Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza c?clica da Natureza |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
? Diferenciar ?gua doce de ?gua salgada;
? Relacionar os fen?menos f?sicos evapora??o e condensa??o com o ciclo da ?gua.
Transforma??es f?sicas da ?gua.
Figura 2
Essa simula??o ? sobre o ciclo da ?gua e explica de uma forma simplificada os caminhos percorridos pela ?gua. Ap?s a simula??o os alunos dever?o fazer um desenho indicando todos os caminhos percorridos pela ?gua, al?m disso, os alunos dever?o relacionar a simula??o com o experimento feito em sala. Esse desenho poder? ser individual em uma folha branca, ou em grupo utilizando uma folha de cartolina. Reserve 30 minutos da aula para que os alunos exponham os seus desenhos.
Para sistematizar a aula os alunos dever?o abrir a simula??o abaixo:
Ciclo da ?gua:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10818
Figura 3
Essa simula??o ? uma atividade para testar o conhecimento sobre ciclo da ?gua. Depois que os alunos responderem a atividade eles dever?o colocar as respostas no blog para compartilhar com os outros alunos.
Caso o professor n?o tenha ? sua disposi??o um laborat?rio computacional e possua apenas um computador com um datashow, poder? mostrar as simula??es aos alunos na pr?pria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Ciclo da ?gua | Anima??o/simula??o |
Ciclo da ?gua | Anima??o/simula??o |
O professor poder? avaliar os alunos atrav?s do relat?rio produzido e da participa??o na parte experimental e na constru??o e organiza??o do blog. Essa avalia??o poder? ser feita em um momento posterior uma vez que todas as informa??es est?o salvas no blog.