Portal do Professor

Início do Conteúdo

Desvendando a pirâmide alimentar

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Ellis Batista Paiva Brito

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Hermínio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer os alimentos que compõem a pirâmide alimentar;
  • Compreender a funcionalidade da pirâmide alimentar.

Duração das atividades

3 horas - aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter conhecimentos sobre alimentação.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1: Sala de aula

ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

●  Revistas;

●  Tesouras

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

● Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

● A atividade será realizada em duplas, onde a formação das duplas ficará a critério do professor;

● Participação ativa das duplas na aula.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que o professor inicie a atividade questionando aos alunos sobre o que significa uma alimentação saudável. Na medida em que os alunos responderem, o docente deve registrar as respostas na lousa. Recomenda-se solicitar que os alunos devem procurar em revistas imagens que representem uma alimentação saudável e uma não saudável, e também, anotar no caderno porque consideram as imagens como representação destas alimentações (saudável e não saudável). Terminada a pesquisa os alunos devem apresentar as imagens e suas anotações e junto com o professor fazer a classificação das imagens.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Esse é o momento em que os alunos estarão realizando a pesquisa e fazendo as anotações sobre alimentação saudável e não saudável. Recomenda-se ao professor acompanhar a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos podem ter, como por exemplo: em relação a quantidade de alimentos ingeridos e o peso do individuo. Propõe-se que o docente realize algumas perguntas para ajudar os alunos na realização da atividade, como: “Engorda mais ingerir gordura ou massa?”, “Por que os japoneses são associados a uma alimentação saudável?”.

 

DISCUSSÃO:

Esse é o momento em que as duplas estarão apresentando para a turma sua pesquisa e anotações. Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “O que uma alimentação precisa para ser saudável?”; “Quais alimentos são considerados não saudáveis? Por quê?”, “Ser gordo é sinal de uma alimentação saudável? E os magros?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento, o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Sugere-se que o professor juntamente com os alunos façam a classificação das imagens que representamalimentações saudáveis e não saudáveis. Recomenda-se que com ajuda das informações dadas pelos alunos no inicio da aula e com base nas anotações das duplas o professor explique que uma alimentação saudável deve conter uma proporção de alimentos, como: carboidratos (macarrão, biscoitos, pães, arroz), proteínas (feijão, carne, ovos, lacticínios), gorduras (óleo, batata-frita, manteiga), vitaminas (A, C, D) e sais minerais (cálcio, ferro, potássio), onde não pode ser ingerida apenas uma classe de alimentos. Em relação a alimentação não saudável, sugere-se explicar que as propagandas na televisão e revistas ajudam que boa parte da população não se alimente corretamente, onde estão em grande parte direcionadas ao público infantil que pode ser verificada a partir do aumento de casos de obesidade infantil.

 

AMBIENTE 2: Laboratório de Informática Educativa - LIE

ATIVIDADE 2

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

● Imagens de alimentos;

● O computador com o hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos;

● Data-show;

● Caderno, lápis ou caneta.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO HIPERTEXTO:

Este hipertexto apresenta a pirâmide dos alimentos, onde os alunos irão clicar sobre um alimento que aparece na esteira e levá-lo até o local adequado na pirâmide, onde cada acerto vale um ponto. Os alunos terão um minuto e meio para levar os alimentos da esteira para a pirâmide. A pirâmide apresenta-se dividida em 7 grupos, onde apresenta o nome do grupo e a quantidade que deve ser consumida de cada grupo.

 

imagem do hipertexto imagem do hipertexto 2

Fonte: Imagem do autor

 

PARA INSTALAÇÃO  DO HIPERTEXTO:

1. Fazer o download do hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos através do site do BIOE:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13174

Obs: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para  a utilização do hipertexto proposto. Caso os computadores não o tenham, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

2. O hipertexto também pode ser acessado online através do endereço:http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao-piramide.html

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade solicitando que a turma forme um círculo, onde cada aluno terá que escolher uma imagem de um alimento. Após a seleção das imagens, os alunos devem se reunir com outro colega que consideram possuir um alimento parecido. Se houver um data-show disponível, este poderá ser utilizado para projetar o hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos, mostrando assim a imagem da pirâmide e dando as instruções de utilização do recurso educacional. Recomenda-se que os alunos anotem individualmente quantos pontos conseguiram.


 

 

 

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, em considerar que o tomate faz parte do grupo das verduras e legumes, e também, em saber sobre grãos e leguminosas. Propõe-se que o professor explique que o tomate é um fruto do tomateiro, onde por possuir um sabor salgado e ser usado geralmente em pratos culinários acaba causando dúvida em relação a sua classificação (verdura, legume ou fruta). Recomenda-se também explicar que as leguminosas são grãos de vagens (parte que reveste as sementes), onde o docente poderá levar para a sala de aula uma vagem ou mostrar uma imagem.

imagem da vagem

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vagem/vagem-1.php

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os alunos deverão apresentar as suas observações e dificuldades no uso do recurso educacional, como também sua pontuação.  Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “Quais alimentos da pirâmide são mais consumidos pela população?”, “Que alimentos precisam ser consumidos com moderação? Por quê?”, “Por que os alimentos mais saudáveis não são muito consumidos?”

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá formalizar os assuntos abordados. O professor deve explicar sobre a importância dos alimentos para uma alimentação saudável e de se respeitar a quantidade de cada alimento no momento das refeições objetivando uma alimentação balanceada.

 

ATIVIDADE 3: Construção da pirâmide

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

● Revistas;

●  Tesouras;                                          

●  Caderno, lápis ou caneta;

●  Cartolinas.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que inicialmente, o professor explique que a atividade será realizada em oito equipes, onde cada equipe deverá ficar responsável por pesquisar na Internet sobre um grupo da pirâmide alimentar. Propõe-se abaixo uma sugestão de divisão das equipes:

1º grupo: cereais, pães, tubérculos (batata, batata-doce, inhame ou mandioca);

2º grupo: frutas;

3º grupo: legumes e verduras;

4º grupo: carnes e ovos;

5º grupo: leite, queijo e iogurte;

6º grupo: feijões;

7º grupo: óleos e gorduras;

8º grupo: açúcares e doces.

Durante a pesquisa, os alunos devem verificar os seguintes aspectos:

  1. A quantidade de alimento que deve ser ingerida;
  2. A importância de consumir os alimentos para uma alimentação saudável;
  3. As consequências do não consumo dos alimentos para nossa saúde.

Concluída a pesquisa, os alunos deverão procurar em revistas imagens para ilustrar seu grupo da pirâmide alimentar e produzirem o cartaz.

imagem da pirâmide

Fonte: http://www.alexandersantos.com.br/2010/09/piramide-alimentar.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AlexanderSantos+%28Alexander+Santos%29

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, em saber quais alimentos são considerados cereais e tubérculos. Sugere-se ao professor explicar que os tubérculos são as partes subterrâneas desenvolvidas de determinadas plantas que são utilizadas como alimento, por exemplo: rabanete, batata, nabo, batata-doce, cenoura, mandioca, beterraba, entre outros.Propõe-se explicar que os cereais são sementes ou grãos comestíveis, onde temos como representantes, por exemplo: arroz, aveia , milho, trigo, centeio, cevada.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os grupos apresentarão suas observações, dificuldades e soluções referentes a construção do grupo da pirâmide alimentar e à pesquisa. Sugere-se algumas perguntas que o professor pode utilizar para iniciar o debate, como: “Qual grupo é mais importante da pirâmide alimentar?”, “Por que os grupos estão organizados em forma de pirâmide?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Desse modo, recomenda-se explicar que não podemos apenas consumir um grupo da pirâmide alimentar pois nenhum grupo contém todos os nutrientes necessários para o ser humano. A pirâmide deve ser lida de baixo para cima, onde os alimentos da base devem ser os mais consumidos e à medida que vai chegando ao topo deve ser diminuída a ingestão desses tipos de alimentos. Em relação ao açúcar, gorduras e sal, sugere-se explicar que eles estão presentes naturalmente nos alimentos, porém a ingestão particular deve ser alvo de atenção, já que o excesso pode acarretar problemas de saúde.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Jogo da Pirâmide dos Alimentos Hipertexto

Recursos Complementares

Acessando o link http://www.canalkids.com.br/alimentacao/index.php3, terá acesso aos Grupos de Alimentos, Cardápio, Tabela Energética entre outros.

O site http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22955 apresenta áudios (em formato MP3) sobre alimentação saudável.

Avaliação

Na atividade 1 da sala de aula, o professor deve verificar se os alunos conseguiram relacionar os alimentos em saudáveis e não saudáveis. Na atividade 2 do Laboratório de Informática Educativa, sugere-se que o professor averigue a compreensão dos alunos sobre os alimentos que compõem a pirâmide alimentar. Na atividade 3 do Laboratório de Informática Educativa, recomenda-se que o professor verifique se os alunos entenderam sobre a funcionalidade da pirâmide alimentar para nossa saúde.