Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Observar o espa?o vivido como possibilidade de representa??o.
Desenvolver o interesse pela representa??o do espa?o vivido.
Exercitar a possibilidade de observa??o e de representa??o da paisagem em uma vis?o frontal ou horizontal.
Compreender que as imagens de sat?lite possibilitam a aquisi??o da vis?o frontal.
Reconhecer que a forma de representa??o altera a possibilidade de observa??o e de an?lise da paisagem.
Para a realiza??o da aula faz-se necess?rio que os alunos tenham conhecimento do conceito de cidade, o que contribui para que percebam a organiza??o das paisagens. Para iniciar as discuss?es sobre a cidade, categoria de an?lise da Geografia, ? importante instigar os alunos para que retomem suas experi?ncias e viv?ncias. Sugere-se, para o in?cio das atividades, o acesso ? aula ?A paisagem urbana do munic?pio ? UCA? no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32049. Tamb?m ? necess?rio que os alunos tenham conhecimento das rela??es topol?gicas e projetivas.
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Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos que ser?o utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
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Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participa??o coletiva, o que possibilita a troca de informa??es e a constru??o de conhecimentos por meio do desenvolvimento de atividades pr?ticas que instiguem a observa??o, o desenvolvimento da percep??o e, posteriormente, a representa??o do espa?o. Dependendo do ponto de vista, quando se observa um objeto, percebe-se aspectos diferenciados do mesmo.
1. Solicite aos alunos para trazerem para a sala de aula, sucatas de materiais diversos como caixas vazias (de sapatos, de creme dental, f?sforos), papel?o e outros que possam servir de material para a confec??o de uma maquete de parte da cidade do munic?pio em que vivem.
Interrogue os alunos sobre:
a. O que iremos representar?
b. Como poderemos representar?
c. Solicite aos alunos que elaborem coletivamente o esbo?o da maquete e, refletindo sobre o que devem colocar, onde colocar, para qu?, por que, que encontrem os lugares apropriados para representar parte da cidade.
Sugest?o extra?da de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geogr?ficos: Alfabetiza??o espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
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2. No dia combinado, confeccionem o material e organizem um espa?o para montar a maquete produzida coletivamente pelos alunos. Deixe em exposi??o e, sempre que necess?rio, a maquete poder? ser explorada. Para maiores informa??es sobre como montar uma maquete, acesse o link http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html
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3. Uma outra possibilidade de produ??o de maquetes ? o uso de softwares livres na educa??o. Para obter informa??es, acesse o link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=671
Imagem: Maquete
Dispon?vel em: http://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2009/07/parentschoicemap.jpg
Acesso em: 14 de junho de 2011
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Professor(a), aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com a disciplina de Artes, para a confec??o da maquete. Sugere-se, tamb?m, uma atividade com Ci?ncias, converse com os alunos sobre a produ??o de lixo, o consumo desnecess?rio e sobre os 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Evidencie que, com o aproveitamento do material, est?o praticando o Reutilizar; procure desenvolver outras atividades de reflex?o sobre o assunto.
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1. Com a maquete confeccionada, solicite aos alunos que utilizem a c?mera do netbook para fotografar a maquete de frente, vis?o frontal ou horizontal.
Imagem: Netbook - UCA
Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg
Acesso em: 05 de abril de 2011
2. Solicite aos alunos que salvem a fotografia da maquete na pasta de trabalho.
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1. Observe a fotografia retirada em uma vis?o frontal ou horizontal da maquete. Voc? dever? desenh?-la em uma folha de papel ou utilizando o programa KolourPaint.
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2. Agora, no caderno, responda as quest?es a seguir:
a. Escreva os nomes dos elementos da paisagem que voc? conseguiu representar em uma vis?o frontal ou horizontal.
b. A vis?o frontal ou horizontal permite conhecer todo o espa?o representado? Justifique sua resposta.
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Professor(a), evidencie que a vis?o frontal ou horizontal possibilita reconhecer parcialmente a paisagem, permite observar a largura e a altura dos objetos.
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Professor(a), para esta atividade ? preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necess?rio, o mesmo poder? ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. O uso do programa possibilita observar as paisagens de diferentes maneiras, conforme as atividades que ser?o desenvolvidas, o que altera a possibilidade de observa??o e an?lise da paisagem.
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1. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth.
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Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
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2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial ser? a do Planeta Terra.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
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3. Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Pe?a para que identifiquem os elementos que comp?em o planeta e relacione-os com as cores apresentadas: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e pa?ses em amarelo. Converse sobre a utiliza??o das cores para a representa??o das imagens do Google Earth. Pe?a que identifiquem como est?o representadas as terras emersas e como est?o representadas as ?guas (azul, variando a tonalidade de acordo com a profundidade). Importante lembrar que h? ?guas salgadas (oceanos e mares) e doces no continente (rios, lagos, lagoas).
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4. Na barra de ferramentas digite - Continente Americano. Convide os alunos a passearem pelo continente, destacando a Am?rica do Sul.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Americano
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
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5. Solicite que localizem o Brasil, digite o nome do pa?s na barra de ferramentas. Identifique os limites territoriais, mostre os oceanos e destaque o oceano que banha o Brasil, o Atl?ntico.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o Brasil
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
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6. Depois, selecione o estado. Como exemplo, o estado de Minas Gerais.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
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7. Agora o nome do munic?pio em que vivem. Como exemplo, o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
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8. Solicite que passeiem pela imagem e que aproximem para que percebam os elementos que comp?em a paisagem da cidade.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberl?ndia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
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9. Oriente os alunos para que aproximem mais a imagem. Assim poder?o observ?-la em outro campo de vis?o ? visualiza??o no n?vel do solo - que possibilita analisar a imagem em uma vis?o frontal ou horizontal.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberl?ndia - Minas Gerais - visualiza??o no n?vel do solo.
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
10. Questione os alunos sobre:
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11. Pe?a aos alunos para elaborarem um texto refletindo sobre a experi?ncia no uso do programa para visualiza??o da paisagem. Solicite aos alunos que enviem o texto para o seu email, para que o mesmo possa ser objeto de avalia??o.
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Professor(a), o objetivo do trabalho inicial com as imagens ? o de estimular o interesse por conhecer o lugar em que moram, al?m de iniciar os estudos das escalas do espa?o geogr?fico, do global ao local, e as vis?es na representa??o cartogr?fica, o que permite estabelecer rela??es e reconhecer o seu lugar no mundo.
Sugest?o de texto para leitura do professor:
Texto: O uso da maquete no ensino de Geografia Urbana e sua import?ncia na percep??o espacial de Ada Borges Cust?dio, Leonardo Pelegrini Mottos, Paulo Belotti Lacerda. Dispon?vel em: http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/default.aspx?module=Files/FileDescription&ID=1362&lang=PT Acesso em: 14 de junho de 2011
Professor(a), ao avaliar os alunos leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores: