Portal do Professor

Início do Conteúdo

A import?ncia da oralidade na forma??o social da crian?a - UCA

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, La?s de Castro Agranito.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer a import?ncia da fala como principal ve?culo de manifesta??o de desejos e necessidades;

?

  • Identificar a oralidade como fator de evolu??o social;

?

  • Refletir e compreender a arte ret?rica como meio de persuas?o comunit?ria.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos divididos em 4 aulas de 60 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Para o sucesso dessa aula ? importante que o aluno queira se expressar atrav?s da fala, estar inserido no processo de alfabetiza??o e letramento e utilize sua criatividade.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA - grupo

Durante esta aula, os alunos ter?o oportunidade de compreender a utilidade e necessidade da oralidade,  percebendo a sua import?ncia como facilitador na comunica??o humana.

  • Observa??es:

Esta aula tem uma proposta interdisciplinar, pois trabalha com diferentes ?reas do conhecimento:  L?ngua Portuguesa, ?tica e Alfabetiza??o.

Professor, na atividade de  L?ngua Portuguesa voc? poder? trabalhar as diversas formas de linguagem como: oral, escrita e visual, bem como na constru??o de narrativas para desenvolver os textos.

Em ?tica, poder? ser trabalhado o exerc?co do di?logo nas discuss?es ao longo do trabalho.

Na Alfabetiza??o, poder? ser trabalhado o papel da intera??o entre os alunos e processos de leitura.

A aula est? dividida em quatro momentos:

1? Momento: aproximadamente 60 min.

Linguagem oral nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental

A fala ? o principal instrumento de comunica??o das crian?as com os professores e seus colegas. At? quem ainda n?o est? matriculado em uma escola e nem se faz entender pela fala, manifesta sua oralidade, como ? o caso das crian?as pequenas que ainda n?o falam palavras ou frases completas, mas se fazem entender por monoss?labos, tais como ?mama? ?da? e outros..

Professor, para motivar os alunos para este tema, inicie a aula solicitando que seus alunos acessem o s?tio abaixo, para juntos assistirem ao v?deo de dois beb?s conversando. Para isso, eles devem utilizar o Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet).  

Beb??s conversando

V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=JIwuQF8EKMs

Professor, este momento ? oportuno para estimular a criatividade de seus alunos propondo a seguinte atividade.

Aluna UCA - Atividades

1) Ap?s assistir o v?deo, certamente, n?o sabemos o que os beb?s conversaram. Use sua criatividade e crie um pequeno texto com a suposta ?fala? dos beb?s. Ilustre o texto.

2? Momento: aproximadamente 60 min.

Conceito de oralidade

Oralidade ? a transmiss?o oral dos conhecimentos armazenados na mem?ria humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente.

Conceito extra?do do s?tio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade

Professor, neste segundo momento da aula ? importante explorar o conceito de oralidade atrav?s de um pequeno exerc?cio.  Conte a hist?ria ?Consci?ncia fala?? utilizando o seu laptop e por meio do Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e  acesse o s?tio: http://doroni.blogspot.com/2009/03/consciencia-fala_30.html . Voc? poder?  projet?-la  utilizando um projetor de multim?dia. Depois, pe?a para dois ou tr?s alunos, contar oralmente a hist?ria que ficou armazenada em sua mem?ria.

Consci??ncia fala

Imagem e hist?ria dispon?vel em: http://doroni.blogspot.com/2009/03/consciencia-fala_30.html

3? Momento: aproximadamente 60 min.

Fala: uma evolu??o social

Podemos considerar a fala como uma evolu??o da sociedade. Em tempos antigos, os homens se comunicavam atrav?s da emiss?o de sons pouco compreens?veis.  

Homens das Cavernas

Imagem dispon?vel em: http://pt-br.protopia.wikia.com/wiki/John_Zerzan_e_a_confus%C3%A3o_primitiva

Com a evolu??o da tecnologia, evolui tamb?m o modo de as pessoas se comunicarem.

Beb?? ao telefone

Imagem dispon?vel em: http://oxenti.com/www/2009/08/19/alguns-estados-do-brasil-j-tem-mais-que-1-celular-por-habitante/

?

Aluna UCA - Atividades

Professor, para a conclus?o deste momento, divida a sala em dois grupos e proponha a brincadeira da m?mica. Assim, seus alunos se divertem e fixam o conte?do. A brincadeira tem por objetivo, lev?-los a entender que quando se expressam atrav?s da oralidade, as pessoas s?o mais claras do quando gesticulam, ou seja, a linguagem ?n?o verbal? n?o ? t?o difundida e compreendida por todos. 

4? Momento: aproximadamente 60 min.  

Ret?rica: a arte do bem falar.

Professor, para explorar este conceito com os alunos resgate com eles o que j? aprendemos sobre ?comunica??o?, contextualizando. Vimos no primeiro momento desta aula que, quando somos pequenos, podemos nos expressar livremente e sem preocupa??es com as regras de linguagem. Contudo, quando estamos mais velhos, precisamos nos comunicar bem, assim, por vezes nos ? necess?rio a ret?rica, a arte do bem falar.

Em nossa sociedade, os pol?ticos fazem bom uso dessa arte para tentar convencer o povo a votar neles. ?s vezes, os pol?ticos utilizam do humor para convencer os eleitores. Foi o que aconteceu com o humorista Tiririca, eleito deputado federal em 2011.

- Para ilustrar solicite que utilizem os laptops por meio do Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e  acessem o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=CIQan8FsKmY&feature=related .

- Ap?s a exibi??o do v?deo, discuta com eles sobre suas percep??es.

Tiririca

V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=CIQan8FsKmY&feature=related

Aluna UCA - Atividades

Professor, para concluir este momento da aula, simule uma elei??o na sala. Proponha os cargos de ?ajudantes da semana? (masculino e feminino) e pe?a aos alunos para discursarem sobre o que podem colaborar para a melhoria da sala.

Recursos Complementares

Sugest?es de s?tios sobre oralidade:

Conceito de oralidadehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade

Sugest?es de v?deo sobre oralidade:

http://www.youtube.com/watch?v=xnnMs3vEqW0: Curso de L?ngua Portuguesa: da Oralidade ? Escrita www.estudantenota10.com.br

Sugest?es de s?tios sobre pr?-hist?ria

?

Hor??cio

Manual da Pr?-Hist?ria do Hor?cio ? dispon?vel em: http://www.livrariaelefante.com.br/produto.asp?idlivro=175333&livro=MANUAL-DA-PRE-HISTORIA-DO-HORACIO-MANUAL-DA-PRE-HISTORIA-DO-HORACIO-DE-ACORDO-COM

Piteco na caverna

Imagem dispon?vel em: http://cultureba.com.br/tag/neo-tokyo/g

Avaliação

Professor, a avalia??o ser? processual e pautada nas  atividades propostas durante as aulas. Para isso verifique se os alunos conseguiram identificar a fala como uma evolu??o social e principal meio de comunica??o entre professores, colegas e demais pessoas. Tamb?m como ve?culo de manifesta??es e desejos. Registre os avan?os e as dificuldades que os alunos encontraram ao logo do trabalho e se necess?rio retome o que voc? considerar que n?o foi compreendido por eles.