Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Estrat?gias e recursos:
As aulas ser?o realizadas com:
- o aux?lio do laptop UCA e proporcionar?o o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
- ou com a utiliza??o do laborat?rio de inform?tica.
- e com leituras, exerc?cios e pesquisa em grupo.
?
Motiva??o:
?
O professor perguntar? aos alunos se eles podem ajud?-lo a preparar a festa de anivers?rio de uma crian?a. Pedir? que o ajudem a pensar sobre a organiza??o dos preparativos para a festa.
O que ser? preciso providenciar com anteced?ncia? (Os alunos provavelmente dir?o: escrever os convites, fazer a lista de convidados...)
Atividade 1
O professor convidar? os alunos a, em duplas, acessarem o site abaixo para verem v?rios convites e escolherem os melhores.
Professor, este ? um site comercial. Ao abri-lo, os alunos encontrar?o muitas op?es de convites: para festa de meninos, de meninas, convites para ch?s de beb?s, de adultos, convites feitos a partir de gibis, de capas de revistas...
Essa atividade deve ser feita de forma l?dica e organizada. Os alunos v?o lendo os convites e podem ir fazendo coment?rios.
1- Pe?a-lhes para clicarem em convites para meninos. Aparecer?, no site, uma orienta??o: clique aqui, mas n?o ser? preciso, os convites aparecem, um pouco devagar, logo abaixo.
2- Oriente-os para escolherem e anotarem em seus cadernos quais os convites que lhes parecem mais interessantes
http://www.artemuitolegal.com.br/
3- Vejam os convites feitos com personagens de gibi, os feitos com capas de revistas.
4- Vejam tamb?m os convites para anivers?rio de menina, anotem as sugest?es mais interessantes.
?
Atividade 2
Pe?a que respondam individualmente em seus cadernos:
a- Se o aniversariante fosse voc?, qual seria o convite escolhido?
b- Qual a melhor data e hora para a festa?
2- Qual o endere?o do local onde ser? realizada a festa?
c- Quais as pessoas que n?o poder?o faltar?
d- Imagine agora que voc? n?o quer gastar com convites prontos, mas quer convidar alguns de seus amiguinhos para sua festa. Vamos passar e-mails fazendo o convite?
1- N?o se esque?am de informar data, hora, endere?o.
Professor, pe?a que enviem e-mail com c?pia para voc? que poder? fazer coment?rios avaliativos com a classe.
?
Atividade 3
Na atividade anterior, os alunos aprenderam a preencher convites comprados prontos e a convidar por e-mail. Mas, j? sabem preencher um envelope? E faz?-lo artesanalmente?
Convide os alunos a entrarerem no site abaixo e depois, m?os ? obra.
http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-envelope-simples/
Professor, diga aos alunos que eles podem preencher um envelope sem seguir regras quando escrevem a um amigo e o entregam pessoalmente. Mas, que ? necess?rio saber preencher direitinho um envelope conforme situa??es mais formais. Pe?a-lhes que entrem no site abaixo, observem as instru??es, construam um envelope e o preencham corretamente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Envelope
?
Atividade 4
Al?m dos convites de anivers?rio, existem os convites de casamento, de festa junina, de reuni?o de condom?nio, elabore um ou traga um modelo para o mural da sala de aula.
a- Cada aluno dever? colar no mural o convite que trouxe para a sala de aula, fazendo coment?rios como: onde o encontrou, qual a raz?o da escolha...
Imagem dispon?vel em:
Atividade 5
O professor poder? sugerir ao professor de Artes que fa?a com os alunos uma caixa convite num trabalho interdisciplinar.
O professor poder? indicar que entrem no google imagens e vejam variadas op??es de convites e que assistam aos v?deos:
http://www.youtube.com/watch?v=Bc-kiytdKSg&feature=related
?
Professor, voc? pode pedir que os alunos fa?am uma autoavalia??o ou fa?a voc? uma avalia??o processual (se realizaram ou n?o, com empenho e satisfatoriamente, todas as tarefas) .
Autoavalia??o: Consegui compreender todas as etapas das aulas?
( ) Sim ( ) N?o. Por qu??
J? sei escrever um convite?
( ) Sim ( ) N?o. Por qu??