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Alfabetiza??o Cartogr?fica: vis?o vertical - UCA

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar o espa?o vivido como possibilidade de representa??o.

Desenvolver o interesse pela representa??o do espa?o vivido.

 Exercitar a possibilidade de observa??o e de representa??o da paisagem em uma vis?o vertical.

Compreender que as imagens de sat?lite e fotografias a?reas possibilitam a aquisi??o da vis?o vertical.

Reconhecer que a forma de representa??o altera a possibilidade de observa??o e de an?lise da paisagem.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O assunto que ser? tratado exige que os alunos tenham conhecimento do conceito de cidade, por isso ? importante que o professor oriente os alunos a retomarem suas experi?ncias e viv?ncias, contribuindo para que percebam a organiza??o das paisagens. Tamb?m ? preciso retomar com os alunos as discuss?es sobre as rela??es projetivas e topol?gicas.

Estratégias e recursos da aula

UCA

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Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos que ser?o utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

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Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.

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Professor(a), o desenvolvimento das atividades contribui para a troca de informa??es e a constru??o de conhecimentos por meio do desenvolvimento de atividades pr?ticas que instiguem a observa??o, o desenvolvimento da percep??o e, posteriormente, a representa??o do espa?o. Sabe-se que,  dependendo do ?ngulo da vis?o, quando se observa um objeto, percebe-se aspectos diferenciados do mesmo.

 ATIVIDADE

Professor(a), para esta atividade ? preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necess?rio, o mesmo poder? ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. A proposta de trabalho com a imagem de sat?lite, nesta atividade, objetiva a constru??o do conceito de vis?o vertical da paisagem com as crian?as. O uso do programa possibilita observar as paisagens de diferentes maneiras, conforme as atividades que ser?o desenvolvidas, o que altera a possibilidade de observa??o e analise da paisagem.  

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1. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth

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Google Eart

Imagem: Link inicial do Google Earth

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

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 2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial ser? a do Planeta Terra.  

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IMAGEM 1  

Imagem: Planeta Terra no Google Earth 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

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3. Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Pe?a para que identifiquem os elementos que comp?em o planeta e relacione-os com as cores apresentadas: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e pa?ses em amarelo.

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4. Na barra de ferramentas digite - Continente Americano. Convide os alunos a passearem pelo continente, destacando a Am?rica do Sul. 

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Google Eart

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Americano 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

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5. Solicite que localizem o Brasil, digite o nome do pa?s na barra de ferramentas. Identifique os limites territoriais, mostre os oceanos e destaque o oceano que banha o Brasil, o Atl?ntico.  

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Google Eart

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o Brasil  

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

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6. Depois, selecione o estado. Como exemplo, o estado de Minas Gerais.

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IMAGEM 4

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

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7. Agora, o nome do munic?pio em que vivem. Como exemplo, o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais.  

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IMAGEM 5

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

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8. Solicite que passeiem pela imagem e a aproximem, utilizando o mouse, para que percebam os elementos que comp?em a paisagem da cidade. 

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cidade udi 

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberl?ndia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

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9. Oriente os alunos a aproximarem mais a imagem. Assim, perceber?o que na vis?o vertical ? poss?vel observar e analisar mais detalhes na imagem.

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udi vertical

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberl?ndia - Minas Gerais - visualiza??o vertical 

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 18 de junho de 2011 

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10. Solicite aos alunos que localizem na imagem de sat?lite o lugar em que fica a escola que estudam ou um outro lugar importante para o grupo, para que sirva de refer?ncia para o trabalho. Oriente os alunos a aproximarem a imagem na vis?o vertical, para que observem e analisem mais detalhes. Pe?a para que copiem e salvem a imagem na pasta de trabalho do computador. 

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 imagem satelite eseba

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o quarteir?o da 

Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (ESEBA/UFU) 

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 28 de junho de 2011 

 ATIVIDADE

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 1. Pe?a para os alunos consultarem a pasta de trabalho e acessarem a imagem de sat?lite do lugar selecionado.

2. Organize um momento para a produ??o de uma maquete do lugar selecionado, tendo como refer?ncia a imagem de sat?lite. Para tanto, solicite aos alunos que tragam sucatas de materiais diversos que poder?o ser utilizados na confec??o da maquete.

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 maquete vertical

Imagem: Maquete - vis?o vertical

Dispon?vel em: http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/6431/6431267/17386/101152009235419.JPG

Acesso em: 14 de junho de 2011

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3. Depois, pe?a para que observem a imagem de sat?lite e a maquete em uma vis?o vertical.

 4. Solicite aos alunos que observem a maquete de cima, na vis?o vertical, e  que desenhem, em uma folha de papel sulfite, os elementos que est?o enxergando. Depois de concluirem o desenho, devem elaborar uma legenda para evidenciar o que foi representado. Podem ser utilizados s?mbolos ou cores.

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planta quarteir??o

Imagem: Desenhos - planta do quarteir?o / vis?o vertical

Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_DkWx2iDDwTA/TBIaTS2tgxI/AAAAAAAAACc/fC2-

Acesso em: 30 de junho de 2011

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5. Ap?s a conclus?o dos desenhos, a proposta ? a organiza??o de um painel com a representa??o feita pelos alunos.

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ATIVIDADE

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1. Pe?a aos alunos para elaborarem um relat?rio, refletindo sobre o trabalho com as representa??es - imagem de sat?lite, maquete e desenho.

O relat?rio dever? ser norteado pelas seguintes quest?es:

a. O que foi representado?

b. Por que esses elementos foram representados?

c. Para que serve a representa??o?

d. O que poderia ser representado a mais?

e. Aponte algum problema que o espa?o representado tem e poss?veis solu??es.

Solicite aos alunos que enviem o relat?rio para o seu email, para que o mesmo possa ser objeto de avalia??o.

Sugest?o de atividade extra?da de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geogr?ficos: Alfabetiza??o espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. 

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Professor(a), o objetivo do trabalho inicial com as imagens ? o de estimular o interesse dos alunos por conhecerem o lugar em que moram, al?m de iniciar os estudos das escalas do espa?o geogr?fico, do global ao local, e as vis?es na representa??o cartogr?fica, permitindo-lhes estabelecer rela??es e reconhecer o seu lugar no mundo. 

Recursos Complementares

 Sugest?o de leitura para o professor:

Texto: Discutindo a alfabetiza??o cartogr?fica infantil: uma contribui??o ao ensino de Geografa nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental de Sanderson dos Santos Romualdo, Graziella Martinez Souza

Dispon?vel em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20(9).pdf  Acesso em: 14 de junho de 2011 

Para maiores informa??es sobre como montar uma maquete, conferir o link: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html Acesso em: 29 de junho de 2011

Avaliação

Professor(a), ao avaliar os alunos leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver atividades coletivamente;
  3. A capacidade de observar o espa?o vivido e de represent?-lo;
  4. A habilidade  de observar e representar a paisagem em uma vis?o vertical;  
  5.  A utiliza??o de recursos tecnol?gicos;
  6. A capacidade para perceber que a representa??o possibilita o reconhecimento e a domina??o das paisagens.