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Conhecendo a Am?rica do Sul

Herm?nio Borges Neto

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Ellis Batista Paiva Brito

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Nara Luiza de Almeida Cunha

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

LIS DE MARIA MARTINS

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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Universidade Federal do Cear?

Luzia Michelle Nunes da Silva

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Universidade Federal do Cear?

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer os pa?ses da Am?rica do Sul e os estados brasileiros;

  • Localizar os pa?ses da Am?rica do Sul e os estados brasileiros;

  • Conhecer atrav?s dos mapas do Brasil a evolu??o pol?tico-administrativa.

Duração das atividades

4 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos referentes a localiza??o (pontos cardeais e colaterais).

Estratégias e recursos da aula

?

SISTEMATIZA??O:

Nesse momento, o professor dever? formalizar os assuntos abordados. Segue uma sugest?o para essa sistematiza??o: a partir dos cartazes sobre cada per?odo estudado produzidos pelos grupos, o professor dever? explicar que antigamente o Brasil n?o possu?a este nome, como tamb?m, os estados. Com a chegada dos portugueses o Brasil recebeu o nome de Monte Pascoal, pois pensavam que se tratava de um monte e tamb?m porque estavam no per?odo da P?scoa, depois foi modificado para Ilha de Vera Cruz por supor que se tratava de uma ilha. Ap?s algumas expedi??es foi descoberto que se tratava de um continente, ent?o modificaram o nome para Terra de Santa Cruz, somente com a descoberta do pau-brasil que recebeu o nome de Brasil. Atrav?s do Tratado de Tordesilhas o Brasil foi dividido em duas partes, onde uma estava nos comandos dos espanh?is e a outra dos portugueses, por isso que na nossa cultura aparece tra?os espanh?is e portugueses, como tamb?m, de outras nacionalidades (orientais, holandeses, alem?es, ?rabes, entre outros) que habitaram por aqui. A denomina??o ?estado? somente apareceu no Brasil Rep?blica, no per?odo colonial utilizava-se o termo ?capitanias?, e posteriormente prov?ncias durante o Imp?rio, por exemplo, o estado do Cear? durante a Col?nia era conhecido como Capitania do Cear? e durante o Imp?rio de Prov?ncia do Cear?. Recomenda-se explicar que os bandeirantes desbravaram os sert?es em busca de riquezas minerais (ouro e prata), n?o respeitaram as demarca??es do Tratado de Tordesilhas. Sugere-se apresentar a diferen?a entre Entradas e Bandeiras, onde a primeira era financiada pelo governo colonial que tinha o intuito de expandir o territ?rio nacional. J? as bandeiras eram iniciativas de particulares que buscavam lucros ao desbravar uma parte do territ?rio que era desconhecida.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Jogo dos Mapas Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Avaliação

Na atividade 1, no Laborat?rio de Inform?tica Educativa, o professor deve verificar se os alunos conseguiram reconhecer a localiza??o do Brasil na Am?rica do Sul, como tamb?m, seus limites territoriais. Na atividade 2, no Laborat?rio de Inform?tica Educativa, sugere-se que o professor averigue se os alunos entenderam sobre a localiza??o dos estados no mapa, suas dan?as e comidas t?picas. Na atividade 3 da sala de aula, recomenda-se que o professor verifique a compreens?o dos alunos sobre a evolu??o pol?tico-administrativa do Brasil atrav?s dos mapas analisados.