Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ética na comunicação e na informação – UCA

Autor e Co-autor(es)

Klênio Antônio Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reunir informações sobre o tema;
  • Refletir sobre as questões éticas que envolvem o mundo digital: a cópia, o plágio;
  • Aprender a utilizar as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) com ética;
  • Analisar criticamente recursos e material de circulação em diferentes mídias;
  • Elaborar projetos e campanhas contra procedimentos antiéticos na utilização das TICs (cyberbullying  etc.)

Duração das atividades

7 aulas de 50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os seguintes programas serão necessários:

WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]

O professor deve trabalhar com os alunos previamente alguns conceitos como:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);

cyberbullying;

mídia;

plágio;

netiqueta.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

1º momento:

Inicie com a busca de termos básicos. Metasys - aplicativos - internet.  Os grupos visitarão dicionários online e pesquisarão as seguintes palavras:

PLÁGIO      CÓPIA      AUTORIA   PIRATARIA   

sites de dicionários:

http://michaelis.uol.com.br/, acesso em 20.06.2011.

http://www.dicio.com.br/, acesso em 20.06.2011.

http://www.dicionarioweb.com.br/, acesso em 20.06.2011.

2º momento:

Os grupos visitam um site para ler um artigo sobre o plágio:

http://www.infoseg.gov.br/arquivos/o-plagio-e-crime, acesso em 20.06.2011.

 

Promova um debate com os alunos sobre tais questões.

1. Vocês conhecem alguns casos famosos de plágio?

2. Quem compra DVD ou CD pirata? É correto? Por que há esta compra frequente destes produtos?

3. Qual o prejuízo do plágio e da cópia pirata para os autores, artistas e profissionais em geral?

 

Aula 2:

1º momento: 

Inicie com o conceito de Netiqueta. Para isto, remeta os alunos, em grupos de 5 ou 6, ao seguinte endereço:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta , acesso em 26.05.2011

Peça que cada grupo elabore um conceito de Netiqueta e faça um resumo das dicas mais interessantes em kword: metasys - aplicativos - kword, em forma de texto.

2º momento:

Trabalhe com os alunos o conceito de Ética nas comunicações. Leia o artigo que segue no site indicado para se ter material de discussão: http://www.webartigos.com/articles/1903/1/Etica-Na-Rede-De-Internet/pagina1.html, acesso em 26.05.2011. Promova um debate com os alunos:

1. Por que as pessoas usam a internet?

2. Qual a utilidade da internet?

3. Por que as pessoas usam a internet para prejudicar outras pessoas?

2. Você acredita que algum recurso da internet foi criado para prejudicar pessoas?

3. Quais são os riscos reais da internet?

Aula 3:

A turma participa de uma teleconferência sobre cuidados ao se usar a internet, estando conectada com outras escolas. Metasys - aplicativos - internet.

Passos para organizar a teleconferência:

1. o professor faz o contato via email com outras escolas participantes do projeto UCA;

2. agenda o horário e o dia para que estejam online;

3. os grupos conectam-se pelo aplicativo metasys - aplicativos - mensageiro instantâneo

4. organiza com os alunos um roteiro de perguntas para que discutam na teleconferência. Sugestão de roteiro:

     a. com que frequência você usa a tecnologia?

     b. você tem algum cuidado ao usar a tecnologia?

     c. você já correu algum risco usando a internet?

     d. você consegue reconhecer quando um site não é seguro?

Aula 4:

 Utilizando a técnica do RPG (Role Playing Game - Jogo de desempenho de papéis), promova um fórum para que haja melhor reflexão. Divida a turma em  5 grupos que desempenharão papéis de juiz, réu, vítima, advogados de acusação e defesa, ou seja, os alunos reunidos nos grupos terão o mesmo papel atuando coletivamente. Distribua entre os grupos a seguinte situação:

UM DOS MEMBROS DO GRUPO ESTÁ SENDO ACUSADO DE TER PLAGIADO UMA MÚSICA DO COLEGA QUE FARIA PARTE DE UM FESTIVAL DE MÚSICA INTERNO NA ESCOLA.  

Dê um tempo para que os grupos preparem acusação e defesa (advogados), a verdadeira história (vítima e réu) e a sentença (juiz).

 

Aula 5:

Os alunos se preparam para aprender a fazer análise crítica do que circula pela internet. Peça que visitem o seguinte site:

http://www.safernet.org.br/site/ , acesso em 20.06.2011. Clicar em Cartilha de Segurança. Esta cartilha dá dicas de como navegar com segurança pela internet. São páginas pequenas com informações que podem ser lidas rapidamente. Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos para que leiam partes da cartilha.  

 

Grupo 1: Lê os títulos:  Internet e Navegadores ou Browsers

Grupo 2: Sites de busca e Lan House e Infocentro

Grupo 3: E-mail e Chats - salas de bate-papo

Grupo 4: Comunicadores Instantâneos e Redes de Relacionamento

Grupo 5: Blogs, Fotologs e Microblogs e Redes P2P

Grupo 6: Jogos online e Crime Digital - Cibercrime

Grupo 7: Cyberbullying e Sexting

Grupo 8: Aliciamento ou Chantagem online e Roubo de Dados

Grupo 9: Vírus e Invasão

Grupo 10: Justiceiros virtuais

 Terminada a leitura, os grupos apresentam para a turma as dicas mais interessantes que leram, resumindo as principais ideias.

Aulas 6 e 7:

A turma elabora uma campanha sobre a conscientização do bom uso das TICs bem como dos riscos que envolvem o uso de sites de relacionamento ou sites comerciais. Para esta campanha, os grupos poderão utilizar recursos do editor de textos e de imagens do laptop bem como recursos de vídeos, cartazes, posters, banners, panfletos.

Passos para a campanha:

1. Os grupos escolhem um nome para a campanha;

2. os grupos decidem qual material será utilizado na campanha e passam para a elaboração deste material;

3. a turma decide qual será a abrangência da campanha: um ou dois turnos da escola, a comunidade, o bairro, os pais, a família.

Auxilie os alunos na confecção do material e na agilidade dos trabalhos nestas duas aulas.

Recursos Complementares

1. Site de recursos do portal do professor:

http://ticseguraportaldoprofessor.wordpress.com/

A partir deste site, o professor pode elaborar outras atividades complementares para os alunos ou então deixar que os alunos explorem o site como material complementar.

 

2. Lei sobre direitos autorais:

http://www.assespro-rj.org.br/publique/media/lei961098.pdf, acesso em 26.05.2011.

Avaliação

Avalie o quanto os alunos internalizaram a questão da ética na internet bem como os cuidados que deverão tomar conhecendo os riscos a que estão sujeitos.