Daniel Rodrigues Ventura, Jos? Higino Dias Filho, Edson Lu?s Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
Ensino M?dio | F?sica | Movimento, varia??es e conserva??es |
Movimento e repouso, referencial inercial.
Sugerimos que inicialmente o professor oriente os alunos para executar a seguinte atividade, ilustrada na Figura 01. Para tal procedimento ser? necess?rio um tubo oco, ou uma calha, de pelo menos 2 metros de comprimento, esse tubo ou calha poder? ser de qualquer material de prefer?ncia que seja r?gido, PVC, por exemplo; um cron?metro que poder? ser substitu?do por um rel?gio com escala de segundos; uma trena ou fita m?trica ou mesmo uma r?gua escolar e uma esfera de a?o ou bolinha de vidro.
Atividade I
O professor poder? fazer o experimento na frente da turma mais de uma vez para que todos possam observar, mas se for poss?vel o professor preferencialmente dever? adquirir materiais para v?rias montagens e dividir a turma em grupos menores, 4 ou 5 elementos por grupo. Tamb?m se for poss?vel use tubos de v?rios comprimentos, repita o experimento e altere tamb?m a inclina??o do tubo.
Se dispuser de material suficiente, pe?a que cada grupo realize a experi?ncia. Primeiro dever?o medir o comprimento do tubo. Depois dever?o fixar o tubo ligeiramente inclinado como na Figura 01. Colocar a bolinha na entrada do tubo na extremidade superior e no momento em que soltar a bolinha acione o cron?metro ou comece a marcar os segundos no rel?gio, instante inicial to. No instante em que a bolinha surgir na outra extremidade parar o cron?metro ou verificar no rel?gio o tempo gasto, instante t. Anotem os resultados e preencham a tabela abaixo.
Em seguida pe?a aos alunos que com os dados da tabela responda: qual a dist?ncia (d) percorrida pela bolinha durante a descida no tubo? Quanto tempo, (t ? to), ela gastou para percorrer esta dist?ncia? Divida a dist?ncia percorrida pela bolinha pelo intervalo de tempo gasto para percorrer esta dist?ncia. O que representa o valor encontrado?
Suponha que tenham encontrado os seguintes valores registrados na tabela abaixo:
?
Com os dados dessa tabela, a solu??o ser?:
O professor ent?o dever? explicar que esse valor encontrado, 33,3 cm/s, corresponde ? velocidade m?dia desenvolvida pela bolinha ao descer no tubo. Prosseguindo, o professor poder? fornecer o conceito de velocidade m?dia.
Em F?sica, denominamos de velocidade escalar m?dia (vm) de um m?vel que se desloca em uma trajet?ria qualquer como sendo o quociente entre a varia??o da posi??o (varia??o do espa?o) percorrido pelo m?vel pelo intervalo de tempo decorrido; vm = (s ? so)/(t ? to), em que s ? a posi??o ou espa?o final, so ? o espa?o inicial, t ? o instante final e to ? o instante inicial. O esquema da Figura 02 ilustra uma trajet?ria em que um ve?culo movendo ao longo de uma estrada passa pela posi??o correspondente ao quil?metro 15, espa?o s1 = 15 km, no instante t1 = 10:15 h. Depois em outro instante t2 = 10:45 h passa pelo quil?metro 45, posi??o s2 = 45 km.
Pe?a aos alunos que com base nas informa??es, considerando a Figura 02 calcule a velocidade escalar m?dia do ve?culo ao percorrer esse trecho da estrada.
Solu??o:
Obs. 10:45 h = 10 h + 45 min = (10 + 45/60) h = 10,75 h
10:25 h = 10 h + 25 min = (10 + 25/60) h = 10,25 h
O professor ent?o dever? informar aos alunos que o conceito de velocidade m?dia apesar de simples ? um pouco pol?mico, uma vez que no ensino b?sico de F?sica trabalhe mais com o termo velocidade escalar m?dia, ? muito comum no cotidiano usar o termo velocidade m?dia para expressar a rapidez m?dia; alguns autores de livros textos costumam definir a velocidade m?dia como sendo a dist?ncia total percorrida pelo tempo gasto para percorr?-la, que est? coerente com a rapidez m?dia. Quando n?o h? altera??o no sentido do movimento do m?vel, esses valores coincidem, mas se por ventura, durante todo o trajeto houver pelo menos uma mudan?a no sentido do movimento, os valores de velocidade escalar m?dia e rapidez m?dia ser?o diferentes. Por isso, ao utilizar o termo velocidade m?dia simplesmente ? bom esclarecer se desejamos trabalhar com a velocidade escalar m?dia ou com a rapidez m?dia para que a grandeza usada fique bem caracterizada.
Atividade II
O professor tamb?m deve fornecer ao aluno a diferen?a entre as grandezas, velocidade escalar m?dia e velocidade vetorial m?dia. A velocidade vetorial m?dia, vm, em que o destaque em negrito se refere ao termo vetorial, ? definida como sendo o quociente entre o deslocamento efetuado pelo m?vel no percurso, pelo intervalo de tempo gasto em tal percurso; vm = d/(t ? to), em que vm ? o m?dulo da velocidade vetorial, d ? o m?dulo do deslocamento. A velocidade vetorial tem mesma dire??o e mesmo sentido do deslocamento; deslocamento ? o segmento de reta orientado do ponto de partida at? o ponto de chegada do m?vel. A Figura 03 mostra um motociclista que sai do ponto A de uma trajet?ria, move-se ao longo de uma pista sinuosa e chega em B.
Tendo como base a Figura 03, o professor dever? propor o seguinte exerc?cio para a turma resolver.
Suponha que a pista percorrida pelo motociclista de A at? B ilustrado na figura tenha um comprimento de 500 m; seja tamb?m o valor da dist?ncia em linha reta de A at? B igual a 300 m. Suponha que o motociclista gasta 36 segundos durante o percurso do ponto A at? chegar ao ponto B. Calcule o valor da velocidade escalar m?dia vm e da velocidade vetorial m?dia vm, desenvolvida pelo motociclista neste trajeto.
Solu??o:
Atividade III
Para finalizar o conte?do desta aula o professor dever? fornecer a turma um exerc?cio para servir de exemplo para mostrar que a velocidade m?dia pode ser diferente da m?dia das velocidades, situa??o muitas vezes embara?osa para o aluno de ensino b?sico. Para isso sugerimos o seguinte exerc?cio ilustrado na Figura 04.
Em uma caminhada uma pessoa parte do ponto A, durante 2,0 minutos caminha 200 m na dire??o Norte, depois caminha mais 600 m na dire??o Leste em 8,0 minutos, em seguida caminha 450 m para o Sul durante 5,0 min. Retorna ao ponto A percorrendo 750 m em apenas 6,0 minutos na dire??o noroeste. Veja esquema na Figura 04, contendo a dist?ncia percorrida bem como o tempo gasto, cotados em cada dire??o do percurso.
Solu??o:
?
Segundo trecho:
Terceiro trecho:
Quarto trecho:
2. M?dia Aritm?tica = (100+75+90+125)/4
3. vm = (200m + 600m + 450m + 750m)/(2,0min +8,0min +5,0 min +6,0 min)
Obs. Basta comparar os resultados dos itens 2 e 3 para verificar que a media aritm?tica das velocidades m?dias de cada trecho difere do resultado da velocidade m?dia desenvolvida em todo o percurso.
Sugerimos que o professor acesse o site que est? dispon?vel na internet no Portal do Professor com o seguinte t?tulo e endere?o:
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Velocidade M?dia
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=30406
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O professor ainda poder? acessar a seguinte sugest?o de aula sobre velocidade m?dia que se encontra dispon?vel no Portal do Professor, com t?tulo e endere?o abaixo:
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Determina??o da velocidade m?dia
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18738
Embora os exerc?cios desenvolvidos durante a aula seja um excelente instrumento para verificar o aprendizado dos alunos, o professor poder? elaborar exerc?cios te?ricos para que eles resolvam, individualmente ou em grupos, em hor?rios fora do hor?rio de aulas, para depois discutir e resolv?-los durante a aula.
Segue um exerc?cio proposto como sugest?o:
Um ciclista percorre inicialmente 600 m em 100 segundos na dire??o leste-oeste, seguindo para oeste, depois em 64 segundos desce um segundo trecho de 800 metros na dire??o norte-sul no sentido Sul.
? Encontre a velocidade escalar m?dia vm e a velocidade vetorial m?dia vm em cada trecho do percurso.
? Encontre em todo o percurso a velocidade escalar m?dia vm, a velocidade vetorial m?dia vm.
? Calcule a m?dia aritm?tica das velocidades encontradas em cada trecho, compare os resultados e tire suas conclus?es.