Portal do Professor

Início do Conteúdo

Discutindo as Mudan?as Clim?ticas

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Larisse Carvalho de Oliveira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender as causas e conseq??ncias das mudan?as clim?ticas;
  • Reconhecer os fatores que est?o relacionados com essas mudan?as;
  • Conhecer a evolu??o dos debates sobre os problemas ambientais.

Duração das atividades

150 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimento sobre: polui??o, efeito estufa, chuvas ?cidas e ilhas de calor. Al?m de conhecer o protocolo de Kyoto.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Laborat?rio de Inform?tica

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Durante esta atividade ser?o utilizados os computadores, caderno e caneta ou l?pis. Recomenda-se que o professor fa?a uma simples explica??o sobre o que acontecer? na aula, onde dir? aos alunos que o assunto a ser trabalhado ser? mudan?as clim?ticas e para isso ser?o utilizados alguns v?deos. ? importante que o professor estabele?a algumas regras com os alunos, para que assim haja um bom desenvolvimento das atividades.

Sugest?es de regras:

  • Aten??o durante a explica??o e visualiza??o dos v?deos;
  • Participa??o nas atividades;
  • As atividades dever?o ser executadas em dupla para que os alunos discutam suas percep??es;
  • Respeitar a opini?o dos colegas.

?

ATIVIDADE 1:

O recurso digital Mudan?as Ambientais Globais ? Abertura que ser? utilizado na atividade 1 ? um v?deo que relata a rela??o das atividades antr?picas com as mudan?as ambientais e est? dispon?vel no seguinte endere?o:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1977

?

?

?

Este recurso pode ser trabalhado online, ou seja, com acesso a internet ou somente com um programa reprodutor de v?deos. Para utiliz?-lo exige-se localizar o endere?o eletr?nico no qual est? dispon?vel para baix?-lo e assim salva-lo no computador. Ao t?rmino desse processo ser? necess?rio extrair o programa, clicando duas vezes no pacote denominado 00_abertura.zip e salvando-o novamente no computador. A partir disso se ter? acesso ? pasta denominada 00_abertura que ? onde estar? cinco arquivos dos quais ser? utilizado o arquivo abertura.html ou abertura.swf contendo o v?deo.

?

Video

?

Figura 1: Tela de encerramento do v?deo: Mudan?as Ambientais Globais

Fonte: Mamute M?dia

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

O professor ir? solicitar aos alunos que assistam com o v?deo de abertura: Mudan?as Ambientais Globais. Esse v?deo apresenta uma introdu??o sobre a rela??o das atividades antr?picas com as mudan?as ambientais. A seguir, o professor poder? lan?ar alguns questionamentos aos alunos e explicar que ser? disponibilizado 20 minutos para que fa?am uma pesquisa objetiva que facilite a constru??o das repostas. Exemplos de questionamentos a serem feitos aos alunos: Que a??es do homem v?m acelerando as mudan?as clim?ticas? Quais os poss?veis impactos dessas mudan?as clim?ticas para o Homem e ecossistemas? 

?

MOMENTO DO ALUNO:

Este ser? o momento em que os alunos ir?o realizar pesquisas na internet para posteriormente tentar construir poss?veis solu??es para os questionamentos propostos pelo professor. Sugere-se que professor oriente aos alunos anotarem tanto os questionamentos quanto as solu??es constru?das, pois isso facilitar? no momento da discuss?o.

?

DISCUSS?O:

Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que desliguem os monitores dos computadores e se posicionem todos de frente para ele. Ent?o, o professor poder? repetir os questionamentos feitos anteriormente, solicitando que cada dupla exponha oralmente as solu??es constru?das e a partir disso o professor poder? solicitar ao restante da turma que complemente o que j? foi dito. E assim o docente poder? mediar ?s apresenta??es das respostas constru?das por toda a turma.

?

SISTEMATIZA??O:

Sugere-se ao professor que apresente oralmente de forma clara as atividades antr?picas que causam as mudan?as clim?ticas, como a queima em alta escala de combust?veis f?sseis por ind?strias e autom?veis. O professor tamb?m dever? formalizar respostas sobre as conseq??ncias das mudan?as clim?ticas para o Homem e o ecossistema, falando sobre a intensifica??o do efeito estufa, a ocorr?ncia de chuvas ?cidas, os impactos a sa?de humana.

?

AMBIENTE 1 / ATIVIDADE 2: Laborat?rio de Inform?tica

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para o desenvolvimento dessa atividade ser?o necess?rios computadores, cadernos e canetas.

?

ATIVIDADE 2:

Os recursos digitais Mudan?as Ambientais Globais e Mudan?as Ambientais Globais ? Antropog?nica que ser?o utilizados na atividade 2 s?o v?deos que relatam a expans?o industrial, aumento de poluentes, intensifica??o do efeito estufa e o aumento de temperatura e est?o dispon?veis nos seguintes endere?os, respectivamente:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1978

?

?

?

?

?

?

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2039

?

?

?

?

?

Estes recursos podem ser trabalhados online, ou seja, com acesso a internet ou somente com um programa reprodutor de v?deos. Para utiliz?-los exige-se localizar os endere?os eletr?nicos no qual est?o dispon?veis para baix?-los e assim salv?-los no computador. Ao t?rmino desse processo ser? necess?rio extrair os programas e para isso exige-se localizar no computador os pacotes referentes aos recursos que ser?o trabalhados. 

Os pacotes estar?o denominados como:

01_mudan?as_ambientais_globais.zip ;

06_mudan?as_climaticas_antropogenicas.zip.

?

Ap?s encontr?-los deve-se clicar duas vezes seguidas em um pacote, extra?-lo e salvando-o novamente no computador, esse processo deve ser feito nos dois arquivos. A partir disso se ter? acesso as pastas identificadas como:

01_mudan?as_ambientais_globais  

06_mudan?as_climaticas_antropogenicas

?

Video

Figura 2 - Tela de apresenta??o do v?deo: 01 mudan?as ambientais globais 

Fonte: Mamute M?dia

?

Video

Figura 3 - Tela de apresenta??o do v?deo: 06 mudan?as clim?ticas antropog?nicas.

Fonte: Mamute M?dia

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

O professor poder? solicitar aos alunos que visualizem atentamente os v?deos Mudan?as Ambientais Globais e Mudan?as Ambientais Globais ? Antropog?nicas. A partir disso, sugere-se ao professor explicar que as duplas ir?o produzir textos para ser entregues e tamb?m ir?o expor o que compreenderam sobre os assuntos abordados nos v?deos assistidos. Recomenda-se ao professor delimite o que deve ser abordado nos textos que os alunos ir?o produzir. Segue algumas sugest?es de t?picos a serem abordados nos textos, com base nos v?deos que est?o sendo trabalhados:

  • Causas do aumento da polui??o;
  • Aumento de temperatura;
  • Aumento do n?vel do mar;
  • Rela??o das emiss?es de CO2 com os pa?ses desenvolvidos e subdesenvolvidos.

?

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos ir?o assistir aos v?deos fazendo anota??es pontuais referentes aos t?picos colocados pelo professor para posteriormente elabora??o e constru??o dos textos.

?

DISCUSS?O:

Neste momento os alunos ir?o formar semi-c?rculo, onde ficaram de frente uns para os outros. Em seguida, o professor poder? pedir ?s duplas que inicie a exposi??o das id?ias constru?das no decorrer da atividade. Assim, o restante das duplas poder? ajud?-los complementando o que est? sendo dito.

?

SISTEMATIZA??O:

Neste momento o professor poder? formalizar oralmente as id?ias constru?das sobre as causas do aumento de polui??o falando sobre a queima de combust?veis f?sseis, queimadas, desmatamentos e assim relacionar a polui??o ?s mudan?as clim?ticas. Sobre o aumento de temperatura poder? relacionar com o aumento do n?vel do mar. E fechar? apresentando as contribui??es CO2 pelos pa?ses desenvolvidos e subdesenvolvidos.

?

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 3:  Laborat?rio de Inform?tica

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Durante esta atividade ser?o utilizados os computadores, internet e caderno para se realizar as anota??es.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

O professor ir? explicar aos alunos que em duplas ir?o realizar pesquisas na internet em sites de jornais, revistas, blogs, buscando informa??es gerais sobre as mudan?as clim?ticas. Sugere-se ao professor que solicite aos alunos que ap?s as pesquisas preparem uma breve apresenta??o onde ir?o expor verbalmente para o restante dos alunos os assuntos encontrados.

Segue algumas sugest?es de endere?os eletr?nicos que podem ser utilizados para efetuar essa pesquisa:

http://terrasdelisboa.blogspot.com/2007/06/histria-do-aquecimento-global-em-meados.html (Acessado em 15/11/2010)

http://amdro2003.blogspot.com/2010/03/mudancas-climaticas-historico-e-suas.html  (Acessado em 15/11/2010)

http://www.brasilescola.com/geografia/acordos-climaticos-aquecimento-global.htm  (Acessado em 15/11/2010)

http://www.apolo11.com/mudancas_climaticas.php?posic=dat_20101020-111613.inc  (Acessado em 15/11/2010)

http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=73780    (Acessado em 15/11/2010)

?

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos em duplas ir?o realizar as pesquisas e desenvolver suas apresenta??es, onde ir?o expor os principais assuntos encontrados nas reportagens. Os alunos poder?o ter dificuldades ao encontrarem reportagens que mostrem que o planeta terra n?o est? aquecendo e sim resfriando. Ent?o caber? ao professor explicar aos alunos que devem expor as reportagens encontradas que trate do assunto mudan?a clim?tica, pois posteriormente, na discuss?o, todos ir?o entender melhor o que diz as reportagens. ? importante que o professor oriente aos alunos anotarem no caderno os assuntos e as id?ias encontradas nas reportagens, pois ir? ajud?-los no momento da discuss?o.

?

DISCUSS?O:

Neste momento recomenda-se que o professor solicite aos alunos que se posicionem voltados para centro da sala de modo que todos fiquem de frente uns para os outros. Ap?s isso o professor poder? pedir a uma dupla que inicie a expor o que encontraram por meio da pesquisa desenvolvida  e assim poder? ser seguido pela dupla do lado direito at? que todos os alunos tenham exposto suas id?ias. Assim no decorrer das exposi??es os alunos que tiverem com reportagens que tratem do mesmo assunto poder?o complementar o que os colegas disseram. 

?

SISTEMATIZA??O:

Recomenda-se ao professor que formalize que a mudan?a clim?tica est? ocorrendo de forma intensa, devido ? interven??o humana, e ? essa forma que ? prejudicial, pois o ecossistema Terra est? em constante mudan?a, assim como nosso organismo, por exemplo, onde as c?lulas est?o em constante renova??o. Por?m, ? uma modifica??o lenta e em busca do equil?brio. Ent?o o problema n?o est? na ocorr?ncia da mudan?a e sim no preparo no ambiente em se adapt?-lo as novas condi??es. 

?

?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mudan?as Ambientais Globais Anima??o/simula??o
Mudan?as Ambientais Globais - Mudan?as Clim?ticas Antropog?nicas Anima??o/simula??o
Mudan?as Ambientais Globais - Abertura Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

?

Sugere-se ao professor os aplicativos que est?o nos links abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=N390NuLUD50    Mudan?as Clim?ticas - Funda??o O Botic?rio 

?

Obs.Este aplicativo ? um v?deo produzido pela Funda??o O Botic?rio e est? dispon?vel no youtube. Este v?deo explica que as a??es humanas causam  mudan?as desordenadas do clima e que toda sociedade tem que assumir  responsabilidades ao se relacionar com o meio ambiente.

Avaliação

?

As tr?s atividades propostas nesta aula consistem em proporcionar aos alunos a compreens?o acerca das mudan?as clim?ticas, pois esse ? um assunto discutido amplamente e sempre somos invadidos com milhares de informa??es sobre o mesmo. Portanto, para a avalia??o do rendimento da aula recomenda-se que o professor analise se os alunos conseguiram compreender toda complexidade das mudan?as clim?ticas, onde a expans?o industrial, o aumento da polui??o, intensifica??o do efeito estufa e o aumento da temperatura s?o componentes inter-relacionados.