Portal do Professor

Início do Conteúdo

Alfabetizando com a Turma da Mônica

Autor e Co-autor(es)

Nilce Mara dos Santos imagem do usuário

CASCAVEL - PR LUIS CARLOS RUARO E M ED INF ENS FUND

Nilcéia dos Santos Raini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Trabalhar a letra M (enfocando Mônica e Magali)
  • Explorar o gênero textual: história em quadrinhos
  • Trabalhar leitura e escrita

Duração das atividades

8 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve conhecer as vogais.

Estratégias e recursos da aula

 

  1. Entregar a gravura abaixo para cada aluno:

Questionar:

-Vocês conhecem essa turma? De onde?
- Vocês sabem quem criou esses personagens?
- Que lugar está sendo representado nessa ilustração?
- O que essa turma está fazendo?
- Observando as expressões dos rostos dos personagens, o que eles demonstram?
- Por que um dos personagens está subindo pelo lado contrário do escorregador?

Escrever na lousa:

TURMA DA MÔNICA

  1. É hora de conhecer melhor os personagens da Turma da Mônica! Fique atento(a) à leitura de sua professora.

 

ESTUDANDO O TEXTO...

A) De onde foi retirado o texto “Saiba como surgiram alguns personagens”?

B) Nos jornais aparecem vários tipos de textos: notícias, reportagens, anúncios, artigos e outros. O texto “Saiba como surgiram alguns personagens” é do tipo:
( ) notícia ( ) reportagem ( ) anúncio

C) Os textos de jornais são escritos em colunas. Em quantas colunas o texto lido está organizado:
( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4

D) Sobre quais personagens o texto informa?

E) Qual é a personagem da turma que se defende com um coelhinho?

F) Qual é o nome do personagem que detesta tomar banho?

G) Que personagem tem um enorme apetite?

H) Qual o personagem que tem nome de um alimento e possui apenas 5 fios de cabelo?

I) Do que Mônica não gosta de ser chamada?

J) Você já recebeu algum apelido de que não gostou, que o entristeceu?
 


3. Registrar o nome dos personagens, contando o número de letras e circulando a letra inicial. Ex:

MÔNICA – 6 LETRAS

4. Então agora vamos conhecer uma história dessa turminha.

5.  Distribuir a história em quadrinho.

[hq+monica.JPG]

Leitura silenciosa, depois fazer análise da história, enfocando título, personagens, os balões, local, fala, etc.

 

ESTUDANDO O TEXTO...

A) Que personagens aparecem nessa história?

B) Das brincadeiras que aparecem, quais você conhece?

C) Quais são suas brincadeiras preferidas?

D) Você achou a história engraçada? Por quê?

E) Que presentes as crianças da história em quadrinhos ganharam?

F) Em um dos quadrinhos, vemos que Magali tem um problema. Qual é o  problema?

G) A expressão do rosto da personagem Magali no sexto quadrinho indica que ela ficou:
( ) zangada ( ) surpresa ( ) feliz

H) No final da história, Magali encontra a solução para o seu problema. Que solução foi essa?

6.  Os nomes MÔNICA e MAGALI começam com a letra M.
- Quem na nossa turma tem o nome, também começado por essa letra?

Registrar na lousa.

7. Montar a família silábica enfocando o som da letra.

Copiar no caderno.

- Que outras palavras iniciam com M? (Deixar que os alunos falem, induzir que todos falem ao menos uma palavra).

8. Montar bateria de palavras para que o aluno copie no caderno com letra cursiva, destacando a sílaba estudada.

(Ex: MEIA, MACACO, MOLA, MULETA, MINGAU, etc).

9.  Recortar de revistas e jornais cinco palavras iniciadas por M. Colar no caderno.

10. Desenhar  e escrever o nome de objetos que inicie com a letra M. Ex: (meia, mamão, mala, mola, mamadeira, macaco, melancia, mão, milho, minhoca, moeda, muro, ...).

11. Outras atividades.

  

 

 

DITADO DE PALAVRAS

1.

6.

2.

7.

3.

8.

4.

9.

5.

10.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEIA AS PALAVRAS E COPIE EM LETRA CURSIVA.

MAGALI            MEIA       MOLA          MACACO

MÔNICA          MIAU        MULA         MELADO

MOEDA            MAÇà     MALA          MAMÃO

 

PINTE AS FIGURAS QUE INICIAM COM A LETRA M.

 

[imagem+turma+monica3.JPG]

AGORA ESCREVA ABAIXO O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ PINTOU:

 

 

 

 

 

ESCREVA O NOME DAS FIGURAS COMO SOUBER:

 

 

 

 

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será diagnóstica, contínua e processual, no decorrer de toda a aula, verificando se os alunos conseguem produzir palavras simples e realizar leitura com a letra m.