
Em seguida ainda em forma de texto, fazer uma an?lise comparativa com os dados coletados no s?tio do IBGE e com seus entendimentos ap?s estudos realizados sobre a regi?o, atrav?s de todas as atividades realizadas anteriormente.
?
?
?
Ao t?rmino da atividade de an?lise ? necess?rio que o professor a partir de um debate com a turma ou?a as considera??es dos grupos sobre as an?lises dos gr?ficos e fa?a um fechamento das discuss?es colocando seu entendimento sobre o assunto em quest?o.
Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente auxiliar?o o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.
?
http://www.youtube.com. Acessado em 15/05/2011. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio.
http://www.ibge.gov.br. Acessado em 16/05/2011. S?tio usado na aula.
http://www.brasilescola.com.br. Acessado em 16/05/2011. Pode ser usado para auxiliar o professor.
O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; e, os resultados das tarefas encaminhadas ao t?rmino de cada atividade.