Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tropic?lia: m?sica, comportamento e atitude no Brasil da d?cada de 1960

Autor e Co-autor(es)

Bruno Viveiros Martins imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Ligia Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Artes M?sica: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Artes M?sica: Contextualiza??o
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos ir?o aprender o que foi o movimento musical conhecido como ?Tropicalismo? e  qual foi a sua import?ncia hist?rica  no cen?rio art?stico, cultural e social brasileiro da d?cada de 1960.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Movimento modernista de 1922

- Golpe C?vico-Militar  de 1964

- Ato Institucional N? 5 de 1968

- ?Maio de 1968?

Estratégias e recursos da aula

Cronograma, estrat?gias e recursos da aula

?

Aulas

Atividade

1

Pesquisa em Grupo

2

Produ??o de programas de r?dio

3

Semin?rio interdisciplinar

?

AULA 1


INTRODU??O

O professor dever? fazer uma breve introdu??o, enfatizando que, na d?cada de 1960, ?poca de transforma??es pol?ticas, sociais e culturais em todo o mundo, o Brasil assistiu ? ascens?o de uma nova gera??o de compositores e int?rpretes que se tornaram ?dolos de grande parte da juventude.

Em meio a essa renova??o da musica popular ganha destaque a Tropic?lia, movimento de vanguarda que causou grande impacto n?o apenas na cena musical, mas tamb?m contribuiu para constru??o de uma nova postura cr?tica frente aos contrastes e ambig?idades da cultura brasileira. A dimens?o do impacto causado pelo movimento tropicalista ? t?o significativa que afetou v?rios setores da arte brasileira por meio de nomes como H?lio Oiticica (Artes pl?sticas), Jos? Celso Martinez Corr?a (Teatro), Gl?uber Rocha (Cinema), Haroldo e Augusto de Campos (literatura), entre outros.

PESQUISA EM GRUPO

A sala ser? dividida em grupos. Cada um deles ser? respons?vel por apresentar ao restante da turma uma can??o do repert?rio do Tropicalismo, estabelecendo as rela??es de intertextualidade entre a trajet?ria desse movimento musical brasileiro e o contexto cultural, social e pol?tico da ?poca.

Cada grupo ficar? respons?vel por um dos t?picos abaixo.

GRUPO 1

Os alunos ser?o respons?veis por definir conceitualmente o que seria o Tropicalismo. Quem eram os principais nomes desse importante movimento da m?sica popular brasileira? Esse grupo tamb?m ser? respons?vel por fazer uma an?lise das capas de alguns dos principais discos de int?rpretes participantes do grupo. ? importante ressaltar que a capa n?o ? uma mera ilustra??o do conte?do do LP. A capa  garantia a visualidade dos temas abordados pelos artistas, tornando-se uma esp?cie de resumo da obra, ou seja, os artistas tamb?m tinham algo a dizer por meio da arte visual presente em seus discos.

Disco Tropicalia

http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00700

Disco Caetano Veloso

http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00659

Disco Gilberto Gil

http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00942

Disco Gal

http://www.galcosta.com.br/sec_discografia_view.php?id=4

Os temas sugeridos poder?o ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://www.caetanoveloso.com.br/index2.php

- http://www.gilbertogil.com.br/

- http://www.tomze.com.br/

- http://www.galcosta.com.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

?

GRUPO 2

O segundo grupo ser? respons?vel por identificar, no cen?rio nacional e internacional do per?odo estudado, quais foram as principais refer?ncias e influ?ncias incorporadas pelos tropicalistas em suas can??es. Qual a postura adotada pelo Tropicalismo em meio ao debate ? cerca de temas como as dicotomias arcaico/moderno, nacional/estrangeiro e cultura de elite/cultura de massas? Em que medida os tropicalistas assumiram os pressupostos do movimento modernista de 1922? Quais os pontos de aproxima??o e distanciamento entre os dois movimentos e seus respectivos contextos hist?ricos?

Os temas sugeridos poder?o ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://www.caetanoveloso.com.br/index2.php

- http://www.gilbertogil.com.br/

- http://www.tomze.com.br/

- http://www.galcosta.com.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

?

GRUPO 3

Em 1967, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram os respons?veis pelo lan?amento de can??es que prenunciaram o movimento tropicalista. A explos?o da tropic?lia aconteceu no ano seguinte com a participa??o ativa de todos os membros do movimento na disputa de festivais, no lan?amento de discos, na grava??o de programas de TV. Em que medida a performance dos artistas tropicalistas contribuiu para a forma??o de uma nova atitude da juventude a cerca de temas como ?aliena??o e engajamento pol?tico? ? Qual a rea??o da parcela mais conservadora da sociedade ao presenciar os happenings tropicalistas?Porque o movimento tropicalista foi tido como grave amea?a ? ditadura militar?

Os temas sugeridos poder?o ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://www.caetanoveloso.com.br/index2.php

- http://www.gilbertogil.com.br/

- http://www.tomze.com.br/

- http://www.galcosta.com.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

?

GRUPO 4

Na hist?ria da can??o popular brasileira ? importante destacar a capacidade do cancionista, durante todo o s?culo XX, de construir um modo peculiar de se pensar o Brasil, em fun??o de um saber po?tico-musical que exp?e o pa?s ao conhecimento do povo. Atrav?s dessa ?agudeza intelectual?, os compositores tropicalistas criaram can??es que propunham a constru??o de uma nova id?ia de Brasil, de outra imagem da na??o. De que maneira o pa?s era visto, entendido e cantado pela Tropic?lia? Em uma frase pol?mica Caetano Veloso afirmava que a Tropic?lia era a retomada da ?linha evolutiva? da can??o popular brasileira. Qual ? a pertin?ncia do termo utilizado pelo compositor?

Os temas sugeridos poder?o ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

- http://www.caetanoveloso.com.br/index2.php

- http://www.gilbertogil.com.br/

- http://www.tomze.com.br/

- http://www.galcosta.com.br/

- http://www.dicionariompb.com.br/

A consulta aos links permitir? aos alunos informa??es b?sicas para o desenvolvimento dos temas propostos. ? necess?rio ressaltar a import?ncia do acesso ?s obras dos artistas, dispon?veis em v?rios sites e blogs de divulga??o da can??o popular brasileira. Ap?s o acesso ?s informa??es, os alunos dever?o escrever e produzir miniprogramas de R?dio Ci?ncia sobre a trajet?ria da Tropic?lia.

AULA 2 ? PRODU??O DOS PROGRAMAS DE R?DIO

Primeiro passo

Se a escola tiver um Laborat?rio de Inform?tica adequado ? produ??o de programas de r?dio, o trabalho poder? ser realizado no pr?prio local.  Caso a escola n?o possua esse espa?o, os alunos poder?o produzir os programas em computadores particulares. A produ??o do programa poder? ser realizada em qualquer m?quina que possua as seguintes ferramentas:

- Sony Sound Forge Pro 10.0b: ferramenta que cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais;

- Reaper 3.7: ? um editor de ?udio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de ?udio;

- Microfone normal para computador.

Segundo passo

Cada grupo de alunos ficar? respons?vel pela produ??o de um Programa de R?dio de car?ter jornal?stico. O grupo dever? escrever  um pequeno texto anal?tico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto, a partir de uma can??o a ser analisada. O texto dever? ser gravado por um dos alunos, que ter? a fun??o de locutor. Os outros alunos do grupo dever?o escolher tamb?m o "slogan" e as can??es que servir?o como vinhetas iniciais e finais.  A socializa??o dos alunos ser? realizada durante a produ??o dos programas  em sala de aula e tamb?m durante a apresenta??o coletiva para a escola. Segue abaixo um exemplo de programa de r?dio produzido pela R?dio UFMG Educativa sobre a ?Jovem Guarda?, dispon?vel em:

1) Divino maravilhoso:
http://www.megaupload.com/?d=ELEUGN0L


2) Tom Z?:
http://www.megaupload.com/?d=7O7JSED0


3) Namorinho de port?o:
http://www.megaupload.com/?d=TJNETTJF


4) ? proibido proibir:
http://www.megaupload.com/?d=GOZQFM7A


5) Vapor barato
http://www.megaupload.com/?d=37AFSFGG

?

AULA 3

SEMIN?RIO INTERDISCIPLINAR                                             

Depois de finalizada a produ??o dos programas durante a atividade da aula 2, todos os grupos dever?o apresentar os trabalhos radiof?nicos  ? comunidade escolar, em um semin?rio transdisciplinar que envolva as disciplinas de Hist?ria, L?ngua Portuguesa e Artes na aula 3. Os grupos dever?o apresentar ? turma os resultados das pesquisas, utilizando equipamento de som. O professor solicitar? aos alunos um trabalho final, escrito extraclasse, sobre a trajet?ria do movimento tropicalista a partir da intertextualidade entre a narrativa musical criada pelos artistas ligados a esse movimento da m?sica popular, os temas abordados em sala de aula e o contexto hist?rico estudado.

CONCLUS?O

No contexto pol?tico da ditadura c?vico-militar como era o brasileiro durante a d?cada de 1960, o movimento tropicalista foi visto como transgressor em v?rios sentidos. Os gestos provocativos, as roupas extravagantes, as id?ias pol?micas, a utiliza??o das guitarras eram, em seu conjunto, a express?o de um modo pr?prio de pensar a cultura e a pr?pria id?ia de Brasil. Em tempos de coer??o e recrudescimento pol?tico todo pensamento cr?tico ? uma rebeldia. Os velhos padr?es de conduta social e a postura conservadora ? tanto dos adeptos da esquerda, quanto da direita ? eram motivo de deboche por parte dos artistas tropicalistas. Por tudo isso, a Tropic?lia foi um dos epis?dios art?sticos, culturais e pol?ticos mais importantes da hist?ria do Brasil no s?culo XX.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ser? realizada em todas as etapas do aprendizado:

- A pesquisa sobre as capas dos discos poder? ser apresentada pelos alunos utilizando equipamento de data-show. A pesquisa sobre os personagens mais importantes do Tropicalismo possibilitar? ao aluno entrar em contato direto com a hist?ria da m?sica popular brasileira e com a cultura geral do contexto. Essas atividades, assim como a reda??o do texto extraclasse, ser?o avaliadas seguindo exig?ncias de clareza e pertin?ncia hist?rica

- Durante o trabalho em grupo, os alunos ser?o avaliados segundo a sua capacidade de realizar tarefas coletivas como a intera??o e o di?logo, o respeito aos diferentes pontos de vista e o consenso entre opini?es divergentes;

- A escolha dos temas estudados em di?logo com as can??es selecionadas dever? ser avaliada, levando-se em considera??o a autonomia dos alunos em se tratando da capacidade de tomar suas pr?prias decis?es a partir da an?lise pertinente do contexto hist?rico;

- Durante a produ??o dos Programas de R?dio, ser? avaliada a reda??o, a criatividade e a desenvoltura na utiliza??o das ferramentas de edi??o de ?udio, al?m da capacidade de trabalhar em grupo;

- O semin?rio interdisciplinar ser? um meio de avaliar a capacidade dos alunos de organizar e transmitir, de forma concatenada, o aprendizado adquirido durante as atividades.