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Brasil: regi?o Centro-Sul - UCA

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Localizar geograficamente e conhecer a organiza??o regional do Centro-Sul.
  • Entender os aspectos f?sicos da paisagem da regi?o Centro-Sul do Brasil.
  • Compreender as rela??es entre os aspectos f?sicos e as atividades econ?micas da regi?o.

Duração das atividades

3 Aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As categorias geogr?ficas: territ?rio, lugar e paisagem.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o aux?lio do laptop ou em um laborat?rio de inform?tica.  No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos ter?o contato com os seguintes aplicativos:

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Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

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Atividade 01

A localiza??o geogr?fica e a organiza??o regional do Centro-Sul do Brasil

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

Prezado(a) Professor(a),

- Inicie a discuss?o sobre essa tem?tica recordando com os alunos a posi??o geogr?fica e a vasta extens?o territorial do Brasil enfatizando, a partir dessa ideia, os diversos contrastes existentes em nosso pa?s, devido aos fatores naturais e ? a??o humana.

- Relembre a discuss?o sobre as diferentes formas de regionaliza??o do territ?rio, ou seja, sobre o processo de divis?o do espa?o em regi?es, a partir de determinados crit?rios.

- Recorde com os alunos os crit?rios utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) para dividir o Brasil em cinco regi?es. Posteriormente, questione os alunos:

  • Existe outra forma de regionalizar o Brasil, de maneira que represente melhor a situa??o socioecon?mica e as rela??es entre a sociedade e o espa?o natural?

- Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias?, auxilie-os a se lembrarem que al?m da divis?o regional oficial estabelecida pelo IBGE, existe outra divis?o regional, sugerida por ge?grafos que atuam em institui??es acad?micas de pesquisas, que busca sintetizar a organiza??o do espa?o geoecon?mico brasileiro.

- Oriente os alunos a observarem atentamente o mapa abaixo, acessando o endere?o web indicado na sequ?ncia:

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Os grandes complexos regionais. Dispon?vel em: <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>. Acesso em 21/05/2011. 

- Agora, questione:

  • O que este mapa representa?
  • Quais s?o os estados que comp?em cada regi?o?
  • Os limites regionais coincidem com os limites administrativos dos estados? Por qu??
  • Em qual dessas regi?es voc? mora?

- Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias?, auxilie-os esclarecendo as poss?veis d?vidas e ampliando seus conhecimentos acerca das quest?es apresentadas.

 - Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/os-complexos-regionais> e lerem, com aten??o, o texto "Os complexos regionais". Questione:

  • Quais s?o os principais crit?rios utilizados para regionalizar o territ?rio brasileiro em regi?es geoecon?micas?
  • Quais s?o as principais caracter?sticas naturais e socioecon?micas de cada regi?o?

- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opini?es. Posteriormente, oriente-os a observarem, com aten??o, os mapas abaixo, acessando os links indicados:

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 Brasil -  Densidade demogr?fica. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf > Acesso em 21/05/2011.

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Brasil - Regi?es Metropolitanas. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_distribuicao_industrias.pdf >. Acesso em 21/05/2011.

- Agora, questione:

  • Qual dessas regi?es ? a mais populosa? Por qu??
  • Qual dessas regi?es ? mais industrializada? Por qu??

- Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias? auxilie-os esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos sobre a tem?tica em quest?o.

- Oriente-os para que, a partir da compreens?o que tiveram sobre a tem?tica, fa?am uma s?ntese das ideias centrais em um arquivo do Kword.

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Atividade 02

Aspectos f?sicos da paisagem da regi?o Centro-Sul do Brasil

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

- Oriente-os a acessarem o endere?o web <http://www.teen.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e, no item "DIVERSIDADE AMBIENTAL", selecionarem os seguintes mapas:

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Brasil - Unidades de relevo. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

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Brasil - Clima. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

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Brasil - Bacias hidrogr?ficas. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_bacias.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

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Brasil - Vegeta??o: Cobertura atual. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

- Ap?s fazerem uma leitura criteriosa desses mapas, oriente-os a acessarem o endere?o web <http://www.infoescola.com/geografia/complexo-regional-do-centro-sul/> e lerem, com aten??o, o texto "Complexo regional do Centro-Sul". Posteriormente, questione os alunos:

  • Quais s?o as caracter?sticas naturais mais marcantes na paisagem da regi?o Centro-Sul do Brasil?

- Ap?s os alunos expressarem suas opini?es, oriente-os para que, a partir da compreens?o que tiveram sobre a tem?tica, organizem uma apresenta??o, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando os aspectos f?sicos mais marcantes na paisagem da regi?o Centro-Sul do Brasil.

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Atividade 03

As rela??es entre os aspectos f?sicos e as atividades econ?micas presentes na regi?o Centro-Sul do Brasil

PASSO A PASSO

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- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou em livros did?ticos de Geografia, buscando explicar  as principais causas hist?ricas respons?veis pela concentra??o populacional e pelo crescimento industrial na regi?o Centro-Sul do Brasil, destacando as rela??es entre os aspectos f?sicos e as atividades socioecon?micas presentes nesta regi?o. Pergunte aos alunos:

  • A industrializa??o na regi?o Centro-Sul do Brasil foi beneficiada por algum fator natural? Qual (is)?
  • Explique a rela??o entre industrializa??o e imigra??o.
  • Quais s?o os principais problemas ambientais presentes na regi?o Centro-Sul decorrentes das atividades urbanas e industriais?

- Aproveite a oportunidade para mediar e discutir a diversidade cultural presente na regi?o Centro-Sul, esclarecendo as poss?veis d?vidas dos alunos sobre os processos de produ??o do espa?o geogr?fico nesta regi?o.

- Ap?s os alunos realizarem suas pesquisas, oriente-os para que, a partir da compreens?o que tiveram sobre a tem?tica, organizem uma apresenta??o em sala de aula, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os grupos.

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Professor, trabalhe a tem?tica em conjunto com outras ?reas!

- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada objetivando que os alunos entendam a organiza??o regional do Centro-Sul do Brasil, e compreendam as rela??es entre os aspectos f?sicos e as atividades econ?micas presentes na regi?o. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; em Hist?ria, conhecer as rela??es pol?ticas e culturais desenvolvidas na regi?o Centro-Sul ao longo do tempo; em Artes, confeccionar pain?is tem?ticos; em Ci?ncias, entender como que as diferentes formas de apropria??o do espa?o alteram o meio ambiente; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.

Recursos Complementares

V?deos para os alunos:

<http://www.youtube.com/watch?v=XfMOFYphGQY&feature=related>. Regi?es Geoecon?micas.

O v?deo apresenta a divis?o regional do Brasil, com ?nfase nas regi?es geoecon?micas.

<http://www.youtube.com/watch?v=Vdz1OYBPxXo >. Regi?o geoecon?mica Centro-Sul.

O v?deo apresenta as principais caracter?sticas da regi?o Centro-Sul do Brasil.

Avaliação

Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades:

1. Interpreta??o de representa??es cartogr?ficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associa??es com a realidade em que vivem.

2. Exposi??es: constatar se houve a compreens?o do conceito de regi?o e da organiza??o espacial regi?o do Centro-Sul do Brasil.

3. Produ??o de texto: examinar, a partir da produ??o de textos, se os alunos desenvolveram a no??o de que as regi?es est?o em constante (re)constru??o/transforma??o e interagem direta ou indiretamente entre si, em diferentes escalas.

4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudan?as significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

5.Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.