Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
O golpe militar no Brasil (1964)
-
Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
-
Esta atividade ser? dividida em DUAS etapas.
ETAPA 1- "A reuni?o que radicalizou a ditadura"
Nesta etapa, iremos analisar a reuni?o ocorrida entre o presidente, vice-presidente do Brasil e ministros do Regime Militar, para decidir sobre o Ato Institucional N? 5. Este ato, aprovado em 13 de dezembro de 1968, foi aquele que mais trouxe imposi??es ? sociedade pela Ditadura. O AI-5 foi promulgado durante o governo do Marechal Artur da Costa e Silva. Para mais informa??es sobre este personagem hist?rico, use o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_e_Silva. Acesso em 15 de junho de 2011
A reuni?o na qual os militares aprovaram o Ato Institucional N? 5 foi gravada. O jornal Folha de S. Paulo, de posse das grava??es, construiu uma "reuni?o interativa", que analisaremos adiante. ? importante notar que a fita a partir da qual foram extra?dos os ?udios utilizados pelo jornal n?o ? a original de grava??o, pois foi encontrada apenas uma c?pia que, portanto, pode ser resultado de uma edi??o (isto ?, as falas teriam cortes).
DIN?MICA SUGERIDA para desenvolvimento da etapa:
1- Os alunos devem acessar o seguinte link do site Folha de S. Paulo, intitulado "A reuni?o que radicalizou a ditadura" - http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/. Acesso em 15 de junho de 2011
-
2- Depois, realizar o reconhecimento da p?gina atrav?s das seguintes a??es:
-
Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/. Acesso em 15 de junho de 2011
-
3- Em seguida, realizar a audi??o a partir do seguinte roteiro (ou cada aluno poder? ouvir diretamente de seu computador, no caso do projeto UCA):
-
4- Depois da primeira audi??o, os alunos devem escutar todos os ?udios novamente, anotando as seguintes informa??es:
-
As anota??es poder?o ocorrer no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
5- Por fim, os alunos devem analisar as informa??es obtidas, buscando responder quest?es tais como:
-
As respostas poder?o ser registradas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
ETAPAS 2- As consequ?ncias do AI-5
Dispon?vel em: http://www.dhi.uem.br/labtempo/images/stories/imagens/folha-capa-apos-ai5.jpg. Acesso em 15 de junho de 2011
-
Nesta etapa, analisaremos as principais medidas que compunham o Ato Institucional N? 5, editado pela Ditadura Militar em 13 de dezembro de 1968.
DIN?MICA SUGERIDA:
1- Os alunos devem acessar o link a seguir, do site do Senado Federal, que traz o Ato Institucional N? 5 na ?ntegra: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=5&tipo_norma=AIT&data=19681213&link=s. Acesso em 15 de junho de 2011
-
2- Realizar a leitura e o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2011
-
3- Responder as quest?es e debater o documento conforme se prop?e adiante.
Quest?es relevantes na an?lise do documento:
-
Recomenda-se que as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre a viola??o da liberdade por meio das medidas anunciadas pelo Regime Militar, ou seja, a suspens?o de direitos pol?ticos e garantias civis, a falta de limites ao poder do Presidente da Rep?blica e as possibilidades legais de repress?o aos poss?veis opositores.
-
ATEN??O: a atividade poder? ser desenvolvida numa parceria com o(a) professor(a) de Filosofia, que poder? discutir com os alunos o conceito de "liberdade" a partir da perspectiva filos?fica.
Nesta atividade, propomos a an?lise de um depoimento publicado na Revista Adusp de outubro de 2004, edi??o coordenada por Cec?lia Figueiredo e Eliza Mayumi Kobayashi - Equipe Adusp (Associa??o dos Docentes da Universidade de S?o Paulo).
O depoimento refere-se a fatos ocorridos no ano de 1977, quase 10 anos ap?s a imposi??o do Ato Institucional N? 5, que ainda vigorava no Brasil. Para mais informa??es sobre o fim do AI-5, leia esta nota do presidente nacional da OAB em dezembro de 2008: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/494457/britto-lembra-30-anos-de-fim-do-ai-5-e-luta-da-oab-pela-restauracao-do-habeas-corpus. Acesso em 15 de junho de 2011
O depoente ? o ator Edson Celulari, que era estudante da Escola de Artes Dram?ticas na Universidade de S?o Paulo (USP).
DIN?MICA SUGERIDA:
-
-
-
-
-
Recomenda-se que as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam a persegui??o ao movimento estudantil pelo Regime Militar e reflitam sobre a ideia de liberdade.
-
Nesta atividade, propomos uma visita ? p?gina do "Grupo Tortura Nunca Mais", do Rio de Janeiro (GTNM/RJ).
DIN?MICA SUGERIDA:
-
-
Analisar o "Hist?rico e Objetivos" do grupo, a partir de quest?es tais como:
-
Recomenda-se que as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
PROFESSOR!
Tamb?m ? indicado um "passeio" pelo site, especialmente por "Artigos e Texto" e "Mortos e desaparecidos", sendo que este ?ltimo traz a rela??o de pessoas perseguidas pela Ditadura Militar brasileira, entre 1964 e 1985.
O objeto da atividade ? que os alunos percebam/reflitam acerca da exist?ncia da tortura durante a Ditadura Militar, assim como a luta para que tais acontecimentos n?o se repitam e suas consequ?ncias sejam amenizadas.
-
Na ?ltima atividade, prop?e-se um debate acerca da liberdade nos dias de hoje. Para tal, faremos a an?lise de um v?deo dispon?vel no YouTube, o qual documenta a manifesta??o conhecida como "marcha da liberdade", que vem ocorrendo em v?rias cidades brasileiras, em maio/junho de 2011.
Assistiremos ? cobertura feita pelo programa ARSENAL, de responsabilidade da equipe NAU TV - http://nauweb.tv. Acesso em 14 de junho de 2011
DIN?MICA SUGERIDA:
-
-
-
-
Recomenda-se que as quest?es sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
PROFESSOR!
Ap?s a realiza??o da tarefa acima, propor aos alunos que produzam um trabalho individual (ou em grupo) por meio do qual se manifestem a respeito das informa??es e reflex?es alcan?adas durante as atividades desta aula. Algumas das possibilidades que podem surgir: reda??o, poema, letra de m?sica, produ??o de v?deo, teatro ou mesmo a ades?o ? marcha da liberdade de sua cidade.
-
-
-
-
-
-
Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar a "reuni?o interativa", o documento de ?poca (AI-5) e o depoimento escrito, assim como da compreens?o de texto, da realiza??o da tarefa final e demais registros produzidos nas atividades da aula.