Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Observar o espa?o vivido como possibilidade de representa??o.
Desenvolver o interesse pela representa??o do espa?o vivido.
Exercitar a possibilidade de observa??o e de representa??o da paisagem em uma vis?o vertical.
Compreender que as imagens de sat?lite e fotografias a?reas possibilitam a aquisi??o da vis?o vertical.
Reconhecer que a forma de representa??o altera a possibilidade de observa??o e de an?lise da paisagem.
O assunto que ser? tratado exige que os alunos tenham conhecimento do conceito de cidade, por isso ? importante que o professor oriente os alunos a retomarem suas experi?ncias e viv?ncias, contribuindo para que percebam a organiza??o das paisagens. Tamb?m ? preciso retomar com os alunos as discuss?es sobre as rela??es projetivas e topol?gicas.
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Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos que ser?o utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
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Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
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Professor(a), o desenvolvimento das atividades contribui para a troca de informa??es e a constru??o de conhecimentos por meio do desenvolvimento de atividades pr?ticas que instiguem a observa??o, o desenvolvimento da percep??o e, posteriormente, a representa??o do espa?o. Sabe-se que, dependendo do ?ngulo da vis?o, quando se observa um objeto, percebe-se aspectos diferenciados do mesmo.
Professor(a), para esta atividade ? preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necess?rio, o mesmo poder? ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. A proposta de trabalho com a imagem de sat?lite, nesta atividade, objetiva a constru??o do conceito de vis?o vertical da paisagem com as crian?as. O uso do programa possibilita observar as paisagens de diferentes maneiras, conforme as atividades que ser?o desenvolvidas, o que altera a possibilidade de observa??o e analise da paisagem.
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1. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth.
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Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
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2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial ser? a do Planeta Terra.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
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3. Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Pe?a para que identifiquem os elementos que comp?em o planeta e relacione-os com as cores apresentadas: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e pa?ses em amarelo.
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4. Na barra de ferramentas digite - Continente Americano. Convide os alunos a passearem pelo continente, destacando a Am?rica do Sul.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Americano
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
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5. Solicite que localizem o Brasil, digite o nome do pa?s na barra de ferramentas. Identifique os limites territoriais, mostre os oceanos e destaque o oceano que banha o Brasil, o Atl?ntico.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o Brasil
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
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6. Depois, selecione o estado. Como exemplo, o estado de Minas Gerais.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
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7. Agora, o nome do munic?pio em que vivem. Como exemplo, o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
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8. Solicite que passeiem pela imagem e a aproximem, utilizando o mouse, para que percebam os elementos que comp?em a paisagem da cidade.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberl?ndia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
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9. Oriente os alunos a aproximarem mais a imagem. Assim, perceber?o que na vis?o vertical ? poss?vel observar e analisar mais detalhes na imagem.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberl?ndia - Minas Gerais - visualiza??o vertical
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 18 de junho de 2011
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10. Solicite aos alunos que localizem na imagem de sat?lite o lugar em que fica a escola que estudam ou um outro lugar importante para o grupo, para que sirva de refer?ncia para o trabalho. Oriente os alunos a aproximarem a imagem na vis?o vertical, para que observem e analisem mais detalhes. Pe?a para que copiem e salvem a imagem na pasta de trabalho do computador.
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Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o quarteir?o da
Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (ESEBA/UFU)
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 28 de junho de 2011
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1. Pe?a para os alunos consultarem a pasta de trabalho e acessarem a imagem de sat?lite do lugar selecionado.
2. Organize um momento para a produ??o de uma maquete do lugar selecionado, tendo como refer?ncia a imagem de sat?lite. Para tanto, solicite aos alunos que tragam sucatas de materiais diversos que poder?o ser utilizados na confec??o da maquete.
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Imagem: Maquete - vis?o vertical
Dispon?vel em: http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/6431/6431267/17386/101152009235419.JPG
Acesso em: 14 de junho de 2011
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3. Depois, pe?a para que observem a imagem de sat?lite e a maquete em uma vis?o vertical.
4. Solicite aos alunos que observem a maquete de cima, na vis?o vertical, e que desenhem, em uma folha de papel sulfite, os elementos que est?o enxergando. Depois de concluirem o desenho, devem elaborar uma legenda para evidenciar o que foi representado. Podem ser utilizados s?mbolos ou cores.
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Imagem: Desenhos - planta do quarteir?o / vis?o vertical
Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_DkWx2iDDwTA/TBIaTS2tgxI/AAAAAAAAACc/fC2-
Acesso em: 30 de junho de 2011
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5. Ap?s a conclus?o dos desenhos, a proposta ? a organiza??o de um painel com a representa??o feita pelos alunos.
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1. Pe?a aos alunos para elaborarem um relat?rio, refletindo sobre o trabalho com as representa??es - imagem de sat?lite, maquete e desenho.
O relat?rio dever? ser norteado pelas seguintes quest?es:
a. O que foi representado?
b. Por que esses elementos foram representados?
c. Para que serve a representa??o?
d. O que poderia ser representado a mais?
e. Aponte algum problema que o espa?o representado tem e poss?veis solu??es.
Solicite aos alunos que enviem o relat?rio para o seu email, para que o mesmo possa ser objeto de avalia??o.
Sugest?o de atividade extra?da de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geogr?ficos: Alfabetiza??o espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
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Professor(a), o objetivo do trabalho inicial com as imagens ? o de estimular o interesse dos alunos por conhecerem o lugar em que moram, al?m de iniciar os estudos das escalas do espa?o geogr?fico, do global ao local, e as vis?es na representa??o cartogr?fica, permitindo-lhes estabelecer rela??es e reconhecer o seu lugar no mundo.
Sugest?o de leitura para o professor:
Texto: Discutindo a alfabetiza??o cartogr?fica infantil: uma contribui??o ao ensino de Geografa nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental de Sanderson dos Santos Romualdo, Graziella Martinez Souza
Dispon?vel em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20(9).pdf Acesso em: 14 de junho de 2011
Para maiores informa??es sobre como montar uma maquete, conferir o link: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html Acesso em: 29 de junho de 2011
Professor(a), ao avaliar os alunos leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores: