Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | ?tica (respeito m?tuo, justi?a, solidariedade e di?logo) |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino M?dio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino M?dio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Os seguintes programas s?o necess?rios:
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multim?dia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplica??es Gr?ficas]
?
Aula 1:
Inicie trabalhando as seguintes imagens:
Imagens dispon?veis em: http://www.google.com.br/search?q=tribos+urbanas&hl=pt-BR&rlz=1T4ADSA_pt-BRBR427BR428&prmd=ivnsb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=yqjeTb7tIILagAeg45zmCg&ved=0CEQQsAQ&biw=1345&bih=513 , acesso em 26.05.2011.
Para introduzir o assunto Tribos Urbanas, pergunte aos alunos o que as imagens t?m em comum e o que t?m de diferente. Ap?s a apresenta??o das imagens, convide os grupos a assistirem ao v?deo:
Tribos urbanas: o jovem preconceito
?
V?deo dispon?vel em: www.youtube.com/watch?v=urSy6qnb28k , acesso em 26.05.2011.
Aulas 2, 3 e 4:
Nesta aula, o professor desenvolver? com os alunos a cr?tica em rela??o ao fen?meno das Tribos Urbanas a partir dos materiais que os alunos trar?o da pesquisa. A cr?tica ser? no sentido de questionar os valores, as ra?zes dos diferentes movimentos, o sentido destas Tribos, sem julgamento de valor, por?m chamando a aten??o dos alunos para aquelas Tribos Urbanas que infringem a lei como os Skinheads e os pichadores, por exemplo. Solicite aos alunos que se dividam em grupos de 5 ou 6 alunos para pesquisar sobre algumas das tribos urbanas no seguinte site:
http://www.tribosurbanas.com/, acesso em 26.05.2011. Metasys - aplicativos - multim?dia - internet
1? grupo = nerds e skinheads http://www.internerd.xpg.com.br/oqueenerd.html e http://pt.wikipedia.org/wiki/Skinhead, acesso em 12.07.11
2? grupo = g?ticos e punks http://www.umbraum.com/estetica.htm e http://anarquiapunk.br.tripod.com/anarquiapunk/id1.html, acesso em 12.07.11
3? grupo = gera??o beat e contracultura http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Beat e http://jornalsociologico.blogspot.com/2009/05/contracultura-o-que-e-como-se-faz.html, acesso em 12.07.11
4? grupo = hippies http://culturahippie.blogspot.com/2008_03_30_archive.html (site elaborado por estudantes), acesso em 12.07.11
Esta divis?o de temas ser? proposta pelo professor. Outros grupos que tamb?m podem ser pesquisados: surfistas, motociclistas, skatistas, hiphoppers, grafiteiros, pichadores, emo e coloridos. Nesta aula, os grupos apresentam os resultados da pesquisa. Deixe os alunos ? vontade para produzirem o material que acharem mais pertinente. Oriente os grupos. Podem usar o kpresenter: metasys - aplicativos - kpresenter, para produzirem material em power point. Tamb?m podem gravar m?sicas relacionadas ao grupo utilizando a internet para baix?-las.
Aula 5:
Esta aula ? uma sugest?o de pesquisa de campo, caso seja poss?vel em sua cidade. A turma, dividida em grupos de 4 alunos, vai fazer uma pesquisa de campo com as Tribos Urbanas. Os grupos se dividem e cada grupo escolhe uma das Tribos para pesquisar.
Orienta??es para a pesquisa:
1. o professor pesquisa em sua cidade se h? determinadas tribos urbanas. N?o havendo tribos para todos os grupos, forme grupos maiores do que 4 alunos. Havendo somente uma ou duas tribos urbanas dentre as j? pesquisadas pelos alunos, pe?a que grupos maiores: 8 alunos, produzam diferentes materiais com as mesmas tribos. Exemplo: document?rio em v?deo, texto informativo com fotos, blog, exposi??o de fotos, dentre outros. A divis?o das tribos depender? do que o professor encontrar na cidade.
2. o professor orienta com rela??o ?s perguntas que far?o para os grupos:
sugest?es de perguntas:
a) como voc? tomou conhecimento deste grupo?
b) h? quanto tempo voc? faz parte deste grupo?
c) voc? j? pensou em participar de outro grupo? J? pensou em sair deste grupo?
d) voc? j? sofreu preconceito de sua fam?lia ou amigos ou outras pessoas por participar deste grupo?
e) fale um pouco como ? fazer parte deste grupo: o que fazem, em que acreditam, por onde andam, se h? l?der no grupo, se h? algum ritual para entrar no grupo, se h? penaliza??es por n?o cumprir regras, etc.
3. os grupos devem providenciar o material de pesquisa: blocos e cadernos de anota??es, c?meras digitais, gravadores (podendo-se usar os pr?prios celulares) ;
4. defina com os grupos onde se encontrar?o com estes grupos: escolas, academias, pra?as, agremia??es, em casa de algum componente;
5. defina qual o melhor dia e hor?rio para agendar com as Tribos Urbanas a serem pesquisadas.
Aula 6:
Os grupos socializam a pesquisa promovendo uma mostra do material em sala.Utilize o recurso do datashow ou do DVD para as imagens gravadas. Analise com os alunos o fen?meno das Tribos Urbanas.
Sugest?o de roteiro:
1. Qual o objetivo das Tribos Urbanas?
2. Por que voc?s acham que os jovens se juntam em Tribos Urbanas?
3. Qual a idade m?dia dos jovens envolvidos em Tribos Urbanas?
O material impresso, se houver, permanece na sala de aula em exposi??o para a turma. Tamb?m pode ser colocado nos corredores da escola. Al?m disto, os alunos podem postar os v?deos produzidos em blogs ou no youtube, havendo necessidade de pedirem autoriza??o por escrito dos participantes da pesquisa de campo.
1. Artigo para o professor sobre Tribos Urbanas
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092006000100012, acesso em 26.05.2011.
Avalie continuamente o processo de constru??o do conhecimento. Avalie o quanto os alunos se desdobraram para a pesquisa bem como para a confec??o dos materiais. Promova com a turma uma autoavalia??o dos trabalhos que fizeram e do que aprenderam durante as pesquisas tanto em sala quanto na pesquisa de campo.