L?gia Beatriz de Paula Germano ; Thiago Lenine Tito Tolentino
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
O aluno ir? aprender sobre as rela??es pol?ticas e culturais entre Brasil e Estados Unidos da Am?rica nos anos 1940 e 1950. Ir? trabalhar os significados hist?ricos a partir dos elementos pol?ticos e culturais que caracterizam as anima??es criadas em torno das aventuras do personagem Pato Donald no Brasil, em companhia do Z? Carioca. Dessa forma, o aluno estar? habilitado a desenvolver um olhar cr?tico historiogr?fico para a aprecia??o de m?dias audiovisuais.
As atividades propostas visam a contemplar o desenvolvimento das capacidades dos alunos em leitura, pesquisa, trabalho em grupo, utiliza??o de ferramentas da Internet e articula??o do verbal de informa??es estudadas.
? importante que o aluno j? tenha estudado Hist?ria da Primeira Rep?blica no Brasil e Hist?ria da Era Vargas, bem como Hist?ria Geral: Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
INTRODU??O
O estudo acerca das formas de contato entre os Estados Unidos e os pa?ses da Am?rica Latina s?o relevantes para se compreender a forma com que historicamente se vem estabelecendo a rela??o entre os pa?ses das duas Am?ricas. Um momento crucial para esta compreens?o ? justamente o da chamada Pol?tica da Boa Vizinhan?a, quando os Estados Unidos procuraram criar v?nculos com os outros pa?ses da Am?rica, e especificamente o Brasil, utilizando-se de meios n?o apenas pol?tico-diplom?ticos, mas culturais e de entretenimento, como a m?sica e o cinema. A partir das anima??es criadas por Walt Disney, sob demanda espec?fica do governo do presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), ? poss?vel realizar uma abordagem historiogr?fica que determine os significados pol?ticos e culturais neste tipo de produ??o.
?
AULA 1
Exibi??o para toda a turma do filme sobre a Pol?tica da Boa Vizinhan?a, com dura??o de 20 minutos (dispon?vel em: http://vimeo.com/7592752), e do v?deo Pol?tica da Boa Vizinhan?a ? 2?. Guerra Mundial, com dura??o de 4 minutos (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=4XP-l4_SQOk). Os alunos dever?o, durante a exibi??o, anotar as poss?veis d?vidas e quest?es que vierem a ter. O professor, ent?o, dividir? a turma em tr?s grupos. Cada grupo ficar? respons?vel pela observa??o dos seguintes temas nos v?deos seguintes:
- Grupo 1: ?Import?ncia da natureza?;
- Grupo 2: ?Caracter?sticas do comportamento do personagem Z? Carioca e do personagem Pato Donald?;
- Grupo 3: ?Caracter?sticas das cidades brasileiras retratadas?.
Em seguida, dever? ser exibido o filme Alo Amigos - Parte 4 Aquarela do Brasil,de 1942 (comdura??o de 10 minutos), dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=lUMuOXpij6s.
Como atividade extraclasse referente ? primeira aula, os tr?s grupos dever?o ler o texto sobre a rela??o entre os desenhos de Z? Carioca com a m?sica, dispon?vel em http://daniellathompson.com/Texts/Investigations/Disney_e_Nazareth.htm e os textos sobre a hist?ria do Z? Carioca, dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_Carioca.
AULA 2
Dever?o ser exibidos para os tr?s grupos os seguintes filmes (dura??o total de 21 minutos): Voc? j? foi ? Bahia, de 1944 (Parte 1 dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=JSBxYcxnhf8&feature=related; Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=ApwsoEsCm70&feature=related) e A culpa ? do samba, 1948 (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0Kx7UdRJIYY&feature=related).
Ap?s a exibi??o dos filmes, o professor dever? chamar a aten??o dos grupos para a exibi??o de um pr?ximo v?deo (com dura??o de 4 minutos). Trata-se de um filme com as fotos de Genevieve Naylor (1915-1989), que veio ao Brasil na mesma ?poca que o criador do Z? Carioca. O professor dever? orientar os grupos a assistirem ao v?deo verificando a presen?a das respectivas tem?ticas distribu?das entre eles na primeira aula. O filme est? dispon?vel em: http://www.historia.uff.br/labhoi/node/61.
Ap?s este ?ltimo filme, os grupos dever?o reunir-se em separado e debater o texto sobre Geneviene Naylor (dispon?vel em: http://www.letras.ufmg.br/cel/cenas.htm). Cada grupo dever? compor um pequeno texto (uma lauda, no m?ximo) com apontamentos sobre as fotos de Geneviene Naylor. Como nelas aparecem a natureza do Brasil, o comportamento dos brasileiros e as caracter?sticas das cidades brasileiras.
Como atividade extraclasse, os tr?s grupos dever?o ler o texto dispon?vel em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/um_pouco_de_malandragem.html.
AULA 3
Esta aula dever? ser toda dedicada ? pesquisa na Internet por parte dos grupos para a formula??o de uma apresenta??o oral e na composi??o de um mural de imagens e ideias acerca da tem?tica de cada um. Assim, em torno do contexto da Pol?tica da Boa Vizinhan?a, cada grupo dever? expressar a forma como os desenhos do Z? Carioca abordaram a natureza brasileira, o comportamento dos brasileiros e as caracter?sticas das cidades brasileiras de uma forma diversa das fotos de Geneviene Naylor e de outras fontes que a pesquisa na Internet puder revelar. Ao exercer um esfor?o comparativo e reflexivo, os grupos poder?o, assim, compreender historicamente os sentidos que a produ??o de Walt Disney procurou refor?ar em detrimento de outras. Nesta atividade o professor dever? estar sempre presente para a resolu??o de d?vidas e quest?es dos grupos, orientando-os em suas pesquisas. Segue uma s?rie de imagens com apontamentos que poder?o orientar a perspectiva dos alunos.
?
? ?poca da produ??o dos desenhos de Z? Carioca, S?o Paulo era um grande centro urbano que, por?m, n?o aparece no filme. Fonte: http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/1940/vista-aerea_grande.jpg
?
No filme Aquarela do Brasil, quando o Pato Donald estende a m?o para cumprimentar o Z? Carioca, este logo lhe d? um abra?o, revelando os comportamentos distintos dos personagens. O primeiro seria recatado, impessoal e racional, enquanto o segundo seria expansivo, personalista e passional. Carmen Miranda representou esta cordialidade brasileira marcadamente ligada a uma proximidade com a natureza e intocada pela indiferen?a urbana. Fonte: http://nomeuradinho.blogspot.com/2010/11/carmen-miranda-o-que-e-que-baiana-tem.html
?
?
Bico do Papagaio em Aiuruoca, no Estado de S?o Paulo. A natureza ? sobrevalorizada no desenho de Z? Carioca. Fonte: http://www.bigtrekking.com.br/Roteiro_feridos_aiuruoca.htm
?
?
A paisagem natural brasileira, al?m de conviver com a urbaniza??o, n?o se resume ? exuber?ncia da floresta tropical. Vide o sert?o. Fonte: http://imafotogaleria.wordpress.com/2010/09/24/workshop-evandro-teixeira-fotojornalismo/
?
?
No cen?rio internacional, o Brasil, pela presen?a da floresta tropical, ? recorrentemente reduzido a ela, excluindo-se a presen?a do homem. Fonte: http://www.bigtrekking.com.br/Roteiro_feridos_aiuruoca.htm
?
?
No desenho de Z? Carioca, as pessoas est?o sempre dan?ando ? beira da Praia de Copacabana. O olhar de Geneviene Naylor ? mais complexo. Fonte: http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/1940/vista-aerea_grande.jpg
?
AULA 4
Nesta aula, os grupos dever?o realizar as suas apresenta??es, entre 8 minutos a 15 minutos, no m?ximo. Eles dever?o articular a fala com as imagens, m?sicas e v?deos levantados para a composi??o do Mural.
?
?
- Texto sobre a Pol?tica da Boa Vizinhan?a, dispon?vel em: http://www.tempo.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5047%3Aolhares-sobre-a-politica-de-boa-vizinhanca-1933-1945&catid=208&Itemid=100076&lang=pt
- Texto sobre os personagens Walt Disney e Orson Welles, dispon?vel em: http://classicalbuses.fotopages.com/?entry=1318011
- Texto sobre as rela??es de Get?lio Vargas com o presidente americano Franklin D. Roosevelt, dispon?vel em: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=6893
- Can??es em portugu?s que nos v?deos s?o cantadas em vers?es em ingl?s: Na Baixa do Sapateiro (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=GtbHc_mLWhA&feature=related) e Aquarela do Brasil (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=H-y8TS7jbpY).
?
A avalia??o dever? ser cont?nua durante todas as quatro aulas e orientar-se a partir da participa??o dos alunos nas atividades propostas, na leitura dos textos sugeridos e na montagem da apresenta??o final, relacionando a apresenta??o oral com os materiais elencados.