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Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ter conhecimentos sobre alimentação.
AMBIENTE 1: Sala de aula
ATIVIDADE 1
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
● Revistas;
● Tesouras
Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
● Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
● A atividade será realizada em duplas, onde a formação das duplas ficará a critério do professor;
● Participação ativa das duplas na aula.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Sugere-se que o professor inicie a atividade questionando aos alunos sobre o que significa uma alimentação saudável. Na medida em que os alunos responderem, o docente deve registrar as respostas na lousa. Recomenda-se solicitar que os alunos devem procurar em revistas imagens que representem uma alimentação saudável e uma não saudável, e também, anotar no caderno porque consideram as imagens como representação destas alimentações (saudável e não saudável). Terminada a pesquisa os alunos devem apresentar as imagens e suas anotações e junto com o professor fazer a classificação das imagens.
MOMENTO DO ALUNO:
Esse é o momento em que os alunos estarão realizando a pesquisa e fazendo as anotações sobre alimentação saudável e não saudável. Recomenda-se ao professor acompanhar a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos podem ter, como por exemplo: em relação a quantidade de alimentos ingeridos e o peso do individuo. Propõe-se que o docente realize algumas perguntas para ajudar os alunos na realização da atividade, como: “Engorda mais ingerir gordura ou massa?”, “Por que os japoneses são associados a uma alimentação saudável?”.
DISCUSSÃO:
Esse é o momento em que as duplas estarão apresentando para a turma sua pesquisa e anotações. Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “O que uma alimentação precisa para ser saudável?”; “Quais alimentos são considerados não saudáveis? Por quê?”, “Ser gordo é sinal de uma alimentação saudável? E os magros?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento, o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Sugere-se que o professor juntamente com os alunos façam a classificação das imagens que representamalimentações saudáveis e não saudáveis. Recomenda-se que com ajuda das informações dadas pelos alunos no inicio da aula e com base nas anotações das duplas o professor explique que uma alimentação saudável deve conter uma proporção de alimentos, como: carboidratos (macarrão, biscoitos, pães, arroz), proteínas (feijão, carne, ovos, lacticínios), gorduras (óleo, batata-frita, manteiga), vitaminas (A, C, D) e sais minerais (cálcio, ferro, potássio), onde não pode ser ingerida apenas uma classe de alimentos. Em relação a alimentação não saudável, sugere-se explicar que as propagandas na televisão e revistas ajudam que boa parte da população não se alimente corretamente, onde estão em grande parte direcionadas ao público infantil que pode ser verificada a partir do aumento de casos de obesidade infantil.
AMBIENTE 2: Laboratório de Informática Educativa - LIE
ATIVIDADE 2
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
● Imagens de alimentos;
● O computador com o hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos;
● Data-show;
● Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO HIPERTEXTO:
Este hipertexto apresenta a pirâmide dos alimentos, onde os alunos irão clicar sobre um alimento que aparece na esteira e levá-lo até o local adequado na pirâmide, onde cada acerto vale um ponto. Os alunos terão um minuto e meio para levar os alimentos da esteira para a pirâmide. A pirâmide apresenta-se dividida em 7 grupos, onde apresenta o nome do grupo e a quantidade que deve ser consumida de cada grupo.
Fonte: Imagem do autor
PARA INSTALAÇÃO DO HIPERTEXTO:
1. Fazer o download do hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos através do site do BIOE:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13174
Obs: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização do hipertexto proposto. Caso os computadores não o tenham, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
2. O hipertexto também pode ser acessado online através do endereço:http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao-piramide.html
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade solicitando que a turma forme um círculo, onde cada aluno terá que escolher uma imagem de um alimento. Após a seleção das imagens, os alunos devem se reunir com outro colega que consideram possuir um alimento parecido. Se houver um data-show disponível, este poderá ser utilizado para projetar o hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos, mostrando assim a imagem da pirâmide e dando as instruções de utilização do recurso educacional. Recomenda-se que os alunos anotem individualmente quantos pontos conseguiram.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, em considerar que o tomate faz parte do grupo das verduras e legumes, e também, em saber sobre grãos e leguminosas. Propõe-se que o professor explique que o tomate é um fruto do tomateiro, onde por possuir um sabor salgado e ser usado geralmente em pratos culinários acaba causando dúvida em relação a sua classificação (verdura, legume ou fruta). Recomenda-se também explicar que as leguminosas são grãos de vagens (parte que reveste as sementes), onde o docente poderá levar para a sala de aula uma vagem ou mostrar uma imagem.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vagem/vagem-1.php
DISCUSSÃO:
Nesse momento os alunos deverão apresentar as suas observações e dificuldades no uso do recurso educacional, como também sua pontuação. Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “Quais alimentos da pirâmide são mais consumidos pela população?”, “Que alimentos precisam ser consumidos com moderação? Por quê?”, “Por que os alimentos mais saudáveis não são muito consumidos?”
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar os assuntos abordados. O professor deve explicar sobre a importância dos alimentos para uma alimentação saudável e de se respeitar a quantidade de cada alimento no momento das refeições objetivando uma alimentação balanceada.
ATIVIDADE 3: Construção da pirâmide
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
● Revistas;
● Tesouras;
● Caderno, lápis ou caneta;
● Cartolinas.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Sugere-se que inicialmente, o professor explique que a atividade será realizada em oito equipes, onde cada equipe deverá ficar responsável por pesquisar na Internet sobre um grupo da pirâmide alimentar. Propõe-se abaixo uma sugestão de divisão das equipes:
1º grupo: cereais, pães, tubérculos (batata, batata-doce, inhame ou mandioca);
2º grupo: frutas;
3º grupo: legumes e verduras;
4º grupo: carnes e ovos;
5º grupo: leite, queijo e iogurte;
6º grupo: feijões;
7º grupo: óleos e gorduras;
8º grupo: açúcares e doces.
Durante a pesquisa, os alunos devem verificar os seguintes aspectos:
Concluída a pesquisa, os alunos deverão procurar em revistas imagens para ilustrar seu grupo da pirâmide alimentar e produzirem o cartaz.
Fonte: http://www.alexandersantos.com.br/2010/09/piramide-alimentar.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AlexanderSantos+%28Alexander+Santos%29
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, em saber quais alimentos são considerados cereais e tubérculos. Sugere-se ao professor explicar que os tubérculos são as partes subterrâneas desenvolvidas de determinadas plantas que são utilizadas como alimento, por exemplo: rabanete, batata, nabo, batata-doce, cenoura, mandioca, beterraba, entre outros.Propõe-se explicar que os cereais são sementes ou grãos comestíveis, onde temos como representantes, por exemplo: arroz, aveia , milho, trigo, centeio, cevada.
DISCUSSÃO:
Nesse momento os grupos apresentarão suas observações, dificuldades e soluções referentes a construção do grupo da pirâmide alimentar e à pesquisa. Sugere-se algumas perguntas que o professor pode utilizar para iniciar o debate, como: “Qual grupo é mais importante da pirâmide alimentar?”, “Por que os grupos estão organizados em forma de pirâmide?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Desse modo, recomenda-se explicar que não podemos apenas consumir um grupo da pirâmide alimentar pois nenhum grupo contém todos os nutrientes necessários para o ser humano. A pirâmide deve ser lida de baixo para cima, onde os alimentos da base devem ser os mais consumidos e à medida que vai chegando ao topo deve ser diminuída a ingestão desses tipos de alimentos. Em relação ao açúcar, gorduras e sal, sugere-se explicar que eles estão presentes naturalmente nos alimentos, porém a ingestão particular deve ser alvo de atenção, já que o excesso pode acarretar problemas de saúde.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo da Pirâmide dos Alimentos | Hipertexto |
Acessando o link http://www.canalkids.com.br/alimentacao/index.php3, terá acesso aos Grupos de Alimentos, Cardápio, Tabela Energética entre outros.
O site http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22955 apresenta áudios (em formato MP3) sobre alimentação saudável.
Na atividade 1 da sala de aula, o professor deve verificar se os alunos conseguiram relacionar os alimentos em saudáveis e não saudáveis. Na atividade 2 do Laboratório de Informática Educativa, sugere-se que o professor averigue a compreensão dos alunos sobre os alimentos que compõem a pirâmide alimentar. Na atividade 3 do Laboratório de Informática Educativa, recomenda-se que o professor verifique se os alunos entenderam sobre a funcionalidade da pirâmide alimentar para nossa saúde.