Portal do Professor

Início do Conteúdo

Meio ambiente: minha casa, minha vida

Hermínio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Ellis Batista Paiva Brito

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Perceber que são partes integrantes do ambiente onde seus hábitos interferem no meio ambiente;
  • Entender a importância da coleta seletiva;
  • Criar atitudes que modifiquem a situação atual do meio ambiente.

Duração das atividades

3 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecimentos sobre reciclagem do lixo;
  • Conhecimentos referentes aos recursos naturais renováveis e não-renováveis.

Estratégias e recursos da aula

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos estarão nos grupos respondendo o questionamento inicial e procurando em jornais informações referentes a coleta seletiva, destino do lixo e quantidade do lixo jogado nas ruas da cidade. Sugere-se que o professor circule pela sala no momento em que os alunos estiverem pesquisando, como também, incentivando a pesquisa onde os alunos deverão escrever a fonte (nome do jornal) e a data. O professor deve propor algumas perguntas para ajudar na pesquisa dos grupos, como “Quais são os destinos do lixo?”, “O que significa coleta seletiva?”.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma sua pesquisa, além de responder o questionamento inicial proposto. Durante a apresentação dos dados pesquisados, o professor pode questionar os alunos sobre: “A quantidade de lixo produzida apresentou um acréscimo ou uma diminuição?”, “Por que a população joga lixo nas ruas mesmo sabendo o destino que ele pode ter?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá formalizar sobre produção do lixo pelos indivíduos, coleta seletiva e destino do lixo. O professor deve explicar que com o aumento da população e o consumo dos produtos ocorreu também o aumento na quantidade do lixo produzido. Na coleta seletiva as pessoas estão separando materiais recicláveis do restante do lixo, onde através da reciclagem aquele material que não tinha mais nenhuma utilidade pode virar uma peça de decoração como, por exemplo, latas de leite em pó podem virar luminárias.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Nossa casa [Detran na escola] Vídeo

Recursos Complementares

O professor poderá utilizar a simulação “Lixo? Nem pensar!” para ajudar os alunos a refletir sobre as consequências do despejo de lixo em vias públicas. Trata-se de uma história, na qual os alunos terão que escolher o final e poderão perceber as consequências dessa escolha. O professor pode ter acesso a esta simulação, a partir do link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6200.

Através do link: http://www.ca.ufsc.br/qmc/aulas1anos/lixo/lixo.htm, o professor tem acesso a informações sobre os resíduos, o que é lixo, aterro sanitário e lixão.

Já através do link: http://planetasustentavel.abril.com.br/lixo/, poderá obter dados sobre o lixo.

No blog do Portal do Professor: http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/, o professor terá acesso a sugestões de aula, conteúdos multimídia, projetos escolares relacionados a temática Meio Ambiente.

Avaliação

Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos compreenderam sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos compreenderam o conceito de antiecológico e os locais adequados para se colocar o lixo. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos entenderam a importância da coleta seletiva.