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Sou brasileiro, sou índio, sou negro: vivendo a pluralidade no Brasil – UCA

Autor e Co-autor(es)

Klênio Antônio Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Despertar o interesse pelo conhecimento e importância da diversidade do povo brasileiro,
  • Construir com o aluno material de divulgação de campanhas sobre a pluralidade da população brasileira,
  • Realizar entrevistas com descendentes diretos de quilombolas, índios e escravos sobre a cultura que herdaram de seus ancestrais,
  • Promover a campanha de valorização, conscientização e divulgação da pluralidade brasileira.

Duração das atividades

5 aulas de 50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos específicos prévios. Os seguintes programas serão necessários:

WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Divida a turma em pequenos grupos, de 5 ou 6 alunos, para buscarem alguns documentos na Internet sobre diferentes políticas públicas para diferentes etnias. Metasys - aplicativos - Internet.

1º e 2º grupos: 

http://www.funai.gov.br/, clicar em O índio hoje

3º e 4º grupos:

http://www.seppir.gov.br/, clicar em: Estatuto da Igualdade Racial

 

Feita a pesquisa em grupos, os alunos resumem o que leram preparando um texto com as ideias principais que será utilizado para a campanha.

Ainda nesta aula, o professor pedirá aos alunos que, em grupos, pesquisem sobre questões culturais dos povos indígenas e afrodescendentes. Esta atividade será feita em casa com pesquisa  feita em jornais, livros, internet ou outras fontes.

Temáticas para pesquisa:

1. danças típicas

2. comidas típicas

3. palavras da língua portuguesa que herdamos destas culturas

4. influência nas nossas vestimentas

 

Aulas 2 e 3:

Esta aula será utilizada para a preparação do material da campanha. Os grupos iniciam a montagem do material da campanha sobre a diversidade cultural e valorização das diferentes etnias.

Roteiro:

1. Inicialmente os grupos precisam de um nome para a campanha;

2. Em seguida, os grupos decidem quais elementos serão incluídos nesta campanha a partir das temáticas trabalhadas na pesquisa;

3. Os grupos iniciam a confecção do material: faixas, cartazes, banners, posters, vídeos, etc.;

4. Decidem se a campanha será no turno em que estudam ou se interagem com outras turmas também no contraturno;

5. Também decidem em quais locais fora da escola esta campanha será feita: supermercados, padarias, outras escolas;

6. Os grupos vão escolher qual material será confeccionado para os meios eletrônicos: mala direta, blog, página da internet, comunidade do orkut, dentre outros, pensando na possibilidade de divulgação para outros países, inicialmente os de língua portuguesa.

 No site que segue, os alunos encontrarão páginas de escolas Portuguesas. Estimule os alunos a fazerem os contatos com estas escolas e também com escolas brasileiras. Algumas escolas possuem comunidades no orkut ou no facebook (sites de relacionamentos) das quais os alunos podem participar.

http://www.portuguesaebrasileira.com/escolas_links_escdg.html, acesso em 19.06.2011.

Aula 4:

A turma se divide em grupos de 5 ou 6 alunos, sendo preferencialmente os mesmos da campanha, para realizarem as entrevistas com descendentes de indígenas, quilombolas ou escravos. Elabore com a turma os detalhes desta entrevista e um roteiro para as mesmas. Os alunos utilizarão seus laptops para escrever o roteiro da entrevista e a webcam do laptop para gravar a entrevista. Metasys - aplicativo - webcam e Metasys - aplicativo - kword.

Antes de preparar o roteiro da entrevista, pesquise com a turma onde encontrar estes descendentes: na família, no bairro, na escola, na cidade.

Sugestões de perguntas:

1. Qual a sua origem: afrodescendentes, quilombolas ou indígenas?

2. Você pode contar uma história da família que passou de geração a geração?

3. Pode dizer de alguma tradição familiar?

De posse do material, os alunos apresentam o material em sala para os grupos. Parte deste material da entrevista pode ser utilizado na campanha.

 

Aula 5:

Nesta aula será feita a campanha. Decidido o local da campanha e com os materiais elaborados, os grupos partem para a campanha propriamente dita. A postagem do material eletrônico poderá ser feita em outro momento, em outra aula posterior à campanha com auxílio do professor. O material impresso será distribuído nos locais de campanha. Havendo cartazes, o professor acompanha o pedido de autorização do estabelecimento para afixação dos mesmos.

Recursos Complementares

Sites de recursos do portal do professor:

 

http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/, acesso em 28.05.2011.

http://indioportalprofessor.wordpress.com/, acesso em 28.05.2011.

Avaliação

Avalie se as atividades propostas contribuíram para despertar o interesse do aluno pela diversidade do povo brasileiro. Avalie também o envolvimento da turma nas questões da pesquisa e na elaboração da campanha: a divisão de tarefas, a busca pelos materiais, a assiduidade e o cumprimento de prazos. Avalie também a realização das atividades práticas que são propostas.