Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - Conhecendo e produzindo o g?nero Convite.

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  

  • Conhecer e identificar as situa??es que envolvem o g?nero convite.
  • Selecionar informa??es essenciais ao g?nero convite.
  • Produzir um convite e envi?-lo por e-mail.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Os alunos devem estar alfabetizados;
  • Saber usar a internet.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos:

 As aulas ser?o realizadas com:

- o aux?lio do laptop UCA e proporcionar?o o contato com os softwares abaixo: 

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]

Mozilla Firefox     [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]  

- ou com a utiliza??o do laborat?rio de inform?tica.

- e com leituras, exerc?cios e pesquisa em grupo.http://riograndedosul.olx.com.br/convites-infantis-o-meu-convite-e-legal-convites-infantis-personalizados-iid-942421  

?

Motiva??o:

?

O professor perguntar? aos alunos se eles podem ajud?-lo a preparar a festa de anivers?rio de uma crian?a. Pedir? que o ajudem a pensar sobre a organiza??o dos preparativos para a festa.

O que ser? preciso providenciar com anteced?ncia? (Os alunos provavelmente dir?o: escrever os convites, fazer a lista de convidados...)

Atividades 

Atividade 1

 pesquisa

O professor convidar? os alunos a, em duplas, acessarem o site abaixo para verem v?rios convites e escolherem os melhores.

Professor, este ? um site comercial. Ao abri-lo, os alunos encontrar?o muitas op?es de convites: para festa de meninos, de meninas, convites para ch?s de beb?s, de adultos, convites feitos a partir de gibis, de capas de revistas...

Essa atividade deve ser feita de forma l?dica e organizada. Os alunos v?o lendo os convites e podem ir fazendo coment?rios.

1- Pe?a-lhes para clicarem em convites para meninos. Aparecer?, no site, uma orienta??o: clique aqui, mas n?o ser? preciso, os convites aparecem, um pouco devagar, logo abaixo.

2- Oriente-os para escolherem e anotarem em seus cadernos quais os convites que lhes parecem mais interessantes

http://www.artemuitolegal.com.br/ 

3- Vejam os convites feitos com personagens de gibi, os feitos com capas de revistas.

4- Vejam tamb?m os convites para anivers?rio de menina, anotem as sugest?es mais interessantes.

?

Atividade 2

Pe?a que respondam individualmente em seus cadernos:

a- Se o aniversariante fosse voc?, qual seria o convite escolhido? 

b- Qual a melhor data e hora para a festa?

2- Qual o endere?o do local onde ser? realizada a festa?

c- Quais as pessoas que n?o poder?o faltar? 

d- Imagine agora que voc? n?o quer gastar com convites prontos, mas quer convidar alguns de seus amiguinhos para sua festa. Vamos passar e-mails fazendo o convite?

1- N?o se esque?am de informar data, hora, endere?o.

Professor, pe?a que enviem e-mail com c?pia para voc? que poder? fazer coment?rios avaliativos com a classe. 

?

Atividade 3

Na atividade anterior,  os alunos aprenderam a preencher convites comprados prontos e a convidar por e-mail. Mas, j? sabem preencher um envelope? E faz?-lo artesanalmente?

Convide os alunos a entrarerem no site abaixo e depois, m?os ? obra.

 http://www.kalunga.com.br/depto/envelopes-etiquetas-formulhttp://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-envelope-simples/ 

Professor, diga aos alunos que eles podem preencher um envelope sem seguir regras quando escrevem a um amigo e o entregam pessoalmente. Mas, que ? necess?rio saber preencher direitinho um envelope conforme situa??es mais formais. Pe?a-lhes que entrem no site abaixo, observem as instru??es, construam um envelope e o preencham corretamente. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Envelope 

?

Atividade 4

Al?m dos convites de anivers?rio, existem os convites de casamento, de festa junina, de reuni?o de condom?nio, elabore um ou traga um modelo para o mural da sala de aula.

a- Cada aluno dever? colar no mural o convite que trouxe para a sala de aula, fazendo coment?rios como: onde o encontrou, qual a raz?o da escolha...

 imagem convite ch??

Imagem dispon?vel em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.noivinhafeliz.com.br/wp-content/uploads/2008/03/cha-de-cozinha4.jpg&imgrefurl=http://www.noivinhafeliz.com.br/cha-de-cozinha-ou-cha-de-panela/modelos-de-convites-para-chas.html&h=320&w=400&sz=27&tbnid=oauZgDyBpUqg4M:&tbnh=99&tbnw=124&prev=/search%3Fq%3Dmodelo%2Bde%2Bconvites%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=modelo+de+convites&hl=pt-BR&usg=__3ynX__BhQsupccAGOZ2s0fMlpdA=&sa=X&ei=Yq73TauEMobWgQfbtrGsDA&ved=0CCwQ9QEwAw

Convite modelo  

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://personalconvites.files.wordpress.com/2008/08/modelo61.jpg&imgrefurl=http://personalconvites.wordpress.com/&h=600&w=800&sz=136&tbnid=l_q7KES2K3NCFM:&tbnh=107&tbnw=143&prev=/search%3Fq%3Dmodelo%2Bde%2Bconvites%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=modelo+de+convites&hl=pt-BR&usg=__4wfPenLqmqTRNFZ8XICJoSAHCOs=&sa=X&ei=Yq73TauEMobWgQfbtrGsDA&ved=0CDAQ9QEwBQ

 Atividade 5

O professor poder? sugerir ao professor de Artes que fa?a com os alunos uma caixa convite num trabalho interdisciplinar.

http://www.youtube.com/watch?v=fpnD5yD0uTs&feature=related 

Recursos Complementares

O professor poder? indicar que entrem no google imagens e vejam variadas op??es de convites e que assistam aos v?deos:

http://www.youtube.com/watch?v=Bc-kiytdKSg&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=Q9_lnn57yhk&feature=related  

?

http://www.youtube.com/watch?v=Q9_lnn57yhk&feature=related 

Avaliação

Professor, voc? pode pedir que os alunos fa?am uma autoavalia??o ou fa?a voc? uma avalia??o processual (se realizaram ou n?o, com empenho e satisfatoriamente, todas as tarefas) .

Autoavalia??o: Consegui compreender todas as etapas das aulas?

(  ) Sim    (  ) N?o. Por qu??

J? sei escrever um convite?

(  ) Sim   (   ) N?o. Por qu??