Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONTEXTUALIZANDO HISTORICAMENTE O DESENVOLVIMENTO DO RELÓGIO

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 anos, poderão:

• Perceber que o relógio como instrumento que mede o tempo;
• Conhecer a história do relógio e o seu desenvolvimento em função das necessidades humanas;
• Desenvolver a noção do tempo vivido.

Duração das atividades

Aproximadamente duas aulas de 20 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Concentração e tolerância para ouvir histórias e recontá-las.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Ouvir e participar da história do relógio na humanidade.


1º MOMENTO – O professor deverá selecionar previamente os materiais sobre o tema para apresentar na roda para as crianças.

fonte: http://3.bp.blogspot.com/_ecVlVShGcOA/RnqWpXwZevI/AAAAAAAABYA/-C5EDq_hBEE/s320/cadran_solaire%2Bdia%2Bsol.jpg

Fonte: Imagens google - pre-vestibular.arteblog.com.br

2º MOMENTO - É hora de contar a história! Primeiro, o professor traz imagens de diferentes relógios e/ou instrumentos que marcaram a história de sua evolução ao longo dos anos pela humanidade. Depois, o professor pede para as crianças organizarem as imagens pela ordem cronológica da evolução dos mesmos na história e, em seguida, pede para as crianças recontarem a história tomando como referência essa ordem.

 A sugestão é que após a organização das imagens pelas crianças na roda, o professor vá construindo um texto coletivo com  o que as crianças relatam,  em um painel fixado na parede (papel madeira, cartolina etc), com base na ordem cronológica do surgimento dos diferentes tipos de relógios. Desse modo, a noção de tempo histórico se entrelaça com a noção desse instrumento de medida para marcar o tempo.

3º MOMENTO - Ao final da escrita pelo professor do texto coletivo ele faz a leitura do texto coletivo para as crianças e discute se realmente representa o que eles estudaram.

Recursos Complementares

Avaliação

Nesta atividade o professor poderá analisar se as crianças entenderam a história contada sobre o relógio; se conseguem escolher dentre os modelos, aqueles que representam o texto lido; se fazem referência aos modelos que fazem parte do seu cotidiano e, enfim se recontam a história pesquisada, reconstruída e lida.