Portal do Professor

Início do Conteúdo

NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: Como motivar as crianças

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Durante a aula os alunos da Educação Infantil na faixa etária de 5  anos, poderão:

  • Discutir sobre o objeto de estudo; envolver-se com suas produções; brincar e fazer de conta que o relógio de papel  marca  a hora  de suas atividades.

Duração das atividades

Cada momento da aula dura aproximadamente 20 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Valorizar o relógio como objeto de estudo.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 -  Desenhar e recortar relógios de pulso para brincar


Nessa atividade o(a) professor(a) não deve introduzir nenhum conteúdo de ensino, a finalidade é de motivar as crianças, envolvê-las no estudo do relógio como instrumento de medida de tempo.

 
1º Momento - Uma das estratégias é deixar as crianças fazerem desenhos espontâneos de diferentes modelos de relógios (em papel, cartão ou cartolina) e orientar o recorte.


2º Momento - Orientar as crianças para fazerem trocas ou presentear os(as) amigos(as). Nesse momento, o professor deve elogiar as produções infantis, destacando os detalhes criativos.

Avaliação

Observar o interesse das crianças, a possibilidade de umas motivarem as outras para trabalharem com o relógio como medida de tempo.