Portal do Professor

Início do Conteúdo

?gua no nosso planeta

Autor e Co-autor(es)

Wesley Pereira da Silva imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza c?clica da Natureza
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?    Diferenciar ?gua doce de ?gua salgada;
?    Relacionar os fen?menos f?sicos evapora??o e condensa??o com o ciclo da ?gua.

Duração das atividades

Duas horas aula de cinq?enta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Transforma??es f?sicas da ?gua.

Estratégias e recursos da aula

Aula 02

Em segu ida, abra a simula??o na sala de aula com o aux?lio de um datashow ou retorne com os alunos para o laborat?rio de inform?tica.

Ciclo da ?gua: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12445

Ciclo da ?gua

 

Figura 2

Essa simula??o ? sobre o ciclo da ?gua e explica de uma forma simplificada os caminhos percorridos pela ?gua. Ap?s a simula??o os alunos dever?o fazer um desenho indicando todos os caminhos percorridos pela ?gua, al?m disso, os alunos dever?o relacionar a simula??o com o experimento feito em sala. Esse desenho poder? ser individual em uma folha branca, ou em grupo utilizando uma folha de cartolina. Reserve 30 minutos da aula para que os alunos exponham os seus desenhos.

Para sistematizar a aula os alunos dever?o abrir a simula??o abaixo:

Ciclo da ?gua: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10818
 

Ciclo da ?gua

 undefined

Figura 3

Essa simula??o ? uma atividade para testar o conhecimento sobre ciclo da ?gua. Depois que os alunos responderem a atividade eles dever?o colocar as respostas no blog para compartilhar com os outros alunos.

Caso o professor n?o tenha ? sua disposi??o um laborat?rio computacional e possua apenas um computador com um datashow, poder? mostrar as simula??es aos alunos na pr?pria sala de aula.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Ciclo da ?gua Anima??o/simula??o
Ciclo da ?gua Anima??o/simula??o

Avaliação

O professor poder? avaliar os alunos atrav?s do relat?rio produzido e da participa??o na parte experimental e na constru??o e organiza??o do blog. Essa avalia??o poder? ser feita em um momento posterior uma vez que todas as informa??es est?o salvas no blog.