Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como se deu a forma??o do povo brasileiro ? UCA.

Autor e Co-autor(es)

Rosilene Tomaz Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as principais matrizes formadoras do povo brasileiro;
  • Analisar a diversidade ?tnica e cultural existente entre os povos do Brasil;
  • Verificar a contribui??o de cada etnia para a forma??o do povo brasileiro.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia e Regi?es Brasileiras

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que ser?o utilizados na aula s?o: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

  

Atividade 1 ? Conhecendo as matrizes formadoras do povo brasileiro

?

Para iniciar a discuss?o sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema proposto o professor ir? primeiramente atrav?s de um projetor de imagens e caixa de som, passar uma m?sica para a turma que resgata as origens formadoras do povo brasileiro.

?

M?sica: Samba Enredo 2009 - A Mangueira Traz Os Brasis do Brasil Mostrando a Forma??o do Povo Brasileiro

G.R.S. Esta??o Primeira de Mangueira (RJ)

Composi??o: Lequinho, Jr.Fionda, G?lson Bernini e Gusttavo.

?

?Deus me fez assim filho desse ch?o
Sou povo, sou ra?a... miscigena??o
Mangueira viaja nos brasis dessa na??o
O branco aqui chegou
No para?so se encantou
Ao ver tanta beleza no lugar
Quanta riqueza pra explorar
?ndio valente guerreiro
N?o se deixou escravizar, lutou...
E um la?o de uni?o surgiu
O negro mesmo entregue a pr?pria sorte
Trabalhou com bra?o forte
Na constru??o do meu Brasil

? sangue, ? suor, religi?o
Mistura de ra?as num s? cora??o
Um elo de amor ? minha bandeira
Canta a Esta??o Primeira

Cada l?grima que j? rolou
Fertilizou a esperan?a
Da nossa gente, valeu a pena
De Norte a Sul desse pa?s
Tantos brasis, sagrado celeiro
Crioulo, caboclo, retrato mesti?o,
De fato, sou brasileiro!
Sertanejo, caipira, matuto... sonhador

Abra?o o meu irm?o
Pra reviver a nossa hist?ria
Deixar guardado na mem?ria... o seu valor

Sou a cara do povo... Mangueira
Eterna paix?o
A voz do samba ? verde e rosa

E nem cabe explica??o?.

?

M?sica dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ClN3B5A5qZk. Acessado em: 16/05/2011.

?

Ap?s terem ouvido a m?sica, com o objetivo de fazer uma reflex?o da m?sica com o tema proposto, o professor ir? levantar um debate em sala a partir das seguintes quest?es:

?

  • O que a turma entende por matrizes formadoras do povo brasileiro?
  • Para a turma o que ? miscigena??o?
  • Quais s?o as matrizes formadoras que a m?sica traz?
  • Quais reflex?es a partir da m?sica podem ser levantadas sobre a forma??o do povo brasileiro?

?

Neste momento, cabe ao professor fazer os questionamentos para instigar a turma a falar sobre as reflex?es que fizeram sobre a m?sica, incentivando todos os alunos a participarem do debate.

Sendo o professor o mediador das discuss?es ele dever? fazer o fechamento das ideias levantadas pelos alunos a partir da m?sica e reflex?es sobre o tema proposto.

?

Atividade 2 ? A Forma??o do povo brasileiro

?

Para dar continuidade ao tema, o professor ir? solicitar ? turma que se divida em grupos de cinco alunos.

A proposta da atividade ? que o grupo realize um trabalho tentando responder as seguintes quest?es:

?

  • Quais s?o os povos que deram origem ao povo brasileiro?
  • Qual a influ?ncia etnico e cultural desses povos para o Brasil? Citando os ?ndios, os brancos imigrantes e os negros trazidos da ?frica.  
  • Como podemos caracterizar o povo brasileiro? Tentando retratar a mistura de ra?as.

?

Para isso, eles far?o uma pesquisa atrav?s dos laptops interligados ? internet, em s?tios e v?deos para responder as quest?es colocadas no trabalho. Com as respostas elaboradas eles ir?o a partir do Kpresenter do laptop criar uma apresenta??o de no m?ximo dez minutos para mostrar o resultado ao professor e demais alunos.

?

  • Est? atividade poder? ser realizada em outros espa?os da escola, al?m da sala de aula.

?

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys ? Aplicativos ? Ferramentas de Produtividade ? Su?te de Escrit?rio ? Gerador de Apresenta??es.

?

Sugest?o de s?tios para serem usados na pesquisa

?

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiag/brasileiro.htm. Acessado em 16/05/2011.

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/brasil/as-origens-povo-brasileiro.htm. Acessado em 16/05/2011.

Dispon?vel em: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/537837. Acessado em 16/05/2011.

Dispon?vel em: http://www.escolakids.com/o-povo-brasileiro.htm. Acessado em 16/05/2011.

Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/genetica-e-arqueologia-de-maos-dadas/a-formacao-do-povo-brasileiro. Acessado em 16/05/2011.

Dispon?vel em: http://www.colegiofriburgo.com.br/projetos_2007/fund1/Prof_Sandra/indexCapa.htm. Acessado em 16/05/2011.

?

Sugest?o de v?deos para serem usados na pesquisa

?

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=xIqY8VAiAyw. Acessado em 16/05/2011. 

Forma????o do povo brasileiro 1

?

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=pAQiqmaPnnQ&feature=related. Acessado em 16/05/2011.

?

Forma????o do povo brasileiro  

  

Atividade 3 ? Apresenta??o dos Trabalhos

?

Depois de realizado o trabalho, os grupos ir?o apresentar os resultados, para isso, dever? ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.

Lembrando que cada grupo ter? dez minutos para apresenta??o e no intervalo delas o professor ir? colocar suas considera??es sobre o trabalho e ampliar as discuss?es sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discuss?es, incentivando aos alunos expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresenta??es o professor ir? fazer o fechamento das discuss?es levantadas em sala, e solicitar que grupos encaminhem por e-mail as apresenta??es, para assim fazer as corre??es, se necess?rio.

?

Atividade 4 ? Reflex?o sobre o tema

?

Ap?s todos terem maior conhecimento sobre o assunto em quest?o o professor ir? atrav?s de um projetor de imagens, trabalhar com a turma o seguinte poema:

?

Poema de Jorge Lima

 Tempos e tempos passaram

Sobre teu ser
Da era crist? de 1500
At? estes tempos severos de hoje,
Quem foi que formou de novo teu ventre,
Teus olhos, tua alma?

Os modos de rir, o jeito de andar,
Pele,
Gozo, cora??o...
Negro, ?ndio ou crist?o?
Quem foi que te deu esta sabedoria,
Mais dengo e alvura,
Cabelo escorrido, tristeza do mundo,
Desgosto de vida, orgulho de branco, algemas, resgates
                                                                                 {alforrias?
 
Foi negro, foi ?ndio ou crist?o?
Quem foi que mudou teu leite,
Teu sangue, teus p?s,
Teu modo de amar,
Teus santos, teus ?dios

Teu fogo
Teu suor,
Tua espuma,
Tua saliva, teus bra?os, teus suspiros, tuas
                                                     [comidas,
te vendo, medito: foi negro, foi ?ndio ou foi crist?o?

Dispon?vel em:  http://pt.shvoong.com/books/1988088-poema-jorge-lima/. Acessado em 16/05/2011.

?

Para se trabalhar o poema, o professor ir? abrir para debate, com o objetivo de conhecer as impress?es da turma sobre o poema e as rela??es que eles conseguem fazer com o contexto trabalhado em sala e a viv?ncia deles enquanto cidad?os inseridos neste espa?o de miscigena??o. Neste momento, cabe ao professor mediar ?s discuss?es trazidas pela turma e fazer este elo de compara??es caso os alunos n?o consiga atingir este objetivo.

Recursos Complementares

Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/darcy-ribeiro/o-povo-brasileiro.php. Possui informa??es que pode auxiliar o professor nas aulas.

http://www.forumeja.org.br/book/export/html/1236. Possui informa??es que pode auxiliar o professor nas aulas. 

Avaliação

O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresenta??o e nos debates.