Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como as bactérias se reproduzem?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luciane Mara Cardoso Freitas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Larisse Carvalho de Oliveira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Hermínio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luciane Mara Cardoso Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Diferenciar reprodução sexuada de assexuada;

  • Entender os processos de reprodução das bactérias (Fissão binária, Conjugação, Transformação, Transdução e Esporulação);

  • Interpretar notícias relacionadas à reprodução bacteriana.

Duração das atividades

150 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, os alunos precisarão ter noção sobre os seguintes aspectos:

  • Características gerais (morfologia, estrutura celular, metabolismo) das bactérias;

  • Material genético.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos terão que dizer quais os mecanismos de reprodução poderão estar relacionados com cada texto apresentado marcando na tabela, além disso eles terão que fazer um comentário resumido sobre como ocorre aquele tipo de reprodução se referindo ao que há nos textos. Dessa forma, o professor irá sortear alguns alunos para se apresentarem, porém os alunos sorteados não terão que se referir ao texto que tinha ficado responsável durante a atividade, nesta sistematização eles terão que se referir a um diferente daquele, isto de acordo com o que foi apresentado durante a discussão. Depois disso, é interessante que o professor apresente aos alunos um resumo sobre como ocorre os 5 cinco tipos de reprodução.

Recursos Complementares

(http://www.youtube.com/watch?v=oU2grJLro6g )

Microbiologia bacteriana (Bacterial methods of DNA Transfer) (http://www.youtube.com/watch?v=p3jHBOibin8&feature=related)

 

 

Avaliação

Nas atividades 1 e 2, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram estabelecer as diferenças entre a reprodução sexuada e a assexuada, além disso ele poderá analisar se os alunos conseguiram entender os ciclos reprodutivos das bactérias que são: fissão binária, conjugação, transformação, transdução e esporulação. Na atividade 3, o professor poderá analisar se os alunos conseguiram interpretar notícias relacionando-as com esses processos reprodutivos das bactérias.