Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Gr?cia Arcaica

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pimenta Starling imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Migra??es, cultura e identidades
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Sociologia Estudo das sociedades humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- As principais estruturas pol?ticas, sociais e econ?micas do per?odo arcaico.

- O ?nascimento? da cidade-estado grega.

- O movimento de coloniza??o grego e sua expans?o pelo mar Mediterr?neo.

- A tirania grega.

- O contexto e as principais implica??es da chamada ?Revolu??o Hopl?tica?.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta ? uma aula introdut?ria, n?o sendo necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O

O professor dever? salientar, antes de discutir a tem?tica da aula, que os alunos ir?o estudar um dos per?odos mais f?rteis da hist?ria grega, qui?? da humanidade. Entretanto, por ser tratar de uma sociedade um tanto antiga e de valores um tanto diferentes dos nossos, alguns elementos dessa rica sociedade podem causar estranheza. Dessa forma, os alunos dever?o estar preparados e de ?cabe?a aberta? para o conhecimento de uma sociedade diferente e atentos para que conceitos e concep??es modernas n?o influam demais em suas avalia??es. 

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

O professor dever? iniciar a aula fazendo uma r?pida explana??o a respeito do per?odo imediatamente anterior ao per?odo arcaico: a chamada Idade das Trevas Grega. Dever? levar em considera??o, principalmente, as invas?es d?ricas, a perda da escrita, o final da civiliza??o mic?nica.

Uma vez realizada a explana??o, o professor dever? introduzir a tem?tica da aula, ?A Gr?cia Arcaica?, apresentando o texto dispon?vel no link a seguir, a respeito do surgimento das primeiras cidades-estado gregas:   http://www.fflch.usp.br/dh/heros/pcastro/grecia/1975/04.htm

O texto dever? ser lido em sala de aula. O professor dever? pedir aos alunos que leiam o texto em voz alta, escolhendo um aluno por vez (por exemplo, um aluno diferente a cada par?grafo) para a realiza??o da leitura.

Por se tratar de um texto um pouco mais longo e complexo, uma vez realizada a sua leitura, o professor dever? dispor a turma em c?rculo e estimular um debate, orientando a turma a partir do seguinte roteiro:

- A rela??o decl?nio da civiliza??o mic?nica ? surgimento da cidade-estado;

- As principais causas, apontadas pelo texto, para o surgimento da cidade-estado no per?odo arcaico;

- As caracter?sticas da cidade-estado lacedem?nia (Esparta);

- As caracter?sticas da cidade-estado de Atenas;

- Semelhan?as e diferen?as entre as principais cidades-estado: Atenas e Esparta, no per?odo arcaico.

Sugest?o de imagens:

- Imagem: Licurgo, legislador de Esparta. Dispon?vel em:  http://www.fflch.usp.br/dh/heros/pcastro/grecia/1975/LicurgoBlondel.jpg

Licurgo

?

- Imagem: S?lon, legislador de Atenas. Dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/_FJJJHqmp6wk/THWtCKzlK2I/AAAAAAAAAd4/sMuZT3divh8/s1600/Solon.jpgS??lon

?

Aula 2

Para o desenvolvimento da segunda aula, o professor dever? dividir a turma em dois grupos. Cada um deles ser? respons?vel por um tema espec?fico relacionado ao per?odo arcaico. 

?

Grupo 1 ? ?A coloniza??o grega?:

- Identificar as caracter?sticas da coloniza??o;

- Identificar os motivos que levaram os gregos a se aventurarem para al?m do territ?rio da Gr?cia atual;

- Identificar as principais regi?es para as quais se deslocaram os gregos.

Links sugeridos para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_Arcaico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Magna_Gr%C3%A9cia

http://www.mundovestibular.com.br/articles/529/2/GRECIAANTIGA/Paacutegina2.html

http://www.grecia.templodeapolo.net/ver_fato_historico.asp?Cod_periodo=9&Video=2%C2%AA%20Di%C3%A1spora%20Grega&Imagens=2%C2%AA%20Di%C3%A1spora%20Grega&periodo=Per%C3%ADodo%20Arcaico&1=

?

Grupo 2 ? ?As transforma??es sociais, comerciais e pol?ticas?:

- As principais transforma??es comerciais e sociais;

- Identificar e caracterizar as legisla??es desenvolvidas pelas rec?m-criadas cidades-estado;

- Identificar e caracterizar a tirania grega.

Links sugeridos para a pesquisa:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_Arcaico

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Tirania#A_tirania_grega

- http://www.brasilescola.com/historiag/grecia-arcaico.htm

Os alunos dever?o apresentar aos colegas o resultado de sua pesquisa, de acordo com a seguinte ordem: primeiro apresenta-se o Grupo 1 e, em seguida, o Grupo 2. Para que os alunos possam orientar-se ao longo das apresenta??es, o professor dever? sugerir aos grupos que fa?am um esquema dos principais pontos encontrados em suas pesquisas. Esse esquema facilitar? a apresenta??o dos grupos, al?m de servir para uma futura avalia??o.

Sugest?o de imagem:

Imagem: Gr?cia antiga e col?nias gregas na ?sia Menor.

Colonias gregas

Dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/_SBgcFl2zTwU/S_LoG1MdblI/AAAAAAAAAPw/KvRvgvvvPh0/s1600/Mapa_da_Grecia_Antiga%5B1%5D.jpg

Aula 3

A terceira aula ser? dedicada ao que chamamos de Revolu??o Hopl?tica, por muitos considerada como essencial para o desenvolvimento das cidades-estado gregas e, portanto, important?ssima para a sua compreens?o. Levando-se isso em conta, o professor dever? distribuir aos alunos o seguinte texto, dispon?vel em: http://www.webartigos.com/articles/64098/1/A-falange-hoplitica-na-Grecia-Antiga-transformacoes-do-periodo-Arcaico-secs-VIII-VI-aC/pagina1.html

Para guiar os alunos em sua leitura, o professor dever? escrever no quadro o seguinte roteiro:

- As principais transforma??es sociais e pol?ticas decorridas da Revolu??o Hopl?tica;

- A import?ncia dos hoplitas para as cidades-estado gregas;

- As transforma??es militares decorridas da Revolu??o Hopl?tica;

- O desenvolvimento da no??o do soldado-cidad?o ou do cidad?o-guerreiro.

Em seguida, o professor dever? sugerir uma reda??o entre 20-25 linhas a respeito do tema debatido. O texto dever? conter os elementos acima elencados.

 CONCLUS?O

Ao final das aulas, os alunos compreender?o como se deu a forma??o da Gr?cia Arcaica, sabendo, inclusive, identificar, caracterizar e contextualizar cada um dos aspectos estudados nas aulas e sua respectiva import?ncia para o desenvolvimento das cidades-estado gregas.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? avaliar os alunos ao longo das atividades sugeridas durante as tr?s aulas. Na primeira aula, ele dever? ficar atento ? participa??o do aluno no debate. Na segunda aula, dever? avaliar cada grupo, de acordo com o conte?do e a forma de apresenta??o. Por fim, o texto produzido na terceira e ?ltima aula dever? ser avaliado em conte?do, forma, apresenta??o e reda??o.