Ligia Beatriz de Paula Germano
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
- Compreender o contexto hist?rico e o processo de redemocratiza??o do Brasil no fim dos anos de 1970.
- Identificar os motivos que levaram os oper?rios e sindicalistas do ABC Paulista (regi?o inicialmente formada pelas cidades de Santo Andr?, S?o Bernardo do Campo e S?o Caetano do Sul) a organizarem as greves.
- Caracterizar as transforma??es do espa?o p?blico mediante as a??es dos grevistas.
- Analisar o papel de Luiz In?cio ?Lula? da Silva como principal lideran?a do movimento.
A Ditadura Militar no Brasil entre 1964 a 1985.
Primeiro momento
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Introdu??o
A partir de 1974, o Milagre Econ?mico Brasileiro dava sinais de esgotamento. A crise era acompanhada do crescimento da infla??o e do aumento do custo de vida. Em 1979, era promulgada a Lei de Anistia, dando continuidade ao processo de distens?o gradual iniciada com o Gen. Ernesto Geisel.
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Desenvolvimento
O professor iniciar? a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre o movimento grevista que sacudiu o Brasil no final da d?cada de 1970, no chamado ABC Paulista, por meio da exibi??o do v?deo curta-metragem O sindicalismo no Brasil ? As greves no ABC paulista no fim dos anos 70, usando cerca de 7 minutos da aula. Tal v?deo se encontra dispon?vel em:
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(acesso em: 28 abr. 2011).
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O professor ir? tratar da crise econ?mica que atingiu o Pa?s no final dos anos 1970, usando a charge abaixo. A proposta ? que os alunos interpretemoralmente a charge, a partir da discuss?o de dois eixos: o primeiro, identifica??o dos elementos presentes na charge que permitem interpretar a cr?tica feita pelo autor; o segundo, interpreta??o da ideia geral da charge.
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Charge vencedora do VI Sal?o Internacional de Humor de Piracicaba. Data: 1979. Fonte: GAUDENCI J?NIOR, Heitor. Piracicaba 30 anos de humor. S?o Paulo: IMESP, 2003. Autor: Ivan Sim?es Saindeberg.
O professor ir? desenvolver com os alunos a abertura pol?tica iniciada com a Lei de Anistia, datada de 1979. A proposta ? que os alunos entendam mais profundamente a luta pela Anistia pol?tica no Brasil, no final da d?cada de 1970, interpretando a letra da can??o ?O B?bado e o Equilibrista?, de autoria de Jo?o Bosco e Aldir Blanc, escrita em 1979 e interpretada por Elis Regina. Depois de escutar a m?sica, os alunos dever?o organizar, por escrito, as suas conclus?es com base nos seguintes pontos: o que representa o personagem Carlitos, de Charles Chaplin, na can??o? Que valor na m?sica ? simbolizado pela figura do equilibrista? A que situa??o a m?sica faz alus?o ao mencionar o irm?o do Henfil? Quem foi Henfil e seu irm?o? Quem s?o Maria e Clarisse?O que pretendiam os letristas ao mencionar na can??o Marias e Clarisses, no plural? Os alunos poder?o utilizar a Internet como fonte de pesquisa auxiliar na interpreta??o da letra, por meio do site: http://letras.terra.com.br/elis-regina/45679/ (acesso em: 28 abr. 2011).
Embasar a discuss?o e a escrita dos alunos nos seguintes textos, que tratam, ambos, da crise econ?mica do per?odo, assim como da Anistia:
- Sobre o governo Geisel (1974-1979):
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u71.jhtm (acesso em: 28 abr.2011);
- Sobre o governo Figueiredo (1979-1985):
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u72.jhtm (acesso em: 28 abr. 2011).
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Segundo momento
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Introdu??o
A crise econ?mica enfrentada pelo governo Figueiredo (1979-1985) gerou, inicialmente, descontentamento entre os oper?rios do setor metal?rgico do ABC Paulista, que se espalhou, em seguida, por outras categorias de trabalhadores do Pa?s, que reivindicavam reajustes salariais e avan?os pol?ticos.
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Desenvolvimento
Caber? agora ao professor trabalhar as raz?es de ordem econ?mica que motivaram as centrais sindicais do ABC Paulista a organizarem suas campanhas salariais e o movimento grevista entre 1979 e 1980. Para tanto, o professor ir? dividir a turma em tr?s grupos. Cada grupo ter? acesso a uma fonte hist?rica distinta, para analis?-la e apresentar o resultado da discuss?o interna para os outros dois grupos restantes.
- O Grupo 1 ir? assistir ao trecho do document?rio Greve!, de Jo?o Batista de Andrade, datado de 1979. Cabe ao grupo analisar a fala dos oper?rios sobre a rela??o patr?o- empregado.
Document?rio dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=MhqQWYfTm_c&feature=related (acesso em: 29 abr. 2011).
- O Grupo 2 ir? analisar um panfleto de convoca??o para uma reuni?o preparat?ria para a Campanha Salarial de 1979. Quais os objetivos da campanha? Por que os oper?rios necessitam organizar-se?
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Panfleto de convoca??o para reuni?o preparat?ria para a Campanha Salarial de 1979. Data: 26 jan.1979. Fonte: http://www.abcdeluta.org.br
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- O Grupo 3 ir? analisar um cartaz de convoca??o para uma reuni?o preparat?ria para a Campanha Salarial de 1980. Quais as rela??es patr?o e empregado os estudantes poder?o concluir por meio da iconografia do cartaz? Por quais melhorias os trabalhadores lutavam na ocasi?o?
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Cartaz de convoca??o de categoria para assembleia. Data: 1980. Fonte: http://www.abcdeluta.org.br
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Momento 3
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Introdu??o
Interessa nessa fase a compreens?o da amplia??o do espa?o p?blico, naquele momento de restri??o repressiva das manifesta??es pol?ticas, que aconteceu em raz?o da circula??o e manifesta??o de pessoas e ideias proporcionadas pelas mobiliza??es das greves oper?rias do ABC Paulista entre 1979 e 1980.
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Desenvolvimento
Nesse ponto, os estudantes ir?o desenvolver uma vis?o cr?tica da diferen?a entre ditadura e democracia, no que diz respeito ao uso e ? ocupa??o do espa?o p?blico. Por meio da an?lise oral envolvendo todos os presentes, os alunos dever?o interpretar as imagens abaixo, referentes ?s greves de 1979 e 1980, em rela??o ao bin?mio: amplia??o democr?tica do espa?o p?blico versus repress?o ao uso livre desse mesmo espa?o.
- Imagens relacionadas ?s greves do ano de 1979:
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Trabalhadores escrevem a palavra Democracia com o pr?prio corpo. Local: ABC. Data: 1979. Fonte: http://www.abcdeluta.org.br
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Tanque policial reprime manifesta??o de greve dos metal?rgicos. Data: mar?o de 1979. Local: Santo Andr?, S?o Paulo. Fonte: Revista Veja, 28 mar. 1979. Autor: Pedro Martinelli.
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- Imagens relacionadas ?s greves do ano de 1980:
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Cerca de 100 mil manifestantes se dirigiam da Igreja Matriz de S?o Bernardo para o Est?dio da Vila Euclides para deliberar sobre os rumos do movimento. Data: 1?. de maio de 1980. Local: S?o Bernardo do Campo-SP. Fonte: Revista Veja, 7 maio 1980. Autor: Irmo Celso.
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Oper?rio enfrenta policial. Data: maio de1980. Local: S?o Bernardo do Campo-SP. Fonte: Revista Veja, 7 maio 1980. Autor: Irmo Celso.
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Momento 4
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Introdu??o
Lu?s In?cio ?Lula? da Silva foi o principal l?der dos metal?rgicos do ABC nas greves de 1978 a 1980, assumindo papel de destaque no processo da Campanha pelas Diretas-J?, na forma??o do Partido dos Trabalhadores, chegando ao cargo de Presidente da Rep?blica.
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Desenvolvimento
Por fim, o professor dividir? a turma em quatro grupos, que ilustrar?o a biografia de Lula com imagens pesquisadas no site Google Imagens e na Internet. Cada grupo ir? cuidar de uma fase distinta da vida de Lu?s In?cio ?Lula? da Silva:
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- do nascimento ? viagem da fam?lia do interior de Pernambuco para S?o Paulo;
- do seu primeiro emprego como torneiro mec?nico (1964) at? se tornar l?der das greves do ABC entre 1978 a 1980, como presidente do Sindicato dos Metal?rgicos;
- da funda??o do Partido dos Trabalhadores (1980) at? suas posteriores candidaturas ? presid?ncia da Rep?blica (1998);
- da sua elei??o ? presid?ncia da Rep?blica (2006) at? o mandato seguinte.
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Na falta de imagens do pr?prio Lula, os alunos dever?o usar a criatividade para sanar as lacunas. O resultado dever? ser apresentado em forma de um Jornal Mural, composto de imagens e textos curtos,a ser afixado em uma ?rea da escola que seja acess?vel a todos os alunos e funcion?rios. Abaixo segue sites a serem pesquisados sobre aspectos da vida de Lula e com imagens sobre o personagem:
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- Site ABC da Luta: http://www.abcdeluta.org.br/historia.asp?id_DEP=100 (acesso em: 29 abr. 2011);
- Site Jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/12/14/o-amigo-lula-frei-betto-narra-transformacao-do-lider-sindical-do-abc-em-presidente-923283035.asp (acesso em: 29 abr.2011);
- Site Partido dos Trabalhadores: http://www.pt.org.br/portalpt/ (acesso em: 29 abr. 2011);
- Site Funda??o Perseu Abramo: http://www.fpabramo.org.br/multimidia/imagens
(acesso em: 29 abr. 2011);
- Acervo Revista Veja Digital: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
(acesso em: 29 abr. 2011).
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Conclus?o
Os alunos dever?o ser incentivados a perceber o contexto estudado via dois eixos principais: a crise econ?mica do per?odo e o nascer da abertura pol?tica com a Lei de Anistia. A aula proporcionar? ao aluno um conhecimento das causas econ?micas que motivaram os metal?rgicos do ABC Paulista a iniciarem o movimento grevista. Os alunos compreender?o a import?ncia das mobiliza??es grevistas do per?odo para a expans?o democr?tica do espa?o p?blico. Por fim, travar?o contato com a trajet?ria de um dos mais importantes l?deres pol?ticos mundiais: Lula.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| O sindicalismo no Brasil: as greves no ABC paulista no fim dos anos 70 [C?mara informa] | V?deo |
- Governo Geisel (1974-1979): http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/governo-de-ernesto-geisel/ (acesso em: 29 abr. 2011).
- Governo Figueiredo (1979-1985): http://www.brasilescola.com/historiab/general-figueiredo.htm (acesso em: 29 abr. 2011).
- Sobre as Greves do ABC Paulista: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/grevenoabc/ (acesso em: 29 abr.
2011).
- Sobre Lula: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_In%C3%A1cio_Lula_da_Silva (acesso em: 29 abr. 201).
No primeiro momento, os alunos dever?o ser avaliados na sua capacidade de analisar a fonte iconogr?fica, na sua desenvoltura no debate e na acuidade cr?tica em rela??o ? can??o como suporte de valores do mundo pol?tico. No segundo momento, os alunos dever?o ser avaliados quanto ? sua interpreta??o de fontes hist?ricas impressas e audiovisuais, assim como na apresenta??o das suas conclus?es. No terceiro momento, os alunos dever?o ser analisados quanto a sua compreens?o do conceito de espa?o p?blico e quanto a sua leitura das imagens. Por fim, os alunos ser?o avaliados em rela??o a sua capacidade de pesquisa e trabalho em grupo, assim como na criatividade da apresenta??o da pesquisa.