BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
? Interpretar textos expositivos e argumentativos;
? Responder claramente a quest?es propostas;
? Ler com clareza os trabalhos realizados;
? Conscientizar-se sobre problemas ambientais.
Os problemas ambientais, sobretudo os relacionados ? ?gua, t?m sido, recorrentemente, alvo de discuss?es sobre consci?ncia ambiental. Por causa disso, ? bem prov?vel que os alunos j? tenham informa??es a esse respeito, principalmente, sobre a consci?ncia de que a ?gua dispon?vel para consumo est? acabando e, portanto, deve ser preservada. ? muito importante que o professor aborde essas quest?es para que os alunos se aproximem da tem?tica da aula.
Atividade 01
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O professor deve iniciar a aula com uma discuss?o sobre os conhecimentos pr?vios que os alunos t?m sobre os problemas relacionados ? preserva??o da ?gua. Para tanto, ele deve promover um debate, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre que problemas o mundo t?m enfrentado para preservar a ?gua ou at? mesmo como os brasileiros se comportam neste quesito.
Em seguida, o professor deve apresentar aos alunos o seguinte texto ?O S?culo 21 e a Crise da ?gua?, do jornalista Haroldo Mattos de Lemos, para an?lise. O professor utilizar? a pausa protocolada para a leitura do texto, interrompendo momentaneamente a leitura para a an?lise de cada trecho. Para localizar o texto, o professor pedir? que os alunos acessem o seguinte link em que ele est? dispon?vel: http://www.agua.bio.br/ botaodS.htm, para acompanharem a leitura com pausa protocolada do professor.
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Observa??o: Os coment?rios para que o professor conduza a atividade est?o marcados em vermelho. Ele deve, portanto, atentar-se a eles para o bom desenvolvimento do trabalho.
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O S?culo 21 e a Crise da ?gua
A comunidade internacional deve reconhecer a escassez de ?gua como poderosa e crescente for?a de instabilidade social e pol?tica
Por Haroldo Mattos de Lemos
A ?gua existe na Terra nas fases s?lida, l?quida e gasosa, que est?o ligadas entre si num ciclo fechado, o ciclo da ?gua. Os primeiros astronautas que viram a Terra do espa?o a denominaram o Planeta Azul, pois cerca de dois ter?os da sua superf?cie s?o cobertos pela ?gua dos mares e oceanos.
O professor ressaltar? a grande quantidade de ?gua no planeta. Ele deve, inclusive, pedir que os alunos busquem, no Google, imagens do Planeta Terra vistas do espa?o. Com isso, ele reafirmar? a beleza do ?Planeta Azul?. Ele dir? ainda que, infelizmente, essa beleza est? amea?ada, devido, sobretudo, ?s a??es do homem, como se ver? ao longo do texto.
A ?gua doce ? fundamental para a manuten??o da vida nos ecossistemas terrestres e, portanto, para a sobreviv?ncia do homem na biosfera. Entretanto, apenas 2,59% do volume total de ?gua existente na Terra ? de ?gua doce, sendo que mais de 99% est?o sob a forma de gelo ou neve nas regi?es polares ou em aq??feros muito profundos. Do restante, quase metade est? nos corpos dos animais e vegetais (biota), como umidade do solo e como vapor d'?gua na atmosfera, e a outra metade est? dispon?vel em rios e lagos.
Al?m disso, como o regime de chuvas varia muito entre as diferentes ?reas de um mesmo continente e a popula??o n?o est? distribu?da de forma homog?nea, a disponibilidade de ?gua doce per capita ? bastante desigual nas v?rias regi?es do planeta: desde n?veis extremamente baixos, de 1.000 m3/ano per capita, at? n?veis muito elevados, superiores a 50.000 m3/ano. Varia??es clim?ticas peri?dicas podem agravar as secas, provocando morte e sofrimento humano, e tamb?m causar as enchentes, que s?o um dos piores desastres naturais em termos de v?timas e de danos vultosos ?s propriedades e aos solos agr?colas.
O professor ressaltar? que, apesar de toda aquela beleza inicial, o autor j? come?ou a pontuar alguns problemas, entre eles, o volume escasso de ?gua dispon?vel para consumo e a distribui??o desigual das chuvas nas regi?es do mundo. Da?, a import?ncia de seu uso consciente.
O crescimento populacional, particularmente nos pa?ses em desenvolvimento, e a maior demanda de ?gua para usos agr?cola e industrial, provocaram o aumento do consumo global de ?gua de 1.060 Km3/ano para 4.130 Km3/ano nos ?ltimos 50 anos.
Entre 1900 e 1995, o consumo total de ?gua para as atividades humanas (agr?cola, industrial, dom?stica e outras) cresceu seis vezes, que ? mais do que o dobro do crescimento da popula??o mundial neste per?odo. O aumento do consumo ? maior nos pa?ses em desenvolvimento do que nos desenvolvidos, em virtude do crescimento da popula??o. As Na??es Unidas prev?em a estabiliza??o do crescimento populacional somente entre o final do S?culo 21 e o ano 2.110, mas mais de 90% deste crescimento ocorrer? nos pa?ses em desenvolvimento. Sem d?vida, a ?gua ser? um recurso limitante no S?culo 21 e vai atingir mais severamente os pa?ses que est?o se desenvolvendo.
O professor ressaltar? que o crescimento demogr?fico, segundo o autor, atingiu severamente as reservas de ?gua pot?vel no mundo. Ao fazer isso, ele deve lembrar seus alunos de que, embora a popula??o tenha crescido consideravelmente, os recursos do planeta, infelizmente continuam os mesmos, ali?s, se tornam cada vez mais impr?prios para o consumo.
Outros fatores preocupantes, al?m do crescimento demogr?fico, s?o a melhoria do n?vel de vida de parte da popula??o (que ter?o acesso mais f?cil ? ?gua) e o aumento da ?rea irrigada e das atividades industriais.
Entre os diversos usos da ?gua, a irriga??o ? a que apresenta o maior desperd?cio, pois cerca de metade da ?gua utilizada para este fim n?o atinge as planta??es, perdida pela infiltra??o no solo. Para se produzir uma tonelada de gr?os s?o necess?rios mil toneladas de ?gua, e para uma tonelada de arroz, duas mil toneladas de ?gua. Al?m disso, sistemas de irriga??o mal planejados e ou mal operados podem provocar a saliniza??o e degrada??o dos solos. A melhoria da efici?ncia dos sistemas de irriga??o ?, portanto, uma das condi??es priorit?rias para se atingir o desenvolvimento sustent?vel.
O professor ressaltar? que a agricultura e a ind?stria, como muito bem frisado pelo autor, s?o as principais respons?veis pelo consumo indiscriminado da ?gua. Em outras palavras, o desperd?cio n?o ocorre apenas no ?mbito dom?stico.
Embora a ?gua seja um recurso renov?vel, sua quantidade ? limitada: menos de 200 mil quil?metros c?bicos est?o dispon?veis em rios e lagos. Esta quantidade era suficiente em 1900, quando cerca de 2 bilh?es de habitantes viviam no planeta. Agora, somos 6 bilh?es, e como a ?gua n?o est? distribu?da de forma proporcional ? popula??o existente, a quantidade de ?gua dispon?vel j? chega perto do limite: 40% da popula??o mundial j? sofre de escassez de ?gua. Imaginem como ser? o ano 2025, quando a mesma quantidade de ?gua dever? atender 3 bilh?es de pessoas a mais!
O suprimento global de ?gua vai permanecer constante ou poder sofrer um pequeno acr?scimo em virtude das mudan?as clim?ticas - maior temperatura global gerando maior quantidade de vapor d'?gua. Temos que considerar, entretanto, a degrada??o ambiental provocada pelos desmatamentos, principalmente nas nascentes, e pela polui??o dos recursos h?dricos, provocada pelas atividades humanas.
O professor ressaltar? que nesse trecho o autor explicita a informa??o prevista anteriormente: a de que, com o crescimento populacional desenfreado, chegar? a um ponto em que os recursos da Terra ser?o insuficientes para abastecer a humanidade.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, analisando v?rios cen?rios de modelos globais de mudan?as clim?ticas concluiu que, embora a disponibilidade de ?gua global deva aumentar entre 6 e 12%, em algumas regi?es a escassez de ?gua poder? se agravar. Em cerca de metade da ?rea do mundo, as precipita??es pluviom?tricas ser?o maiores que hoje, particularmente no norte da ?ndia, da R?ssia e Am?rica do Norte, mas redu??es significativas v?o acontecer nas regi?es em desenvolvimento.
O professor ressaltar? que, tal como o autor se prop?s no in?cio, ele come?a a desenvolver o argumento sobre a distribui??o irregular das chuvas nas regi?es do mundo.
Como o regime de chuvas e a popula??o n?o se distribuem homogeneamente, a disponibilidade de ?gua per capita pode variar de 300 m3/ano, na Jord?nia, a 120.000 m3/ano, no Canad?. A Am?rica do Sul e a Am?rica do Norte t?m abund?ncia, em contraste com a ?frica Sub-Saariana e o Leste da ?sia, que sofrem de acentuada escassez de ?gua. A redu??o da disponibilidade de ?gua dever? ser sentida nos pr?ximos anos, sendo que na ?frica esta redu??o ? de quase quatro vezes, seguida de perto pela Am?rica do sul e pela ?sia.
Pa?ses com disponibilidade de ?gua entre 1.000 e 1.600 m3/ano per capita sofrem do que se chama stress h?drico e enfrentam s?rios problemas em anos de seca. Pa?ses com disponibilidade menos que 1.000 m3/ano per capita s?o considerados escassos em ?gua. Hoje, 28 pa?ses, com uma popula??o total de 338 milh?es de pessoas, enfrentam stress h?drico, a maior parte do Leste da ?sia e da ?frica. Por volta de 2025, entre 46 e 52 pa?ses, com popula??o total em torno de 3 bilh?es de pessoas, poder?o sofrer de stress h?drico e cerca de 23 estar?o enfrentando escassez absoluta de ?gua.
O professor ressaltar? que o autor est? come?ando a falar sobre a distribui??o h?drica no mundo. Para facilitar a visualiza??o dessas ?reas, o professor dever? apresentar o seguinte mapa:
O mapa ser? uma ?tima oportunidade para an?lise das regi?es que mais sofrer?o com o fen?meno denominado stress h?drico, que ser? abordado logo a seguir.
Os pa?ses situados em regi?es ?ridas e semi-?ridas como os do Oriente M?dio, j? enfrentam a crise da ?gua h? muitos anos, mas a percep??o de uma crise mundial s? agora est? alcan?ando a consci?ncia internacional. A principal diferen?a entre a crise do petr?leo e a crise da ?gua ? que a crise da ?gua dever? afetar mais seriamente os pa?ses em desenvolvimento, onde centenas de milhares de pessoas j? est?o morrendo e continuar?o a morrer devido ? falta de ?gua limpa e ?s secas. Nos pa?ses mais pobres, a ?gua polu?da ? a principal causa de muitas doen?as, como a diarreia, que mata mais de 3 milh?es de pessoas (principalmente crian?as) por ano no mundo. Ali?s, 80% de todas as doen?as e mais de 33% das mortes nos pa?ses em desenvolvimento est?o associadas ? falta de ?gua em quantidades adequadas. O Pnuma estima que cerca de 25.000 pessoas morrem por dia nos pa?ses em desenvolvimento, ou pela falta de ?gua ou pela ingest?o de ?gua de m? qualidade.
O professor deve ressaltar que, embora alguns pa?ses desenvolvidos apresentem regi?es com altos ?ndices de stress h?drico, s?o os pa?ses em desenvolvimento, devido ?s prec?rias infraestruturas, os que mais sofrem com as terr?veis consequ?ncias desse fen?meno.
Para atendimento pleno da demanda futura de ?gua para fins urbanos, com o aproveitamento de novas fontes, estima-se que seriam necess?rios investimentos da ordem de 11 a 14 bilh?es de d?lares por ano, durante os pr?ximos 30 anos, o que significa o dobro da quantidade de recursos financeiros dispon?veis para investimento em abastecimento dom?stico durante os anos 80. Por tudo isso, recursos financeiros setoriais desta magnitude dificilmente estar?o dispon?veis.
Os recursos h?dricos internacionais (rios, lagos e aqu?feros subterr?neos compartilhados por dois ou mais pa?ses) s?o das poucas possibilidades futuras de desenvolvimento, atrav?s do seu gerenciamento integrado, fato que refor?a a necessidade de coopera??o crescente entre estes pa?ses, na medida em que a ?gua for se tornando mais escassa.
As grandes cidades, particularmente as megal?poles, e as que est?o crescendo rapidamente nos pa?ses em desenvolvimento, v?o exigir, cada vez mais, enormes esfor?os para reduzir o d?ficit cr?nico de abastecimento de ?gua esgotamento sanit?rio adequados. Muitas, como a Cidade do M?xico, v?o necessitar implantar um cuidadoso gerenciamento dos aq??feros subterr?neos. Os violentos dist?rbios provocados pela falta de ?gua em Deli, ?ndia, em maio de 1993, s?o um bom exemplo do que poder? ocorrer nas nossas mega cidades num futuro pr?ximo, se medidas urgentes n?o forem tomadas.
O professor ressaltar? que o autor apresenta um poss?vel proposta para amenizar a o problema da ?gua: a utiliza??o dos aqu?feros. Entretanto, para que, de fato, essa alternativa d? certo, ele afirma que os pa?ses dever?o entrar em consenso sobre a utiliza??o desses reservat?rios no subsolo. Isto ?, caso os pa?ses n?o entrem em comum acordo, conflitos e guerras poder?o ocorrer, infelizmente.
A escassez de ?gua, que j? foi motivo para muitas guerras no passado, pode, cada vez mais, agir como catalisador no conjunto de causas ligadas a qualquer conflito futuro. A quest?o mais importante neste s?culo, para muitos pa?ses, pode ser o controle dos recursos h?dricos. A comunidade internacional deve reconhecer a escassez de ?gua como poderosa e crescente for?a de instabilidade social e pol?tica e atribuir ? crise da ?gua a prioridade devida na agenda pol?tica internacional.
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Haroldo Mattos de Lemos ? presidente do Instituto Brasil Pnuma
Fonte: O Estado de S?o Paulo.
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Ap?s a leitura pausada do texto, o professor deve coment?-lo, em geral com os alunos, ressaltando todos os pontos da an?lise para frisar a apreens?o e o entendimento dos alunos sobre as quest?es apresentadas sobre a ?gua. Para isso, basta recorrer a algumas marca??es em vermelho ao longo do texto a fim de se ponderar as quest?es propostas pelo autor em seu texto.
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Atividade 02
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Ap?s a discuss?o oral do texto com os alunos, o professor apresentar? algumas quest?es a serem respondidas em sala sobre a leitura do texto (caso haja necessidade, os alunos podem terminar em casa e entregar na pr?xima aula). Essa atividade, que contempla algumas quest?es j? discutidas, tem por objetivo refor?ar o conte?do abordado e auxiliar a o aprendizado alunos.
Disciplina: L?ngua Portuguesa Data: ___/___/___
Texto: ?O S?culo 21 e a Crise da ?gua?
Roteiro de Quest?es
Orienta??es:O trabalho dever? ser realizado individualmente no caderno para ser corrigido com o professor em sala de aula.
?Agora, somos 6 bilh?es, e como a ?gua n?o est? distribu?da de forma proporcional ? popula??o existente, a quantidade de ?gua dispon?vel j? chega perto do limite: 40% da popula??o mundial j? sofre de escassez de ?gua. Imaginem como ser? o ano 2025, quando a mesma quantidade de ?gua dever? atender 3 bilh?es de pessoas a mais!?
Agora responda: O que poder? acontecer em 2025 quando a quantidade de ?gua n?o for suficiente para grande parte da popula??o?
?A comunidade internacional deve reconhecer a escassez de ?gua como poderosa e crescente for?a de instabilidade social e pol?tica e atribuir ? crise da ?gua a prioridade devida na agenda pol?tica internacional.?
Agora responda, em um pequeno texto: Por que ? t?o importante preservar a ?gua?
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A atividade dever? ser postada no blog da turma para que eles tenham livre acesso a ela n?o s? dentro de sala como tamb?m em casa. Se a turma ainda n?o tiver seu pr?prio blog, este dever? ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, dever?o ser colocados todos os textos, v?deos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os coment?rios e impress?es dos alunos a respeito deles.
Passo a Passo
Fazendo o Blog da Turma
Caso o professor n?o saiba criar o blog para a turma, ele seguir? os passos do seguinte v?deo retirado do Youtube:
Como criar um blog. Dispon?vel em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.
Acesso em: 17 mar. 2011.
Os alunos devem responder ?s quest?es utilizando o programa ?BROffice? do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos fa?am as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir ?s carteiras n?o s? para auxili?-los no que for poss?vel como tamb?m para verificar o desempenho individual na execu??o da tarefa.
Quando todos terminarem, o professor far? uma corre??o coletiva ? frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respectivas respostas para encontrar as possibilidades de responder corretamente cada quest?o. ? muito importante que o professor atente-se ? desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa ? uma grande oportunidade de avaliar os alunos neste quesito.
Nos links a seguir, os alunos poder?o interar-se mais sobre a preserva??o, inclusive, exercitar an?lises e conscientizar-se a respeito:
? WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/
? Green Peace: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
? Associa??o Guardi? da ?gua: http://www.agua.bio.br/
? Universidade da ?gua: http://www.uniagua.org.br/
? Movimento Cyan: http://www.movimentocyan.com.br/home
Comunidades do Orkut:
? Economize ?gua: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=160297
? E quando a ?gua acabar? http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=4694827
Blogs:
? 2020 sustent?vel: http://2020sustentavelagua.blogspot.com/
? ?gua dona da vida: http://aguadonadavida.blogspot.com/
As avalia??es ocorrer?o de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de express?o oral.
Os alunos ter?o oportunidade de participar de discuss?es para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor dever? estar alerta para o processo de argumenta??o do aluno, visando ? pertin?ncia e relev?ncia das informa??es apresentadas. Em outras palavras, nessas situa??es, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avan?ado na produ??o e fundamenta??o do pr?prio texto oral.
As atividades escritas a serem feitas ser?o avaliadas de acordo com o n?vel de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisi??o processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:
? O conte?do relativo ao tema e ao objetivo de cada quest?o proposta, item mais importante e essencial;
? Os processos de coes?o e coer?ncia textual, respons?veis pelo encadeamento l?gico do texto;
? O registro da l?ngua utilizado, visto que esta sequ?ncia apresenta atividades que ora se pautam na variante padr?o ora se valem da variante coloquial.
A corre??o dos trabalhos ressaltar? a participa??o de todos, tanto na apresenta??o, quanto na colabora??o e dedica??o da turma, levando em conta o grau de desenvoltura de cada aluno em suas respostas. Nessa atividade, o professor ter? a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de intera??o dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao envolvimento de cada um deles, lembrando que dele depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.