Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Estabelecer rela??es espaciais topol?gicas (dentro, fora, perto, longe, ao redor, entre) a partir do pr?prio ponto de vista.
Desenvolver rela??es espaciais projetivas (em cima, embaixo, em frente, atr?s, esquerda, direita) a partir do pr?prio ponto de vista.
Reconhecer no??es de lateralidade.
Associar o espa?o vivido ao espa?o como possibilidade de ser representado, tendo como ponto de partida o pr?prio corpo.
Para a realiza??o da aula faz-se necess?rio que os alunos tenham conhecimento das partes do corpo humano.
?
Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos que ser?o utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
?
Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participa??o coletiva, o que possibilita o estabelecimento do di?logo e a troca de informa??es para a constru??o do conhecimento por meio de atividades explorat?rias e pr?ticas que possibilitem o desenvolvimento da percep??o e, posteriormente, a representa??o do espa?o.
?
As rela??es topol?gicas s?o as que estabelecem ordem espacial: de vizinhan?a, de dentro e fora e que devem ser desenvolvidas a partir do pr?prio ponto de vista da crian?a.
1. Leve para a sala de aula duas caixas de sapatos (uma com tampa e a outra sem tampa) e bolinhas. Sugere-se que as bolinhas sejam feitas do papel que ? descartado pelas crian?as. Recolha os pap?is descartados no dia anterior e aproveite o momento para sensibilizar a turma sobre a necessidade de Reduzir a produ??o de lixo e de colocar em pr?tica a Reutiliza??o.
Imagem: Imagem 3Rs
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_9AiWCFu-aeY/TFumVjaGHSI/AAAAAAAAADs/ZxznhfpX1Rc/s320/zzzz3r.gif
Acesso em: 18 de junho de 2011
?
Distribua, de maneira igual, as bolinhas dentro das caixas. Depois, vire as caixas de cabe?a para baixo e questione as crian?as sobre o que observaram:
a. O que aconteceu com a caixa aberta ap?s ter sido virada?
b. E com a caixa fechada? O que aconteceu?
c. Por qual motivo as bolinhas ca?ram de uma caixa e n?o ca?ram da outra?
d. Se abrirmos a caixa que est? fechada o que acontece?
e. E se fecharmos a caixa que est? aberta, o que acontece?
A atividade tamb?m poder? ser realizada utilizando o estojo (bolsinha) no qual os alunos carregam os l?pis. Espera-se que com o desenvolvimento desta atividade os alunos estabele?am as rela??es espaciais topol?gicas.
Atividades extra?das de: http://magdalenapead.pbworks.com/w/page/19886343/Atividade-EF2-e-3 Acesso em: 04 de junho de 2011
?
2. Convide os alunos a irem para o p?tio e, no ch?o, utilizando o giz branco, trace cerca de cinco c?rculos, de maneira que possam ficar v?rios alunos, em p?, dentro dos mesmos. Depois, pe?a para que fiquem atentos aos comandos que ser?o falados, pois eles ter?o que atender ao que ser? solicitado.
Professor(a), para desenvolver esta atividade voc? deve adapt?-la ? sua realidade, portanto, leve em considera??o o n?mero de alunos da sua turma. A sugest?o para esta aula considera uma turma com 30 alunos.
Os seguintes comandos devem ser apresentados aos alunos:
Aten??o! Voc?s dever?o se organizar dentro dos c?rculos desenhados no ch?o, em grupos:
a. Em cinco grupos de seis alunos;
b. Em cinco grupos de cinco alunos;
c. Em cinco grupos de tr?s alunos;
d. Em cinco grupos de dois alunos;
Ap?s cada comando, questione:
?
3. Retorne para a sala e, utilizando o netbook ou no laborat?rio de inform?tica, solicite aos alunos que representem, em forma de desenho, os cinco comandos realizados no p?tio. A atividade poder? ser realizada no programa KolourPaint e enviado para o email do professor.
Imagem: Imagem Netbook - UCA
Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg
Acesso em: 05 de abril de 2011
?
4. Depois, solicite que os alunos elaborem um texto individual abordando o que compreenderam da atividade. Espera-se que eles fa?am, digam e registrem o que aprenderam sobre as no?oes espaciais topol?gicas. O texto poder? ser feito no Programa Kword e enviado para o email do professor.
As rela??es espaciais projetivas s?o as que estabelecem ordem espacial: em cima, embaixo, em frente, atr?s, esquerda, direita; s?o as no??es de lateralidade e que devem ser desenvolvidas a partir do pr?prio ponto de vista da crian?a.
1. Realize com os alunos as seguintes atividades:
Oficina: Viv?ncia da massagem
Material: peda?o de papel amassado
Din?mica: os alunos far?o massagem no corpo utilizando o papel. O professor deixar? que os alunos fa?am a atividade livremente e, num determinado momento, falar? bem alto: "PARE"! Os alunos param e permanecem como est?tuas. O professor se aproxima de cada aluno e faz questionamentos do tipo:
a. Qual ? a m?o que voc? est? segurando o papel: esquerda ou direita?
b. Em que parte do seu corpo voc? est? fazendo a massagem?
c. Se voc? massageou a perna depois o bra?o, percebeu qual ? o maior?
Ap?s os questionamentos, ofere?a algumas orienta??es para que os alunos apliquem as no??es de lateralidade:
?
Oficina: Brincando de espelho
Material: os pr?prios alunos realizam toda a tarefa.
Din?mica: os alunos, em duplas, de frente um para o outro, brincam de espelho. Um deles emite gestos e o da frente imita o colega. Ap?s alguns minutos de trabalho o professor fala "PARE" e os alunos ficam im?veis. O professor escolhe algumas duplas, em momentos diferentes, e realiza alguns questionamentos como:
a. Com que m?o voc? est? segurando a sua orelha?
b. Com que m?o o colega est? segurando a dele?
c. Por que um respondeu com a direita e o outro com a esquerda?
Oficinas extra?das de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geogr?ficos: Alfabetiza??o espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
Professor(a), "ap?s os questionamentos, ? importante que o aluno entenda que quando se est? na frente de qualquer pessoa ou objeto, sempre o lado do colega que estiver no mesmo lado dele ter? a lateralidade invertida. Logo, se um aluno estiver com a m?o direita sobre o ombro esquerdo, o outro da frente (espelho) estar? com a m?o esquerda sobre o ombro direito, por?m as duas m?os que est?o sobre os ombros, est?o do mesmo lado, numa vis?o espelhada" (CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geogr?ficos: Alfabetiza??o espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006).
?
2. No final da atividade ? importante os alunos registrarem, em forma de desenho ou texto, o que perceberam e as conclus?es a que chegaram ap?s o desenvolvimento das atividades. O texto poder? ser feito no Programa Kword e a atividade poder? ser realizada no programa KolourPaint e enviada para o email do professor.
As atividades sugeridas poder?o ser realizadas de maneira interdisciplinar com as aulas de Educa??o F?sica, nas quais a massagem com papel poder? ser substitu?da pelo manejo com bolas ou materiais diversos, al?m de outras atividades que poder?o ser desenvolvidas, como saltitar alternando a perna, a qual tamb?m contribui para a aprendizagem das no??es espaciais; em Ci?ncias ? poss?vel trabalhar as partes do corpo humano, em Portugu?s a constru??o de textos e em Artes, as representa??es em forma de desenhos, em uma aproxima??o com a Geometria.
?
1. Solicite a cada aluno que, utilizando a c?mera do netbook, fotografe o seu corpo inteiro. Se necess?rio, convide um colega para ajudar na tarefa.
2. Depois, solicite que os alunos, utilizando o programa KolourPaint, desenhem objetos na fotografia. Sugira desenhos como: um bon? na cabe?a, um p?ssaro no ombro direito, pinte a perna esquerda de amarelo etc. Estimule os alunos a utilizarem a criatividade! O trabalho poder? ser enviado para o email do professor e no dia combinado os alunos apresentar?o sua fotografia alterada. Na apresenta??o da fotografia, observe se compreenderam as no??es de lateralidade, questione-os sobre as altera??es realizadas ou outras possibilidades de modifica??o da fotografia.
3. Professor(a), ap?s receber os trabalhos produzidos pelos alunos e realizar suas avalia??es, encaminhe-os de volta para o email de todos os alunos. Assim, no dia da apresenta??o, todos ter?o acesso ?s fotografias produzidas pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresenta??es. O trabalho poder? ser feito em programa pr?prio para a produ??o de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa ? o KPresenter.
Sugest?o de sites para acesso do professor:
Texto: Espa?o, Forma e Crian?a Dispon?vel em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/espaco_forma/espaco_forma_texto1.pdf Acesso em: 04 de junho de 2011
Texto: Uso de plantas e mapas Disponivel em: http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/files/active/0/10-%20Uso%20de%20plantas%20e%20mapas.pdf Acesso em: 04 de junho de 2011
Texto: Reduzir, Reutilizar e Reciclar Dispon?vel em: http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+51-60/Passo+a+Passo+59/Reduzir+reutilizar+reciclar.htm Acesso em: 18 de junho de 2011
Aula no Portal do Professor - De que lado estou? - constru??o da refer?ncia espacial em crian?as
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1290 Acesso em: 05 de junho de 2011
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: