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A Ditadura Militar (1964-1985) e a liberdade no Brasil - UCA

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Discutir e refletir acerca do conceito de liberdade
  • Analisar medidas, a??es e san??es adotadas pelos governos militares para cercear liberdades
  • Refletir sobre a liberdade nos dias de hoje

Duração das atividades

07 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O golpe militar no Brasil (1964)

Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

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Atividade I- O Ato Institucional N? 5

Esta atividade ser? dividida em DUAS etapas.

ETAPA 1- "A reuni?o que radicalizou a ditadura"

Nesta etapa, iremos analisar a reuni?o ocorrida entre o presidente, vice-presidente do Brasil e ministros do Regime Militar, para decidir sobre o Ato Institucional N? 5. Este ato, aprovado em 13 de dezembro de 1968, foi aquele que mais trouxe imposi??es ? sociedade pela Ditadura. O AI-5 foi promulgado durante o governo do Marechal Artur da Costa e Silva. Para mais informa??es sobre este personagem hist?rico, use o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_e_Silva. Acesso em 15 de junho de 2011

A reuni?o na qual os militares aprovaram o Ato Institucional N? 5 foi gravada. O jornal Folha de S. Paulo, de posse das grava??es, construiu uma "reuni?o interativa", que analisaremos adiante. ? importante notar que a fita a partir da qual foram extra?dos os ?udios utilizados pelo jornal n?o ? a original de grava??o, pois foi encontrada apenas uma c?pia que, portanto, pode ser resultado de uma edi??o (isto ?, as falas teriam cortes).

DIN?MICA SUGERIDA para desenvolvimento da etapa:

1- Os alunos devem acessar o seguinte link do site Folha de S. Paulo, intitulado "A reuni?o que radicalizou a ditadura"http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/. Acesso em 15 de junho de 2011

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2- Depois, realizar o reconhecimento da p?gina atrav?s das seguintes a??es:

  • Para saber quem ? cada personagem hist?rico e sua respectiva fun??o no Regime Militar, basta passar o mouse sobre a pessoa.
  • Para ver a foto e ler o resumo da participa??o do militar na reuni?o, clique sobre a pessoa. Para mais informa??es, use o ?cone "Saiba mais". Para retornar ? p?gina principal, use a op??o "Voltar" na barra de ferramentas.

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A reuni??o que radicalizou a ditadura

Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/. Acesso em 15 de junho de 2011

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3- Em seguida, realizar a audi??o a partir do seguinte roteiro (ou cada aluno poder? ouvir diretamente de seu computador, no caso do projeto UCA):

  • Clicar no ?cone do canto superior direito: "Acompanhe a vota??o". A reprodu??o ser? iniciada com este clique.
  • Se a reprodu??o n?o estiver sendo autom?tica, clique na setinha "para frente" ou no n?mero do ?udio.

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4- Depois da primeira audi??o, os alunos devem escutar todos os ?udios novamente, anotando as seguintes informa??es:

  • n? do ?udio
  • nome do militar/fun??o no regime
  • voto no AI-5
  • argumento para o voto

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As anota??es poder?o ocorrer no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

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5- Por fim, os alunos devem analisar as informa??es obtidas, buscando responder quest?es tais como:

  1. Quais os principais argumentos apresentados pelos militares ao aprovarem o AI-5? Explique-os.
  2. Algum militar expressa preocupa??o em rela??o ?s consequ?ncias do AI-5? Exponha.
  3. Pode-se dizer que as opini?es dos militares respeitavam a liberdade das pessoas no Brasil? Justifique, usando uma fala da "reuni?o que radicalizou a ditadura".

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As respostas poder?o ser registradas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

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ETAPAS 2- As consequ?ncias do AI-5

AI-5

Dispon?vel em: http://www.dhi.uem.br/labtempo/images/stories/imagens/folha-capa-apos-ai5.jpg. Acesso em 15 de junho de 2011

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Nesta etapa, analisaremos as principais medidas que compunham o Ato Institucional N? 5, editado pela Ditadura Militar em 13 de dezembro de 1968.

DIN?MICA SUGERIDA:

1- Os alunos devem acessar o link a seguir, do site do Senado Federal, que traz o Ato Institucional N? 5 na ?ntegra: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=5&tipo_norma=AIT&data=19681213&link=s. Acesso em 15 de junho de 2011

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2- Realizar a leitura e o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2011

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3- Responder as quest?es e debater o documento conforme se prop?e adiante.

Quest?es relevantes na an?lise do documento:

  1. Quais os argumentos apresentados pelos militares para justificar as medidas adotadas no documento?
  2. O que significa a afirma??o "n?o se disse que a Revolu??o foi, mas que ? e continuar?"?
  3. O que imp?e o Art. 2?? E quais as consequ?ncias deste artigo?
  4. Quais os desdobramentos do Art. 5??
  5. Sobre o que versa o Art. 6?? E quais as suas poss?veis consequ?ncias na vida das pessoas?
  6. Voc? conhece a rela??o do Art. 10 com os princ?pios da liberdade? Explique. Para informa??es sobre o que ? "habeas corpus", use este link: http://www.brasilescola.com/curiosidades/o-que-habeas-corpus.htm. Acesso em 15 de junho de 2011

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Recomenda-se que as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre a viola??o da liberdade por meio das medidas anunciadas pelo Regime Militar, ou seja, a suspens?o de direitos pol?ticos e garantias civis, a falta de limites ao poder do Presidente da Rep?blica e as possibilidades legais de repress?o aos poss?veis opositores.

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Atividade II- A repress?o ao movimento estudantil

ATEN??O: a atividade poder? ser desenvolvida numa parceria com o(a) professor(a) de Filosofia, que poder? discutir com os alunos o conceito de "liberdade" a partir da perspectiva filos?fica.

Nesta atividade, propomos a an?lise de um depoimento publicado na Revista Adusp de outubro de 2004, edi??o coordenada por Cec?lia Figueiredo e Eliza Mayumi Kobayashi - Equipe Adusp (Associa??o dos Docentes da Universidade de S?o Paulo).

O depoimento refere-se a fatos ocorridos no ano de 1977, quase 10 anos ap?s a imposi??o do Ato Institucional N? 5, que ainda vigorava no Brasil. Para mais informa??es sobre o fim do AI-5, leia esta nota do presidente nacional da OAB em dezembro de 2008: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/494457/britto-lembra-30-anos-de-fim-do-ai-5-e-luta-da-oab-pela-restauracao-do-habeas-corpus. Acesso em 15 de junho de 2011

O depoente ? o ator Edson Celulari, que era estudante da Escola de Artes Dram?ticas na Universidade de S?o Paulo (USP).

DIN?MICA SUGERIDA:

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  • Em seguida, localizar o depoimento, que est? em destaque no meio das p?ginas 4 e 5 (come?a numa e termina noutra).

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Os albuns do DOPS - depoimento

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  • Realizar a leitura do depoimento e debat?-lo a partir de quest?es tais como:

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  1. Quais as lembran?as do depoente acerca dos conflitos entre o movimento estudantil e os militares?
  2. Como ? a maneira de participar do movimento estudantil descrita pelo ator?
  3. Imagine e descreva as cenas reconstitu?das pelo ator acerca do confronto com os policiais em frente ? PUC (Pontif?cia Universidade Cat?lica de S?o Paulo).
  4. O que ocorreu depois das pris?es?
  5. Qual a rela??o das cenas reconstitu?das com o Ato Institucional N? 5? Reveja a atividade anterior e explique.
  6. Qual a mensagem final do depoimento? Voc? consegue relacionar esta mensagem ? ideia de liberdade? Exponha.

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Recomenda-se que as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam a persegui??o ao movimento estudantil pelo Regime Militar e reflitam sobre a ideia de liberdade.

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Atividade III- "Tortura nunca mais"

Nesta atividade, propomos uma visita ? p?gina do "Grupo Tortura Nunca Mais", do Rio de Janeiro (GTNM/RJ).

DIN?MICA SUGERIDA:

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  • Em seguida, clicar no ?cone "Quem somos". Realizar a leitura e o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, caso seja preciso, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2011

Tortura nunca mais

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  • Analisar o "Hist?rico e Objetivos" do grupo, a partir de quest?es tais como:

  1. Quando e por que o grupo foi fundado? Quais as pessoas que tiveram a iniciativa de funda??o?
  2. Quais as principais lutas do Grupo Tortura Nunca Mais?
  3. E quais as conquistas durante seu tempo de exist?ncia?
  4. Segundo o texto, quais preju?zos a Ditadura Militar trouxe ? sociedade brasileira?
  5. Como se d? a atua??o do grupo junto a governos e comunidades hoje em dia?
  6. Qual a rela??o dos objetivos do GTNM com o direito ? liberdade em nossos dias?

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Recomenda-se que as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

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PROFESSOR!

Tamb?m ? indicado um "passeio" pelo site, especialmente por "Artigos e Texto" e "Mortos e desaparecidos", sendo que este ?ltimo traz a rela??o de pessoas perseguidas pela Ditadura Militar brasileira, entre 1964 e 1985.

O objeto da atividade ? que os alunos percebam/reflitam acerca da exist?ncia da tortura durante a Ditadura Militar, assim como a luta para que tais acontecimentos n?o se repitam e suas consequ?ncias sejam amenizadas.

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Atividade IV- "Arsenal de flores na marcha da liberdade"

Na ?ltima atividade, prop?e-se um debate acerca da liberdade nos dias de hoje. Para tal, faremos a an?lise de um v?deo dispon?vel no YouTube, o qual documenta a manifesta??o conhecida como "marcha da liberdade", que vem ocorrendo em v?rias cidades brasileiras, em maio/junho de 2011.

Assistiremos ? cobertura feita pelo programa ARSENAL, de responsabilidade da equipe NAU TV - http://nauweb.tv. Acesso em 14 de junho de 2011

DIN?MICA SUGERIDA:

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Marcha da liberdade

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  • Assistir ao v?deo, buscando responder as seguintes quest?es:

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  1. Quais os motivos para a exist?ncia de uma manifesta??o chamada "marcha da liberdade"? Explique.
  2. O que se l? nos cartazes que vemos logo nas primeiras cenas? Como voc? os interpreta?
  3. Qual a postura dos entrevistados diante da proibi??o da marcha da liberdade, ocorrida dias antes?
  4. Quais os relatos da repress?o policial ao evento ocorrido na semana anterior?
  5. Procure relacionar a repress?o policial descrita no v?deo com a repress?o ocorrida durante a Ditadura Militar.
  6. Quais as principais reivindica??es da marcha da liberdade?
  7. Qual a mensagem final do v?deo? Explique, usando as suas palavras.

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Recomenda-se que as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

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PROFESSOR!

Ap?s a realiza??o da tarefa acima, propor aos alunos que produzam um trabalho individual (ou em grupo) por meio do qual se manifestem a respeito das informa??es e reflex?es alcan?adas durante as atividades desta aula. Algumas das possibilidades que podem surgir: reda??o, poema, letra de m?sica, produ??o de v?deo, teatro ou mesmo a ades?o ? marcha da liberdade de sua cidade.

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Recursos Complementares

Sugest?es de leituras para o professor:

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Sugest?es de leituras para professores e alunos:

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Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

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Avaliação

Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar a "reuni?o interativa", o documento de ?poca (AI-5) e o depoimento escrito, assim como da compreens?o de texto, da realiza??o da tarefa final e demais registros produzidos nas atividades da aula.