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O processo de regionaliza??o do Brasil ? UCA

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender a regionaliza??o dos elementos naturais do territ?rio brasileiro.
  • Conhecer a regionaliza??o do espa?o brasileiro realizada pelo IBGE.
  • Compreender a regionaliza??o do espa?o brasileiro por crit?rios geoecon?micos.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Localiza??o e extens?o do territ?rio brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o aux?lio do laptop ou em um laborat?rio de inform?tica.  No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos ter?o contato com os seguintes aplicativos:

Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

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Atividade 01

A regionaliza??o pol?tica do territ?rio brasileiro

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

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Prezada(o) Professor(a),

- Inicie a discuss?o sobre essa tem?tica recordando com os alunos a posi??o geogr?fica e a vasta extens?o territorial do Brasil enfatizando, a partir dessa ideia, os diversos contrastes existentes devido aos fatores naturais e ? a??o humana.

- Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e observarem, com aten??o, o mapa da divis?o pol?tica do Brasil, a seguir:

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Brasil Pol?tico. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_politico.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

- Fa?a um exerc?cio, conjuntamente com os alunos, recordando o munic?pio em que a escola est? localizada e o estado ao qual este munic?pio pertence. Posteriormente, explique que este estado comp?e um espa?o maior, denominado regi?o. Para auxiliar a mem?ria dos alunos, fa?a alguns questionamentos, como por exemplo:

  • O munic?pio em que voc? mora se localiza em qual estado?
  • O estado em que voc? mora faz limite com quais outros estados?
  • O Brasil est? dividido em quantos estados?
  • A divis?o do territ?rio brasileiro em estados se deve a quais fatores? Explique.

- Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias?, auxilie-os a compreenderem os fatores hist?ricos que contribu?ram para a atual organiza??o pol?tica do territ?rio brasileiro.

- Para auxiliar a constru??o de conhecimentos por parte dos alunos, oriente-os a acessarem o endere?o web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/divisao-politicoadministrativa-brasil.htm> e lerem o texto "Divis?o pol?tico-administrativa do Brasil". Posteriormente, oriente os alunos para que, a partir da compreens?o que tiveram do texto, fa?am uma s?ntese do mesmo em um arquivo do Kword.

   

Atividade 02

As diferentes formas de regionaliza??o do territ?rio brasileiro

PASSO A PASSO

 - A partir da compreens?o da divis?o do territ?rio brasileiro em estados, introduza a discuss?o sobre as diferentes formas de regionaliza??o do territ?rio, ou seja, sobre o processo de divis?o do espa?o em regi?es, a partir de determinados crit?rios.

- Explique aos alunos que al?m dos elementos naturais, os fatores econ?micos, hist?ricos e sociais tamb?m podem ser utilizados como crit?rios para regionalizar um territ?rio. Para facilitar a compreens?o por parte dos alunos, cite exemplos, como: as atividades econ?micas predominantes, a distribui??o de renda da popula??o, a vegeta??o natural que comp?e o territ?rio, os tipos de solo, clima ou relevo, dentre outros.

- Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e selecionarem os mapas: "FEDERA??O DO TERRIT?RIO - F?sico", "DIVERSIDADE AMBIENTAL - Clima", "CARACTER?STICAS DEMOGR?FICAS - Densidade demogr?fica", "DESIGUALDADE SOCIOECON?MICA - Rendimento", "URBANIZA??O E GEST?O AMBIENTAL - Regi?es Metropolitanas". Pergunte aos alunos:

  • O que essas formas cartogr?ficas representam?

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Brasil F?sico. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_fisico.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

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Brasil Clima. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

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Brasil: Densidade demogr?fica. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf> Acesso em 21/05/2011.

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Brasil - Rendimento. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_rendimento.pdf> Acesso em 21/05/2011. 

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Brasil - Regi?es Metropolitanas. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_regioes_metropolitanas.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

- Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias?, auxilie-os a compreenderem que existem diferentes crit?rios para regionaliza??o do territ?rio brasileiro, e que as regi?es podem possuir v?rias dimens?es e atingir escalas geogr?ficas diversas.

- Posteriormente, oriente os alunos para que, a partir da compreens?o que tiveram sobre a tem?tica, fa?am uma s?ntese do mesmo em um arquivo do Kword.

  

Atividade 03

A regionaliza??o segundo crit?rios relacionados aos elementos naturais do territ?rio brasileiro.

PASSO A PASSO

  - Enfatize aos alunos que a grande extens?o territorial do Brasil faz com que existam ?reas com caracter?sticas de relevo, solo, hidrografia, clima e vegeta??o muito espec?ficas, distinguindo-as das ?reas vizinhas, o que faz com que sejam denominadas de regi?es naturais. Explique que a combina??o dos elementos naturais propicia diferentes paisagens, conhecidas como  dom?nios morfoclim?ticos.

- Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mapeamento-541508.shtml>, e observarem o mapa a seguir: 

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 Dom?nios morfoclim?ticos. Fonte: Aziz N. Ab?Saber, 1975. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mapeamento-541508.shtml>. Acesso em 21/05/2011.

- Questione:

  • O que este mapa representa?
  • Qual(is) dom?nio(s) natural(is) se estende(m) pelo estado onde voc? mora?
  • O que significam as ?reas de transi??o? 

 - Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias?, auxilie-os a compreenderem o conceito de dom?nio morfoclim?tico, e que existem diferentes dom?nios morfoclim?ticos no territ?rio brasileiro.

- Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/dominios-naturais-brasil.htm>, e lerem, com aten??o, o texto "Dom?nios naturais do Brasil".

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- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou em livros did?ticos de Geografia, buscando explicar  as principais caracter?sticas dos dom?nios morfoclim?ticos brasileiros, classificados pelo reconhecido ge?grafo Aziz Ab?Saber.

- Ap?s o levantamento das informa??es necess?rias os grupos devem organizar uma apresenta??o, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.

   

Atividade 04

A regionaliza??o do espa?o brasileiro realizada pelo IBGE

PASSO A PASSO

- Ressalte aos alunos a ideia de que al?m dos elementos naturais, os fatores econ?micos, hist?ricos e sociais tamb?m podem ser utilizados como crit?rios para regionalizar um territ?rio.

- Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl26> e fazerem uma leitura atenta do texto "Mudan?as que est?o no mapa".

- Pergunte aos alunos:

  • Com base nas leituras e discuss?es em grupo, o que voc? entende por regi?o?
  • Para que servem os estudos regionais?

 - Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias? auxilie-os a compreenderem o conceito de regi?o, e discuta a import?ncia dos estudos regionais para o planejamento do territ?rio brasileiro.

- Posteriormente, questione:

  • Que mudan?as podem ser observadas no mapa do Brasil, desde a primeira regionaliza??o do territ?rio, proposta em 1913?
  • Quais s?o os principais crit?rios utilizados pelo IBGE para regionalizar o territ?rio brasileiro?

- Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/DIVISAO%20REGIONAL%20IBGE_jpg.jpg>, e observarem o mapa da divis?o regional do territ?rio brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE), a seguir:

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Brasil: Divis?o regional IBGE: Dispon?vel em: <http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/DIVISAO%20REGIONAL%20IBGE_jpg.jpg>. Acesso em 21/05/2011.

 - Pergunte aos alunos:

  • Em qual regi?o se localiza o estado onde voc? mora?
  • Quais s?o os aspectos naturais predominantes na regi?o em que voc? mora?
  • Qual regi?o ? cortada pela Linha do Equador?
  • Alguma regi?o ? banhada pelo oceano Atl?ntico? Qual?
  • Qual ? a maior e a menor regi?o, respectivamente, em tamanho?

 - Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias?, auxilie-os esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos sobre a tem?tica em quest?o.

- Oriente aos alunos para organizarem uma apresenta??o, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando as principais caracter?sticas de cada uma das cinco regi?es propostas pelo IBGE.

    

Atividade 05

A regionaliza??o do espa?o brasileiro por crit?rios geoecon?micos

PASSO A PASSO

- Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>, e observarem o mapa, a seguir:

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Os grandes complexos regionais. Dispon?vel em: <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>. Acesso em 21/05/2011.

- Agora, questione:

  • O que este mapa representa?
  • Compare o mapa da divis?o regional do Brasil sugerida pelo IBGE, apresentado na atividade anterior, com este da proposta de divis?o regional geoecon?mica. Existem diferen?as entre as duas propostas de regionaliza??o? Quais?

 - Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias?, auxilie-os esclarecendo as poss?veis d?vidas entre as duas propostas de regionaliza??o do espa?o brasileiro.

- Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/os-complexos-regionais> e lerem, com aten??o, o texto "Os complexos regionais". Questione:

  • Quais s?o os principais crit?rios utilizados para regionalizar o territ?rio brasileiro em regi?es geoecon?micas?

- Ap?s os alunos expressarem suas opini?es, oriente-os para que, a partir da compreens?o que tiveram sobre a tem?tica, fa?am uma s?ntese em um arquivo do Kword. Posteriormente, pe?a que apresentem sugest?es de outros crit?rios que poderiam ser utilizados para regionalizar o territ?rio brasileiro. 

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Fonte: Clip-Art.

Professor, trabalhe a tem?tica em conjunto com outras ?reas!

- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos entendam que n?o h? uma ?nica forma de regionalizar o espa?o e tamb?m que n?o h? uma forma mais correta ou melhor, pois depende dos crit?rios que se utiliza para fazer a divis?o. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; em Hist?ria, conhecer as rela??es pol?ticas e culturais desenvolvidas em cada regi?o ao longo do tempo; em Artes, confeccionar pain?is tem?ticos; em Ci?ncias, como que as diferentes formas de regionaliza??o do espa?o alteram o meio ambiente; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura para fundamenta??o do professor:

CORR?A, Roberto Lobato. Regi?o: um conceito complexo. In: Regi?o e organiza??o espacial. S?o Paulo: ?tica, 1996. p. 22-50.

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Sugest?o de v?deo para os alunos:

<http://www.youtube.com/watch?v=uK-Q63facGo>. O Brasil e sua divis?o regional - parte 1.

Este v?deo aborda a divis?o regional do Brasil, com ?nfase na divis?o oficial do IBGE.

<http://www.youtube.com/watch?v=kJUTw3eSIus&feature=related>. Os Dom?nios Morfoclimaticos do Brasil.

Este v?deo aborda a divis?o regional do Brasil, com ?nfase na divis?o dos dom?nios morclim?ticos.

 

Sugest?o de endere?o web para pesquisa:

<http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_div_int.shtm>.

Apresenta v?rias informa??es tem?ticas das dimens?es da realidade nacional: f?sica, urbana, rural, econ?mica, social, pol?tica, onde in?meros elementos e atores marcam a din?mica socioespacial do territ?rio brasileiro.

Avaliação

Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades:

1. Interpreta??o de representa??es cartogr?ficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associa??es com a realidade em que vivem.

2. Exposi??es: constatar se houve a compreens?o do conceito de regi?o e seus desdobramentos em diferentes divis?es regionais.

3. Produ??o de texto: examinar, a partir da produ??o de textos, se desenvolveram a no??o que as regi?es est?o em constante (re)constru??o/transforma??o e interagem direta ou indiretamente entre si, em diferentes escalas.

4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudan?as significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

5. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.