![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
Luciane Mara Cardoso Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Diferenciar reprodução sexuada de assexuada;
Entender os processos de reprodução das bactérias (Fissão binária, Conjugação, Transformação, Transdução e Esporulação);
Interpretar notícias relacionadas à reprodução bacteriana.
Para a realização desta aula, os alunos precisarão ter noção sobre os seguintes aspectos:
Características gerais (morfologia, estrutura celular, metabolismo) das bactérias;
Material genético.
Os alunos terão que dizer quais os mecanismos de reprodução poderão estar relacionados com cada texto apresentado marcando na tabela, além disso eles terão que fazer um comentário resumido sobre como ocorre aquele tipo de reprodução se referindo ao que há nos textos. Dessa forma, o professor irá sortear alguns alunos para se apresentarem, porém os alunos sorteados não terão que se referir ao texto que tinha ficado responsável durante a atividade, nesta sistematização eles terão que se referir a um diferente daquele, isto de acordo com o que foi apresentado durante a discussão. Depois disso, é interessante que o professor apresente aos alunos um resumo sobre como ocorre os 5 cinco tipos de reprodução.
(http://www.youtube.com/watch?v=oU2grJLro6g )
Microbiologia bacteriana (Bacterial methods of DNA Transfer) (http://www.youtube.com/watch?v=p3jHBOibin8&feature=related)
Nas atividades 1 e 2, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram estabelecer as diferenças entre a reprodução sexuada e a assexuada, além disso ele poderá analisar se os alunos conseguiram entender os ciclos reprodutivos das bactérias que são: fissão binária, conjugação, transformação, transdução e esporulação. Na atividade 3, o professor poderá analisar se os alunos conseguiram interpretar notícias relacionando-as com esses processos reprodutivos das bactérias.