Portal do Professor

Início do Conteúdo

NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: medir o tempo das atividades.

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula, os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 anos, poderão:

  • Perceber que o relógio é um instrumento que mede o tempo;
  • Controlar o tempo da atividade desenvolvida, contando os minutos no relógio;
  • Desenvolver a noção do tempo vivido.

Duração das atividades

Aproximadamente duas aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como sugestão antes da realização desta aula ministra-se as aulas que estão publicadas neste portal que tratam desta temática.

Estratégias e recursos da aula

1º momento - O professor deverá deixar os relógios expostos na sala de aula para cada criança movimentar os ponteiros e marcar a hora da atividade (inicio e fim), nesse momento o professor deve utilizar o relógio convencional para fazer a leitura juntamente com as crianças. Caso isso não seja possível, deve encontrar uma estratégia de trabalho em duplas ou grupos de quatro alunos, para utilizar o relógio como referência e acompanhamento da atividade.


2 º momento - Antes das crianças iniciarem a atividade deve consultar o relógio real e marcar a hora em um mural que relaciona o tempo cronológico com o tempo metereológico e a data da atividade. Como apresentamos na figura abaixo:

3º momento - No final da atividade as crianças marcam a hora, movimentando os ponteiros dos relógios, conforme registraram no quadro demonstrativo do tempo.

Avaliação

Avalia se as crianças começaram: a apresentarem atitudes de se referenciar pelo relógio para a contagem do tempo necessário ao desenvolvimento da atividade planejada; a noção do tempo referente a uma hora, meia hora, e minutos (cinco, dez, quinze); a lógica do movimento dos ponteiros e da representação da hora (em qual direção movimentaram os ponteiros? Se orientaram pela lógica da relação da hora e dos minutos?; a habilidade de contar incluindo o valor menor no maior.  Em cada atividade desenvolvida, o(a) professor(a) acompanha e avalia o nível de compreensão das crianças e os ajudam quando for necessário.