Portal do Professor

Início do Conteúdo

A ditadura da beleza. Discutindo padrões de beleza e consumo – UCA

Autor e Co-autor(es)

Klênio Antônio Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Refletir sobre a ditadura da beleza discutindo, coletivamente, padrões de beleza e consumo;
  • Pesquisar comerciais de beleza que incitam o consumismo, utilizando a internet;
  • Debater sobre a ditadura da beleza gravando entrevistas com profissionais e público comum;
  • Discutir o consumismo a partir de análise de comerciais utilizando sites de vídeo;
  • Divulgar a ideia de consumo consciente através de fóruns, debates e campanhas envolvendo as turmas.

Duração das atividades

3 aulas de 50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os seguintes programas são necessários:

 WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

 

Os alunos pesquisam nos seus classmates, Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet], o seguinte vídeo:

  Miniatura

Título: A ditadura da beleza.

 Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=gIe2urs08ak, acesso em 15.05.2011.

 

Em seguida, promover um debate com a turma toda sobre o que assistiram nas cenas, as mensagens que estão contidas no vídeo.

 Sugestões para o debate:

     1. Por que alguém fez um vídeo como este?

     2. Por que colocar imagens fortes no vídeo?

    3. O que você  conseguiu concluir deste vídeo?

    4. Por que se chama: A ditadura da beleza?

 Atividade 2:

 Os alunos pesquisam na Internet sobre comerciais que apelam para boa forma e boa aparência. Cada grupo fica responsável por assistir 3 comerciais e selecionar 1 comercial para o trabalho. Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]. Peça que os alunos gravem estes comerciais em seus laptops para socializarem com a turma. Os laptops podem ser trocados em sala de aula para que cada um veja o comercial que o colega gravou. Promover um debate com a turma toda sobre os comerciais  que assistiram , das cenas, das mensagens que estão contidas nos comerciais.

 

 

Roteiro para debate:

  1. Por que este comercial é considerado apelativo?
  2. Quais recursos foram utilizados para chamar a atenção do consumidor: cores, sons, imagens, sensações?
  3. Para que público o comercial se destina: adultos, adolescentes, crianças, pessoas idosas?

 Atividade 3:

 Para realizar a entrevista, os grupos utilizam os laptops: WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia], os alunos fazem uma entrevista com alguns profissionais:

- um psicólogo

- uma nutricionista

- um médico

Passos para o processo:

1. o professor agenda com os profissionais o dia e o horário desta entrevista;

2. os alunos fazem a entrevista em grupos de 5 ou 6.

Elabore com os alunos o roteiro da entrevista, utilizando o laptop: Kword  [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]. Peça que deem sugestões de perguntas e de abordagem dos profissionais.

 Sugestão para os alunos:

  1. Quais são os problemas de saúde acarretados pela busca desenfreada pela beleza?
  2. Quais são os distúrbios alimentares consequentes da ditadura da beleza?
  3. As pessoas são facilmente convencidas de que determinadas cirurgias plásticas não são recomendadas para o caso delas?
  4. Qual a queixa mais comum das pessoas com relação à aparência delas?
  5. Tem havido um aumento no número de homens que procuram clínicas de estética, salões de beleza ou tratamentos cirúrgicos e dietas?

 Atividade 4:

 Os alunos pesquisam sobre os distúrbios alimentares citados nas entrevistas: bulimia, anorexia, etc.na internet. Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

sugestão de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtornos_alimentares

http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/alimentar2.html

http://www.disturbiosalimentares.com/

Terminada esta pesquisa, agende com os alunos  na escola ou com turmas de outra escola um dia de debate sobre a temática.

Recursos Complementares

Recursos complementares:

 

Livro sobre a ditadura da beleza:

Livro - A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres

Título: A ditadura da beleza e a revolução das mulheres

Autor: Augusto Cury

Editora: Sextante

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua e processual. Avalie o quanto os alunos progrediram na construção e desconstrução de conceitos estereotipados. Avalie o envolvimento e as fontes de pesquisa bem como os produtos que os alunos trazem para a sala de aula e a importância da socialização com  outros alunos.