Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
As categorias geogr?ficas: territ?rio, lugar e paisagem.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o aux?lio do laptop ou em um laborat?rio de inform?tica. No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos ter?o contato com os seguintes aplicativos:
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Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
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PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
Prezado(a) Professor(a),
- Inicie a discuss?o sobre essa tem?tica recordando com os alunos a posi??o geogr?fica e a vasta extens?o territorial do Brasil enfatizando, a partir dessa ideia, os diversos contrastes existentes em nosso pa?s, devido aos fatores naturais e ? a??o humana.
- Relembre a discuss?o sobre as diferentes formas de regionaliza??o do territ?rio, ou seja, sobre o processo de divis?o do espa?o em regi?es, a partir de determinados crit?rios.
- Recorde com os alunos os crit?rios utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) para dividir o Brasil em cinco regi?es. Posteriormente, questione os alunos:
- Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias?, auxilie-os a se lembrarem que al?m da divis?o regional oficial estabelecida pelo IBGE, existe outra divis?o regional, sugerida por ge?grafos que atuam em institui??es acad?micas de pesquisas, que busca sintetizar a organiza??o do espa?o geoecon?mico brasileiro.
- Oriente os alunos a observarem atentamente o mapa abaixo, acessando o endere?o web indicado na sequ?ncia:
Os grandes complexos regionais. Dispon?vel em: <http://geonaweb.blogspot.com/2010/04/brasil-regioes-e-politicas-regionais.html>. Acesso em 21/05/2011.
- Agora, questione:
- Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias?, auxilie-os esclarecendo as poss?veis d?vidas e ampliando seus conhecimentos acerca das quest?es apresentadas.
- Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/os-complexos-regionais> e lerem, com aten??o, o texto "Os complexos regionais". Questione:
- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opini?es. Posteriormente, oriente-os a observarem, com aten??o, os mapas abaixo, acessando os links indicados:
<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf> Acesso em 21/05/2011.
Densidade demogr?fica. Dispon?vel em:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_distribuicao_industrias.pdf >. Acesso em 21/05/2011.
<- Agora, questione:
- Permita que os alunos expressem suas opini?es entre os seus pares ou grupos. Ap?s a ?sementeira de ideias? auxilie-os esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos sobre a tem?tica em quest?o.
- Oriente-os para que, a partir da compreens?o que tiveram sobre a tem?tica, fa?am uma s?ntese das ideias centrais em um arquivo do Kword.
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Fonte: Clip-Art.
- Oriente-os a acessarem o endere?o web <http://www.teen.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm> e, no item "DIVERSIDADE AMBIENTAL", selecionarem os seguintes mapas:
Brasil - Unidades de relevo. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Clima. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Bacias hidrogr?ficas. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_bacias.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
Brasil - Vegeta??o: Cobertura atual. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
- Ap?s fazerem uma leitura criteriosa desses mapas, oriente-os a acessarem o endere?o web <http://www.infoescola.com/geografia/complexo-regional-do-centro-sul/> e lerem, com aten??o, o texto "Complexo regional do Centro-Sul". Posteriormente, questione os alunos:
- Ap?s os alunos expressarem suas opini?es, oriente-os para que, a partir da compreens?o que tiveram sobre a tem?tica, organizem uma apresenta??o, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, destacando os aspectos f?sicos mais marcantes na paisagem da regi?o Centro-Sul do Brasil.
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- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou em livros did?ticos de Geografia, buscando explicar as principais causas hist?ricas respons?veis pela concentra??o populacional e pelo crescimento industrial na regi?o Centro-Sul do Brasil, destacando as rela??es entre os aspectos f?sicos e as atividades socioecon?micas presentes nesta regi?o. Pergunte aos alunos:
- Aproveite a oportunidade para mediar e discutir a diversidade cultural presente na regi?o Centro-Sul, esclarecendo as poss?veis d?vidas dos alunos sobre os processos de produ??o do espa?o geogr?fico nesta regi?o.
- Ap?s os alunos realizarem suas pesquisas, oriente-os para que, a partir da compreens?o que tiveram sobre a tem?tica, organizem uma apresenta??o em sala de aula, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os grupos.
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- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada objetivando que os alunos entendam a organiza??o regional do Centro-Sul do Brasil, e compreendam as rela??es entre os aspectos f?sicos e as atividades econ?micas presentes na regi?o. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; em Hist?ria, conhecer as rela??es pol?ticas e culturais desenvolvidas na regi?o Centro-Sul ao longo do tempo; em Artes, confeccionar pain?is tem?ticos; em Ci?ncias, entender como que as diferentes formas de apropria??o do espa?o alteram o meio ambiente; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
V?deos para os alunos:
<http://www.youtube.com/watch?v=XfMOFYphGQY&feature=related>. Regi?es Geoecon?micas.
O v?deo apresenta a divis?o regional do Brasil, com ?nfase nas regi?es geoecon?micas.
<http://www.youtube.com/watch?v=Vdz1OYBPxXo >. Regi?o geoecon?mica Centro-Sul.
O v?deo apresenta as principais caracter?sticas da regi?o Centro-Sul do Brasil.
Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades:
1. Interpreta??o de representa??es cartogr?ficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associa??es com a realidade em que vivem.
2. Exposi??es: constatar se houve a compreens?o do conceito de regi?o e da organiza??o espacial regi?o do Centro-Sul do Brasil.
3. Produ??o de texto: examinar, a partir da produ??o de textos, se os alunos desenvolveram a no??o de que as regi?es est?o em constante (re)constru??o/transforma??o e interagem direta ou indiretamente entre si, em diferentes escalas.
4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudan?as significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
5.Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.